• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

MSI MAG B550 SSD NVME não dá boot

fernandoagostinho

Member
Registrado
Boa noite, eu possuo a seguinte configuração
MSI MPG B550 gaming plus
Ryzen 7 5700x
Memória XPG Adata D35G 2x16gb 3600mhz
SSD NVME Kingston SNV2S 1TB
SSD NVME WD BLACK SN770 1TB

O meu problema é que não consigo utilizar o SSD na porta PCIE 4.0, mas na porta 3.0 funciona perfeitamente e ambos os SSDs apresentam o mesmo problema na porta 4.0. Quando eu coloco o SSD na porta 4.0 ele reconhece pelo Windows mas não apresenta a opção primária de boot, mas no windows ele reconhece, porém quando eu reinico o Pc ele da led de CPU no DEBUG EZ. Estou pensando em mandar a placa mãe pra garantia, pq já descartei o problema no SSD pq o Kingston eu troquei no RMA e o WD é novo, já verifiquei o processador e não tem nenhum pino torto, as vezes tbm o Pc não inicia e o led da ram no DEBUG EZ pisca a cada 30seg, já coloquei a última versao da BIOS e gostaria de saber a opinião e ajuda de alguem
 
Acione a garantia, eu tenho a mesma mobo e roda sem problema algum, como está na ultima bios e tem garantia, aproveite.
 
Qual as memórias vc usa nela, estou desconfiado de alguma incompatibilidade, não quero ficar sem Pc por isso ainda não mandei pra garantia
Não faz o menor sentido ser incompatibilidade de memórias trancando o boot do SSD sendo que eles funcionam na porta 3.0 e só dá ruim na 4.0.

Pra mim é problema na placa mãe mesmo, manda pra garantia enquanto é tempo.
 
Olha
Eu tive problema quando eu tinha um nvme com windows instalado e comprei outro e fui instalar nesse novo o windows
Faz o seguinte, deixa só o que tu vai por o windows e tenta fazer a instalação

Meu problema era assim, era algo com a MBR e dava um rolo só
 
Olha
Eu tive problema quando eu tinha um nvme com windows instalado e comprei outro e fui instalar nesse novo o windows
Faz o seguinte, deixa só o que tu vai por o windows e tenta fazer a instalação

Meu problema era assim, era algo com a MBR e dava um rolo só
Eu já tentei fazer isso, tive vários erros diferentes, hora o SSD não aparece hora ele da erro na instalação do windows. Vou mandar a placa mãe pra garantia tem jeito não
 
Eu já tentei fazer isso, tive vários erros diferentes, hora o SSD não aparece hora ele da erro na instalação do windows. Vou mandar a placa mãe pra garantia tem jeito não
Com ambos dava o mesmo problema?
Um clear CMOS será que não rola pra testar?
 
Com ambos dava o mesmo problema?
Um clear CMOS será que não rola pra testar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Somente a porta PCIE 4.0, a porta 3.0 funciona perfeitamente ambos os SSD, já resetei a BIOS, já testei as 4 últimas versões e sempre o mesmo resultado, o problema é que são erros diferentes, quando eu coloco o SSD ele é reconhecido pela BIOS mas não é possível colocar como prioridade pra dar boot, início pelo outro SSD na porta PCIE 3.0 e ele reconhece pelo Windows, mas se eu colocar só o SSD na porta 4.0 ela acende o led de CPU do EZ DEBUG, ou então ele não inicia nem a BIOS e fica piscando o led da RAM no EZ DEBUG
 
CSM deve estar desativado.
Ele não vai aparecer no BIOS como opção de boot e isto está certo.
Instale o windows, a unidade irá aparecer lá.
Depois que o windows formatar a unidade irá adicionar as informações UEFI da partição e ele irá aparecer no BIOS.
Enviar isso pra garantia é jogar tempo fora.
Você deve executar essa operação com a unidade nvme sendo a única disponível, desativando as demais unidades de armazenamento do computador (todas).
 
CSM deve estar desativado.
Ele não vai aparecer no BIOS como opção de boot e isto está certo.
Instale o windows, a unidade irá aparecer lá.
Depois que o windows formatar a unidade irá adicionar as informações UEFI da partição e ele irá aparecer no BIOS.
Enviar isso pra garantia é jogar tempo fora.
Você deve executar essa operação com a unidade nvme sendo a única disponível, desativando as demais unidades de armazenamento do computador (todas).
Eu instalei o windows em ambos pela porta 3.0 e estou usando normalmente, os erros acontecem quando coloco qualquer um dos dois SSD na porta 4.0
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Imagem da BIOS com ambos instalados, apenas o SSD que está na porta 3.0(M2_2) tem a opção de boot, ambos tem o windows instalado, BIOS está na última versão
IMG-20240221-133547.jpg
 
Última edição:
Calma...

O SSD é reconhecido, aparece na BIOS, você só não consegue bootar/instalar o Windows corretamente nele?

Não é a simples falta dos drivers AHCI durante o setup?

Na Intel tem o tal do RST lá, como que chama na AMD eu não sei....

[]'s
 
Última edição:
Calma...

O SSD é reconhecido, aparece na BIOS, você só não consegue instalar o Windows corretamente nele?

Não é a simples falta dos drivers AHCI durante o setup?

Na Intel tem o tal do RST lá, como que chama na AMD eu não sei....

[]'s
Acredito que não pq eu já testei várias versões da BIOS e na porta 3.0 ele funciona normalmente
 
Acredito que não pq eu já testei várias versões da BIOS e na porta 3.0 ele funciona normalmente
Pois é, mas a porta de cima quem controla ele é o processador, na porta debaixo quem controla ele é o chipset.

Eu editei o post ali em cima, você chegou a ver o restante?

[]'s
 
Última edição:
Pois é, mas a porta de cima quem controla ele é o processador, na porta debaixo quem controla ele é o chipset.

Eu editei o post ali em cima, você chegou a ver o restante?
Entendi, eu instalei o windows nele usando a porta 3.0 e é isso mesmo não consigo sentar pra dar boot quando coloco na porta 4.0, acredito que está em UEFI e o disco em MBR mas não sei o secure mode
 
Entendi, eu instalei o windows nele usando a porta 3.0 e é isso mesmo não consigo sentar pra dar boot quando coloco na porta 4.0, acredito que está em UEFI e o disco em MBR mas não sei o secure mode

Para fins de teste:
Eu colocaria os 2 SSDs e tentava instalar o Windows 11 no PCI-e de cima, veja se aparece na lista de discos reconhecidos.

Se ele não aparecer, eu simplesmente inverteria os 2 e verificaria se aparece como disco durante a instalação.
Se também não aparecer, eu acredito que seja o lance dos drivers do AHCI que eu comentei.

Como eu falei, W11 por causa dele ser mais recente e talvez até ter um driver genérico incluso na imagem do Windows.
Matando a charada, depois você instala o que quiser, como quiser...
 
Para fins de teste:
Eu colocaria os 2 SSDs e tentava instalar o Windows 11 no PCI-e de cima, veja se aparece na lista de discos reconhecidos.

Se ele não aparecer, eu simplesmente inverteria os 2 e verificaria se aparece como disco durante a instalação.
Se também não aparecer, eu acredito que seja o lance dos drivers do AHCI que eu comentei.

Como eu falei, W11 por causa dele ser mais recente e talvez até ter um driver genérico incluso na imagem do Windows.
Matando a charada, depois você instala o que quiser, como quiser...
Eu tentei fazer isso da esses erros
IMG-20240203-142642-2.jpg
IMG-20240203-142627-2.jpg
 
Eu tentei fazer isso da esses erros
IMG-20240203-142642-2.jpg
IMG-20240203-142627-2.jpg
Esses erros foram numa instalação limpa do Windows 11? (você reiniciou e deu boot direto pelo pendrive?)

Você chegou a ver esta tela?


Se sim, nela era possível selecionar ambos os SSDs para instalação?

---

Só pra você ter idéia, eu tenho essa mesma placa mãe no computador da minha irmã, mas lá é um NVMe da Samsung 970 EVO.
Seguem as prints para referência ai pra você:


Inclusive, tem um self-test ali na BIOS, você chegou a fazer ele?
 
Última edição:
Esses erros foram numa instalação limpa do Windows 11? (você reiniciou e deu boot direto pelo pendrive?)

Você chegou a ver esta tela?


Se sim, nela era possível selecionar ambos os SSDs para instalação?

---

Só pra você ter idéia, eu tenho essa mesma placa mãe no computador da minha irmã, mas lá é um NVMe da Samsung 970 EVO.
Seguem as prints para referência ai pra você:


Inclusive, tem um self-test ali na BIOS, você chegou a fazer ele?

Aparece sim o SSD pra selecionar começa e da esse erro, a minha BIOS tá exatamente assim porém no self teste fala que não tem SSD pra fazer teste. Agora quando eu coloco o SSD na porta 4.0 o led do EZ DEBUG fica acesa no CPU, mas já verifiquei não tem nenhum pino torto, estou usando ambos os SSDs na porta 3.0 sem problema algum
 
Aparece sim o SSD pra selecionar começa e da esse erro, a minha BIOS tá exatamente assim porém no self teste fala que não tem SSD pra fazer teste. Agora quando eu coloco o SSD na porta 4.0 o led do EZ DEBUG fica acesa no CPU, mas já verifiquei não tem nenhum pino torto, estou usando ambos os SSDs na porta 3.0 sem problema algum
Teve uma foto ai que você postou que o SSD foi reconhecido na M2_1...

Bom, o problema poderia ser tanto na CPU quanto na placa mãe em...
Seria bom descartar.

[]'s
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo