[N64]Retro-Review: Wonder Project J2 (+tradução)

artfurt

know-it-all Member
Registrado
Jogo: Wonder Project J2 - Koruro no Mori no Josette ( Wonder Project J2 - Josette of Corlo Forest)​




wonder_project_j2_japon.jpg



Desenvolvedora: Givro
Publisher : Enix
Data de lançamento: novembro 1996
Estilo: RPG / simulador de vida




"Querido professor Geppetto...

A ilha da qual vc me falou, Blueland, é uma ilha flutuante de aço. Há muitas pessoas que eu não conheço por aqui, e minha casa, agora, é um navio antigo...
Eu também não conheci essa pessoa, "player", ainda. Mas mesmo estando ansiosa e só, eu ainda acredito no que vc me contou, professor, e a partir de amanhã, vou me lembrar de fazer tudo o que for possível para me manter aqui.

Sua filha, Josette."


[carta de Josette para o professor]




Olá Pessoal!:yes:

Acredito que muitos devem ter visto esse jogo incomum nas locadoras na época. Assim como para mim, certamente o jogo deve ter passado batido, muito pelos gráficos em 2d e principalmente por ser todo em japonês...isso aliado a um estilo de jogo que nós ocidentais não estamos tão acostumados a ver...:boring:

Por uma curiosidade de retrogramer, resolvi digitar no google O título do jogo e descobri que em 2007, um fã e programador havia elaborado um patch para tradução do game...Resolvi experimentar e no final me deparei com um jogo muito bom, que te prende e com uma protagonista muito carismática...


A tradução não é recente, mas só descobri agora... E para os desavisados como eu, que também não deram bola para o jogo e não sabiam da existênca da tradução, é uma chance de acompanhar uma boa história, que vou fazer um mini-review abaixo...


Introdução:


O jogo, continuação do Wonder Project do Snes, trata-se de um simulador de vida, onde vc tem que ensinar a personagem principal, Josette, que é um robô, as coisas básicas da vida e como se relacionar com outras pessoas, sentimentos, certo e errado etc, enquanto uma trama conspiratória vai se desenvolvendo em torno do local onde se passa o jogo e da "característica especial". que Josette possui.
Apesar de ser uma continuação, não é necessário ter jogado o primeio jogo, tudo que for relevente é explicado no decorrer de WP J2.


O enredo, em poucas palavras:


screen_3.jpg



Josette é uma Ginji (robô) habitante da Floresta de Corlo, desenvolvida por Gepetto Lamarck, cientista que vem a morrer , sem a oportunidade de criá-la e ensina-la. No leito de morte, Gepetto diz que ela deve partir junto com Bird, um passáro-robô, para Blueland , onde encontrará alguém "de um mundo exterior" que vai ajuda-lá e guiá-la nesse novo mundo, e que sempre estará a cuidar dela (que no caso somos nós, os jogadores). Josette não tem todo os seus circuitos finalizados, e desconhece o significado de coisas como morte, amizade, felicidade, dinheiro etc.


project6420091206215017.jpg




Enquanto isso, o Rei Siliconian XIII ordena que Messala ( o vilão do Wonder Project do Snes) parta para a Ilha de Corlo em busca da menina que possui o "J" - um objeto de grande poder capaz de dar humanidade aos Ginji e realizar qualquer sonho desejado.
Ao mesmo tempo que Josette e Bird chegam em Blueland, o Exercito Siliconiano toma posse da ilha, para explorar a riqueza em Proton , um mineral que é o fonte de combustível desse mundo. todos os moradores são forçados a morar em uma ilha artifical feita de metal, onde Josette atraca e passar a viver em um submarino no porto,o Dolphin.



Gameplay:


A partir daí se desenvolve o gameplay. O passarinho- Robô sempre de intermediário entre josette e o jogador, através de repostas como "Sim", "não" ou "Tanto faz". No começo Josette faz várias indagações para confirmar a presença de alguém no mundo exterior. Como ela não pode nos ver nem ouvir, sempre que necessário ela perguntará se determinada ação está correta ou se é certo ter determinado comportamento perante as situações vivenciadas.


wonder_project_j2_image_vDYZnn6shbU5urF.jpg



A jogabilidade é basicamente point and click, usando o Bird para apontar a direção, ou item que queremos que Josette use. Há partes em exploração 3D também, como nas profissões que josette pode exercer.
O jogo se desenrola conforme Josette vai entendendo o significado das coisas e vai se relacionando com os habitantes da ilha. Isso é obtido através de livros ou da experiência vivida. Assim que Josette se deparar com algo que não entenda, ela irá questioná-lo sobre aquilo, e o jogador deve encontrar um meio de explicar a ela.


Personagens:


O ponto forte do jogo está nos personagens, principalmente na Principal, Josette. Ela é extremamente carismática, e apesa de ser um robô, pode ser capaz de desenvolver sentimentos. As reações dela são muito bonitinhas. As interações com o jogador também: Volta e meia ela lhe perguntará algo sobre sua vida pessoal, perguntará se ela está bonita, etc... Conforme os circuitos dela vão despertando, ela tem algumas reações fora de contexto, como ficar brava sem motivo aparente, demonstrações exageradas de alegria, tristeza, lhe dizer como ela entende tal sentimento, fazer joguinhos com o jogador (até um RPG ela desenvolve pra jogar conosco!) Dificilmente alguém consegue ficar indiferente a ela. Um dos personagens mais carismáticos que eu já vi em toda minha vida gamística.


tcf481285dcdba7c23e74d44e3286b26d.jpg



Os outros habitantes da ilha também possuem muita vida. o enredo é muito bem trabalhado o que ajuda o jogador a se familiarirar com as situações dos personagens.


Gráficos:


O jogo possui bonitos gráficos em 2D, com paletas bem coloridas e desenhado a estilo anime, mas não é o ponto forte do jogo. Em algumas partes poderia ter havido um capricho maior, como em cenas onde ocorre Zoom, os sprites seguem os mesmos, deixando o gráfico bem ruim - Apenas Josette e Bird possuem sprites para as cenas em Zoom e as normais. Apesar dos probleminhas, no geral o gráfico é bem agradável, e a animação é boa também. Temos que levar em consideraçào a limitação do N64 para gráficos 2D.

Já a parte os gráficos 3D do game...é ruim mesmo. sendo lançado no início da vida do N64, está bem abaixo de jogos como Mário 64 e Pilotwings 64. Mas como são pequenas as partes em 3d, não chega a incomodar.

No geral, podemos dizer que os gráficos cumprem o seu papel com louvor. Até mesmo porque quando vc se encantar com a Josette, os gráficos serão um pequeno detalhe.



Som:


Apesar da limitação dos cartuchos, o compositor Akihiko Mori fez um excelente trabalho com a trilha desse game. As músicas são excelentes e conbinam perfeitamente como clima do jogo. Recomendo escutar a trilha da introdução, para se ter uma idéia. A trilha sonora é tão boa que rendeu uma soundtrack lançada no japão na época do lançamento. Ainda estou procurando para down, mas nada feito. Realmente uma das melhores trilhas sonoras do N64.



Considerações finais:



O jogo é extenso, ainda não o zerei. estou no começo do segundo capítulo e já achava que estava zerando o game... Mas o jogo é divido em três capítulos, onde o primeiro capítulo inteiro é basicamante o da comunicação. A trama dos siliconianos e do "j" começa a se desenrolar mais profundamente no segundo capítulo.

O jogo fez um relativo sucesso no japão. A personagem principal ganhou até um mangá próprio, itens, brinquedos... então o jogo que era destinado exclusivamente ao público Japones, despertou interese nos Eua e chegou até nós.
Lembro exatamente quando esse jogo chegou aqui lá pelo final de 1996: Acho que todo mundo odiou o jogo . Primeiramente: por ser todo em japonês: ninguém conseguia entender direito como avançar no jogo e segundo, por causa dos gráficos: Na época do lançamento do N64, lançar um jogo em 2d era quase uma heresia, todos queriam algo 3D como Mario, 2d era passado...



Patch para tradução:

Em 2005, um fã resolve desenvolver uma tradução para o jogo. Foram 2 anos de trabalho até a finalização do projeto. A tradução e algumas sceens podem ser encontradas aqui: http://www.seiyuu.info/wpj2/



screen5k.jpg
screen2bo.jpg
screen3d.jpg





E então, em 2009, mais de 10 anos após o jogo ser lançado, finalmente consegui compreender o jogo. E para a minha surpressa, o jogo é uma jóia rara.
Recomendo a todos que gostam de RPG a dar uma chance ao jogo no emulador. Com certeza posso colocá-lo na lista de melhores jogos que joguei esse ano. Uma boa surpressa!


Tenho que dar graças a Deus pelos emuladores...senão iria deixar passar essa pérola.... VIVA!:D

Avaliação:

Gráficos: 8.5
Som: 9.0
Enredo: 9.0
Gameplay: 9.0
Diversão: 10


GERAL: 9.5


Recomendadíssimo para quem gosta de jogos "diferentes"!:yes:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo