• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

NodeJs não abre

royzim

Member
Registrado
Olá pessoal, estou iniciando um curso no qual foi pedido para instalar o NodeJS no meu PC e apesar de ter tido muita dificuldade acredito que tenha instalado porque quando dou os comandos “node -v e npm -v aparece as versões v18.16.1 e 9.5.1”, porem, quando tento abrir com o comando node da a seguinte mensagem:

Welcome to Node.js v18.16.1.
Type “.help” for more information.

Já tentei resolver e instalar de varias formas e não da certo, estou utilizando o Linux Ubunto. Alguem pode me ajudar???
 
Teu node já esta instalado, basta usar ele pra rodar teus arquivos.

Cria um arquivo chamado hello.js, dentro dele coloca console.log("Hello World!").

Roda ele usando node hello.js e vê se aparece hello world no console.
 
Olá pessoal, estou iniciando um curso no qual foi pedido para instalar o NodeJS no meu PC e apesar de ter tido muita dificuldade acredito que tenha instalado porque quando dou os comandos “node -v e npm -v aparece as versões v18.16.1 e 9.5.1”, porem, quando tento abrir com o comando node da a seguinte mensagem:

Welcome to Node.js v18.16.1.
Type “.help” for more information.

Já tentei resolver e instalar de varias formas e não da certo, estou utilizando o Linux Ubunto. Alguem pode me ajudar???

O node não é um software que vai abrir uma janela separada, ele é um interpretador javascript, você precisa criar um arquivo javascript e utilizar o node para rodar ele via terminal.
 
Teu node já esta instalado, basta usar ele pra rodar teus arquivos.

Cria um arquivo chamado hello.js, dentro dele coloca console.log("Hello World!").

Roda ele usando node hello.js e vê se aparece hello world no console.
Criei o arquivo utilizando o VScode, mais como que vou rodar ele usando o node? Não entendi essa parte...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O node não é um software que vai abrir uma janela separada, ele é um interpretador javascript, você precisa criar um arquivo javascript e utilizar o node para rodar ele via terminal.
Intendi, mas em um vídeo que assisti o professor abriu o node.js como se fosse uma janela de console do DOS 'clicando no seu atalho'
 
Criei o arquivo utilizando o VScode, mais como que vou rodar ele usando o node? Não entendi essa parte...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Intendi, mas em um vídeo que assisti o professor abriu o node.js como se fosse uma janela de console do DOS 'clicando no seu atalho'

Acho que você esta confundindo as coisas, o node roda via terminal, então você usa comandos para ele executar tarefas, você sabe usar o terminal?

Caso saiba, usando o exemplo do outro colega se você criou o arquivo hello.js você tem duas opções de executar ele usando o node.

1ª - no próprio vscode você abre o terminal integrado dele e executa o comando "node hello.js". Ele vai te devolver a saída "Hello World".

2º - usando o terminal do linux, navegue até a pasta em que você salvou o seu arquivo hello.js, la execute o comando "node hello.js".

O Node basicamente ele é um interpretador javascript, ele serve para ler o código que você escreveu no caso o console.log("Hello World") e te devolve uma saída ou seja a escrita "Hello World" no seu terminal.

Isso seria o mais básico, com o node você pode criar coisas muito mais avançadas como servidores web, trabalhar com banco de dados etc, tudo isso usando o node em conjunto com seus frameworks.
 
Acho que você esta confundindo as coisas, o node roda via terminal, então você usa comandos para ele executar tarefas, você sabe usar o terminal?

Caso saiba, usando o exemplo do outro colega se você criou o arquivo hello.js você tem duas opções de executar ele usando o node.

1ª - no próprio vscode você abre o terminal integrado dele e executa o comando "node hello.js". Ele vai te devolver a saída "Hello World".

2º - usando o terminal do linux, navegue até a pasta em que você salvou o seu arquivo hello.js, la execute o comando "node hello.js".

O Node basicamente ele é um interpretador javascript, ele serve para ler o código que você escreveu no caso o console.log("Hello World") e te devolve uma saída ou seja a escrita "Hello World" no seu terminal.

Isso seria o mais básico, com o node você pode criar coisas muito mais avançadas como servidores web, trabalhar com banco de dados etc, tudo isso usando o node em conjunto com seus frameworks.
Intendi, tentei fazer aqui e deu certo, como você disse, no caso ele funciona apenas quando abre a pasta que contem um arquivo JS. Mas sim no curso que estou acompanhando o professor clica no icone do node.js e abre um prompt como se eu tivesse aberto o console do navegador, e não pelo terminal, porém, ele usa no windows, nisso que fiquei na duvida, porque aqui não aparecia o ícone no meu PC não sei se é porque estou utilizando o linux. Não sei como coloca foto ou imagem aqui mas se puder de uma olhada no link abaixo e vai em 17 minutos.

Mesmo assim muito obrigado...:joia:
 
Última edição:
Intendi, tentei fazer aqui e deu certo, como você disse, no caso ele funciona apenas quando abre a pasta que contem um arquivo JS. Mas sim no curso que estou acompanhando o professor clica no icone do node.js e abre um prompt como se eu tivesse aberto o console do navegador, e não pelo terminal, porém, ele usa no windows, nisso que fiquei na duvida, porque aqui não aparecia o ícone no meu PC não sei se é porque estou utilizando o linux. Não sei como coloca foto ou imagem aqui mas se puder de uma olhada no link abaixo e vai em 17 minutos.

Mesmo assim muito obrigado...:joia:


Nunca usei o node no windows então não posso falar se existe algo assim no linux, mas esta não é a forma correta de se utilizar, a forma correta é como foi falado, se quiser testar o que ele passa ali no vídeo pode usar o console do browser mesmo só apertar F12 e ir em console. O interpretador javascript do navegador é o mesmo usado no nodejs.
 
Criei o arquivo utilizando o VScode, mais como que vou rodar ele usando o node? Não entendi essa parte...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Intendi, mas em um vídeo que assisti o professor abriu o node.js como se fosse uma janela de console do DOS 'clicando no seu atalho'
Pra rodar no vscode, basta criar um arquivo com a extensão js, dai quando for executar pela primeira vez vai aparecer pra ti escolher onde rodar, e lá tem a opção nodejs.

E no vscode da pra instalar extensões, muito ajudam muito no desenvolvimento.



Cara instalei o node aqui pra testar, e quando tu digita node aparece a mensagem:

Welcome to Node.js v18.16.1.
Type “.help” for more information.

E logo em baixo aparece o prompt igual o video que tu postou, basta digitar o que o cara do video esta digitando que vai acontecer a mesma coisa.
O shell do node é parecido com o do ubuntu, por isso tu não notou a diferença.
 
Última edição:
Acho que o royzim provavelmente viu a tela de instalação do NodeJS que é feita em interface gráfica no Windows. NodeJS é um interpretador, ele roda o código de um script sem necessidade do browser.

No Windows ele é feito no Shell e no Linux pelo Terminal. NodeJS é um programa de Command Line, sem interface gráfica, como tantos principalmente no Linux.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo