[DÚVIDA] MSI B450 e X470 com problemas ou não?

XRuy

Member
Registrado
Boa tarde pessoal,
Seguindo a onda do hype e aproveitando para aposentar meu Core 2 Duo que acabou de fazer 10 anos de idade, eu comprei um combo Ryzen 3600X, 16GB DDR4, uma GTX 1060, etc.

Dentre as várias opções de placa-mãe, eu segui as várias indicações que apontaram para a MSI e adquiri uma MSI B450 Tomahawk. Ocorre que logo após a compra, saíram várias informações sobre as placas de chipsets B450 e X470 em relação às BIOS disponibilizadas, hoje por exemplo teve uma stream da equipe da MSI e algumas informações abaixo apontam problemas de alguns usuários e o suporte restrito que as MOBOs antigas terão.



Isto posto, e até considerando que ainda vejo várias recomendações de MSI neste e em outros fóruns, gostaria de saber se vocês estão conseguindo utilizar estas placas MSI com os Ryzen 3000 e o que acham sobre a perda da CLICK BIOS 5 e o fato de não haver previsão para recursos como os profiles OC, que foi retirado na última BIOS devido a falta de espaço.

Basicamente estou pensando em devolver a placa e pedir outra marca, mas ainda não me decidi. Devo dizer que trabalharei com overclock de processador e DRAM, mas não sei se a perda do recurso de salvamento da BIOS afetaria.

Quem puder opinar e colocar as considerações pessoais eu agradeço.

P.S. Minha placa mãe chegou ontem, mas ainda não tive tempo de testar.
 
O CLICK BIOS 5 é so frufru visual, o problema que eu vejo é a falta de como salvar seu profile de OC. Vai dar um trabalhão fazer OC tendo que reconfigurar tudo após cada CLEAR CMOS.
Foda sobre devolver pra pegar uma versão MAX é que só Deus sabe qdo e se essas versões chegarão por aqui.

Vc tb tem que olhar sobre qqer outro modelo pretendido pra ver como ta o suporte, pois espaço no chip da BIOS não é um problema exclusivo da MSi.
 
Particularmente eu gostei mais da GSE-Lite Bios, prefiro bios mais clean e sem muito frufru.
Sobre o profile de OC, eles falaram que provavelmente voltará numa versão futura de bios, não é algo estritamente necessário, mas ajuda bastante pra quem ta fazendo over.

Ontem eu instalei o 3600 na Tomahawk, por enquanto está normal, mas hoje vou fazer alguns testes
 
Eu estou usando uma MSI X470 Gaming Pro e sinceramente a Lite bios que colocaram não me gera transtorno com o novo R7 3700X.
Pelo menos até o momento não vejo a necessidade de fazer Overclock no Processador, ele tem um sistema de over automático (esqueci o nome que se dá) que é muito superior a primeira e segunda geração, está acima das expectativas que tinha quando decidi trocar de processador.
Se você tem necessidade de realizar over sugiro trocar, mas se for usuário comum que quer brincar de vez em quando nada que um papel e lápis não resolva (Se o over deu certo, anota os valores e guarda), sinceramente ninguém vive dando Clear CMOS, acho que só fiz isso 1 vez desde que comprei.
Eu não pretendo trocar a placa, mesmo com as limitações por conta do espaço da bios no momento, até gostei mais da versão Lite.. :D
 
Sei que não temos que nos contaminar e pensar com os nossos próprios cérebros, mas tem uma onda de reclamações de usuários no Reddit da MSI que chega a dar a impressão de que praticamente ninguém está conseguindo usar os PCs normalmente, muitos usuários reportando que máquina não dá POST ou que tem 25% de sucesso no POST daí tem que ficar reiniciando, não vejo ninguém aqui no Brasil reclamando tanto assim, será que são tudo ruim-de-roda e não sabem fazer os procedimentos corretos.

Hoje vou testar a placa mais a fundo, ontem só deu tempo de parafusar tudo. Me lembro de ter visto o vcore em cerca de 1.475v, o que me assustou um pouco, vou dar uma pesquisada pra ver se não é BUG de reporte das informações.

Claramente, se eu tiver problemas operacionais, a primeira coisa que vou fazer vai ser devolver a placa e pensar qual vou substituir. Caso não tenha problema de operação vou considerar estes pontos que expliquei.
 
Sei que não temos que nos contaminar e pensar com os nossos próprios cérebros, mas tem uma onda de reclamações de usuários no Reddit da MSI que chega a dar a impressão de que praticamente ninguém está conseguindo usar os PCs normalmente, muitos usuários reportando que máquina não dá POST ou que tem 25% de sucesso no POST daí tem que ficar reiniciando, não vejo ninguém aqui no Brasil reclamando tanto assim, será que são tudo ruim-de-roda e não sabem fazer os procedimentos corretos.

Hoje vou testar a placa mais a fundo, ontem só deu tempo de parafusar tudo. Me lembro de ter visto o vcore em cerca de 1.475v, o que me assustou um pouco, vou dar uma pesquisada pra ver se não é BUG de reporte das informações.

Claramente, se eu tiver problemas operacionais, a primeira coisa que vou fazer vai ser devolver a placa e pensar qual vou substituir. Caso não tenha problema de operação vou considerar estes pontos que expliquei.
Cara,
ninguem vai pra internet elogiar... entao 99,9% dos posts serão de problemas...
Os problemas existem? Sim existem sim e estao acima da media, mas vc precisa olhar se nao vai trocar 6 pro meia duzia ao devolver a placa.

Sobre o Vcore, se for um pico, nao vejo nada demais.
 
Cara,
ninguem vai pra internet elogiar... entao 99,9% dos posts serão de problemas...
Os problemas existem? Sim existem sim e estao acima da media, mas vc precisa olhar se nao vai trocar 6 pro meia duzia ao devolver a placa.

Sobre o Vcore, se for um pico, nao vejo nada demais.

Pois é, a MSI disse que só vai dar suporte a esta placa até 2020, mas por outro lado eu sou do tipo que prefere ficar com equipamento o máximo de tempo possível, então se eu for trocar processador vai ser daqui a 4 ou 5 anos e provavelmente vou ter que trocar tudo, então ter uma placa que não vai ser compatível com Ryzen 4000 etc não é uma preocupação pra mim.

Pior que eu estava entre a x470 TUF e Tomahawk, ambas estavam por R$ 750,00, e acabei optando por esta última, agora a TUF está por R$ 900,00. O sentimento é de talvez ter decidido errado, embora aparentemente quem comprou máquina da ASUS também teve problema pelo fato de não ter Ryzen 2000 pra poder atualizar BIOS, sendo que na MSI vc pode atualizar BIOS mesmo sem processador ou memória.

Tenho que tomar decisão agora (ficar com a tomahawk? trocar placa? se sim, por qual?) e o receio é de me arrepender da escolha.. Acho que vou jogar uma moeda pro alto pra decidir.

Eu e meu pulguedo atrás da orelha......
 
Vcs sofrem por antecipação.
Ninguém pode garanti se e/ou qdo vai sair um possivel Ryzen 4000 e nem se ele será AM4.
Vc ta perdendo os cabelos por um problema que vc nem sabe se ira passar e querendo trocar por uma placa que vc nao pesquisou se esta ou não 100% e ainda ta esquecendo do detalhes de como fará pra atualizar BIOS.

Vc ta coma placa em casa.. monts an bacada teste e ve de qual que é.. se nao der boa.. devolve
 
Vcs sofrem por antecipação.
Ninguém pode garanti se e/ou qdo vai sair um possivel Ryzen 4000 e nem se ele será AM4.
Vc ta perdendo os cabelos por um problema que vc nem sabe se ira passar e querendo trocar por uma placa que vc nao pesquisou se esta ou não 100% e ainda ta esquecendo do detalhes de como fará pra atualizar BIOS.

Vc ta coma placa em casa.. monts an bacada teste e ve de qual que é.. se nao der boa.. devolve

Apontamento bem fundamentado, vou ficar mais pé no chão.. T_T

Obrigado pelo conselho..
 
Sei que não temos que nos contaminar e pensar com os nossos próprios cérebros, mas tem uma onda de reclamações de usuários no Reddit da MSI que chega a dar a impressão de que praticamente ninguém está conseguindo usar os PCs normalmente, muitos usuários reportando que máquina não dá POST ou que tem 25% de sucesso no POST daí tem que ficar reiniciando, não vejo ninguém aqui no Brasil reclamando tanto assim, será que são tudo ruim-de-roda e não sabem fazer os procedimentos corretos.

Hoje vou testar a placa mais a fundo, ontem só deu tempo de parafusar tudo. Me lembro de ter visto o vcore em cerca de 1.475v, o que me assustou um pouco, vou dar uma pesquisada pra ver se não é BUG de reporte das informações.

Claramente, se eu tiver problemas operacionais, a primeira coisa que vou fazer vai ser devolver a placa e pensar qual vou substituir. Caso não tenha problema de operação vou considerar estes pontos que expliquei.

Eu estou com esse problema de as vezes dar POST mas parece que é uns 80% de sucesso e se não der só clicar o reset 3 segundos e normalmente vai, porém, estou sem a última BIOS (que supostamente corrige isso) pois como o resto esta funcionando estou na expectativa de uma próxima bios mais madura. Essa é a placa mais popular no userbenchmark com os ryzen 3600/3600x/3700x (por bons motivos, é um ótimo custo beneficio) então a enxurrada de reclamações é normal e bem vinda pois coloca mais pressão em cima da MSI. Já sobre o vcore a AMD disse que é normal ele ficar em valores mais altos em repouso, mas por precaução fiz o procedimento temporário que está no reddit da AMD, colocar em "Windows Balanced plan" 85% min 100% max e aparentemente melhorou fica entre 0.9v com spikes rápidos até 1.4v ao contrário de aparecer constantemente em 1.4
 
Eu estou com esse problema de as vezes dar POST mas parece que é uns 80% de sucesso e se não der só clicar o reset 3 segundos e normalmente vai, porém, estou sem a última BIOS (que supostamente corrige isso) pois como o resto esta funcionando estou na expectativa de uma próxima bios mais madura. Essa é a placa mais popular no userbenchmark com os ryzen 3600/3600x/3700x (por bons motivos, é um ótimo custo beneficio) então a enxurrada de reclamações é normal e bem vinda pois coloca mais pressão em cima da MSI. Já sobre o vcore a AMD disse que é normal ele ficar em valores mais altos em repouso, mas por precaução fiz o procedimento temporário que está no reddit da AMD, colocar em "Windows Balanced plan" 85% min 100% max e aparentemente melhorou fica entre 0.9v com spikes rápidos até 1.4v ao contrário de aparecer constantemente em 1.4

Eu deixei 2 pen-drives já preparados sendo u um com a v18 e um com a v19. Com v18 foi tudo seguindo nos conformes, instalei Windows, drivers, etc. Só estranhei e o POST é lento, e as vezes a placa deu breves reset na inicialização.

Resolvi fazer os ajustes na BIOB pois minhas memórias são certificadas para 3466mhz voz XMP. Daí começou alguns problemas de reset, o que me levou a dar clear CMOS em algumas tentativas de configuração. Daí resolvi tentar a BIOS v19, foi tranquilo também e eu consegui um cenário estável com as memórias em 3466mhz logo de primeira.

Acredito que os problemas de BIOS podem estar relacionado justamente com o gerenciamento de memória RAM e é só questão de tempo para ter solução estável para perremgues que o pessoal está passando. Obrigado ao kameraider, que pode não ser Black, mas está sempre disposto a ajudar o pessoal do fórum.
 
Eu já atualizei direto pra v19 e até agora está tudo certo por aqui, estou rodando as memórias no XMP de 3200, vou tentar subir elas um pouco mais pra ver como será.
Alguém já usou o Memory Try it! da Msi? Será que vale tentar?

Eu estou com esse problema de as vezes dar POST mas parece que é uns 80% de sucesso e se não der só clicar o reset 3 segundos e normalmente vai, porém, estou sem a última BIOS (que supostamente corrige isso) pois como o resto esta funcionando estou na expectativa de uma próxima bios mais madura. Essa é a placa mais popular no userbenchmark com os ryzen 3600/3600x/3700x (por bons motivos, é um ótimo custo beneficio) então a enxurrada de reclamações é normal e bem vinda pois coloca mais pressão em cima da MSI. Já sobre o vcore a AMD disse que é normal ele ficar em valores mais altos em repouso, mas por precaução fiz o procedimento temporário que está no reddit da AMD, colocar em "Windows Balanced plan" 85% min 100% max e aparentemente melhorou fica entre 0.9v com spikes rápidos até 1.4v ao contrário de aparecer constantemente em 1.4
Eu estou usando o último driver do chipset, estou rodando no Ryzen Balanced Plan e o vcore está certinho aqui. Geralmente fica em 0.9v, quando está em load fica em torno de 1.3 a 1.4v e em idle extremo baixa até pra 0.2v
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo