não existem mais gabinete não transparentes na lateral?

Os caras tão puto com você @igormp porque você não se importa com as temperaturas do TEU computador :limo:
Eu puto? Nah... saí pra lá... Eu to falando tem é tempo que o processador é dele e ele faz o que ele quiser, ele que continua puxando assunto, só estou respondendo ^^
Não quero deixar ele falando sozinho.. la vai eu responder denovo.. k

Falso, isso é noia de gaymer médio que tem tara em jogar vendo estatísticas do afterburner na tela. Em ambientes de uso profissional é comum ter GPUs e CPUs rodando à 100% por horas em 80º+ (e esses chips saem do mesmíssimo wafer que a dos nosso produtos).

Falso também, assumiu errado, e isso eu confirmo pq realmente faço uso da CPU constantemente e notaria diferenças em desempenho.


Eu acho graça e gosto de dar palco pra doido kkkkkkkkkkk
Faz oque você quiser irmão... A proposito, esse comentário homofóbico seu não será bem visto pelos mods...
Ignorância é tão assustador...
:limo:
 
A proposito, esse comentário homofóbico seu não será bem visto pelos mods...
A piada é mais velha que tudo, e ninguém nunca se ofendeu por isso. Caso vc realmente se sinta ofendido pelo termo só avisar que aí dá pra rever o uso :joia:
Ignorância é tão assustador...
Falando sobre ignorância, se quiser ler uns papers sobre isso de temperatura e durabilidade de componentes tem umas pesquisas bem legais, tipo a do GPUBurn (que eu já contribuí pro software), onde só viram erros e envelhecimento precoce do IC com a GPU acima de 160º:

Fora muitos outros que propõem aumentar a temperatura ambiente de DCs pra reduzir o delta de temperatura de componentes e diminuir falhas/aumentar eficiência.
 
Aham... ta "s"erto...
:limo:

@CaptainFantastic Pro brother ai até 160º C na GPU ta da boas...
:limo:
 
Odiei a parte da fonte ser separada e ter essa "capa" separando, atrapalha o airflow da segunda GPU e torna impossível usar o último slot PCIe.


Assunto velho, mas... Como PSU cover também virou padrão (igual a janela da "cristaleira da vovó", de uma analisada na estrutura, geralmente esta parte é arrebitada e dá para remover, como ponto negativo vai deixar a estrutura do gabinete com mais flexão.
 
Sem vidro na lateral tem também o Cougar Purity - mini tower (mobo miniATX, GPU 305mm), mas o airflow é bem meh, só uma fresta lateral na frente.
Num review gringo disseram que dá para tirar a "porta frontal", mas é presa por pressão, para ficar prático teria que mudar para imãs:

385pc4000031.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cooler Master Elite 500 - mid-tower.

e500-knnn-s004.jpg


Já suporte para fan na lateral neste tipo de gabinete não tem mais, isso era coisa de 2010-2015 e com a moda do vidro lateral foi esquecido.

O (caro) Fractal Design North Mesh , permite instalar até dois fans numa moldura sob a lateral mesh, mas testes mostram que fans nesta posição não é efetivo, na verdade piorou a temperatura da GPU 1 grau.

Similar ao que ocorre quando coloca fans sobre o PSU cover soprando na GPU, causa aumento da temperatura do CPU.

North_White_Mesh_17-Exploded-View-1440x1440.jpg


No Pichau HX100 metal também dá para instalar fans do lado da GPU - numa moldura sob o mesh da tampa lateral, mas é gabinete SFF, ou seja pequeno e apertado.
Vi esse comentário pesquisando sobre o meu gabinete, o Cougar Purity, então vou trazer minha solução que arranjei aqui:
Falando com um cara que conheci da Austrália , ele tinha feito a adaptação do painel frontal em 3dprint, a partir do STL dele eu adaptei o arquivo para STEP e levei para uma CNC, e ai está o resultado!
kpCy5ks.png

yjJTpf7.jpeg

tR3n6Mw.jpeg
 
Lembrei agora desse tópico e desse mod aí, acho que vou comprar isso pra colocar na lateral e dar uma ajudinha nas GPUs junto com umas 2~3 fans baratas.
Comprei e deu ruim pq a altura das fans faz elas baterem no meu cooler, acabou que não serviu de nada, só deixei o bracket com as fans largados na lateral do gabinete na frente das GPUs mesmo :bem:

Ainda bem que não custou nem 20 conto.
ajeita isso pelo amor de deus fera :oremos:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


então ajuda mesmo quando é só 1 gpu, só não sei no seu caso pq uma das placas não deixa a outra respirar, mas vale a pena o teste
Pra sua alegria, aproveitei pra instalar e ajeitei a fan e coloquei uma a mais, também fiz uns benchs, antes a GPU de cima batia 87º relativamente rápido e dava uma reduzida nos clocks por causa disso, agora demora bem mais pra chegar nessas temperaturas, pra testes rápidos fica no máximo em uns ~77º, pra workloads mais longos ela chega nos 84~85º porém com clocks mais altos que antes, lembrando que ambas estão com power limit em 275W.

yOVjEei.png


3 fans por menos de 110 reais + o bracket que não foi ne 20 reais, e o hub de fan que eu tinha comprado há anos e não lembro do preço, achei ok.
 
Comprei e deu ruim pq a altura das fans faz elas baterem no meu cooler, acabou que não serviu de nada, só deixei o bracket com as fans largados na lateral do gabinete na frente das GPUs mesmo :bem:

Ainda bem que não custou nem 20 conto.

Pra sua alegria, aproveitei pra instalar e ajeitei a fan e coloquei uma a mais, também fiz uns benchs, antes a GPU de cima batia 87º relativamente rápido e dava uma reduzida nos clocks por causa disso, agora demora bem mais pra chegar nessas temperaturas, pra testes rápidos fica no máximo em uns ~77º, pra workloads mais longos ela chega nos 84~85º porém com clocks mais altos que antes, lembrando que ambas estão com power limit em 275W.

yOVjEei.png


3 fans por menos de 110 reais + o bracket que não foi ne 20 reais, e o hub de fan que eu tinha comprado há anos e não lembro do preço, achei ok.
boa pra 2a. parte, quanto a 1a. parte eu acho que vc precisaria de fans slim, que tem 1cm a menos de comprimento, mas aí seria mais gastos haha então pra não ter isso que tal pegar essas duas fans do bracket que não coube, e colocar no teto do gabinete? lá na furação de cima de trás e na de cima do meio, isso vai te reduzir mais alguns graus
 
Última edição:
Se eu comprar esse adaptador com fans extras aí vou ter de procurar o meu hub de fan pra instalar elas, nesse caso eu prometo que ajeito isso também kkkkkkkk

Até vi umas Artic P12 no ali, mas não tô a fim de pagar mais de 20 conto em cada fan não. Vi na pichau que tem umas sem rgb por 10~15 reais cada, acho que vou nelas :haha:

Então, eu ia colocar as fans na vertical mesmo, em pé do lado das duas GPUs, fazendo ar correr do painel lateral em direção a mobo.
Acho que essa ideia funciona pq os fins do heatsink das duas GPUs é na vertical, vide:
7952-top.jpg

8200-top.jpg

Aí o ar ia passar bem por elas (caso não cause muita turbulência com o ar das fans da própria GPU)
Faz mais sentido ao contrário, puxando o ar quente que a GPU vai expelir naturalmente pela lateral, ja que do outro lado tem a Mobo bloqueando o fluxo de ar.
O porem é que por ser grande, também deve acabar trabalhando contra os fans da propria GPU, ja que iria puxar um pouco do ar que vem de baixo tb.

Ou colocaria eles em pé, com o topo dos fans abaixo da GPU, jogando ar pra dentro do gabinete, ou então puxando o ar quente de dentro, com os fans levemente acima da GPU.
 
boa pra 2a. parte, quanto a 1a. parte eu acho que vc precisaria de fans slim, que tem 1cm a menos de comprimento, mas aí seria mais gastos haha então pra não ter isso que tal pegar essas duas fans do bracket que não coube, e colocar no teto do gabinete? lá na furação de cima de trás e na de cima do meio, isso vai te reduzir mais alguns graus
Ela tá exatamente como na foto, solta do lado da gpu.
A ideia dessas fans era ficarem na gpu mesmo, colocar no teto ia ser meio inútil pra ajudar a gpu de cima.
Faz mais sentido ao contrário, puxando o ar quente que a GPU vai expelir naturalmente pela lateral, ja que do outro lado tem a Mobo bloqueando o fluxo de ar.
O porem é que por ser grande, também deve acabar trabalhando contra os fans da propria GPU, ja que iria puxar um pouco do ar que vem de baixo tb.

Ou colocaria eles em pé, com o topo dos fans abaixo da GPU, jogando ar pra dentro do gabinete, ou então puxando o ar quente de dentro, com os fans levemente acima da GPU.
Não sei se "puxar" o ar quente ia funcionar, a gpu de cima tá esquentando pq basicamente não consegue movimentar o ar, na minha cabeça jogar ar nela (no sentido do heatsink) ajudaria mais. Mas isso é algo q posso testar fácil depois, como o bracket e as fans tão soltos é só eu virar de cabeça pra baixo :haha:

Não entendi a sua segunda ideia de deixar elas "em pé", teria como explicar melhor?
 
Ela tá exatamente como na foto, solta do lado da gpu.
A ideia dessas fans era ficarem na gpu mesmo, colocar no teto ia ser meio inútil pra ajudar a gpu de cima.

Não sei se "puxar" o ar quente ia funcionar, a gpu de cima tá esquentando pq basicamente não consegue movimentar o ar, na minha cabeça jogar ar nela (no sentido do heatsink) ajudaria mais. Mas isso é algo q posso testar fácil depois, como o bracket e as fans tão soltos é só eu virar de cabeça pra baixo :haha:

Não entendi a sua segunda ideia de deixar elas "em pé", teria como explicar melhor?
colocando no teto vc ia jogar pra fora mais ar quente de dentro do gabinete, os de teto fazem melhor exaustão de ar quente do que o traseiro por isso que poderia ajudar
 
colocando no teto vc ia jogar pra fora mais ar quente de dentro do gabinete, os de teto fazem melhor exaustão de ar quente do que o traseiro por isso que poderia ajudar
Mas aí que tá, o ar quente tá todo concentrado na parte de baixo onde ficam as GPUs. A parte de cima parece ficar bem de boas. Por esse ponto de vista do ar quente, a ideia do colega de virar as fans pra jogarem ar fora ao invés de puxar talvez sirva mais.
 
Mas aí que tá, o ar quente tá todo concentrado na parte de baixo onde ficam as GPUs. A parte de cima parece ficar bem de boas. Por esse ponto de vista do ar quente, a ideia do colega de virar as fans pra jogarem ar fora ao invés de puxar talvez sirva mais.
aí só saberá testando mesmo, pq mesmo que a parte de cima fique mais fria do que a de baixo (no caso o processador e ram), a temperatura no geral é afetada quando tem mais ar quente próximo, é bem comum vc colocar fans exaustores no teto e ver a gpu reduzir 3 a 4 graus
 
aí só saberá testando mesmo, pq mesmo que a parte de cima fique mais fria do que a de baixo (no caso o processador e ram), a temperatura no geral é afetada quando tem mais ar quente próximo, é bem comum vc colocar fans exaustores no teto e ver a gpu reduzir 3 a 4 graus
Acho que o melhor jeito pra resfriar seria fazer algo bem estilo servidor, com fans imediatamente na frente da GPU forçando muito ar a passar e saindo pela parte de trás do case, mas aí seria barulhento demais e eu prefiro deixar a GPU sofrendo mesmo kkkkkk
 
Acho que o melhor jeito pra resfriar seria fazer algo bem estilo servidor, com fans imediatamente na frente da GPU forçando muito ar a passar e saindo pela parte de trás do case, mas aí seria barulhento demais e eu prefiro deixar a GPU sofrendo mesmo kkkkkk
você usa no linux né? eu não sei se tem msi afterburner ou similar nele pra vc mexer nos perfis de fan das gpus, eu mesmo nunca uso o perfil padrão, já vi várias placas que deixa bater 80 graus e a fan fica lá em 50% de rotação, por isso sempre crio uma curva personalizada pra aumentar mais a rotação apartir de tantos graus, pode te ajudar BASTANTE isso
 
você usa no linux né?
Sim.
eu não sei se tem msi afterburner ou similar nele pra vc mexer nos perfis de fan das gpus, eu mesmo nunca uso o perfil padrão, já vi várias placas que deixa bater 80 graus e a fan fica lá em 50% de rotação, por isso sempre crio uma curva personalizada pra aumentar mais a rotação apartir de tantos graus, pode te ajudar BASTANTE isso
Deve ter mas não acho que faça diferença, quando passa de 80º as fans ficam à 100% sem bronca.
 
Sim.

Deve ter mas não acho que faça diferença, quando passa de 80º as fans ficam à 100% sem bronca.
tem certeza? eu sinceramente nunca tive 1 placa de vídeo sequer que setava as fans a 100% no auto, e olha que teve uma vez que vi a 3060ti bater 87 graus na gpu e mesmo assim o perfil padrão da placa só deixava a ventoinha a 67% nesta situação
 
tem certeza? eu sinceramente nunca tive 1 placa de vídeo sequer que setava as fans a 100% no auto, e olha que teve uma vez que vi a 3060ti bater 87 graus na gpu e mesmo assim o perfil padrão da placa só deixava a ventoinha a 67% nesta situação
Sim, absoluta. Pode ser o perfil da gigabyte que é menos conservador.
 
aí só saberá testando mesmo, pq mesmo que a parte de cima fique mais fria do que a de baixo (no caso o processador e ram), a temperatura no geral é afetada quando tem mais ar quente próximo, é bem comum vc colocar fans exaustores no teto e ver a gpu reduzir 3 a 4 graus
Achei duas fans sobrando aqui, coloquei uma bem na frente das GPUs e a outra como exaustor no topo atrás, sinceramente não mudou muita coisa kkkkk
bKnxTbP.png
 
Aproveitando o tópico, eu tenho um Cooler Master K280 há 7 anos e pretendo fazer um UP para AM5 e quero manter o gabinete.

Também, como disseram, não gosto de RGB e nem lateral com vidro transparente.

Sobre o airflow, olhem que interessante a recomendação do site oficial:

280_3-bannerdesktop.png


Pois é, fan lateral jogando ar para dentro, nunca poderia imaginar isso.
 
alguém sabe algum nestas condições? que suporte fan na lateral, 3 fans de 140mm na frontal e claro sejam gradeados na frontal e teto? pois tem uns que são totalmente vedados mesmo deixando que se instale fans ali

Alternativa 1

Ux4Rj7w.jpeg


+
lM8oGMg.jpeg


Vantagens: Já tem furação pra uma, barato e não precisa encarar gabinete cheio de baia 5.25".
Desvantagem: Exige trabalho manual.


=============================================================


Alternativa 2
BcXxp8t.jpeg

+
BRHdJIu.jpeg

+
YtJ11X8.jpeg

Desvantagens: caro, complexo, possível mão-de-obra terceirizada.
Vantagens: classe e chiqueza não tem preço.


=====================================================================


Alternativa 3:
kEPYqJ0.jpeg

+

HbS2PLt.jpeg

+
U86XLf4.jpeg



Desvantagens: falta firmeza, gabinete destruído para acesso interno
Vantagens: reforçado, 100 Litros.
 
Achei duas fans sobrando aqui, coloquei uma bem na frente das GPUs e a outra como exaustor no topo atrás, sinceramente não mudou muita coisa kkkkk
bKnxTbP.png
12 graus de diferença de uma gpu pra outra, complicado, acho que só melhora aí trocando a pasta então e pouco viu
 
12 graus de diferença de uma gpu pra outra, complicado, acho que só melhora aí trocando a pasta então e pouco viu
Quando peguei as GPUs tava pior:
Chegou a criança, praticamente mesmo tamanho da minha 3090 atual, fiz todos os testes relevantes nela e ela incrivelmente é pouca coisa mais fria que a minha atual vision.
ujZIUJC.png


Por ser mais fria ganhou o cargo de ser a placa do topo, mas mesmo assim ela acabou sofrendo um bocado kkkk
mC6vt8U.png


Com ambas 330W a de cima começava a dar throttle em 90~91º kkkkkkkkkk
Pelo menos o desempenho praticamente dobrou, então tô bem satisfeito.

Por curiosidade, olha esse pedaço da nota fiscal que o cara me mandou, leve impressão de que a placa bateu pedra haha
GrldRPt.png



Quase isso, porém o dobro, mas tá tranquilo, elas sobrevivem.

Então as fans extras ajudaram a demorar mais pra GPU de cima começar a torrar, enquanto antes ela já ia pra 80º+ rapidinho.

Acho que nem trocando a pasta resolve, pra ser algo decente só se jogasse na água, fizesse alguma gambiarra pra transformar a GPU de cima em uma blower, ou trocasse a placa mãe por uma com espaçamento maior (aí a GPU de baixo não caberia no gabinete).

Vai ficar assim mesmo, tô mais que satisfeito kkkkk
 
leve em consideração a quantidade de fluxo de ar, que é dado em CFM e a pressão estática dada em mm/h2o e o ruído

Espero que esteja considerando resultados de fontes reputadas, de alguém que você confia ou você mesmo esteja medindo.

Se você me disser que acredita nos dados de fabricantes de fans, vou achar mais bizarro que seu Ryzen com 20TB de L$ e outras ideias mirabolantes.

a questão é que usar um processador em uma temperatura tão alta, daqui algum tempo você vai ficar sem ele, isso se ele já não estiver degradado

Negativo, chefe.

Simplificando ao máximo e dentro do contexto que estamos debatendo, o que degrada é tensão (V) e o que mata é corrente (A). Isso depende do tipo de IC ou circuito eletrônico, além das características inerentes de cada uarch, processo e fab responsável pelos wafers e mais um caminhão de coisa. O que pode acontecer é uma avalanche térmica causada por uma corrente de fuga (curto, baixa impedância) que aumenta a temperatura num círculo vicioso exponencial.

Eu não vou entrar na questão de expansão e contração de qualquer IC devido aos ciclos térmicos constantes. Por isso prefiro mil vezes comprar uma GPU usada em mineração do que uma que ficou só em joguinho. De qualquer modo, a placa do minerador vai durar 10 anos e a do gamer 9 anos e 8 meses.

honestamente me preocuparia mais ainda as temps da gpu, placa de vídeo é algo que a vida útil já é muito mais curta do que um processador

Como eu sempre digo e também abordado pelo colega logo acima, o povo é muito desesperado. Calma... Os chips modernos são absurdamente inteligentes, com telemetria real time de todo floorpan, e todo tipo de gates imagináveis.

As GPUs dele são 3090, assim como a minha. Nossa maior preocupação são os chips GDDR6X junto do projeto porco da Nvidia. Todas as 3080 e 3090 tem um VRM assimétrico que causa load desproporcional das linhas NVVDD (NVVDD output Power sum) via MSVDD do GA102 (seria equivalente ao uncore, vccsa em Intel e Vsoc em AMD). É isso que vai matar minha VGA, não o shunt mod pra 450W.

Consertaram na 3090Ti.

Só postei essa groselha toda porque essas historinhas de "Ah, temp muito alta", "Oh, preciso de 10 fans no meu O11D", "Xi, precisa fazer RMA" é tudo palpite misturado com preguiça de pesquisar direito". Não tô pegando no pé de ninguém; é que isso pode induzir alguém mais distraído a gastar dinheiro à toa, assim como incentivar práticas danosas, que nem o outro dizendo pra entupir o PC todo com WD-40.

Esqueçam as temperaturas e aceitem os problemas reais e sem solução... :fire:

Então as fans extras

xubVbcM.jpg


Só um paliativo...

Acho que nem trocando a pasta resolve, pra ser algo decente só se jogasse na água,

Correto:

ejCEm3N.jpg


LyeJm7t.jpg


A pasta original nessa altura já sofreu pump-out e solidificou. Use uma bem espessa e viscosa. Uso a Gelid Extreme mesmo, literalmente 0ºC diferença pras coisas do Der8auer, Kingpin e outros.

9rFtLjJ.jpg


Use isso no VRM, chokes, Vram. Melhorou um pentelho, mas isso nem importa. Não precisa ficar mais caçando espessura das pads e é uma mixaria.
 
A pasta original nessa altura já sofreu pump-out e solidificou. Use uma bem espessa e viscosa. Uso a Gelid Extreme mesmo, literalmente 0ºC diferença pras coisas do Der8auer, Kingpin e outros.

9rFtLjJ.jpg


Use isso no VRM, chokes, Vram. Melhorou um pentelho, mas isso nem importa. Não precisa ficar mais caçando espessura das pads e é uma mixaria.
Pra mim as temps tão aceitáveis, o trabalho de trocar pasta e colocar putty/trocar pads não justifica o trabalho pra mim, quem sabe no futuro (mas até lá talvez eu já tenha trocado as GPUs de toda forma).
 
Pra mim as temps tão aceitáveis, o trabalho de trocar pasta e colocar putty/trocar pads não justifica o trabalho pra mim, quem sabe no futuro (mas até lá talvez eu já tenha trocado as GPUs de toda forma).

Mas você vai desmontar o heatsink e reusar as pads originais?

Não entendi sobre o trabalho de colocar essa putty... só enrolar uma tripinha e colocar onde precisa... :shrug: A não ser que você tenha Parkinson, epilepsia ou alguma outra doença degenerativa... aí dificulta mesmo. 🤣
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo