AMD fala sobre código aberto e padrões abertos antes do evento "Advancing AI"
Em 14 de dezembro será anunciado anteriormente o lançamento dos processadores escaláveis “Emerald Rapids” de 5ª geração Xeon e Intel Core Ultra “Meteor Lake” por meio de um webcast da NASDAQ que a Intel está promovendo como o evento “AI Everywhere”. Enquanto isso, a AMD anunciou recentemente um evento “Advancing AI” para a semana anterior. Embora os detalhes sobre o evento AMD Advancing AI sejam leves, é ainda mais interessante agora com a AMD provocando padrões abertos e código aberto em torno do evento.
A
página do evento virtual AMD Advancing AI em 6 de dezembro diz simplesmente:
"Junte-se a nós para descobrir como a AMD e seus parceiros estão impulsionando o futuro da IA."
Muito possivelmente sobre a série AMD Instinct MI300 quando se pensa em tempo, ciclos de hardware e foco em IA. Mas o que me deixa ainda mais intrigado é que hoje eles também estão promovendo este evento Advancing AI como algo sobre padrões abertos e código aberto.
AMD
postou hoje no Twitter/X:
"Padrões abertos. Código aberto. Um ecossistema aberto de inovadores. A AMD está permitindo que a IA avance, para que os desafios mais importantes do mundo possam ser resolvidos. Abertamente."
Isso certamente despertou meu interesse antes deste evento. Isso poderia abranger como os aceleradores AMD Instinct (e outros produtos gráficos Radeon) têm drivers Linux de código aberto, a stack de computação ROCm de código aberto, etc., como é de código aberto e abraça um ecossistema aberto há anos... Embora espero que seja algo mais.
AMD promovendo elementos “abertos” para seu evento Advancing AI.
Eu sei que muitos leitores do Phoronix adorariam saber que o ROCm está chegando a mais hardware Radeon (de consumo). Lisa Su sinalizou
melhorar ainda mais o ROCm e levar sua stack de computação para mais hardwares. Eles disseram que
o ROCm chegaria a mais hardwares no final do ano, enquanto até agora isso rendeu
o RX 7900 XTX e o Radeon Pro W7900, enquanto as partes de nível inferior do RDNA3 Pro e hardware de consumidor ainda não tiveram suporte oficial para ROCm.
A triste lista de GPUs de consumo Radeon atualmente suportadas com ROCm 5 no Linux.
A lista de suporte do ROCm 5 para hardware Radeon Pro não é muito melhor.
Então, talvez como parte dos anúncios neste evento será lançado o ROCm para mais GPUs? Ou alguma outra implementação/iniciativa importante do ROCm?
O ROCm 4.0 foi lançado no final do ano, assim como
o ROCm 3.0 e
o ROCm 2.0, então o momento seria alinhado
se a AMD anunciasse o ROCm 6.0 neste evento de 6 de dezembro (sabemos como a AMD gosta de brincar com datas de anúncio, como quando as CPUs Ryzen de 7nm foram anunciado em 7/7, entre outros eventos claramente cronometrados).
Outra possibilidade para este evento de IA e código aberto poderia ser
o suporte de código aberto/Linux para Ryzen AI. Esse ticket do GitHub já recebeu mais de 900 comentários de indivíduos/clientes expressando interesse no Ryzen AI para Linux. Com
o Ryzen Embedded para obter hardware Ryzen AI eventualmente, é provavelmente apenas uma questão de tempo até que haja suporte para Linux, especialmente dada a enorme onda de interesse.
De qualquer forma, será interessante ver o que a AMD anunciará neste evento de 6 de dezembro e fico ainda mais interessado sempre que o código aberto e os padrões abertos são mencionados.
www.phoronix.com