• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Mudar de Crossfit para Jiu Jitsu - Manter Condicionamento

Timz

Member
Registrado
Bom dia galera, faz tempo que não posto aqui no forum

Pratico Crossfit 3x na semana à cerca de 1 ano, tenho 1,89m, 40 anos e estava com mais de 105kg quando iniciei. Hoje estou com 84kg, em forma e com condicionamento excelente.

Porém, assim como musculação que já pratiquei durante vários anos, chega uma hora em que começa a ficar monótono a rotina, então pensei em alguma arte marcial para substituir. A princípio pensei em Muay Thai por ser bem aeróbico e tal, mas acho que a médio prazo, vou acabar na mesma, por parecer uma arte "simples" na visão de um leigo.

Assistindo uma aula de Jiu Jitsu, me pareceu uma arte mais técnica, que leva mais tempo para aprender e a utilizar eficientemente nos treinos.

A minha dúvida é: será que praticando somente o Jiu Jitsu 2-3x na semana, consigo manter o condicionamento?

Gostaria da opinião de quem conhece pra dizer se é viável nesse sentido, não tenho intenção de competir etc... até pela minha idade, seria mais como atividade física mesmo.
 
Se você não quer competir nem aprender a descer o cacete nos outros, faz Kung Fu. Mas Kung Fu raiz, não essas portas de ficar dando pulinhos e gritinhos.

Eu fiz por quase 4 anos e, apesar de não ensinar porra nenhuma utilizável numa situação real, te dá um condicionamento físico excelente. Vi com meus próprios olhos gente sedentária e obesa pra cacete em poucos meses ficar bem mais em forma.
 
Cara acho que qualquer luta que vc fizer nunca vai chegar ao conhecimento geral dela, Muay Thai por ex: tem varias e varias técnicas e artes dentro dessa mesmo estilo de luta, sendo quase impossível ter o conhecimento total dela.
E qualquer esporte que vc pratique, seu corpo acaba se acostumando com ele, o que vc tem que fazer e alternativas para que vc esteja sempre variando dentro do mesmo esporte e claro, isso se vc gostar daquilo que esta disposto a fazer.

Eu por exemplo entrei na musculação com 110k, hoje eu tenho 86k com definição começando a aparecer (3 anos ja ), ja fiz tudo que e tipo de treino dentro da musculação, mas ainda tem milhares e milhares de treino ainda pra fazer, e vou me adaptando a medida que se passa de um treino ao outro, para que meu organismo não se acostume de forma geral com esses movimentos.
 
Eu treinava boxe, acredito que não seja tão complexo quanto outras artes marciais mas só o treinamento na parte física já valia o esforço :mr:
 
Se tu achou crossfit monótono, provavelmente tu não irá gostar de powerlifting, strongman ou bodybuilding. :haha:
A única sólução que eu vejo pra ti, seria testar durante algum tempo Levantamento Olímpico. Se tu já tiver um bom conhecimento sobre arranque e arremesso, vai ser meio caminho andado e além do mais, existem dezenas de exercícios diferentes e que exigem muita técnica.

A respeito de lutas, tu poderia fazer Muay Thai, MMA ou Krav Maga
 
  • Curtir
Reações: wmh
Faço BJJ a 9 anos, e te digo que não é a melhor escolha para queima calórica, depois de algum tempo voce para de utilizar a força e vai na técnica, para o cardio eu recomendo boxe.
Tambem recomendo o que o Hardman falou, tenta conciliar os 2.
 
Última edição:
Você pode tentar pra ver se gosta. Eu sou da opinião de que a pessoa tem que praticar um esporte por gosto, porque se não gosta eventualmente vai parar e voltar ao sedentarismo, mesma coisa se aplica a dietas.

Não tem como fazer uma aula prática? Quem sabe pesquisar mais sobre, conversar com algum praticante do local pra saber como são os treinos e tal.
 
Bom dia

Obrigado pelas opiniões, eu vou procurar uma academia legal por aqui e fazer uma aula experimental de algumas artes pra ver o que eu gosto como recomendaram.

Na verdade eu não tenho intenção de perder peso, só de manter o condicionamento mesmo, não ficar sedentário etc... e fazer alguma modalidade onde sinta evolução, desafio.

Depois dou um feedback.
 
Até a faixa azul você vai utilizar bastante força e vai conseguir manter seu condicionamento físico, a partir dai, você irá começar a ter uma técnica mais apurada e vai deixar de utilizar a força.
 
Bom dia galera, faz tempo que não posto aqui no forum

Pratico Crossfit 3x na semana à cerca de 1 ano, tenho 1,89m, 40 anos e estava com mais de 105kg quando iniciei. Hoje estou com 84kg, em forma e com condicionamento excelente.

Porém, assim como musculação que já pratiquei durante vários anos, chega uma hora em que começa a ficar monótono a rotina, então pensei em alguma arte marcial para substituir. A princípio pensei em Muay Thai por ser bem aeróbico e tal, mas acho que a médio prazo, vou acabar na mesma, por parecer uma arte "simples" na visão de um leigo.

Assistindo uma aula de Jiu Jitsu, me pareceu uma arte mais técnica, que leva mais tempo para aprender e a utilizar eficientemente nos treinos.

A minha dúvida é: será que praticando somente o Jiu Jitsu 2-3x na semana, consigo manter o condicionamento?

Gostaria da opinião de quem conhece pra dizer se é viável nesse sentido, não tenho intenção de competir etc... até pela minha idade, seria mais como atividade física mesmo.

Você foi de 105 para 84 com exercício somente ou teve ajuda de dieta???
 
Você foi de 105 para 84 com exercício somente ou teve ajuda de dieta???
Bom dia, com reeducação alimentar.

Dietas funcionam por curto período, as pessoas geralmente não aguentam manter muita restrição ao longo do tempo. Eu faço o que eu consigo manter, fazendo os cálculos (com essas calculadoras de TMB que tem pela net) de peso x altura x atividade física, você atinge sua meta calórica diária. Coloque bons alimentos ao longo do dia com uma quantidade proporcional de proteínas e não tem segredo, o resultado vem =)
 
Bem mano, eu já fiz Karatê há uns anos e achava um treino bem pesadinho, muitos gordinhos na época emagreceram bem e eu tinha muito mais disposição. As lutas são muito semelhantes às do Taekwondo e no Karatê, dependendo do seu professor, você aprende um pouco sobre história e cultura japonesa.

Obrigatoriamente você tem que aprender os Katas, que são movimentos "coreografados". É uma luta muito técnica, os movimentos são perfeitos e quase artísticos... Não é pra todo mundo não. Não é pra quem só que lutar e bater no saco de pancadas. Tem que estudar, aprender os movimentos e até treinar em casa pra executar perfeitamente.

Mas a melhor parte é o Kumitê, que são as lutas. Bem dinâmicas, rápidas e não se costuma usar as proteções do Taekwondo, apenas protetor bucal e luvas... Então é bem comum sair tonto de uma luta ao levar um chute no rosto.

Enfim, é uma sugestão... É a luta que eu mais gosto.
 
Voltando para dar o feedback. Comecei tem uma semana e estou gostando, a parte física é muito tranquila perto do que eu fazia no crossfit, mas acredito que somando tudo no geral somando a aula toda, da para fazer um bom trabalho na parte de condicionamento.

Agora estou com uma duvida sobre o JJ.

Na adolescência fiz alguns anos de kung fu e a aula tinha uma didática sempre a seguir, tipo: parte física, parte técnica, aplicações das técnicas, sendo que no inicio, fui aprendendo um movimento por vez, posições de combate, base de pernas... enfim, técnicas mais complexas demorei para aprender e combate mesmo, já tinha alguns meses de treino.

Na aula de JJ, onde estou treinando, o professor passa a parte física, depois ensina uma técnica e treinamos essa técnica do dia e depois tem o "rola" como dizem, que seria o combate que tinhamos no Kung Fu. Porém achei estranho que a técnica ensinada é a mesma para todos, faixas branca, azul, roxa e me parece estranho aprender um triangulo sem aprender coisas básicas antes, sobre posicionamento, guarda, movimentação e etc... inclusive ja "rolei" 2x com outros alunos sem saber fazer exatamente nada. A galera mais me ensinou do que rolou na verdade, porém me senti em uma viagem que esta na metade do caminho.

É assim mesmo ou o professor teria de ter uma outra abordagem, assim como dei o exemplo do kung fu?
 
sair do crossfit de vez, nessa idade, que ja tem metabolismo mais lento, pra fazer só uma arte marcial, e ainda como iniciante, que é bem menos exigido, vc vai sentir o corpo perdendo fibra, vai perder resistencia e vai ter um regresso. eu faria a arte marcial mas nao pararia jamais com o crossfit.

apesar de eu nao ser crossfiteiro, sou marombeiro.
 
sair do crossfit de vez, nessa idade, que ja tem metabolismo mais lento, pra fazer só uma arte marcial, e ainda como iniciante, que é bem menos exigido, vc vai sentir o corpo perdendo fibra, vai perder resistencia e vai ter um regresso. eu faria a arte marcial mas nao pararia jamais com o crossfit.

apesar de eu nao ser crossfiteiro, sou marombeiro.

Eu ia falar o mesmo, acho que qualquer arte marcial/luta deve ser acompanhada por musculação ou atividade semelhante. Treino muay thai há quase 8 anos, quando iniciei tinha 22, treinava 3x na semana e jogava futebol, o tempo foi passando e senti a necessidade de fazer musculação pra evitar as lesões que começaram a aparecer, porque é um treino de muita intensidade.

Cheguei a treinar kung fu e boxe por alguns meses, fiz algumas aulas de jj, mas me apaixonei mesmo pelo muay thai.

Tudo vai depender muito do local que tu for treinar também... na academia que fiz boxe eu achava o treino bem monótono, era igual para todos... só ficava legal na hora do sparring. Hoje onde eu treino muay thai existe uma divisão, os iniciantes normalmente ficam fazendo movimentos básicos e utilizam as bolsas.

Como o mestre/instrutor está preocupado com o andamento geral do treino, eu e outros "mais antigos" que acabamos dando algumas dicas e corrigindo os iniciantes, que só vão passar a treinar com a gente e fazer "sparring" com algum tempo de treino.

Mas volto a dizer, varia muito de academia pra academia... o muay thai tem uma particularidade que, como disse o @luky22, tem muitas variações de estilos, alguns utilizam mais golpes de cotovelo e joelho, outros mais golpes de mão, chutes... depende da vertente que segue o instrutor e do quão "ocidentalizado" está.
 
Voltando para dar o feedback. Comecei tem uma semana e estou gostando, a parte física é muito tranquila perto do que eu fazia no crossfit, mas acredito que somando tudo no geral somando a aula toda, da para fazer um bom trabalho na parte de condicionamento.

Agora estou com uma duvida sobre o JJ.

Na adolescência fiz alguns anos de kung fu e a aula tinha uma didática sempre a seguir, tipo: parte física, parte técnica, aplicações das técnicas, sendo que no inicio, fui aprendendo um movimento por vez, posições de combate, base de pernas... enfim, técnicas mais complexas demorei para aprender e combate mesmo, já tinha alguns meses de treino.

Na aula de JJ, onde estou treinando, o professor passa a parte física, depois ensina uma técnica e treinamos essa técnica do dia e depois tem o "rola" como dizem, que seria o combate que tinhamos no Kung Fu. Porém achei estranho que a técnica ensinada é a mesma para todos, faixas branca, azul, roxa e me parece estranho aprender um triangulo sem aprender coisas básicas antes, sobre posicionamento, guarda, movimentação e etc... inclusive ja "rolei" 2x com outros alunos sem saber fazer exatamente nada. A galera mais me ensinou do que rolou na verdade, porém me senti em uma viagem que esta na metade do caminho.

É assim mesmo ou o professor teria de ter uma outra abordagem, assim como dei o exemplo do kung fu?

BJJ pelas academias que passei sempre são assim, técnica do dia + rola desde o primeiro dia eu acho bom que você já começa a ter uma boa noção da dinâmica da luta, principalmente quando se luta com mais graduados mais pacientes que vão te dando umas dicas.

Por outro lado eu sentia falta de ter um programa mais estruturado de ensino que aumentasse o leque de posições e ataques durante a luta, visto que é muito fácil pelo outro método que você crie vícios e isso te impeça de testar coisas novas.

Por isso há algum tempo eu mudei de academia e estou em uma que usa método do Rocian Gracie em que há uma apostila em cada grau você existe uma quantidade X de posições que você é obrigado a saber executar e isso me obriga a sair da minha zona de conforto e me agrada mais.

Acho que ambos os métodos são validos cabe a você descobrir qual vai funcionar melhor para você
 
Eu ia falar o mesmo, acho que qualquer arte marcial/luta deve ser acompanhada por musculação ou atividade semelhante. Treino muay thai há quase 8 anos, quando iniciei tinha 22, treinava 3x na semana e jogava futebol, o tempo foi passando e senti a necessidade de fazer musculação pra evitar as lesões que começaram a aparecer, porque é um treino de muita intensidade.

Cheguei a treinar kung fu e boxe por alguns meses, fiz algumas aulas de jj, mas me apaixonei mesmo pelo muay thai.

Tudo vai depender muito do local que tu for treinar também... na academia que fiz boxe eu achava o treino bem monótono, era igual para todos... só ficava legal na hora do sparring. Hoje onde eu treino muay thai existe uma divisão, os iniciantes normalmente ficam fazendo movimentos básicos e utilizam as bolsas.

Como o mestre/instrutor está preocupado com o andamento geral do treino, eu e outros "mais antigos" que acabamos dando algumas dicas e corrigindo os iniciantes, que só vão passar a treinar com a gente e fazer "sparring" com algum tempo de treino.

Mas volto a dizer, varia muito de academia pra academia... o muay thai tem uma particularidade que, como disse o @luky22, tem muitas variações de estilos, alguns utilizam mais golpes de cotovelo e joelho, outros mais golpes de mão, chutes... depende da vertente que segue o instrutor e do quão "ocidentalizado" está.

No Muay Thai é obrigatório chute, batendo canela com canela? Ou é apenas mito?
 
Voltando para dar o feedback. Comecei tem uma semana e estou gostando, a parte física é muito tranquila perto do que eu fazia no crossfit, mas acredito que somando tudo no geral somando a aula toda, da para fazer um bom trabalho na parte de condicionamento.

Agora estou com uma duvida sobre o JJ.

Na adolescência fiz alguns anos de kung fu e a aula tinha uma didática sempre a seguir, tipo: parte física, parte técnica, aplicações das técnicas, sendo que no inicio, fui aprendendo um movimento por vez, posições de combate, base de pernas... enfim, técnicas mais complexas demorei para aprender e combate mesmo, já tinha alguns meses de treino.

Na aula de JJ, onde estou treinando, o professor passa a parte física, depois ensina uma técnica e treinamos essa técnica do dia e depois tem o "rola" como dizem, que seria o combate que tinhamos no Kung Fu. Porém achei estranho que a técnica ensinada é a mesma para todos, faixas branca, azul, roxa e me parece estranho aprender um triangulo sem aprender coisas básicas antes, sobre posicionamento, guarda, movimentação e etc... inclusive ja "rolei" 2x com outros alunos sem saber fazer exatamente nada. A galera mais me ensinou do que rolou na verdade, porém me senti em uma viagem que esta na metade do caminho.

É assim mesmo ou o professor teria de ter uma outra abordagem, assim como dei o exemplo do kung fu?
Quando treinei JJ uns 15 anos atrás era exatamente assim também
 
No Muay Thai é obrigatório chute, batendo canela com canela? Ou é apenas mito?

O "chute" do muay thai é obrigatoriamente com a canela, porque se chutar com o pé você com certeza vai SE machucar.

Essa questão entra na parte que comentei sobre vertente e o quão "ocidentalizado" está, há lugares que seguem a tradição onde desde os primeiros treinos há calejamento, canela com canela, utilizam pneus ou pedaços de madeira.

Onde eu treino, todos os iniciantes quando saem da bolsa pra treinar com outro colega são obrigados a usar caneleira. Os exercícios na bolsa já servem para "reforçar" a canela, depois com a caneleira vai melhorando a resistência, eventualmente utilizamos pneus pra calejar e depois podemos optar por treinar com ou sem caneleira quando estamos mais avançados.

Eu gosto muito do lugar onde treino por isso, tem essa cultura do pessoal se ajudar, algumas tradições são mantidas, mas ao mesmo tempo existem algumas adaptações pra viabilizar o treino, até porque a grande maioria ali faz por esporte, tem um vida lá fora e não pode chegar no trabalho todo quebrado.

Eu cheguei a fazer uma luta no ano passado, a luta foi fechada um pouco em cima do evento e tive 1 mês pra me preparar, durante esse mês eu era apenas um zumbi no trabalho, pelo desgaste dos treinos e perda de peso.
 
Queria zuar, mas não vou pois não é geral, todo mundo brinca com crossfit.

Se eu fosse vc não largaria o crossfit se o objetivo é condicionamento, talvez agregaria a luta, fazendo crossfit 3x e jiu jitsu 2x por semana. Quando tinha os meus 20 anos fazia jiu jitsu, a luta é arte, ela da a técnicas e perspicácia para realizar os movimentos e não condicionamento, vc precisa pegar o condicionamento para se sair bem no treino e realizar as técnicas. Você pode conversar com o instrutor que ele recomendará a realização de um outro treino como musculação, corrida de rua e etc, para otimizar os seus resultado na pratica da arte marcial. Todo lutador treina o físico para obter bom resultado no tatame.

Por exemplo na minha juventude fazia 5x academia e 2x jiu jitsu, fazia bastante musculação e aeróbico para ter força e folego. Mas te falo, não quero voltar nunca mais para o BJJ, não recomendo pois muita gente fedendo, calça do quimono fedendo a urina e saco mal lavado relando no seu pescoço, era horrível, fedor de saco alheio na cara, tatame sujo e a gente pegando micose, dedos esfolado, nariz torto, quimono arrancando cabelo.

Vc é ativo no crossfit e não deveria mudar isso, se fosse vc iria curtir a vida com a turma do crossfit, comer sushi depois do treino, dar rolê de C3, bater papo com as meninas e etc. Tenho 30 anos e hoje só me vejo fazendo musculação, acho que arte marcial é para este garotada que deseja competir e tem isso tb, muito jovem que compete e quando treina conosco que somo amadores o cara entra rachando, no final do treino esta com o corpo todo doendo, cheio de roxos, cara toda vermelha em inchada.
 
Voltando para dar o feedback. Comecei tem uma semana e estou gostando, a parte física é muito tranquila perto do que eu fazia no crossfit, mas acredito que somando tudo no geral somando a aula toda, da para fazer um bom trabalho na parte de condicionamento.

Agora estou com uma duvida sobre o JJ.

Na adolescência fiz alguns anos de kung fu e a aula tinha uma didática sempre a seguir, tipo: parte física, parte técnica, aplicações das técnicas, sendo que no inicio, fui aprendendo um movimento por vez, posições de combate, base de pernas... enfim, técnicas mais complexas demorei para aprender e combate mesmo, já tinha alguns meses de treino.

Na aula de JJ, onde estou treinando, o professor passa a parte física, depois ensina uma técnica e treinamos essa técnica do dia e depois tem o "rola" como dizem, que seria o combate que tinhamos no Kung Fu. Porém achei estranho que a técnica ensinada é a mesma para todos, faixas branca, azul, roxa e me parece estranho aprender um triangulo sem aprender coisas básicas antes, sobre posicionamento, guarda, movimentação e etc... inclusive ja "rolei" 2x com outros alunos sem saber fazer exatamente nada. A galera mais me ensinou do que rolou na verdade, porém me senti em uma viagem que esta na metade do caminho.

É assim mesmo ou o professor teria de ter uma outra abordagem, assim como dei o exemplo do kung fu?
É assim mesmo. Em tese, esses alunos que estão aí, estão pra aprender esses movimentos também. A maior parte do desenvolvimento de quem é graduado é durante o rola, a meu ver. Não saber nada é parte do processo e o pessoal te ensinar é o melhor! Tem academia que faixa branca não rola, outras que os graduados ensinam e as que recomendo correr que são as que você apanha dos outros e vai machucado pra casa. O objetivo é aprender. Eventualmente, seus movimentos vão criando consistência e você percebendo vários defeitos ou vários momentos uteis a se aplicar aquela passagem de guarda que viu tal dia.
 
Bom dia

Obrigado pelas opiniões, eu vou procurar uma academia legal por aqui e fazer uma aula experimental de algumas artes pra ver o que eu gosto como recomendaram.

Na verdade eu não tenho intenção de perder peso, só de manter o condicionamento mesmo, não ficar sedentário etc... e fazer alguma modalidade onde sinta evolução, desafio.

Depois dou um feedback.
Sobre a luta, não importa qual a modalidade, vai da academia pra academia.
Fiz Taekwondo por 4 anos, parei na penúltima faixa, em um local de referência em BH e curti demais e saí com muita coisa pra aprender.
Tudo depende de quem da a aula, como é o treino e a intensidade. Na época, era no mínimo 1:30 minutos de treinamento, 3x por semana e eu perdi uns 15kg fácil.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo