Muitos problemas estranhos relacionados VGA/MOBO

GRabbit

Member
Registrado
Boa noite pessoal.

Antes de mais nada, segue a configuração do meu PC (Todas as peças foram compradas nos últimos 20 dias):
Processador: Ryzen 2600
Fonte: EVGA 500W 80Plus White
Placa-mãe: Aorus B450m
Memória: Teamgroup T-force vulcan 2 pentes de 8gb 2666
HDD: Seagate 500GB
SSD: Kingston A400 240GB
VGA: MSI 1060 3gb SSC

Comprei as peças recentemente e montei o computador cerca de uma semana atrás. Liguei ele e usei normalmente durante o dia, desliguei a noite para dormir.
No outro dia, quando fui ligar ele não deu mais imagem e comecei a fazer uma série de procedimentos. Segue:

- Verifiquei se os cabos estavam conectados corretamente, primeiro verificando o cabo de imagem e vi que estava tudo correto.
- A placa de vídeo estava recebendo energia normalmente.
- Verifiquei os cabos de energia e estavam todos corretos, inclusive verifiquei os da placa-mãe e estavam de boas.
- Verifiquei os leds da MOBO e não acusavam nenhum erro. Inclusive, quando eu ligava o computador saia da tela "SEM SINAL", como se tivesse vida, porém, tudo preto.
- Troquei os slots da memória ram e tentei ligar e nada. Tentei ligar com uma memória ram e nada também.
- Depois de diversas tentativas de fazer aparecer a imagem... decidi trocar o cabo HDMI e não apareceu a imagem novamente, nessa hora eu já estava p da vida.
- Tirei o cabo HDMI e coloquei o DVI e funcionou, apareceu a imagem.
- Utilizei o computador durante o dia todo... de noite eu desliguei e fui dormir... no outro dia voltou o problema e não apareceu a imagem.
- Passei limpa contato, borracha etc, no conector do PCI da VGA e nada de dar vida.
OBS: Lembrando que os LEDS da MOBA não estavam acusando erro nenhum.

Decidi fazer os testes das peças em outro computador.
- Peguei minha VGA e coloquei em outro computador e deu vídeo (aqui eu descartei o problema ser na VGA).
- Testei o monitor com outra CPU e o monitor funcionou (ou seja, aqui descartei o problema do hdmi no meu monitor).

Voltamos ao meu PC:
- Peguei uma VGA que estava em um computador antigo que é usado para trabalhar (G210 1gb) e coloquei no meu computador para fazer teste.
- A VGA deu vida e a imagem apareceu, primeiro no HDMI.
- Usei o computador durante o dia normalmente e a noite eu desliguei e fui dormir, no outro dia eu acordei e adivinhem o que aconteceu? Não deu mais vídeo pelo HDMI. Agora estou usando ela pelo DVI, no entanto tem outro problema acontecendo agora.
- O computador está travando as vezes (travando teclado e mouse inclusive), perdendo vídeo e reiniciando sozinho depois de uns 5 minutos.
- Quando verifico no log de erro do windows ele me aparece com nvlddmkm.sys error e LiveKernelEvent1001.
- Não sei o que fazer... a placa mãe da MSI 1060 3gb só funciona quando quer e essa aqui fica travando.

O que pode ser?

Outros testes que fiz:
  1. Montei e remontei o PC várias vezes para trocar as peças para teste (O PC está montando corretamente, já montei vários PC nesse Huezil afora e isso posso garantir kk, vai que né).
  2. Utilizei diversos programas para verificar o HDD, o SSD e a Memória ram e todos resultaram sem problema.
  3. Leds da MOBO acendem quando dou o boot normalmente mas logo apagam (procedimento normal do boot) nunca acusam os problemas.
  4. Coloquei Speaker e está tudo correto.
  5. A bios da Mobo está atualizada na F32.
  6. Voltei atualização da Placa de Vídeo (cada uma com o seu driver próprio) e nada - a G210 continua travando e a 1060 3gb só dá vídeo quando quer.

Estou pensando em voltar a instalação do windows para uma mais antiga, mas sinceramente, isso não vai resolver meu problema do HDMI que só funciona quando quer.
Será problema na placa-mãe? Fonte?

Essa semana quero testar ela com uma RX480 e ver como vai se comportar com a AMD.
 
Última edição:
Tem cara de ser BIOS, tente fazer rollback pra alguma que é confirmado de ser estável na sua Mobo, como a F25, ou atualize para a última.
 
Vou deixar anotado aqui por enquanto para eu fazer no futuro.

Logo depois de postar aqui o meu problema, eu fiz uma pesquisa em foruns gringos e aparentemente consegui fazer funcionar o HDMI (maldita lei de Murphy), rsrs.
Estou conseguindo usar meu PC pelo HDMI e ele não travou mais também.
Meu PC travava e não dava tela azul e logo após ele reiniciava, mas com o BlueScreenView eu consegui ver que ele gerava o log de erro normal. O erro estava no DirectX.

Utilizei o DDU para desinstalar o driver da placa de vídeo e depois eu fiz uma instalação limpa e percebi que os DirectX foram atualizados.

Durante todos os testes que eu tinha feito antes eu formatava o HD e em todas elas eu acabei formatando com o cabo de rede conectado, o que acabou fazendo o windows instalar os drivers automaticamente. POSSIVELMENTE ele deve ter instalado algum componente incompatível.

Vou dar uma bela de uma olhada no restante dos drivers para ver se está tudo ok.
 
Obrigado por avisar, realmente foi um erro grosseiro que passou despercebido. Muitos anos de lol dá nisso, rs.
Vou pedir para a moderação arrumar o título se for possível. Tópico poderá ser útil para futuras pesquisas, pois muita gente possui ou possuiu problemas semelhantes e todos eles que encontrei foram com o setup mobo + proc da AMD.
 
Ontem a noite estava usando o computador com os seguintes programas abertos:
  • Google Chrome com umas 5 abas, sendo uma delas o youtube e outra com um arquivo PDF aberto diretamente pela internet.
  • Spotify
  • Steam
  • Writter (Libre Office)

E o computador desligou acusando novamente o erro nvlddmkm.sys.
Não sei o que fazer... ele nem liga mais agora. Vou voltar a bios para F25 para testar e depois atualizar até a última.
 
Fala galera, fiz os procedimentos acima e não deu certo. Continuou não ligando.

Busquei ajuda em fóruns gringos e praticamente revirei o Tom's Hardware e o Reddit da nvidia, gigabyte, AMD, etc., em busca de soluções.

Enfim, testei com uma placa de vídeo AMD RX 480 8GB Asus Strix para desencargo de consciência e incrivelmente o computador ficou 100% funcional. Consegui usar por horas e sem problemas.

Peguei a 1060 de 3gb e coloquei no PC onde estava a RX480 e ela acusou o mesmo problema que tinha acusado no meu. O PC que estava a RX também é um ryzen, só que de primeira geração modelo 1600x com placa mãe b350 gaming da MSI.

Achei que minha placa de vídeo tinha morrido, mas testei em dois setups intels e ela funcionou perfeitamente.

Alguém sabe se tem algum segredo para ela funcionar na Placas Mães AMD? Pq ela só dá o vídeo da BIOS e carrega as informações da placa antes da BIOS, depois não dá mais imagens. Monitor fica ativo mas fica tudo preto

Uma informação muito importante
  1. Se eu der clear CMOS na Mobo, a placa de vídeo da nvidia dá imagem UMA vez pelo HDMI bootando e indo pro windows normal... se eu desligar o PC ela não dá mais imagem.
  2. Ela dá imagem UMA vez pelo DVI, entra no Windows também e eu consigo usar, só que quando eu desligo o PC ela não dá mais o vídeo. Fica só na tela da BiOS e depois fica tudo preto.

Alguém sabe alguma coisa que possa me ajudar? Juro que já fiz tudo possível e está me faltando ideias
 
O problema só ocorre no Windows, certo? Desculpe, é que já tem informação demais e não dá pra acompanhar.

Se só ocorre no Windows, seria prudente, se ainda não fez, testar drivers diferentes da nVidia. Caso continue o problema, a placa de vídeo provavelmente está defeituosa, já que até outra placa você já testou.
 
O problema só ocorre no Windows, certo? Desculpe, é que já tem informação demais e não dá pra acompanhar.

Se só ocorre no Windows, seria prudente, se ainda não fez, testar drivers diferentes da nVidia. Caso continue o problema, a placa de vídeo provavelmente está defeituosa, já que até outra placa você já testou.

Primeiramente eu tinha achado que sim.
Mas depois eu comecei a suspeitar de incompatibilidade nos componentes.

Como eu disse, se eu der clear cmos ele liga uma vez com a imagem certinho. Depois não liga mais com imagem.
Isso só está acontecendo com a 1060 3G.

Em outro PC ela está funcionando certinho.

No meu PC as placas de vídeos da AMD que eu testei, funcionaram certinho. RX 560 e RX480

Mas sobre o windows... já instalei windows 10 mais antigos, já até tentei bootar com HD virgem para ver se pelo menos entrava no boot do pen drive para eu formatar o HD e mesmo assim não dá vídeo com a 1060.

O que eu fico indignado é que em PC intel e em PC que tem vídeo integrado no processador (FX-8300) a placa de vídeo funciona.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo