• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Multas e lidando com medo de dirigir

Curioso como isso é igual em todos lugares, praticamente. Vivo em cidade pequena e quando fiz a prova prática (há 5 anos) tinha 30 pessoas na minha frente. Das 30, umas 25 estavam fazendo pela terceira, quarta, quinta vez. Das 25 que estavam fazendo de novo, umas 20 rodaram.

Dirigir é algo que parece que: Ou você nasce pra coisa; ou não consegue. É incrível.
Te dizer que embora eu tenha encontrado a mesma situação quando tirei a minha CNH (de prima) também fiquei perplexo com o índice de reprovação mas nem de longe acho que dirigir seja essa mística de destino toda. Acho que se as pessoas tivessem acesso a psicoterapias boa parte desses repetentes não existiriam. Dirigir é algo que automatizamos como qualquer outra atividade que seja essencialmente previsível (fora as situações extraordinárias do trânsito em si é claro). Em geral é uma questão de insegurança que pode ser trabalhada.
 
Quando comecei a aprender dirigir, isto antes ainda de tirar minha habilitação, meu pai andava comigo para me ensinar e isso me deixava muito nervoso, principalmente quando me atrapalhava em algo e ele começa a falar me tirava a concentração e eu errava mais ainda.

Depois fui perceber que quando pegava o carro sozinho conseguia dirigir bem melhor, prestava mais atenção e quando fazia besteira rapidamente conseguia perceber. Será que não é você que esta colocando pressão na sua esposa enquanto dirige? deixa ela sair sozinha com o carro, a unica forma dela perder o medo é dirigindo.
 
Te dizer que embora eu tenha encontrado a mesma situação quando tirei a minha CNH (de prima) também fiquei perplexo com o índice de reprovação mas nem de longe acho que dirigir seja essa mística de destino toda. Acho que se as pessoas tivessem acesso a psicoterapias boa parte desses repetentes não existiriam. Dirigir é algo que automatizamos como qualquer outra atividade que seja essencialmente previsível (fora as situações extraordinárias do trânsito em si é claro). Em geral é uma questão de insegurança que pode ser trabalhada.

obviamente não é algo "destinado" (acho isso uma besteira), mas é curioso observar isso: Tem pessoas que sofrem demais pra conseguir aprender e manter a calma; Outras, conseguem de primeira numa boa.

Tem pessoas que não conseguem aprender coisas com alguém te 'instruindo'. Eu sou um que, quando estava no processo de aprendizado, preferia muito mais desenvolver minha própria sistemática do que alguém querer me ensinar do "jeito que acha que é o mais correto". Sempre fui assim com tudo: Aprendo melhor sozinho do que com alguém me instruindo...

Agora estou dando uma ajuda para minha namorada que está fazendo sua CNH. Ela 'apanhou' um pouco até aprender as coisas mais básicas, e ficava com dúvida em muita coisa. Ensinei bastante para ela e fui ensinando a parte técnica do funcionamento do powertrain também (para ter noção do que está fazendo ao pisar ou não na embreagem, por exemplo), está evoluindo bem. Espero que passe de primeira sem pontos de 'multa' da prova, como eu consegui.
 
Se ela tem algum medo / fobia, a melhor coisa a tu fazer é não pressioná-la e sim demonstrar total apoio, gritar "durante" algum erro só prejudica.
A ideia de dirigir a noite é bem boa,finais de semanas.. feriados..
Ou até mesmo pagar novamente algumas aulas práticas e deixar o próprio instrutor guiá-la de uma forma mais instrutiva.

Mas anyway, isso só será melhorado caso haja prática.
 
eu tive a namorada nessa situação e meu cunhado. uma dica que eu dou, de verdade, é ir dirigir em locais com pouco movimento - mas que tenha movimento, sabe?
e outra, tem que deixar ir sozinha, como falaram ali; se fodendo é que aprende. minha namorada esfolou o carro todo na lateral na saída da garagem, coisa de 1200 o concerto... fiquei puto mas neo disse nada, mas não arrumei - deixei ela assim uns seis meses hahaha ai ela aprendeu a sair da garagem e tudo mais - hoje dirige super bem. meu cunhado a mesma coisa.
questão de dar corda pra pessoa, confiar nela
 
Olá galera, um update.
Venho tentando fazer ela dirigir a noite quando não tem movimento e ela está se acostumando mais. Creio que o jeito é ir com calma. Ela conversou com umas amigas que disseram que é normal isso, que tb arranharam pintura/bateram o carro no começo e n tem muito o que se fazer.
Falando nisso, eu mesmo acabei arranhando o carro recentemente. Fui sair com ele do estacionamento e um cara com um cachorro correndo apareceu do nd, acabei freando puxando o carro pro lado e raspou de leve o parachoque em uma quina.
Foi coisa idiota, usei massa de polir n2 e sumiu 95% do risco, só dá pra ver se vc tenta notar bastante. Com isso por incrivel que pareça, minha esposa ficou muito mais tranquila em questão da segurança do carro. Sei lá porque, talvez porque fui eu que fiz, ou porque ela viu que pequenas coisas podem ser consertadas sem problemas.


obviamente não é algo "destinado" (acho isso uma besteira), mas é curioso observar isso: Tem pessoas que sofrem demais pra conseguir aprender e manter a calma; Outras, conseguem de primeira numa boa.

Tem pessoas que não conseguem aprender coisas com alguém te 'instruindo'. Eu sou um que, quando estava no processo de aprendizado, preferia muito mais desenvolver minha própria sistemática do que alguém querer me ensinar do "jeito que acha que é o mais correto". Sempre fui assim com tudo: Aprendo melhor sozinho do que com alguém me instruindo...

Agora estou dando uma ajuda para minha namorada que está fazendo sua CNH. Ela 'apanhou' um pouco até aprender as coisas mais básicas, e ficava com dúvida em muita coisa. Ensinei bastante para ela e fui ensinando a parte técnica do funcionamento do powertrain também (para ter noção do que está fazendo ao pisar ou não na embreagem, por exemplo), está evoluindo bem. Espero que passe de primeira sem pontos de 'multa' da prova, como eu consegui.
Cara quando eu vi as pessoas no dia do exame da minha esposa foi muito engraçado...Tinha gente que realmente repetiu tudo mil vezes, sempre perdendo por coisa idiota.

Uma mulher entrou rindo no carro já falando "Lá vamos nos de novo passar vergonha", ela entrou, ligou o carro, não tirou o freio de mão, simplesmente pisou muito fundo, sei lá o que ela fez, só sei que o carro cantou pneu por 3 segundos e morreu. Ela reprovou na hora e saiu rindo "hahaha esqueci tudo como faz pra apertar os pedais hahah" eu fiquei tipo ?????

Uma mulher fez a baliza super bem, mas na hora de sair e dar a volta no quarteirão que é a parte mais facil, ela começou a chorar alto, desligou o carro e saiu correndo chorando.

Um cara ligou o carro, n saiu nem 10 metros e começou a deixar o carro morrer etc, foi reprovado, ficou bravo e quis chutar o carro e xingar, resultado: banido de fazer exame por 1 ano :lol2:

Não diria que tem pessoas que n nasceram pra dirigir, mas tem pessoas que não nasceram pra lidar com stress. O nervosismo toma conta delas e elas travam e não sabem o que fazer.
 
Olá galera, um update.
Venho tentando fazer ela dirigir a noite quando não tem movimento e ela está se acostumando mais. Creio que o jeito é ir com calma. Ela conversou com umas amigas que disseram que é normal isso, que tb arranharam pintura/bateram o carro no começo e n tem muito o que se fazer.
Falando nisso, eu mesmo acabei arranhando o carro recentemente. Fui sair com ele do estacionamento e um cara com um cachorro correndo apareceu do nd, acabei freando puxando o carro pro lado e raspou de leve o parachoque em uma quina.
Foi coisa idiota, usei massa de polir n2 e sumiu 95% do risco, só dá pra ver se vc tenta notar bastante. Com isso por incrivel que pareça, minha esposa ficou muito mais tranquila em questão da segurança do carro. Sei lá porque, talvez porque fui eu que fiz, ou porque ela viu que pequenas coisas podem ser consertadas sem problemas.



Cara quando eu vi as pessoas no dia do exame da minha esposa foi muito engraçado...Tinha gente que realmente repetiu tudo mil vezes, sempre perdendo por coisa idiota.

Uma mulher entrou rindo no carro já falando "Lá vamos nos de novo passar vergonha", ela entrou, ligou o carro, não tirou o freio de mão, simplesmente pisou muito fundo, sei lá o que ela fez, só sei que o carro cantou pneu por 3 segundos e morreu. Ela reprovou na hora e saiu rindo "hahaha esqueci tudo como faz pra apertar os pedais hahah" eu fiquei tipo ?????

Uma mulher fez a baliza super bem, mas na hora de sair e dar a volta no quarteirão que é a parte mais facil, ela começou a chorar alto, desligou o carro e saiu correndo chorando.

Um cara ligou o carro, n saiu nem 10 metros e começou a deixar o carro morrer etc, foi reprovado, ficou bravo e quis chutar o carro e xingar, resultado: banido de fazer exame por 1 ano :lol2:

Não diria que tem pessoas que n nasceram pra dirigir, mas tem pessoas que não nasceram pra lidar com stress. O nervosismo toma conta delas e elas travam e não sabem o que fazer.

Caraca, quanta história num único dia KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Quando eu fiz eu me lembro de uma mulher que aparentemente sabia dirigir. Ela entrou no carro e foi se direcionar à baliza. Quando estava do lado dela, foi dar a ré e soltou a embreagem rápido demais. Resultado: Apagou. Ligou de novo e foi dar a ré: Apagou. Ligou de novo e finalmente conseguiu dar a ré. Quando foi engatar a primeira para continuar a manobra, deixou apagar e foi reprovada.

Saiu de lá dizendo para as "amigas que reprovam na prova da autoescola" coisas tipo "AI AMIGA ME DEU UM BRANCO KKKK AI EU NAO SABIA O QUE FAZER ME DEU UM BRANCO"

É incrível o que o psicológico de algumas pessoas fica afetado em algumas situações de stress/nervosismo...
 
Ela foi super bem, fez nada errado. Nem se preocupou, botou na cabeça "ah se der merda eu faço de novo outra vez"

Agora a historia é outra pq o carro é nosso, o trânsito é real não só em bairro com 0 fluxo, não tem instrutor do lado etc

Olha, na boa, já parou para pensar que você pode estar sendo um fator estressante sem querer?

Todo aprendizado é progressivo e não se deve em hipótese alguma querer acelerar o processo.

Se fosse eu não tocava mais no assunto e nem no carro, deixava o carro parado até ela criar vontade e autoconfiança de pegar o carro sozinha. Ela própria vai escolher o horário e lugar para ir... é da mesma forma que uma criança aprende, vai explorando com cuidado e pegando confiança gradativamente.

Experimente... deixe ela á vontade e sozinha.
 
Olha, na boa, já parou para pensar que você pode estar sendo um fator estressante sem querer?

Todo aprendizado é progressivo e não se deve em hipótese alguma querer acelerar o processo.

Se fosse eu não tocava mais no assunto e nem no carro, deixava o carro parado até ela criar vontade e autoconfiança de pegar o carro sozinha. Ela própria vai escolher o horário e lugar para ir... é da mesma forma que uma criança aprende, vai explorando com cuidado e pegando confiança gradativamente.

Experimente... deixe ela á vontade e sozinha.
Muito pelo contrário cara...eu só fico com ela porque ela pede, ela se sente mais segura comigo ajudando ela a olhar em retrovisor etc. Fora isso eu fico calado nos trajetos. Só da vez onde ela estava fazendo algo perigoso como a historia do cruzamento onde eu tive que fazer ela agir.
 
O
Cara quando eu vi as pessoas no dia do exame da minha esposa foi muito engraçado...Tinha gente que realmente repetiu tudo mil vezes, sempre perdendo por coisa idiota.
...................
Não diria que tem pessoas que n nasceram pra dirigir, mas tem pessoas que não nasceram pra lidar com stress. O nervosismo toma conta delas e elas travam e não sabem o que fazer.
no meu dia estava junto com um grupo então apareceu o dono da autoescola e perguntou pra mim
- ta nervoso?
eu pra me gabar menti dizendo que estava tranquilo
dai ele disse:, que bom então vc vai ser o primeiro a começar................:sefu:
 
no meu dia estava junto com um grupo então apareceu o dono da autoescola e perguntou pra mim
- ta nervoso?
eu pra me gabar menti dizendo que estava tranquilo
dai ele disse:, que bom então vc vai ser o primeiro a começar................:sefu:

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Putz, aí certeza que tremeu a perna
 
Galera, eu e minha esposa acabamos de comprar um carro. Minha esposa está totalmente paranóica com multas e a total preservação do carro, até porque a carteira dela é provisória e o carro está no nome dela.

Isso está gerando muito stress porque ela está com muito medo de tomar multa ou bater o carro, medo que na real a coloca em situações de risco. Por exemplo, ela quer dirigir a 25,30km/h em uma via onde o limite é 60, e carros e motos passam buzinando por ela estar indo devagar, o que faz ela ficar nervosa e fazendo zig zag na faixa.

Estou tentando sair com ela a noite fora de horario de pico pra ela andar sem muitos carros perto dela e ela ir ganhando confiança, o que está ajudando um pouco.

Porém, hj estava chovendo muito forte, visibilidade baixa. Ela passou por um semaforo muito devagar, e mudou pra amarelo quando ela tinha acabado de passar pela faixa de pedestre. Ela imediatamente pisou no freio, ficando bem no meio de cruzamento. Falei pra ela sair mas ela queria dar ré e voltar pro sinal, o que era impossivel pq já tinha carro no lugar. Já com carro buzinando falei "pelo amor de deus acelera e sai do cruzamento!", ela acordou e saiu.

Não demorou muito tempo, mas ela ficou uns bons 5 segundos parada ali no sinal vermelho. Agora ela está aterrorizada pq acha que tomou multa. QUE EU SAIBA, as chançes de uma multa são ridiculas, porque ali não tem radar nem semaforo inteligente (pesquisei) e não tinha nenhum agente de transito ali. Estou certo? Era um lugar mais afastado. Mas na cabeça dela n adianta, pq ela pensa que sei lá, o Detran monitora seu carro 24/7 e já era.

Ela não está querendo dirigir agora, o que me deixa chateado porque ela precisa muito para trabalhar, pq no horario do trampo dela n tem como eu levar ela. Como posso lidar com esse tipo de medo dela? Ela ta pensando em pegar aulas com aqueles profissionais em perder medo de dirigir, mas é meio caro.

Cara, em primeiro lugar vou te escrever com todo respeito, e peço licenças pra falar uns palavrões, mas você sendo homem vai compreender a mensagem perfeitamente.
1 - Motorista que não mantêm a velocidade da via nem deveria dirigir pra começo de conversa, é preferível ela ultrapassar o limite da via, pra se manter em segurança, manter fluidez do trânsito, do que ficar trafegando abaixo da velocidade da via. Se ela não internalizar isso, pode esquecer direção, procure uma escola para habilitados e veja se o caso dela tem salvação.

2 - Superado o passo um, ela tem que aprender que nossas leis de trânsitos tem finalidades arrecadatórias, só um otário acredita que tem intuito de salvar vidas (se fosse verdade, o asfalto e os ângulos de inclinação de pista em curvas, pardais em trechos de subida e etc, ou seja, não seria essa patifaria).

3 - Portanto, não ligue pra multas, especialmente no começo. Antes ela tomar uma multa por ter passado no amarelo, do que ter freado de uma vez e ter derrubado um motoqueiro atrás dela, ou ser atropelado por uma carreta, ou pior ainda, fazer o que ela fez, ficar no meio da rua. Se acontecer peça pra alguém assumir a multa e toca o barco. Somente com o tempo ela vai pegar a malícia, de ser ágio e não levar multa, obedecendo o código de trânsito. Como eu disse tempo, ou seja prática, errando, acertando e por aí vai.

Tenho umas conhecidas, que passaram por isso e desistiram por que eram perigos ambulantes no trânsito, mesmo treinando com habilitados. Não estou dizendo que ela seja incapaz, o mais provável seja ela pensando como idiota o tempo todo e externalizando isso no trânsito.

E enquanto ela não reconhecer isso e ter uma mudança interna, ela não vai dirigir com prazer, vai dirigir com medo. Ela precisa ter prazer na direção, afundar o pé, pagar umas multinhas por excesso de velocidade de vez em quando, pintar o parachoque 1x ao ano e etc.

E antes de algum engraçadinho vir criticar eu prezo por respeitar as leis de trânsito dentro do sensato e não consumo bebidas nem entorpecentes e mantenho meu carro com manutenção em dia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo