• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Não entra na BIOS, tela preta. (Win funcionando perfeitamente)

marcos_barker

Member
Registrado
Placa-mãe:
ASUS TUF Gaming B550m WiFi II
BIOS: 2803

CPU:
Ryzen 5 5600

Cooler:
DeepCool Castle V2, 240mm

Memória RAM:
4 x 8 Asgard Valkyrie v5

GPU:
RX 6600m

Sistema operacional: Win 11 Pro

Fonte:
Super Flower Leadex V Gold Pro 750w


Problema:



O PC liga, aparece a imagem da Asus TUF, se eu clicar DEL ou F12 a tela fica preta eternamente e, depois de uns 15-20 segundos o led do teclado desliga. Se eu não tentar entrar na BIOS o Windows inicia normalmente e funciona perfeitamente em jogos e etc.

  • Fiz os seguintes testes e todos tiveram o mesmo comportamento de tela preta os apertar o Del para entrar na BIOS:
  • Um monitor LG antigo
    • Cabo HDMI em uma entrada DVI
    • Cabo HMI com adaptador VGA
  • Um monitor Samsung, cabo HDMI em uma entrada HDMI
  • Duas TV`s, cabo HDMI entrada HDMI
  • Em um monitor novo LG
    • Cabo DP em uma entrada DP
    • Cabo HMI em uma entrada HDMI

OBS: Em contato com a Asus me deram as seguintes respostas:

194361387-bd7bb8f8-8039-4daf-b73e-b57ee8eeac39.png


194361436-4237ed11-28de-4ca5-9ce9-777cb3865505.png
 
Se fosse uma GPU Nvidia mais antiga eu falaria pra dar uma olhada nas atualizações de firmware que corrigiam esse tipo de coisa mas obviamente não é o caso.

Windows original? TPM e Secure Boot estão ativados? Percebi uns comportamentos similares quando estava fuçando nessas opções para atualizar para o W11 no meu PC de casa.

No meu caso a tela não ficava preta, mas utilizo 2 monitores em portas distintas e o que exibia POST/BIOS mudou após a ativação dessas opções, provavelmente é algo relacionado a isso.
 
Se fosse uma GPU Nvidia mais antiga eu falaria pra dar uma olhada nas atualizações de firmware que corrigiam esse tipo de coisa mas obviamente não é o caso.

Windows original? TPM e Secure Boot estão ativados? Percebi uns comportamentos similares quando estava fuçando nessas opções para atualizar para o W11 no meu PC de casa.

No meu caso a tela não ficava preta, mas utilizo 2 monitores em portas distintas e o que exibia POST/BIOS mudou após a ativação dessas opções, provavelmente é algo relacionado a isso.

O Windows é original sim. Deu uma olhada aqui no 'Resumo do Sistema', o 'Modo da BIOS' esta como 'UEFI', porem o 'Estado da inicialização Segura' esta como 'Desativado'. O TPM acredito estar ativado, diz 2.0

194375861-21605e5b-0c8f-420a-9e4e-3c89327caada.png


194375865-63c34922-7bdc-409b-a5fd-bb0315988f7d.png
 
O Windows é original sim. Deu uma olhada aqui no 'Resumo do Sistema', o 'Modo da BIOS' esta como 'UEFI', porem o 'Estado da inicialização Segura' esta como 'Desativado'. O TPM acredito estar ativado, diz 2.0

194375861-21605e5b-0c8f-420a-9e4e-3c89327caada.png


194375865-63c34922-7bdc-409b-a5fd-bb0315988f7d.png
Placa-mãe:
ASUS TUF Gaming B550m WiFi II
BIOS: 2803

CPU:
Ryzen 5 5600

Cooler:
DeepCool Castle V2, 240mm

Memória RAM:
4 x 8 Asgard Valkyrie v5

GPU:
RX 6600m

Sistema operacional: Win 11 Pro

Fonte:
Super Flower Leadex V Gold Pro 750w


Problema:


O PC liga, aparece a imagem da Asus TUF, se eu clicar DEL ou F12 a tela fica preta eternamente e, depois de uns 15-20 segundos o led do teclado desliga. Se eu não tentar entrar na BIOS o Windows inicia normalmente e funciona perfeitamente em jogos e etc.

  • Fiz os seguintes testes e todos tiveram o mesmo comportamento de tela preta os apertar o Del para entrar na BIOS:
  • Um monitor LG antigo
    • Cabo HDMI em uma entrada DVI
    • Cabo HMI com adaptador VGA
  • Um monitor Samsung, cabo HDMI em uma entrada HDMI
  • Duas TV`s, cabo HDMI entrada HDMI
  • Em um monitor novo LG
    • Cabo DP em uma entrada DP
    • Cabo HMI em uma entrada HDMI

OBS: Em contato com a Asus me deram as seguintes respostas:

194361387-bd7bb8f8-8039-4daf-b73e-b57ee8eeac39.png


194361436-4237ed11-28de-4ca5-9ce9-777cb3865505.png
Eu estou com exatamente o mesmo problema que você.

Conseguiu resolver ?
Meu setup é muito parecido com o seu

Placa-mãe:
ASUS TUF Gaming B550m-plus
BIOS: 2803
CPU:
Ryzen 5 5600x

Memória RAM:
2 x 8 Asgard Valkyrie v5

GPU:
RTX 3060
Sistema operacional: Win 11 Pro
 
Eu estou com exatamente o mesmo problema que você.

Conseguiu resolver ?
Meu setup é muito parecido com o seu

Placa-mãe:
ASUS TUF Gaming B550m-plus
BIOS: 2803
CPU:
Ryzen 5 5600x

Memória RAM:
2 x 8 Asgard Valkyrie v5

GPU:
RTX 3060
Sistema operacional: Win 11 Pro

Não consegui resolver. Estou tentando pegar emprestado ou comprar uma dessas placas de video bem simples, essas só para dar video, para ver se resolve. Esse lance da placa mais simples foi uma alternativa da Asus.

De fato estou vendo que a tua config é bem proxima a minha mesmo. Um teste que fiz foi testar todas as BIOS disponiveis e, nada, mesmo comportamento sempre.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@LordDarunia você chegou a testar o PC com outra placa de video ou com outras memorias para ver se o lance da tela preta na BIOS perciste da mesma forma?
 
Última edição:
Não consegui resolver. Estou tentando pegar emprestado ou comprar uma dessas placas de video bem simples, essas só para dar video, para ver se resolve. Esse lance da placa mais simples foi uma alternativa da Asus.

De fato estou vendo que a tua config é bem proxima a minha mesmo. Um teste que fiz foi testar todas as BIOS disponiveis e, nada, mesmo comportamento sempre.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@LordDarunia você chegou a testar o PC com outra placa de video ou com outras memorias para ver se o lance da tela preta na BIOS perciste da mesma forma?
Testei com uma placa de vídeo mais simples, mas memória não consegui
 
@marcos_barker Encontrei esse vídeo e o cara relata problemas em relação a essas memórias valkyrie
Você já testou com outras memórias ?



Já tinha visto esse vídeo, as memórias especificamente Ton funcionaram, me parece que a única coisa que ele não conseguiu fazer foi colocar 4 pentes a 3600Mhz o que de fato é improvável conseguir mesmo usando memorias consagradas, no caso dele ele ainda usou pentes de modelos diferentes rs.

Um outro ponto que observei foi, ele fala dos chips ChangXin ou Nanya, aqui os chips são da Samsung. Essas memórias tem anúncios com preços discrepantes, as vezes a galera acha que é uma promoção e não é, se trata de anúncios de memorias com chips diferentes, inclusive essas memorias tem uma versão de Cl14.

Vi um pessoal que não consegue entrar na BIOS, porem a tela com a logo ASUS congela e não passa disso, aqui o PC funciona normal, jogo de tudo, 100% estável.

Fiz bastante testes em frequências diferentes, como não consigo entrar na BIOS alterei as frequências pelo Ryzen Master. Com 4 pentes consigo rodar a 3466Mhz e com 2 pentes consigo rodar a 3800Mhz, estável nas duas configurações.


De fato essas memorias não aparecem entre as Asgard compatíveis para essa placa mãe (memorais testadas pela Asus), como não estão na lista, não posso descartar que o problema de não entrar na BIOS possa ser elas. O que ainda sim é bem estranho, o PC funcionar todo normalmente e apenas não entrar na BIOS.


Respondendo a tua pergunta, não testei com outra memoria, não consegui emprestado para testar, mas estou querendo no mês que vem fazer um up das memorias, colocar dois pentes de 16Gb para conseguir uma frequência maior, ai vou poder fazer esse teste.
 
Já tinha visto esse vídeo, as memórias especificamente Ton funcionaram, me parece que a única coisa que ele não conseguiu fazer foi colocar 4 pentes a 3600Mhz o que de fato é improvável conseguir mesmo usando memorias consagradas, no caso dele ele ainda usou pentes de modelos diferentes rs.

Um outro ponto que observei foi, ele fala dos chips ChangXin ou Nanya, aqui os chips são da Samsung. Essas memórias tem anúncios com preços discrepantes, as vezes a galera acha que é uma promoção e não é, se trata de anúncios de memorias com chips diferentes, inclusive essas memorias tem uma versão de Cl14.

Vi um pessoal que não consegue entrar na BIOS, porem a tela com a logo ASUS congela e não passa disso, aqui o PC funciona normal, jogo de tudo, 100% estável.

Fiz bastante testes em frequências diferentes, como não consigo entrar na BIOS alterei as frequências pelo Ryzen Master. Com 4 pentes consigo rodar a 3466Mhz e com 2 pentes consigo rodar a 3800Mhz, estável nas duas configurações.


De fato essas memorias não aparecem entre as Asgard compatíveis para essa placa mãe (memorais testadas pela Asus), como não estão na lista, não posso descartar que o problema de não entrar na BIOS possa ser elas. O que ainda sim é bem estranho, o PC funcionar todo normalmente e apenas não entrar na BIOS.


Respondendo a tua pergunta, não testei com outra memoria, não consegui emprestado para testar, mas estou querendo no mês que vem fazer um up das memorias, colocar dois pentes de 16Gb para conseguir uma frequência maior, ai vou poder fazer esse teste.
Minha memória também é chip da Samsung.
A situação sua é exatamente a mesma que a minha.
Eu uso normal meu pc, só não consigo entrar na bios pq na hora que tento fica travado em tela preta.
Achei interessante esse vídeo pq ele comenta sobre problemas desse tipo.
Eu estava acreditando que o problema era com minha placa de vídeo (RTX 3060), mas como você usa outra placa de vídeo eu meio que acabei descartando essa possibilidade e creio que deva ser problema com a memória mesmo.
Se eu conseguir fazer o teste com outras memórias eu aviso aqui
 
Ainda não consegui.
Por enquanto estou usando o PC do jeito que dá mesmo.

O XMP, alterar frequência, voltagem e etc... das memorias da para fazer fora da BIOS. A única coisa que preciso mesmo fazer na BIOS é ativar o Resizable BAR, esse não tem outra forma de ativar.
 
Eu nem pesquisei como fazer isso, é fácil ?
Se puder compartilhar a configuração de xmp, frequência e voltagem que usou.
 
Eu nem pesquisei como fazer isso, é fácil ?
Se puder compartilhar a configuração de xmp, frequência e voltagem que usou.

@LordDarunia desculpe a demora em responder. É tranquilo para fazer sim.

Programa: Ryzen Master (https://www.amd.com/pt/technologies/ryzen-master)

Ai voce escolhe uns dos perfis para personalizar, aqui renomeei um deles de "XMP".

197862232-d1320581-8979-415e-8194-50769d4ad2cc.png


Aqui usando 4 pentes, consegui deixar estavel as memorias a 3534Mhz com 1.35v. Acredito que se mexer um pouco, da para deixar as 4 em 3600Mhz. Com 2 pentes consegui estabilidade com 3800Mhz.


Você coloca a frequencia que quer no Memory Clock (metade) tem um multiplicador 2x. Depois Clica em Apply & Test.
 
Pois é, galera. Mesmo problema que vocês. Mesma placa mãe - ASUS TUF Gaming B550m-plus, e mesmas memórias - Asgard Valkyrie V5 2x8GB.

Placa-mãe:
ASUS TUF Gaming B550M-Plus
BIOS: 2803

CPU:
Ryzen 5 5600

Memória RAM:
2x8 Asgard Valkyrie v5

GPU:
RTX 2060

Alguém conseguiu fazer os testes com outras memórias p ver se a bios dá vídeo?
 
Última edição:
Com saída HDMI consigo vídeo, na DVI não.
Meu monitor é 240hz, será que isso tem relação?

Placa-mãe:
ASUS TUF Gaming B550M-Plus
BIOS: 1401

CPU:
Ryzen 5 5600X

Memória RAM:
2x8 Hyperx Fury 3200hz

GPU:
RTX 1060
 
Galera, vi que n fizeram o teste com outras memórias, então tô passando p dar um update p vocês.

Fiz um teste com duas memórias Team Group de 8GB e consegui acessar a bios normalmente. O problema realmente está relacionado as memórias Asgard Valkyrie V5, pq em seguida fiz o teste novamente com elas, e não consigo acessar a bios utilizando essas memórias.

Tmb pensei que pudesse ser algo relacionado a resolução da bios em relação ao meu monitor, mas tmb descartei isso. Meu monitor é um Warrior 24 Pol. 144HZ e acessei a bios normalmente na resolução dele utilizando as memórias Team Group.
Além de tudo isso, você consegue encontrar outros comentários de compradores no Aliexpress com o mesmo problema em placas da linha Asus, especialmente a B550.

Acredito que essas informações já reduzam drasticamente esse erro de acesso a bios. Minha sugestão é que vendam essas memórias e comprem outras, assim como vou fazer.

Abraços!
 
Última edição:
Poxa mano
Muito obrigado pelo feedback
Eu estou pensando em trocar de memória em breve
Só estava esperando esse feedback para ter certeza
Mais uma vez obrigado.
 
Pois é, galera. Mesmo problema que vocês. Mesma placa mãe - ASUS TUF Gaming B550m-plus, e mesmas memórias - Asgard Valkyrie V5 2x8GB.

Placa-mãe:
ASUS TUF Gaming B550M-Plus
BIOS: 2803

CPU:
Ryzen 5 5600

Memória RAM:
2x8 Asgard Valkyrie v5

GPU:
RTX 2060

Alguém conseguiu fazer os testes com outras memórias p ver se a bios dá vídeo?
Testei outas memórias em meu PC e o problema persiste.


Eu troquei minha placa de vídeo, peguei a 3060! E o problema solucionou parcialmente.
Antes o monitor só ligava no windows, agora ele liga para aparecer o nome da placa, logo após eu ligar o PC, mas logo em seguida ele desliga e volta a ligar só no windows.
 
Testei outas memórias em meu PC e o problema persiste.


Eu troquei minha placa de vídeo, peguei a 3060! E o problema solucionou parcialmente.
Antes o monitor só ligava no windows, agora ele liga para aparecer o nome da placa, logo após eu ligar o PC, mas logo em seguida ele desliga e volta a ligar só no windows.
Acredito que seu problema não seja o mesmo que o nosso.
No nosso caso a suspeita eram as Memórias Valkyrie.
 
Vocês estão com dual channel na posição do slot A2 / B2? Com uma "dá vídeo" ou também trava?
O perfil xmp dessas memórias deve ter algum problema, mas talvez se contorne em jogar para o modo manual a primeira página (não deixar o DOCP e nem em AUTO) e não escolher o perfil XMP, apena o clock referente a memória e deixar ela pegar no automático (geralmente tem mais perfis naquela faixa de clock, não sendo o específico do fabricante em XMP, com latências mais altas).
Como outra tentativa se travar, tenta no modo manual jogar para o clock em menos 2 na escala (3200 jogar para 3000, 3600 para 3466 ou 3400 e por aí vai).
 
Placa-mãe:
ASUS TUF Gaming B550m WiFi II
BIOS: 2803

CPU:
Ryzen 5 5600x

Memória RAM:
4 x 8 Asgard Valkyrie v5

GPU:
RTX 3060

Sistema operacional: Win 11 Pro

Rapaziada, eu tava com o mesmo problema ultimamente, creio que foi depois que adicionei os dois novos pentes de 8GB, por que antes disso eu conseguia acessar a bios tranquilamente

Enfim, demoraram um pouco pra aprovarem a minha conta e invés de vir pedir ajuda, vim dizer o que funcionou pra mim porque finalmente consegui acessar a bios

Tentei diversas coisas como resetar o CMOS, retirar a pilha, iniciar sem placa de video(essa eu nem sei pq tentei dado que meu processador n tem video integrado), limpei todas as memórias ram, testei com quantidades diferentes de ram, mas o que funcionou foi manter apenas um pente de memória ram no slot A2 da placa mãe(que é o canal principal de dual channel da placa)

Espero que ajude alguém
 
Amigos, estou enfrentando o mesmo problema...
Comprei as peças todas novas, estou desapontado!!
Ryzen 5 5600, B550m MSI MORTAR, RTX 306 GAINWARD e 2x16GB ASGARD W2 (chip samsung).
PC funcionando normalmente, jogos, benchmark e etc.
Será que realmente o problema é são as memórias ?
 
Amigos, estou enfrentando o mesmo problema...
Comprei as peças todas novas, estou desapontado!!
Ryzen 5 5600, B550m MSI MORTAR, RTX 306 GAINWARD e 2x16GB ASGARD W2 (chip samsung).
PC funcionando normalmente, jogos, benchmark e etc.
Será que realmente o problema é são as memórias ?

Está com Secure Boot ativo ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo