[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Pessoal ta pegando pesado ai, no bruxão 3 só tinha o hairworks, que pesava um monte nas nvidia e deixava injogável nas amds, só isso, provavelmente vai ser a mesma coisa agora com rt.

Aliás depois de tantos anos as placas amd conseguem rodar satisfatoriamente bruxão 3 com hairworks?
 
Acho que querem dizer que não recomendan as RX6000 para o Ray tracing.

Fiz uma pesquisa e parece que não é compatível com o RT "universal" DXR que a AMD suporta.
O jogo é somente DX12 e não DX12 Ultimate, que acho que é o necessário para rodar RT nas Radeon.
 

Pra mim isso confirma que o RT do CP2077 vai ser pesado.

f9aa8fdf53a7787bd32b72e65e38f056f5348731.jpg

Parece que realmente o RT veio para ficar, sinceramente dessa vez nem é balela igual ao PhysX etc, realmente é um efeito muito bacana. Porém tá engatinhando ainda, acho que pra pensar em RT de fato como algo relevante na hora de montar o PC, ainda vai levar uns 2 ou 3 anos.
 
Parece que realmente o RT veio para ficar, sinceramente dessa vez nem é balela igual ao PhysX etc, realmente é um efeito muito bacana. Porém tá engatinhando ainda, acho que pra pensar em RT de fato como algo relevante na hora de montar o PC, ainda vai levar uns 2 ou 3 anos.
Tem efeito Console ainda que permite adoção mas Ampla.
 
Enquanto isso, tenho percebido que NENHUMA fabricante está lançando modelo intermediário no tamanho itx (<183mm). Na geração passada, o mais próximo que tivemos disso na AMD foi uma 5700 que nem "deu as caras" aqui pelo Brasil.

Pra quem é entusiasta dos PCs compactos, só resta esperar pelos modelos "mid/low" (acho que a AMD só terá 6600 pra baixo, no tamanho ITX). Uma pena, queria muito dar um salto de qualidade no tamanho Itx.
A ASUS terá a linha Phoenix, e ela foi confirmada para a placa da verdinha que chega agora em dezembro com 8GB de memória, então a possibilidade de vir apenas com um cooler em tamanho ITX é bem grande, já as placas high-end realmente fica difícil, ainda mais agora que a concorrência tem placas beberronas.
O problema que vejo é que as parceiras não gostam de lançar placas pequenas pelo lado da AMD, no lado verde sempre bate uma ou outra mas do lado vermelho é osso, e eu que tenho um gabinete low-profile então é mais difícil ainda >.<


Pior que não existe nem um espaço pra falar das outras placas agora. E tipo...estamos num forum de tecnologia/hardware/etc.
Isso, coloquei como off-topic aqui pois não tem mais onde falar sobre as concorrentes direta da linha RX6000, mas já entendi, não falarei mais sobre Intel em tópico da AMD e da verdinha em tópico da Radeon, mas...

EDIT: [off-topic] Como não tem mais o cantinho para falar do futuro das placas da verdinha, vai em spoiler a ressurreição da 3070Ti.
<<< Editado: tópico para falar das Navi, e não das RTX >>>
...compreendi a edição removendo o link a um twitter do Kopite, com informações técnicas da (possível) concorrente da RX6800, mas remover a tabela com comparação de todas as "inveja" (passem para o latim) com todas as RX6000, por faixa de preço, achei bem desnecessário. Quer dizer que não podemos nem mais comparar uma marca com a outra neste tópico?


---
Vindo com novidades, andei ouvindo um pessoal falando que a BigNavi não estava tendo bom desempenho em 4K porque a largura de banda dela era insuficiente, ou seja, que a "gambiarra" do InfinityCache não salvou o 4K, estão até chamando o InfCache de "memecache" e essa conclusão está se espalhando rapidamente como verdade absoluta, mas não é. Comecei então a procurar de onde saiu essa abobrinha (e não achei) mas descobri que o PCFacts tem um video que ele assume isso como verdade e explana de forma convicta que este é o problema... Faz isso comigo não Marcus!


4K requer muita largura de banda, isso é fato, e realmente fica na cabeça essa ideia de que "se o desempenho da 6800XT foi tão bom em 1080p e 1440p, porque perde em 4K? Com certeza é a largura de banda e seus módicos 512GB/s, frente aos 760GB/s da concorrente 50 dólares mais cara". Mas temos vários fatores a ser considerados aqui, não é tão simples assim "olhou viu". Ressaltarei apenas os dois principais:
1) O André-Marie tem uma quantidade imensa de ALUs (FP32) e isso faz com que seu desempenho escale melhor conforme se aumenta a resolução;
2) O RDNA2 tem um InfCache com uma taxa modesta de hitrate em 4K (58%), que vai aumentando conforme se diminui a resolução (78% em FHD);

Entenderam? As placas recentes da verdinha escalam mal em 1080p, médio em 1440p e muito bem em 2160p, enquanto que as RDNA2 escalam acima da média em 1080p, muito bem em 1440p e médio em 2160p. Basicamente uma uArch intercala a fraqueza/força da outra, e o sweet-spot da questão fica justamente em 1440p, que foi onde a AMD mirou o marketing de suas placas. Se ficou na cabeça de vocês que "isso significa que justamente a InfCache não está funcionando em 4K, não é?" então chegaram a pergunta certa, e a resposta é não. Uma imagem vale mais que mil palavras:

image.png


O que temos aqui: Uma média de FPS feita em 17 jogos, em 2160p, da 6800XT com a memória a 2150MHz (550GB/s) contra a 6800XT com a memória em stock (512GB/s). A largura de banda aumentou em 7,5% mas o ganho em desempenho foi de 1% nos FPS médios e 0,9% no 0.2%, ou seja, margem de erro. Então a frase que o Marcus fala aos 5:12, "os motores dos jogos requerem largura de banda real das placas", está bastante equivocada e mostra que ele não fez uma análise do problema, apenas formou uma opinião através dos gráficos alheios. Entendo que não foi a intenção dele passar informação errada, e que jamais teria falado isso caso tivesse uma 6800XT em mãos para testar por conta própria, mas aconteceu.

Essa conversa toda é só para falar que é preciso ter cuidado ao julgar informações técnicas de arquiteturas apenas por testes dos outros que não sejam embasados no problema que está tentando se provar, além de mais uma vez dar um basta numa fakenews que começará a crescer se não mostrarmos logo onde reside a verdade :)


Não sei o que a nVidia está pensando, vai lançar uma 3060Ti 8Gb sendo 40% mais rápida que a 2060 em 1440p por US$ 400 em vez de ter algo para se equiparar a 6800.
Com certeza vai ter uma 3070TI pra concorrer com a 6800, mas lá fora a Nvidia tá bem posicionada com a 3070, um pouco menos de performance bruta e muito mais de RT e DLSS, sendo mais barata, único problema são os 8GB......Só no Brasil mesmo que as 6800 vieram magicamente mais baratas que a 3070
Essa placa que chega agora em Dezembro não vai brigar com a 6800, ela virá para tomar o mercado abaixo dessa da AMD, quem vai brigar com a 6800 é outra, que ressuscitou (de novo) e o Kopite já informou como ela será e qual a data prevista dela aparecer, mas não estenderei em falar da concorrente da AMD neste tópico, é contra as regras.


Pessoal ta pegando pesado ai, no bruxão 3 só tinha o hairworks, que pesava um monte nas nvidia e deixava injogável nas amds, só isso, provavelmente vai ser a mesma coisa agora com rt.

Aliás depois de tantos anos as placas amd conseguem rodar satisfatoriamente bruxão 3 com hairworks?
Esqueceu que o jogo é patrocinado pela verdinha e que ela colocou uma equipe dela ajudando os desenvolver e otimizar o jogo (adivinha para quais placas?), afinal é o parte do programa, e ambos saem ganhando (um jogo otimizado e com mão de obra especializada, de grátis, de um lado e um jogo otimizado especificamente para suas placas do outro).
 
eu ainda vou ver se consigo pegar uma XT de referencia porque essa ai é muito grande e é provável que todas a custom seja maiores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



eu ainda vou ver se consigo pegar uma XT de referencia porque essa ai é muito grande e é provável que todas a custom seja maiores
É um trade-off. Essa Red Devil é uns 10 graus mais fria que a referência.
 
A ASUS terá a linha Phoenix, e ela foi confirmada para a placa da verdinha que chega agora em dezembro com 8GB de memória, então a possibilidade de vir apenas com um cooler em tamanho ITX é bem grande, já as placas high-end realmente fica difícil, ainda mais agora que a concorrência tem placas beberronas.
O problema que vejo é que as parceiras não gostam de lançar placas pequenas pelo lado da AMD, no lado verde sempre bate uma ou outra mas do lado vermelho é osso, e eu que tenho um gabinete low-profile então é mais difícil ainda >.<



Isso, coloquei como off-topic aqui pois não tem mais onde falar sobre as concorrentes direta da linha RX6000, mas já entendi, não falarei mais sobre Intel em tópico da AMD e da verdinha em tópico da Radeon, mas...


...compreendi a edição removendo o link a um twitter do Kopite, com informações técnicas da (possível) concorrente da RX6800, mas remover a tabela com comparação de todas as "inveja" (passem para o latim) com todas as RX6000, por faixa de preço, achei bem desnecessário. Quer dizer que não podemos nem mais comparar uma marca com a outra neste tópico?


---
Vindo com novidades, andei ouvindo um pessoal falando que a BigNavi não estava tendo bom desempenho em 4K porque a largura de banda dela era insuficiente, ou seja, que a "gambiarra" do InfinityCache não salvou o 4K, estão até chamando o InfCache de "memecache" e essa conclusão está se espalhando rapidamente como verdade absoluta, mas não é. Comecei então a procurar de onde saiu essa abobrinha (e não achei) mas descobri que o PCFacts tem um video que ele assume isso como verdade e explana de forma convicta que este é o problema... Faz isso comigo não Marcus!


4K requer muita largura de banda, isso é fato, e realmente fica na cabeça essa ideia de que "se o desempenho da 6800XT foi tão bom em 1080p e 1440p, porque perde em 4K? Com certeza é a largura de banda e seus módicos 512GB/s, frente aos 760GB/s da concorrente 50 dólares mais cara". Mas temos vários fatores a ser considerados aqui, não é tão simples assim "olhou viu". Ressaltarei apenas os dois principais:
1) O André-Marie tem uma quantidade imensa de ALUs (FP32) e isso faz com que seu desempenho escale melhor conforme se aumenta a resolução;
2) O RDNA2 tem um InfCache com uma taxa modesta de hitrate em 4K (58%), que vai aumentando conforme se diminui a resolução (78% em FHD);

Entenderam? As placas recentes da verdinha escalam mal em 1080p, médio em 1440p e muito bem em 2160p, enquanto que as RDNA2 escalam acima da média em 1080p, muito bem em 1440p e médio em 2160p. Basicamente uma uArch intercala a fraqueza/força da outra, e o sweet-spot da questão fica justamente em 1440p, que foi onde a AMD mirou o marketing de suas placas. Se ficou na cabeça de vocês que "isso significa que justamente a InfCache não está funcionando em 4K, não é?" então chegaram a pergunta certa, e a resposta é não. Uma imagem vale mais que mil palavras:

image.png


O que temos aqui: Uma média de FPS feita em 17 jogos, em 2160p, da 6800XT com a memória a 2150MHz (550GB/s) contra a 6800XT com a memória em stock (512GB/s). A largura de banda aumentou em 7,5% mas o ganho em desempenho foi de 1% nos FPS médios e 0,9% no 0.2%, ou seja, margem de erro. Então a frase que o Marcus fala aos 5:12, "os motores dos jogos requerem largura de banda real das placas", está bastante equivocada e mostra que ele não fez uma análise do problema, apenas formou uma opinião através dos gráficos alheios. Entendo que não foi a intenção dele passar informação errada, e que jamais teria falado isso caso tivesse uma 6800XT em mãos para testar por conta própria, mas aconteceu.

Essa conversa toda é só para falar que é preciso ter cuidado ao julgar informações técnicas de arquiteturas apenas por testes dos outros que não sejam embasados no problema que está tentando se provar, além de mais uma vez dar um basta numa fakenews que começará a crescer se não mostrarmos logo onde reside a verdade :)



Essa placa que chega agora em Dezembro não vai brigar com a 6800, ela virá para tomar o mercado abaixo dessa da AMD, quem vai brigar com a 6800 é outra, que ressuscitou (de novo) e o Kopite já informou como ela será e qual a data prevista dela aparecer, mas não estenderei em falar da concorrente da AMD neste tópico, é contra as regras.



Esqueceu que o jogo é patrocinado pela verdinha e que ela colocou uma equipe dela ajudando os desenvolver e otimizar o jogo (adivinha para quais placas?), afinal é o parte do programa, e ambos saem ganhando (um jogo otimizado e com mão de obra especializada, de grátis, de um lado e um jogo otimizado especificamente para suas placas do outro).

Faz tempo que eu venho falando que não gosto da maneira como esse cara analisa as coisas. Não me desce e nem acompanho ele. Custava o caboclo pesquisar um pouco mais para poder ter uma noção se os rumores eram de fatos verdadeiros?
 
A ASUS terá a linha Phoenix, e ela foi confirmada para a placa da verdinha que chega agora em dezembro com 8GB de memória, então a possibilidade de vir apenas com um cooler em tamanho ITX é bem grande, já as placas high-end realmente fica difícil, ainda mais agora que a concorrência tem placas beberronas.
O problema que vejo é que as parceiras não gostam de lançar placas pequenas pelo lado da AMD, no lado verde sempre bate uma ou outra mas do lado vermelho é osso, e eu que tenho um gabinete low-profile então é mais difícil ainda >.<



Isso, coloquei como off-topic aqui pois não tem mais onde falar sobre as concorrentes direta da linha RX6000, mas já entendi, não falarei mais sobre Intel em tópico da AMD e da verdinha em tópico da Radeon, mas...


...compreendi a edição removendo o link a um twitter do Kopite, com informações técnicas da (possível) concorrente da RX6800, mas remover a tabela com comparação de todas as "inveja" (passem para o latim) com todas as RX6000, por faixa de preço, achei bem desnecessário. Quer dizer que não podemos nem mais comparar uma marca com a outra neste tópico?


---
Vindo com novidades, andei ouvindo um pessoal falando que a BigNavi não estava tendo bom desempenho em 4K porque a largura de banda dela era insuficiente, ou seja, que a "gambiarra" do InfinityCache não salvou o 4K, estão até chamando o InfCache de "memecache" e essa conclusão está se espalhando rapidamente como verdade absoluta, mas não é. Comecei então a procurar de onde saiu essa abobrinha (e não achei) mas descobri que o PCFacts tem um video que ele assume isso como verdade e explana de forma convicta que este é o problema... Faz isso comigo não Marcus!


4K requer muita largura de banda, isso é fato, e realmente fica na cabeça essa ideia de que "se o desempenho da 6800XT foi tão bom em 1080p e 1440p, porque perde em 4K? Com certeza é a largura de banda e seus módicos 512GB/s, frente aos 760GB/s da concorrente 50 dólares mais cara". Mas temos vários fatores a ser considerados aqui, não é tão simples assim "olhou viu". Ressaltarei apenas os dois principais:
1) O André-Marie tem uma quantidade imensa de ALUs (FP32) e isso faz com que seu desempenho escale melhor conforme se aumenta a resolução;
2) O RDNA2 tem um InfCache com uma taxa modesta de hitrate em 4K (58%), que vai aumentando conforme se diminui a resolução (78% em FHD);

Entenderam? As placas recentes da verdinha escalam mal em 1080p, médio em 1440p e muito bem em 2160p, enquanto que as RDNA2 escalam acima da média em 1080p, muito bem em 1440p e médio em 2160p. Basicamente uma uArch intercala a fraqueza/força da outra, e o sweet-spot da questão fica justamente em 1440p, que foi onde a AMD mirou o marketing de suas placas. Se ficou na cabeça de vocês que "isso significa que justamente a InfCache não está funcionando em 4K, não é?" então chegaram a pergunta certa, e a resposta é não. Uma imagem vale mais que mil palavras:

image.png


O que temos aqui: Uma média de FPS feita em 17 jogos, em 2160p, da 6800XT com a memória a 2150MHz (550GB/s) contra a 6800XT com a memória em stock (512GB/s). A largura de banda aumentou em 7,5% mas o ganho em desempenho foi de 1% nos FPS médios e 0,9% no 0.2%, ou seja, margem de erro. Então a frase que o Marcus fala aos 5:12, "os motores dos jogos requerem largura de banda real das placas", está bastante equivocada e mostra que ele não fez uma análise do problema, apenas formou uma opinião através dos gráficos alheios. Entendo que não foi a intenção dele passar informação errada, e que jamais teria falado isso caso tivesse uma 6800XT em mãos para testar por conta própria, mas aconteceu.

Essa conversa toda é só para falar que é preciso ter cuidado ao julgar informações técnicas de arquiteturas apenas por testes dos outros que não sejam embasados no problema que está tentando se provar, além de mais uma vez dar um basta numa fakenews que começará a crescer se não mostrarmos logo onde reside a verdade :)



Essa placa que chega agora em Dezembro não vai brigar com a 6800, ela virá para tomar o mercado abaixo dessa da AMD, quem vai brigar com a 6800 é outra, que ressuscitou (de novo) e o Kopite já informou como ela será e qual a data prevista dela aparecer, mas não estenderei em falar da concorrente da AMD neste tópico, é contra as regras.



Esqueceu que o jogo é patrocinado pela verdinha e que ela colocou uma equipe dela ajudando os desenvolver e otimizar o jogo (adivinha para quais placas?), afinal é o parte do programa, e ambos saem ganhando (um jogo otimizado e com mão de obra especializada, de grátis, de um lado e um jogo otimizado especificamente para suas placas do outro).

Esse PC Facts, pra mim, é só mais um dos vários lixos BRs que "se acham" na parte de hardware. Nada contra quem gosta ou acompanha, mas eu nem perco tempo e muito menos levo a sério esse tipo de canal pra ficar informado.
 
É a Powercolor amigo essa ai é profissional em fazer Placa desse Estilo visto as Antigas R9 390x e a Fucking RED DEVIL XIII,mas as Temperaturas e o Potencial de OC estão Sinistros 2650mhz estáveis e 64°C a 2350mhz...
uma ref pega os mesmo clocks kkkkk a 60° com as fan na talo a devil tbm estava com as fan no talo, projeto da ref ta top tbm, tem que o ver o preço devil...
 
Faz tempo que eu venho falando que não gosto da maneira como esse cara analisa as coisas. Não me desce e nem acompanho ele. Custava o caboclo pesquisar um pouco mais para poder ter uma noção se os rumores eram de fatos verdadeiros?
Negócio de muitos canais "entendidos de hw" é falar o que for (seja verdade ou mentira) pra gerar views e/ou click bait.
 
Eu to bem longe desse mundo ITX, tenho vontade mas dá muito trabalho em todos os sentidos.

Estou bem feliz com meu mid(full) itx.
Vc esqueceu do principal q é os valores, já viu o valor de uma mobo ITX AM4 ? :haha:
Tá osso mesmo. Nenhum dos lados nos favorece no momento. Zotac costumava fazer "minis" bem parrudas. Nas Gigabyte (e até na EVGA) era comum ver minis single fan! MSI também faz boas dual fan (21/23cm). Mas até agora, nada de "tamanho não é documento".
Acho q o problema maior é refrigeração, cada geração nova eles dão uma melhorada nos coolers das placas mas msm assim parece q elas ficam mais quente q a geração anterior, nas RTX2070 e 2080 é quase impensável modelos ITX imagine agora nas amperes, tirando a Gigabyte e Zotac teve alguma outra q lançou 2070 ITX ? pra dizer a verdade a unica ITX q eu vi na geração passada foi a EVGA 2060, no lado vermelho tinha a XFX e Sapphire q disponibilizavam modelos ITX mas não vi nenhuma nas RX5700 e RX5700xt
 
Última edição:
uma ref pega os mesmo clocks kkkkk a 60° com as fan na talo a devil tbm estava com as fan no talo, projeto da ref ta top tbm, tem que o ver o preço devil...

Minha preocupação com o modelo referência é o design da carcaça que pode causar recirculação de ar quente na placa quando ela é colocada normalmente na horizontal dentro de um gabinete com janela lateral de acrílico ou vidro.
 
Tomei block lá tb por conta disso ai, acho ridículo esta regra, mas o fórum é privado e eles fazem as regras do fórum deles.

Igual comentei com um membro da adm, ridículo os caras brigam por conta de vários assuntos e nada de ban, ai postou link, ban.

Mas o pessoal derrubou o tópico novamente.
Uma das lojas tem patrocínio exclusivo de promoções no adrena, aí não pode falar mal dos preços. Ridículo.
E o mais bizarro, se tu postar promoção no fórum concorrente vc toma "ban" sem aviso prévio.
 
Última edição:
Uma das lojas tem patrocínio exclusivo de promoções no adrena, aí não pode falar mal dos preços. Ridículo.
E o mais bizarro, se tu postar promoção no fórum concorrente vc toma "ban" sem aviso prévio.
Daqui a pouco vão falar q eu fico defendendo a moderação do adrena kkkkkkkk mas qual seria a loja com o patrocínio e como funciona ? pois aqui no adrena só vejo anuncio de promoções de lojas q eu visitei recentemente, mês passado inteiro aparecia promoções da "Loja do Mecânico" e "Dutra Maquinas" no topo dos tópicos pois eu estava pesquisando inversoras de soldas, essa semana a bola da vez é a "Netshoes" q toda hora aparece anuncios pois comprei um tênis e tive q pedir devolução, os anucios de loja q aparecem aqui são sempre relacionados as buscas q a pessoa faz em outras lojas, aqui sempre apareceu promoções da Terabyte, Kabum, Submarino, Americanas, Patoloco, loja do mecânico e até mercado livre, unica q não anda aparecendo mais é a Pichau pq depois do estresse q eu tive com a RX5700xt na BF do ano passado nunca mais entrei naquele site e me recuso a comprar algo la

Não estou criticando o seu post é só curiosidade msm pois aqui os únicos anúncios q aparecem pra mim são esses q ficam no topo dos tópicos, como são poucas áreas q eu frequento no fórum não sei se tem outra forma usada pra publicar promoções


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse cara do PCFacts é mais um dos inúmeros jabazeiros da Nvidia, nem perco tempo. E tem vários bo BR viu...
Quem é esse PCFacts q vc ficam falando ?

O unico q eu lembro o nome é o Gamers Nexus pq é o unico q eu curto os reviews
 
 
Parece que realmente o RT veio para ficar, sinceramente dessa vez nem é balela igual ao PhysX etc, realmente é um efeito muito bacana. Porém tá engatinhando ainda, acho que pra pensar em RT de fato como algo relevante na hora de montar o PC, ainda vai levar uns 2 ou 3 anos.

Falavam a mesma coisa do PhysX na época :haha: , vai ter mais RT mas não acho que seja algo que veio pra ficar, vai ter mais jogos usando por causa dos consoles, mas o hit de performance é extremamente gigantesco pra um retorno em qualidade de imagem bem merda, prefiro física real e texturas melhores do que esse RT.. ahh e tem o 3D Vision também, morreu mais rápido que tudo.
 
Falavam a mesma coisa do PhysX na época :haha: , vai ter mais RT mas não acho que seja algo que veio pra ficar, vai ter mais jogos usando por causa dos consoles, mas o hit de performance é extremamente gigantesco pra um retorno em qualidade de imagem bem merda, prefiro física real e texturas melhores do que esse RT.. ahh e tem o 3D Vision também, morreu mais rápido que tudo.
Concordo, acho que o RT não terá vida longa.
 
Concordo, acho que o RT não terá vida longa.
Isso é algo q veio pra ficar, v-ray é o sonho de consumo de qualquer renderizaçao que se preze, e gera aumento da necessidade de novo hardware, que conseguentemente gera mais vendas e mais consumismo..
 
A ASUS terá a linha Phoenix, e ela foi confirmada para a placa da verdinha que chega agora em dezembro com 8GB de memória, então a possibilidade de vir apenas com um cooler em tamanho ITX é bem grande, já as placas high-end realmente fica difícil, ainda mais agora que a concorrência tem placas beberronas.
O problema que vejo é que as parceiras não gostam de lançar placas pequenas pelo lado da AMD, no lado verde sempre bate uma ou outra mas do lado vermelho é osso, e eu que tenho um gabinete low-profile então é mais difícil ainda >.<



Isso, coloquei como off-topic aqui pois não tem mais onde falar sobre as concorrentes direta da linha RX6000, mas já entendi, não falarei mais sobre Intel em tópico da AMD e da verdinha em tópico da Radeon, mas...


...compreendi a edição removendo o link a um twitter do Kopite, com informações técnicas da (possível) concorrente da RX6800, mas remover a tabela com comparação de todas as "inveja" (passem para o latim) com todas as RX6000, por faixa de preço, achei bem desnecessário. Quer dizer que não podemos nem mais comparar uma marca com a outra neste tópico?


---
Vindo com novidades, andei ouvindo um pessoal falando que a BigNavi não estava tendo bom desempenho em 4K porque a largura de banda dela era insuficiente, ou seja, que a "gambiarra" do InfinityCache não salvou o 4K, estão até chamando o InfCache de "memecache" e essa conclusão está se espalhando rapidamente como verdade absoluta, mas não é. Comecei então a procurar de onde saiu essa abobrinha (e não achei) mas descobri que o PCFacts tem um video que ele assume isso como verdade e explana de forma convicta que este é o problema... Faz isso comigo não Marcus!


4K requer muita largura de banda, isso é fato, e realmente fica na cabeça essa ideia de que "se o desempenho da 6800XT foi tão bom em 1080p e 1440p, porque perde em 4K? Com certeza é a largura de banda e seus módicos 512GB/s, frente aos 760GB/s da concorrente 50 dólares mais cara". Mas temos vários fatores a ser considerados aqui, não é tão simples assim "olhou viu". Ressaltarei apenas os dois principais:
1) O André-Marie tem uma quantidade imensa de ALUs (FP32) e isso faz com que seu desempenho escale melhor conforme se aumenta a resolução;
2) O RDNA2 tem um InfCache com uma taxa modesta de hitrate em 4K (58%), que vai aumentando conforme se diminui a resolução (78% em FHD);

Entenderam? As placas recentes da verdinha escalam mal em 1080p, médio em 1440p e muito bem em 2160p, enquanto que as RDNA2 escalam acima da média em 1080p, muito bem em 1440p e médio em 2160p. Basicamente uma uArch intercala a fraqueza/força da outra, e o sweet-spot da questão fica justamente em 1440p, que foi onde a AMD mirou o marketing de suas placas. Se ficou na cabeça de vocês que "isso significa que justamente a InfCache não está funcionando em 4K, não é?" então chegaram a pergunta certa, e a resposta é não. Uma imagem vale mais que mil palavras:

image.png


O que temos aqui: Uma média de FPS feita em 17 jogos, em 2160p, da 6800XT com a memória a 2150MHz (550GB/s) contra a 6800XT com a memória em stock (512GB/s). A largura de banda aumentou em 7,5% mas o ganho em desempenho foi de 1% nos FPS médios e 0,9% no 0.2%, ou seja, margem de erro. Então a frase que o Marcus fala aos 5:12, "os motores dos jogos requerem largura de banda real das placas", está bastante equivocada e mostra que ele não fez uma análise do problema, apenas formou uma opinião através dos gráficos alheios. Entendo que não foi a intenção dele passar informação errada, e que jamais teria falado isso caso tivesse uma 6800XT em mãos para testar por conta própria, mas aconteceu.

Essa conversa toda é só para falar que é preciso ter cuidado ao julgar informações técnicas de arquiteturas apenas por testes dos outros que não sejam embasados no problema que está tentando se provar, além de mais uma vez dar um basta numa fakenews que começará a crescer se não mostrarmos logo onde reside a verdade :)



Essa placa que chega agora em Dezembro não vai brigar com a 6800, ela virá para tomar o mercado abaixo dessa da AMD, quem vai brigar com a 6800 é outra, que ressuscitou (de novo) e o Kopite já informou como ela será e qual a data prevista dela aparecer, mas não estenderei em falar da concorrente da AMD neste tópico, é contra as regras.



Esqueceu que o jogo é patrocinado pela verdinha e que ela colocou uma equipe dela ajudando os desenvolver e otimizar o jogo (adivinha para quais placas?), afinal é o parte do programa, e ambos saem ganhando (um jogo otimizado e com mão de obra especializada, de grátis, de um lado e um jogo otimizado especificamente para suas placas do outro).
Falavam a mesma coisa do PhysX na época :haha: , vai ter mais RT mas não acho que seja algo que veio pra ficar, vai ter mais jogos usando por causa dos consoles, mas o hit de performance é extremamente gigantesco pra um retorno em qualidade de imagem bem merda, prefiro física real e texturas melhores do que esse RT.. ahh e tem o 3D Vision também, morreu mais rápido que tudo.

O PhysX além de ser exclusivo da NVidia, todos os jogos com o selo verdinho misteriosamente rodavam mal nas vermelhas, era de se esperar que algo assim morresse. O RT é muito mais interessante (Os BF da vida tem física pra todo lado sem programinha proprietário nenhum), é aberto, foi adotado pelas duas e pelos consoles, e hoje em dia até tem jogo que roda bem em uma e mal na outra, mas totalmente diferente do naipe jogo sujo que era antigamente, são duas realidades totalmente distintas.
 
Pessoal, resumindo então:
* 6800XT = Melhor performance que a 3080, desde que o jogo não seja otimizado para RT.
Caso contrário, a 3080 irá ter mais desempenho.

É isso?
 
Até o fim da década creio que estaremos vendo jogos que abandonaram a rasterização tradicional e serão renderizados totalmente em Ray tracing (igual o demo das bolinhas da Nvidia).

É só questão do hardware conseguir fazer isso.

O demo das bolinhas (marbles) é um excelente exemplo de como está evoluindo.

Turing: 720p 25fps
Ampere: 1440p 30fps com mais efeitos que o anterior.

É plausível concluir que em algumas gerações as placas vão ser capazes de tocar renderizações 100% em RT em 4K 60fps.

Ray tracing hoje é opcional, tem efeitos bonitos com um alto impacto na performance, se vale a pena ou não, cada usuário decida sua prioridade e gosto.

Mas é inegável que RT veio para ficar. É uma técnica superior a rasterização em todos os sentidos e relativamente mais fácil de "programar".
 
O ponto que o pessoal anda esquecendo quando se fala de Ray Tracing é que ele não serve só para o "reflexo" em si, tem bastante função na criação de elementos, sombras, profundidade e disperssão de luminosidade, tem um vídeo do Digital Foundry que fala bem desses pontos:

 
A falta de um Super Resolution em 4k faz falta,mas dá pra ver claramente que quando o RT é otimizado para o Hardware, o Impacto é Bem Menor.
A propósito pq o Cara n usou o Benchmark Imbuido na Porra do Jogo? Lol séria uma forma melhor de ver o Impacto do RT
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo