• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Mostre o seu fone e compartilhe suas experiências!

Ter interesse eu tenho. Só preciso arranjar o dinheiro. xD

Fiquei interessado no IM50, principalmente pelo preço camarada :haha:

Dizem que ele é bass heavy, enquanto o IM70 é mais equilibrado, e a qualidade de construção de ambos é top.
Vou comprar um último IEM de entrada pra fazer kit com o vsonic e o havi, talvez seja ele :awesome:
--
É uma pena que esse CKR3 não seja vendido aqui, mesmo que por 100 reais, acho que seria uma compra muito melhor do que o SHE9000, por exemplo.
 
Fiquei interessado no IM50, principalmente pelo preço camarada :haha:

Dizem que ele é bass heavy, enquanto o IM70 é mais equilibrado, e a qualidade de construção de ambos é top.
Vou comprar um último IEM de entrada pra fazer kit com o vsonic e o havi, talvez seja ele :awesome:
--
É uma pena que esse CKR3 não seja vendido aqui, mesmo que por 100 reais, acho que seria uma compra muito melhor do que o SHE9000, por exemplo.

Tanto o IM50 quanto o IM70 me chamam a atenção tambem. Tendo a oportunidade pretendo compra-los.
 
Para inaugurar meu primeiro post nesse tópico, lá vão os meus brinquedos

Shure SE215:


A
udio-Technica ATH-CKS50:


Noisehush NX-80:



M
ais pra frente pretendo comprar um SE535 da Shure, mas ainda não estou muito certo se vai ser ele mesmo, ou se vai ser o UE900 mas nessa parada tem o Westone 4R, se achar ainda...
 
Última edição:
Para inaugurar meu primeiro post nesse tópico, lá vão os meus brinquedos

Shure SE215:
http://imageshack.us/photo/my-images/674/7e2899.jpg/http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/674/7e2899.jpg

Audio-Technica ATH-CKS50:
http://imageshack.us/photo/my-images/673/ed12d9.jpg/http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/673/ed12d9.jpg

Noisehush NX-80:

http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/539/c56728.jpg

Mais pra frente pretendo comprar um SE535 da Shure, mais ainda não estou muito certo se vai ser ele mesmo, ou se vai ser o UE900 mas nessa parada tem o Westone 4R, se achar ainda...

Compra um custom logo :awesome:

O que você tem a dizer desse NX-80?
Nunca ouvi falar dele.
 
Compra um custom logo :awesome:

O que você tem a dizer desse NX-80?
Nunca ouvi falar dele.

Não sou nenhum audiófilo e estou longe disso, mas lá vão minhas opiniões sobre os fones:

Sobre o NX80... bom, pelo preço que eu paguei nele, acho difícil encontrar algo melhor no BR (se não me engano foram US$15,00 no ebay, mas no site da Noisehush ele é anunciado por US$40,00). Pro preço que eu paguei nele, apresenta isolação acústica razoável (quando comprei ele, meu uso diário era o Audio-Technica), sobre o audio, comparando os três fones empurrados pelo ipod com o EQ desligado, parece que vc tá usando o EQ no modo Heavy, os agudos ficam estridentes e os graves se sobressaem e em contrapartida os médios somem. Eu particularmente acho os agudos desse fone agressivos demais, chega a ser covardia comparar o Shure e o Audio-Technica com ele....

Já o Audio-Technica poderia ter um pouco mais de extensão nos agudos e médios pouca coisa mais presentes. É um fone para bass lovers, com graves mais extensos,. A isolação acústica dele é muito boa, mas pra usar por longos períodos ou para dormir incomoda devido ao tamanho, mas eu considero um bom fone na sua faixa de preço, lembrando que é um fone que á tem seus 6 ou 7 anos de idade (na época 08' ~ 09' eles custaram aproximadamente US$45,00). Foi um dos melhores fones que eu tive até então, depois do meu Sony MDR-EX52SL.

Sobre o Shure... Bom, esse foi amor ao primeiro uso :awesome:. Ele tem os graves que eu procurava ao comprar o Audio-Technica e que sempre achei que faltaram em todos os meus outros fones, com boa extensão mas sem serem descontrolados. Os médios são bem presentes também, com boa largura de palco e detalhes. Os agudos desse fone pra mim estão na medida, já que não gosto de fones que apresentam muita sibilância. Pra quem gosta da assinatura sônica do RE0 vai achar os agudos do SE215 apagados, mas isso vai do gosto de cada um. Acho que é o melhor fone que já usei até hoje (e o mais caro) e só trocaria por um fone com mais de um driver e que seja BA (já que é para trocar, que seja para elevar o nível :awesome:)
 
Para inaugurar meu primeiro post nesse tópico, lá vão os meus brinquedos

Shure SE215:
[url]http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/674/7e2899.jpg

A[/URL]udio-Technica ATH-CKS50:
[url]http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/673/ed12d9.jpg[/URL]

Noisehush NX-80:

[url]http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/539/c56728.jpg


M[/URL]ais pra frente pretendo comprar um SE535 da Shure, mais ainda não estou muito certo se vai ser ele mesmo, ou se vai ser o UE900 mas nessa parada tem o Westone 4R, se achar ainda...

Se for gastar mais de US$400,00 compensa ir em um fone custom como o JH5. Te falo por experiência própria. ;)
 
Se for gastar mais de US$400,00 compensa ir em um fone custom como o JH5. Te falo por experiência própria. ;)

Ao pensar em um custom, eu fico pensando na questão de se der algum problema na hora de fazerem o molde do meu ouvido já era, acredito que o fone todo fique comprometido, além do que fazer isso no BR, eu fico meio receoso, até pq não é um valor baixo pra investir em um fone
 
Ao pensar em um custom, eu fico pensando na questão de se der algum problema na hora de fazerem o molde do meu ouvido já era, acredito que o fone todo fique comprometido, além do que fazer isso no BR, eu fico meio receoso, até pq não é um valor baixo pra investir em um fone

Mesmo com esse risco eu acho que vale a pena. Se você for em algum audiologista recomendado e seguir as instruções, não tem erro. No meu caso eu fui na Phonak aqui da minha cidade. Tive o problema que eles não possuíam estabilizador de mandibula, então usei meu dedo(o indicador e o do lado para fazer esse papel) e deu certo (consegui um fit perfeito quando o fone chegou). Depois fiquei sabendo que da para comprar um estabilizador de mandíbula em loja de produtos para dentistas.
 
Mesmo com esse risco eu acho que vale a pena. Se você for em algum audiologista recomendado e seguir as instruções, não tem erro. No meu caso eu fui na Phonak aqui da minha cidade. Tive o problema que eles não possuíam estabilizador de mandibula, então usei meu dedo(o indicador e o do lado para fazer esse papel) e deu certo (consegui um fit perfeito quando o fone chegou). Depois fiquei sabendo que da para comprar um estabilizador de mandíbula em loja de produtos para dentistas.

Além do JH, eu tava olhando o site da Unique Melody BR e achei uma opção interessante, mas acima do preço (pelo menos aqui no BR)... o Merlin, com driver dinâmico para os graves e BA para médios e agudos. Acho que une o melhor dos mundos. Na verdade, não faço questão de um fone totalmente neutro, até porque, pro meu gosto musical não caberia, mas acho que essa é uma combinação interessante...
 
Além do JH, eu tava olhando o site da Unique Melody BR e achei uma opção interessante, mas acima do preço (pelo menos aqui no BR)... o Merlin, com driver dinâmico para os graves e BA para médios e agudos. Acho que une o melhor dos mundos. Na verdade, não faço questão de um fone totalmente neutro, até porque, pro meu gosto musical não caberia, mas acho que essa é uma combinação interessante...

O Merlin é uma opção muito interessante. Ja ouvi a versão demo dele e gostei bastante!
 
marshall-minor-fone-de-ouvido.jpg
Galera bom dia, acabei de ganhar esse fone, to meio confuso para poder colocar ele na orelha, mais cara que qualidade e essa, sou acostumado a ter fones mais ruins(baratos) mais nunca tinha visto algo tão impressionante, parece que voce tem uma caixa de som em cada ouvido, Que qualidade otima
 
Bom pessoal voltando aqui pra descrever mais sobre meu fone e experiências.:awesome:
Depois de tanto ouvir falar no formato .flac ontem resolvi matar minha curiosidade e testar o danado, vou descrever abaixo minhas impressões, mas lembrando o seguinte; Serão opiniões de um leigo e que não dispõe de equipamentos "top", então provavelmente sairá muita besteira e provas irrefutáveis de que o efeito placebo realmente existe :haha:. Utilizei meu Audio Technica CKS55X + Note da assinatura + Foobar2000.

Primeiro baixei o tão indicado álbum do Pink Floyd "Dark side of the Moon" e seus absurdos 2,5Gb :damn:, dei play na música "Money" (que eu já havia ouvido num MP3 320Kbps) e a sensação foi incrível :magico:, a imersão na música parece ser total, os sons parecem mais separados e passamos a reparar de qual direção eles vem.
Reparei também que além do bitrate altíssimo o gráfico do foobar (VU meter) passou a ter 6 barras (6 ch.) ao invés das 2 (stereo) costumeiras, mas sinceramente não sei até que ponto isso influenciaria na qualidade de som no caso do meu fone de ouvido.
Acabei me viciando e baixei uma coletânea do Bruce Dickinson e coloquei pra tocar a música "Tears of the Dragon" e a sensação foi igualmente incrível, os instrumentos soam muito cristalinos e suaves a ponto de me fazer escutar a mesma música 3 vezes :haha:. Por último baixei uma coletânea da Enya e iniciei com a faixa "Carribbean Blue". P*** que pariu!!! A primeira coisa que você faz é fechar os olhos pra ter certeza total de que está não apenas ouvindo e sim sentindo a música :magico:.
Uma diferença que percebi pro MP3 foi o fato de mesmo com o volume baixo você consegue ouvir a música perfeitamente diferenciando todos os sons dos instrumentos. Achei o som mais suave também, pois quando aumento o volume num MP3 os sons parecem que tendem a se aproximar da sua cabeça (estreitam o palco) além de ficarem mais estridentes causando incômodo, já com o .flac ao aumentar o volume o espaço parece aumentar e o som mantém sua suavidade.
Fones de melhor qualidade te fazem perceber diversas coisas, baixei a discografia do Slayer essa semana (a que eu tinha tava toda bagunçada com um monte de 128kbps no meio:feelbad:) e todos os álbuns vieram com diversas opções desde a versão original até outras versões remasterizadas posteriormente, daí começamos a ver a importância da qualidade em que foram gravados. As versões mais antigas parecem ter uma espécie de névoa por cima do som deixando ele meio abafado, já as remasterizadas tiram esse efeito e o som parece mais limpo, mas eu sempre fugia das versões mais recentes, pois parece que as deixam com o som exageradamente alto e estridente a ponto distorcer, algo parecido com o que aconteceu com o álbum Death Magnetic do Metallica cujas músicas são até boas, mas a forma em que ele foi gravado não me agrada.

Bom pessoal, desde já peço desculpas pelo post gigantesco e que fugiu totalmente do foco que deveria ser o fone de ouvido, mas senti que precisava partilhar aqui essas impressões e de quebra quem sabe aprender mais alguma coisa. :vinho:
 
eu baxei uns flacs pra testar tbm.
irei deixar um TOP musicas em flac e o resto em mp3 320kbps, senão complica a vida tbm com espaço no HD, prefiro minha coleção de movies e animes + ufc- etc doque musicas gigantescas hehe


Alguem pode me informar a melhor config pra se ouvir musica com uma xonar stx ? 48hertz ? 16bits ? 8 canais ?
 
Bom pessoal voltando aqui pra descrever mais sobre meu fone e experiências.:awesome:
Depois de tanto ouvir falar no formato .flac ontem resolvi matar minha curiosidade e testar o danado, vou descrever abaixo minhas impressões, mas lembrando o seguinte; Serão opiniões de um leigo e que não dispõe de equipamentos "top", então provavelmente sairá muita besteira e provas irrefutáveis de que o efeito placebo realmente existe :haha:. Utilizei meu Audio Technica CKS55X + Note da assinatura + Foobar2000.

Primeiro baixei o tão indicado álbum do Pink Floyd "Dark side of the Moon" e seus absurdos 2,5Gb :damn:, dei play na música "Money" (que eu já havia ouvido num MP3 320Kbps) e a sensação foi incrível :magico:, a imersão na música parece ser total, os sons parecem mais separados e passamos a reparar de qual direção eles vem.
Reparei também que além do bitrate altíssimo o gráfico do foobar (VU meter) passou a ter 6 barras (6 ch.) ao invés das 2 (stereo) costumeiras, mas sinceramente não sei até que ponto isso influenciaria na qualidade de som no caso do meu fone de ouvido.
Acabei me viciando e baixei uma coletânea do Bruce Dickinson e coloquei pra tocar a música "Tears of the Dragon" e a sensação foi igualmente incrível, os instrumentos soam muito cristalinos e suaves a ponto de me fazer escutar a mesma música 3 vezes :haha:. Por último baixei uma coletânea da Enya e iniciei com a faixa "Carribbean Blue". P*** que pariu!!! A primeira coisa que você faz é fechar os olhos pra ter certeza total de que está não apenas ouvindo e sim sentindo a música :magico:.
Uma diferença que percebi pro MP3 foi o fato de mesmo com o volume baixo você consegue ouvir a música perfeitamente diferenciando todos os sons dos instrumentos. Achei o som mais suave também, pois quando aumento o volume num MP3 os sons parecem que tendem a se aproximar da sua cabeça (estreitam o palco) além de ficarem mais estridentes causando incômodo, já com o .flac ao aumentar o volume o espaço parece aumentar e o som mantém sua suavidade.
Fones de melhor qualidade te fazem perceber diversas coisas, baixei a discografia do Slayer essa semana (a que eu tinha tava toda bagunçada com um monte de 128kbps no meio:feelbad:) e todos os álbuns vieram com diversas opções desde a versão original até outras versões remasterizadas posteriormente, daí começamos a ver a importância da qualidade em que foram gravados. As versões mais antigas parecem ter uma espécie de névoa por cima do som deixando ele meio abafado, já as remasterizadas tiram esse efeito e o som parece mais limpo, mas eu sempre fugia das versões mais recentes, pois parece que as deixam com o som exageradamente alto e estridente a ponto distorcer, algo parecido com o que aconteceu com o álbum Death Magnetic do Metallica cujas músicas são até boas, mas a forma em que ele foi gravado não me agrada.

Bom pessoal, desde já peço desculpas pelo post gigantesco e que fugiu totalmente do foco que deveria ser o fone de ouvido, mas senti que precisava partilhar aqui essas impressões e de quebra quem sabe aprender mais alguma coisa. :vinho:

Agora que vc comentou do Death Magnetic, eu tenho esse CD em SHM-CD, mas o problema dele é que tem muita compressão na música, causada pelo fato de querer ter uma gravação com um volume muito alto, tanto que as versões das músicas desse CD que tem no Guitar Hero, a qualidade chega a ser melhor que no próprio cd vendido....
 
Qual a diferença entre o CMK500?

Eu escrevi isso no review...

O CKM500 tem um som mais detalhado e um palco sonoro um pouco maior mas em compensação o CKR3 tem um equilíbrio tonal melhor, os graves não são em excesso e os agudos são menos estridentes. Em suma, gostei mais de ouvir música do CKR3 pelo equilíbrio das frequências que ele tem sem ser agressivo.
 
Bom pessoal voltando aqui pra descrever mais sobre meu fone e experiências.:awesome:
Depois de tanto ouvir falar no formato .flac ontem resolvi matar minha curiosidade e testar o danado, vou descrever abaixo minhas impressões, mas lembrando o seguinte; Serão opiniões de um leigo e que não dispõe de equipamentos "top", então
provavelmente sairá muita besteira e provas irrefutáveis de que o efeito placebo realmente existe :haha:. Utilizei meu Audio Technica CKS55X + Note da assinatura + Foobar2000.

Primeiro baixei o tão indicado álbum do Pink Floyd "Dark side of the Moon" e seus absurdos 2,5Gb :damn:, dei play na música "Money" (que eu já havia ouvido num MP3 320Kbps) e a sensação foi incrível :magico:, a imersão na música parece ser total, os sons parecem mais separados e passamos a reparar de qual direção eles vem.
Reparei também que além do bitrate altíssimo o gráfico do foobar (VU meter) passou a ter 6 barras (6 ch.) ao invés das 2 (stereo) costumeiras, mas sinceramente não sei até que ponto isso influenciaria na qualidade de som no caso do meu fone de ouvido.
Acabei me viciando e baixei uma coletânea do Bruce Dickinson e coloquei pra tocar a música "Tears of the Dragon" e a sensação foi igualmente incrível, os instrumentos soam muito cristalinos e suaves a ponto de me fazer escutar a mesma música 3 vezes :haha:. Por último baixei uma coletânea da Enya e iniciei com a faixa "Carribbean Blue". P*** que pariu!!! A primeira coisa que você faz é fechar os olhos pra ter certeza total de que está não apenas ouvindo e sim sentindo a música :magico:.
Uma diferença que percebi pro MP3 foi o fato de mesmo com o volume baixo você consegue ouvir a música perfeitamente diferenciando todos os sons dos instrumentos. Achei o som mais suave também, pois quando aumento o volume num MP3 os sons parecem que tendem a se aproximar da sua cabeça (estreitam o palco) além de ficarem mais estridentes causando incômodo, já com o .flac ao aumentar o volume o espaço parece aumentar e o som mantém sua suavidade.
Fones de melhor qualidade te fazem perceber diversas coisas, baixei a discografia do Slayer essa semana (a que eu tinha tava toda bagunçada com um monte de 128kbps no meio:feelbad:) e todos os álbuns vieram com diversas opções desde a versão original até outras versões remasterizadas posteriormente, daí começamos a ver a importância da qualidade em que foram gravados. As versões mais antigas parecem ter uma espécie de névoa por cima do som deixando ele meio abafado, já as remasterizadas tiram esse efeito e o som parece mais limpo, mas eu sempre fugia das versões mais recentes, pois parece que as deixam com o som exageradamente alto e estridente a ponto distorcer, algo parecido com o que aconteceu com o álbum Death Magnetic do Metallica cujas músicas são até boas, mas a forma em que ele foi gravado não me agrada

Bom pessoal, desde já peço desculpas pelo post gigantesco e que fugiu totalmente do foco que deveria ser o fone de ouvido, mas senti que precisava partilhar aqui essas impressões e de quebra quem sabe aprender mais alguma coisa. :vinho:

Rapaz, não quero cortar seu barato, mas te dou 99,9% de certeza que essa diferença que vc está ouvindo não é devido ao FLAC ;)

Existem diversas possibilidades, fora o tradicional placebo, como vc mesmo disse. Antes, uma pergunta: suas referências anteriores são mp3s a 320/256kbps ou 128kbps? Os mp3s a ou abaixo de 256kbps são os que começam a ficar inferiores a arquivos melhores, mas acima disso, eu pelo menos não consigo notar diferença – nem no sistema de fones e nem no de caixas. Se vc estiver habituado a arquivos de 320kbps, acredito que o que vc está ouvindo se deve a outros fatores – mas se for de seu costume ouvir músicas a 128kbps ou similares, aí sim a diferença é grande.

O que muito se vê em arquivos FLAC, em particular os de alta resolução, é que eles são ou provenientes de outras fones (rips de vinil por exemplo) ou são extraídos de masters com mixagem diferente das que vão para CDs – e que são, posteriormente, convertidos para os mp3 que achamos na internet.

Explico: não sei se vc é familiar com o termo, mas existe uma expressão, chamada Loudness War, que representa a constante guerra das gravadoras pelo volume mais alto da gravação. Isso degrada fortemente a qualidade geral de som, em prol simplesmente de um volume maior. Só que a master pode ser mixada de diferentes formas para diferentes meios. A Loudness War afeta os CDs, que são a fonte comum dos mp3s que vemos na internet, ou ainda os arquivos digitais que são enviados diretamente para serviços online de músicas, como iTunes. Com o vinil isso não acontece, por questões técnicas. Além disso, algumas gravadoras lançam versões de alta resolução (como as de SACDs ou HDCDs por exemplo) que são destinadas a um mercado mais exigente quanto à qualidade de som, e consequentemente, a mixagem e masterização são por vezes totalmente diferentes – livres dos males da Loudness War.

Por isso, é perfeitamente possível que vc esteja ouvindo rips em FLAC de fontes totalmente diferentes de CDs e que, acidentalmente ou não, possuam maior qualidade de som. Por exemplo, já cheguei a baixar, algumas vezes, CDs em alta resolução que eram na verdade rips de vinil. Ou seja, alguém pegou um vinil, ligou um computador ao toca-discos e, com ele, gravou o que estava no vinil num formato de alta resolução. Além de o arquivo resultante representar a masterização feita para o disco (que quase certamente é diferente daquela que foi para um CD), ele também é alterado com a personalidade do sistema que a pessoa usou para fazer o rip – isto é, ali há todas as peculiaridades de seu toca-discos, da agulha, do braço, do sistema de captura do computador e por aí vai. Seria como capturar com um microfone o que sai de um fone de ouvido e jogar na internet. A questão, porém, é que é perfeitamente possível que vc, subjetivamente, prefira esse arquivo – já que é possível que nele haja uma personalidade de seu agrado.

Outra possibilidade é que vc esteja ouvindo um FLAC de alta resolução que sofreu um processo de masterização totalmente diferente – o que, também, pode potencialmente trazer uma qualidade de som muito maior.

Uma outra, que me parece a mais provável no seu caso (estou mencionando no final porque as outras representam a maioria dos casos onde pessoas ouvem grandes diferenças com o FLAC), é vc ter baixado um FLAC multicanal. O player mostrar 6 canais indica que o arquivo deve ser 5.1 (um canal central, dois laterais, dois traseiros e um sub = 6 canais), e por isso o player pode estar fazendo uma conversão para estéreo (afinal seu fone só toca estéreo) com efeitos para simular os 6 canais. Isso pode te trazer essa maior imersão.

Enfim, meu ponto é que, mesmo se vc ouvir diferenças entre um FLAC e um mp3 a 320kbps (o que extremamente improvável com ouvidos não treinados e um sistema relativamente pouco sofisticado), as diferenças são muito sensíveis e bem distantes do que vc descreveu. Acho que o que vc ouviu possui diversas outras explicações, que são muito mais prováveis nesse caso :)
 
Rapaz, não quero cortar seu barato, mas te dou 99,9% de certeza que essa diferença que vc está ouvindo não é devido ao FLAC ;)

Existem diversas possibilidades, fora o tradicional placebo, como vc mesmo disse. Antes, uma pergunta: suas referências anteriores são mp3s a 320/256kbps ou 128kbps? Os mp3s a ou abaixo de 256kbps são os que começam a ficar inferiores a arquivos melhores, mas acima disso, eu pelo menos não consigo notar diferença – nem no sistema de fones e nem no de caixas. Se vc estiver habituado a arquivos de 320kbps, acredito que o que vc está ouvindo se deve a outros fatores – mas se for de seu costume ouvir músicas a 128kbps ou similares, aí sim a diferença é grande.

O que muito se vê em arquivos FLAC, em particular os de alta resolução, é que eles são ou provenientes de outras fones (rips de vinil por exemplo) ou são extraídos de masters com mixagem diferente das que vão para CDs – e que são, posteriormente, convertidos para os mp3 que achamos na internet.

Explico: não sei se vc é familiar com o termo, mas existe uma expressão, chamada Loudness War, que representa a constante guerra das gravadoras pelo volume mais alto da gravação. Isso degrada fortemente a qualidade geral de som, em prol simplesmente de um volume maior. Só que a master pode ser mixada de diferentes formas para diferentes meios. A Loudness War afeta os CDs, que são a fonte comum dos mp3s que vemos na internet, ou ainda os arquivos digitais que são enviados diretamente para serviços online de músicas, como iTunes. Com o vinil isso não acontece, por questões técnicas. Além disso, algumas gravadoras lançam versões de alta resolução (como as de SACDs ou HDCDs por exemplo) que são destinadas a um mercado mais exigente quanto à qualidade de som, e consequentemente, a mixagem e masterização são por vezes totalmente diferentes – livres dos males da Loudness War.

Por isso, é perfeitamente possível que vc esteja ouvindo rips em FLAC de fontes totalmente diferentes de CDs e que, acidentalmente ou não, possuam maior qualidade de som. Por exemplo, já cheguei a baixar, algumas vezes, CDs em alta resolução que eram na verdade rips de vinil. Ou seja, alguém pegou um vinil, ligou um computador ao toca-discos e, com ele, gravou o que estava no vinil num formato de alta resolução. Além de o arquivo resultante representar a masterização feita para o disco (que quase certamente é diferente daquela que foi para um CD), ele também é alterado com a personalidade do sistema que a pessoa usou para fazer o rip – isto é, ali há todas as peculiaridades de seu toca-discos, da agulha, do braço, do sistema de captura do computador e por aí vai. Seria como capturar com um microfone o que sai de um fone de ouvido e jogar na internet. A questão, porém, é que é perfeitamente possível que vc, subjetivamente, prefira esse arquivo – já que é possível que nele haja uma personalidade de seu agrado.

Outra possibilidade é que vc esteja ouvindo um FLAC de alta resolução que sofreu um processo de masterização totalmente diferente – o que, também, pode potencialmente trazer uma qualidade de som muito maior.

Uma outra, que me parece a mais provável no seu caso (estou mencionando no final porque as outras representam a maioria dos casos onde pessoas ouvem grandes diferenças com o FLAC), é vc ter baixado um FLAC multicanal. O player mostrar 6 canais indica que o arquivo deve ser 5.1 (um canal central, dois laterais, dois traseiros e um sub = 6 canais), e por isso o player pode estar fazendo uma conversão para estéreo (afinal seu fone só toca estéreo) com efeitos para simular os 6 canais. Isso pode te trazer essa maior imersão.

Enfim, meu ponto é que, mesmo se vc ouvir diferenças entre um FLAC e um mp3 a 320kbps (o que extremamente improvável com ouvidos não treinados e um sistema relativamente pouco sofisticado), as diferenças são muito sensíveis e bem distantes do que vc descreveu. Acho que o que vc ouviu possui diversas outras explicações, que são muito mais prováveis nesse caso :)
Primeiramente muito obrigado por partilhar seu seu conhecimento aqui também, fico muito feliz em aprender mais sobre o assunto, ainda mais com uma aula de tão alto nível.
Eu havia lido anteriormente em outro lugar um post seu sobre o assunto inclusive foi por causa dele que resolvi testar os arquivos .flac
Provavelmente essa impressão que tive deve ter sido mais relacionada com a forma em que os arquivos foram masterizados, pois como descrevi no post eu percebi que os álbuns mais recentes tem um som muito estridente e que agride os ouvidos, algo que não percebi nos flacs que testei. Não tinha conhecimento dessa Loudness war que você citou e com suas explicações ficou muito claro de onde vem essas diferenças que senti, pois como citei nos exemplos dos álbuns do Slayer que quanto mais novas as versões do álbum mais o som ficava excessivamente alto, mesmo todos os arquivos tendo 320kbps as diferenças eram grandes. Tendo isso em mente passarei a pesquisar melhor qual a fonte dos desses arquivos e economizar espaço, pois ninguém merece ficar baixando álbuns tão grandes no formato .flac
E não cortou barato não cara, meu intuito é aprender mais e informações como as que você passou serevem pra desmistificar muita coisa :bat:
 
Outra coisa que pode ter acontecido é que você só tinha MP3 "mal ripados".
Também comecei a baixar só FLACs e sentir uma diferença, mas isso foi porque a maioria dos MP3s que eu tinha eram zoados.
Quando eu resolvi fazer o teste de fazer uma conversão nos arquivos que eu tenho para MP3 eu não senti nenhuma diferença, continuo baixando em FLAC já que normalmente o arquivo vem com uma qualidade legal, mas assim que termino o download eu converto pra MP3 320kbps.
Faça o teste :awesome:
 
Outra coisa que pode ter acontecido é que você só tinha MP3 "mal ripados".
Também comecei a baixar só FLACs e sentir uma diferença, mas isso foi porque a maioria dos MP3s que eu tinha eram zoados.
Quando eu resolvi fazer o teste de fazer uma conversão nos arquivos que eu tenho para MP3 eu não senti nenhuma diferença, continuo baixando em FLAC já que normalmente o arquivo vem com uma qualidade legal, mas assim que termino o download eu converto pra MP3 320kbps.
Faça o teste :awesome:
Eu faço isso também e posso dizer que com meus equipamentos não consigo sentir nenhuma diferença entre um flac e um mp3 320k.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo