Não consigo ativar XMP e nem setar a 3200mhz

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Juli0
  • Data de Início Data de Início

Juli0

Member
Comprei uma placa mãe nova, antes eu conseguia com outra placa e com mesmo processador setar em 3200 e o XMP 3200
Agora nessa PC tenho uma mémoria que eu já usava antes de 8gb Kingston Fury e aqui comprei recentemente é 8gb Hiksemi, ambas 3200mhz

Minha pm atual é ASUS Prime B450m-a II e processador Ryzen 9 3900x

O que fazer mais?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei uma placa mãe nova, antes eu conseguia com outra placa e com mesmo processador setar em 3200 e o XMP 3200
Agora nessa PC tenho uma mémoria que eu já usava antes de 8gb Kingston Fury e aqui comprei recentemente é 8gb Hiksemi, ambas 3200mhz

O que fazer mais?
Eu também já mexi na voltagem

Última edição:

O que fazer mais?

Sozinhas elas funcionam corretamente? Duas memórias diferentes sempre é uma roleta russa.

O que fazer mais?

Memória chinesa quase sempre é um problema.
Já tentou dar boot só com a memória Hiksemi no micro?

Acho que não memória ruim ou com problema, fiz vários tes com elas e não aceitou
Será incompatibilidade entre a placa mãe e as RAM?

Última edição:
Acho que memória ruim ou com problema, fiz vários tes comas e não aceitou
Será incompatibilidade entre a placa mãe e as RAM?
Não entendi se foi isso que vc quis dizer mas caso a memória Hiksemi não tenha funcionado sozinha na placa mãe provavelmente é incompatibilidade ou mesmo defeito sim.

Caso haja tempo hábil (7 dias após o recebimento) sugiro devolver a memória recém comprada e sair atrás de um novo par de memórias iguais e de marca conhecida quando for possível.

Por fim, duas dicas:

- Lembre-se de dar Clear CMOS cada vez que fizer essas alterações (tirar uma memória, colocar outra, invertê-las, etc.) para que as configurações de Bios sejam limpas, às vezes resolve esse tipo de coisa, caso não saiba como fazer isso no manual da placa mãe há instruções;
- É importante que as memórias sejam iguais a nível de part number e não apenas marca/modelo/clock, por isso, não recomendo sair atrás de outro pente Kingston pois há grandes chances dele ser diferente do que vc já tem, e acabar caindo no mesmo problema.

Não entendi se foi isso que vc quis dizer mas caso a memória Hiksemi não tenha funcionado sozinha na placa mãe provavelmente é incompatibilidade ou mesmo defeito sim.

Caso haja tempo hábil (7 dias após o recebimento) sugiro devolver a memória recém comprada e sair atrás de um novo par de memórias iguais e de marca conhecida quando for possível.

Por fim, duas dicas:

- Lembre-se de dar Clear CMOS cada vez que fizer essas alterações (tirar uma memória, colocar outra, invertê-las, etc.) para que as configurações de Bios sejam limpas, às vezes resolve esse tipo de coisa, caso não saiba como fazer isso no manual da placa mãe há instruções;
- É importante que as memórias sejam iguais a nível de part number e não apenas marca/modelo/clock, por isso, não recomendo sair atrás de outro pente Kingston pois há grandes chances dele ser diferente do que vc já tem, e acabar caindo no mesmo problema.
Kkk agora que percebi ficou bem errado confuso o que eu escrevi, editei

E essa placa mãe não está setando pra 3200mhz nem na Kingston

Consegui por 3200mhz na memória da Kingston, mas fica fechando programas, tela azul e reiniciando a máquina
Já mexi de todo jeito na BIOS. Alguma dica orientação pra mim, pfv

Consegui por 3200mhz na memória da Kingston, mas fica fechando programas, tela azul e reiniciando a máquina
Já mexi de todo jeito na BIOS. Alguma dica orientação pra mim, pfv
Se o perfil XMP não estava dando certo e vc fez os ajustes manualmente algum parâmetro pode estar errado (latência muito agressiva, voltagem baixa, etc.), causando a instabilidade.

Memória está no slot A2? Vamos voltar ao básico, compartilhe alguns prints do CPU-Z conosco (de todas as abas).

Se não souber como postar imagens pode usar o https://postimages.org/pt-br/, basta copiar o link e colar aqui.

Me orientaram a fazer essa dúvida aqui..

Essa placa mão aguenta de boa overclock pesado de CPU e RAM?​

ASUS Prime B450m-a II

Essa placa mão aguenta de boa overclock pesado de CPU e RAM?​

ASUS Prime B450m-a II
Ela nem tá fazendo overclock mesmo no meu Ryzen 9 5990x, só vai até 4.5ghz
Já mexi muito na voltagem
Faço no AMD Master, BIOS acho complicado

Sim, melhor concentrar, estamos aguardando os prints sugeridos no post anterior também para tentar ajudar com as memórias.

Ela nem tá fazendo overclock mesmo no meu Ryzen 9 5990x, só vai até 4.5ghz
Já mexi muito na voltagem
Faço no AMD Master, BIOS acho complicado
Em termos de processamento o que vc espera conseguir?

Já tentou PBO? Temos um tópico dedicado no topo da seção, recomendo a leitura desde o primeiro post (link).

Sim, melhor concentrar, estamos aguardando os prints sugeridos no post anterior também para tentar ajudar com as memórias.

Em termos de processamento o que vc espera conseguir?

Já tentou PBO? Temos um tópico dedicado no topo da seção, recomendo a leitura desde o primeiro post (link).
Queria chegar nos 5 GHz
Como eu disse, mexer na BIOS dessa placa tô achando difícil. Até deixei PBO ativado, mas não ajudou em nada no programa Master
Tô lendo esse tópico tbm que você me passou

Queria chegar nos 5 GHz
Acho que vc está sendo bem otimista e o "problema" não é a placa mãe, pesquise um pouco mais que vc vai ver que a média é bem abaixo disso.

Como eu disse, mexer na BIOS dessa placa tô achando difícil. Até deixei PBO ativado, mas não ajudou em nada no programa Master
Escolha um deles, mexer em ambos só vai fazer uma configuração "brigar" com a outra, pessoalmente prefiro fazer no Bios, assim não fica dependente de nenhum software no Windows mas vai do gosto de cada um.

Seguindo adiante, usar um pente de memória em single channel (e provavelmente num clock baixo) faz qualquer centavo extra que consiga no processador não ser aproveitado pois a memória acaba segurando o desempenho de tudo, mas aparentemente vc não se importa com isso então não vou insistir mais neste ponto.

Users who are viewing this thread

Voltar