Você acha barato morar sozinho?, Principalmente em uma das capitais mais caras do país.
E ainda com o dinheiro de um primeiro emprego, irá começar ganhando 1500 com sorte, isso não paga aluguel, transporte comida e as contas.
Acho que é arriscado demais uma coisa dessas, mesmo que consiga viverá enforcado nas contas não poderá nem sair nos fins de semana pra curtir.
Tudo bem que a maioria dos brasileiros fazem isso, "metem o louco" fazem o que querem mas deve ser por isso que também a maioria está endividada.
Se quer saber valor de aluguel é só pesquisar na internet Kitnet em Florianópolis, procure em São José também que é a cidade ao lado na parte continental e deve ser mais barato por não ter o Glamour de Floripa.
Mas a minha opinião é que é inviável. Você poderá facilmente "quebrar". 6 meses de reserva não é nada.
Fazem uns 3 anos que planejo morar sozinho, e mesmo tendo me formado a 5 anos com minha própria empresa e com uma renda legal ainda não é possível para o meu padrão. Meu objetivo é sempre ver meu patrimônio aumentar não faz sentido eu morar sozinho e ter um gasto monstruoso que destrua meu patrimônio. Esses 6 meses que você tem de reserva o ideal é ficarem de reserva para sempre e ainda se multiplicarem. Você é muito jovem e deve pensar que todo dinheiro serve para ser gasto, mas não. Saúde financeira é ter vários meses de contas pagas de reserva, quanto mais tiver mais independente e livre será. Mesmo que não use esse dinheiro nunca.
Eu consegui juntar 4 anos dos meus gastos pagos, e somente por esse motivo consegui pedir demissão do emprego e montar uma empresa, pude me dar ao luxo de perder dinheiro por quase 1 ano sem quebrar. Acho que deveria manter seu sonho mas colocar mais alguns anos na meta, talvez com 25 anos depois que tiver se estabilizado, com 19 anos a pessoa não tem muita noção de como tudo funciona. Está na idade de você curtir a vida e aprender as coisas e não de pagar contas e ficar em casa.