Notebook com desempenho abaixo do esperado

moezera

Member
Registrado
Olá pessoal, bom dia!

Comprei de um conhecido um notebook da DELL, modelo Latitude e7440, o note possui: i5 4510u, 8gb de RAM, 256gb de ssd.

Peguei um notebook de segunda mão mesmo porque eu precisava de um note pequeno e leve pra tarefa basica de faculdade como usar o pacote office, PDFs, videos e etc

Quando eu peguei o note eu já cheguei em casa e formatei, porém notei que o pc não estava muito fluido, apresentava um pouco de lentidão e travadinhas pras tarefas básicas.

Por exemplo, abrir uma nova guia no chrome alem da lentidão pra abrir, a animação era travada também.

Então eu abri ele, troquei a pasta termina, passei uma borracha nos pentes de memoria, limpei o contato do ssd e fechei e aparentemente tinha resolvido.

Porém do nada o pc começou a apresentar travamentos iguais de novo, meio lentão pra abrir as paginas do chrome, os arquivos, o fps do tibia (jogo ruim, mas é um passa tempo kkk) caiu de 170 pra 40 (o que causa um lag na tela).

Tambem notei que o pc vive dando "refresh" na tela de trabalho, como se eu tivesse dado um F5 no sistema todo.



Gostaria de perguntar a todos se tem algo a mais que eu possa fazer pois eu ja tentei de tudo

1. Formatei a primeira vez, instalei drivers do site

2. Limpei por dentro, troquei a pasta térmica por uma boa e limpei os contatos da memoria e do ssd

3. Formatei outra vez, instalei os drivers do site e passei um programa pra atualizar os outros drivers.

4. Já tentei usar Ccleaner e programa do tipo mas não resolveu.



Deixei anexado no topico prints e dois links do google drive para videos mostrando um pouco do que eu to dizendo



SEGUE EM ANEXO:

benchmarks de cpu, memoria e ssd e tudo mais o que eu consegui fazer.

LINK DO DRIVE:

dois videos, um mostrando o refresh que o sistema da quando eu tento salvar uma foto no paint e outro mostrando uma renderização errada no tibia

refresh:

renderização:





CPU-ID















 
Acabei de realizar um teste e notei que sem nenhuma bateria conectada no pc o clock do processador sobe pra 2,67Ghz

Agora se eu coloco alguma das duas baterias que eu tenho, trava o clock em 800mhz mesmo conectado na tomada


EDIT:
Depois de alguns minutos na tomada sem bateria, o clock caiu dos 2,67ghz pra 800mhz novamente..
Nao to conseguindo achar alguma relação com nada, alguem pode dar uma luz?
 
Última edição:
Deve ser o perfil de energia. Vê como está configurado e tenta colocar em alto desempenho.
 
Esse computador tem quantos anos de uso?

Pode ser bateria ruim. Já peguei um da Dell que não subia o clock do processador por causa da bateria com problemas, pois subentende-se que sem potência, não há como segurar computador em clocks altos.

Verifique se o cooler dele está funcionando também.
 
quem te vendeu com certeza já sabia do problema, não conseguiu resolver e te passou a bomba. O problema de desempenho pode ter relação com esquema de energia e o CPU fazendo throttling pra baixar temperatura.
"ah, mas eu coloquei pasta térmica". Talvez o cooler já esteja detonado e não dá conta. Monitorando a temperatura num jogo da pra descobrir.
Agora, o problema do segundo vídeo já acho mais cabreiro descobrir. Talvez incompatibilidade com versão de driver de vídeo. Talvez o problema tenha sido vc utilizar programa de terceiros pra buscar e instalar os drivers.
O ideal era uma instalação limpa e instalar APENAS os drivers disponibilizados no próprio site da Dell pro modelo exato, com a versão do SO correta.
 
Deve ser o perfil de energia. Vê como está configurado e tenta colocar em alto desempenho.
Eu ja coloquei todos os esquemas possiveis em alto desempenho, do windows, da bateria, da hd graphics


Esse computador tem quantos anos de uso?

Pode ser bateria ruim. Já peguei um da Dell que não subia o clock do processador por causa da bateria com problemas, pois subentende-se que sem potência, não há como segurar computador em clocks altos.

Verifique se o cooler dele está funcionando também.
Entao, o rapaz me disse que o computador tem 3 anos de uso e me deus duas baterias com ele, uma que ele diz que era antiga e outra nova, porem o scaner apresentou que as duas baterias estao em boas condições (só nao sei se ela ta conseguindo entregar a voltagem certa e etc), porém o problema persiste até ligado direto na tomada!

quem te vendeu com certeza já sabia do problema, não conseguiu resolver e te passou a bomba. O problema de desempenho pode ter relação com esquema de energia e o CPU fazendo throttling pra baixar temperatura.
"ah, mas eu coloquei pasta térmica". Talvez o cooler já esteja detonado e não dá conta. Monitorando a temperatura num jogo da pra descobrir.
Agora, o problema do segundo vídeo já acho mais cabreiro descobrir. Talvez incompatibilidade com versão de driver de vídeo. Talvez o problema tenha sido vc utilizar programa de terceiros pra buscar e instalar os drivers.
O ideal era uma instalação limpa e instalar APENAS os drivers disponibilizados no próprio site da Dell pro modelo exato, com a versão do SO correta.
Então, como eu comentei eu troquei a pasta termica e suspeitei do cooler tbm, porem o cooler gira normal, a temperatura nao passou de 75 graus no stress test de 30 minutos que eu fiz.
A questão o drivers de software terceiros, na primeira formatação que eu fiz, eu instalei apenas o drivers do site da dell e nada mais e o problema era o mesmo!
Agora o negocio do segundo video que eu mandei, aparentemente é a questao do clock mesmo, porque quando ele chega nos 2,7Ghz aleatóriamente, nao ocorre aquele problema mais.


Pesquisando muito pelos forum da internet eu achei uma "solução" que era instalar o ThrottleStop e desabilitar o BD PROCHOT e funcionou durante um tempo, porem depois de um tempo o processador nao passa mais dos 1.67Ghz... E a questão é a viabilidade e a segurança de ficar usando um programa desse durante muito tempo..
 
Última edição:
Eu ja coloquei todos os esquemas possiveis em alto desempenho, do windows, da bateria, da hd graphics



Entao, o rapaz me disse que o computador tem 3 anos de uso e me deus duas baterias com ele, uma que ele diz que era antiga e outra nova, porem o scaner apresentou que as duas baterias estao em boas condições (só nao sei se ela ta conseguindo entregar a voltagem certa e etc), porém o problema persiste até ligado direto na tomada!


Então, como eu comentei eu troquei a pasta termica e suspeitei do cooler tbm, porem o cooler gira normal, a temperatura nao passou de 75 graus no stress test de 30 minutos que eu fiz.
A questão o drivers de software terceiros, na primeira formatação que eu fiz, eu instalei apenas o drivers do site da dell e nada mais e o problema era o mesmo!
Agora o negocio do segundo video que eu mandei, aparentemente é a questao do clock mesmo, porque quando ele chega nos 2,7Ghz aleatóriamente, nao ocorre aquele problema mais.


Pesquisando muito pelos forum da internet eu achei uma "solução" que era instalar o ThrottleStop e desabilitar o BD PROCHOT e funcionou durante um tempo, porem depois de um tempo o processador nao passa mais dos 1.67Ghz... E a questão é a viabilidade e a segurança de ficar usando um programa desse durante muito tempo..
 
O meu Dell está igualzinho ao seu, vou tentar baixar esse programa.
Qual pasta vc usou ?
 
se ainda tiver acompanhando o tópico, faz o seguinte...

entra em OPÇÕES DE ENERGIA >> escolhe ALTO DESEMPENHO >> ALTERAR CONFIGURAÇÕES DO PLANO >> ALTERAR CONFIGURAÇÕES DE ENERGIA AVANÇADAS

vai até a opção GERENCIAMENTO DE ENERGIA DO PROCESSADOR

em ESTADO DE DESEMPENHO MÍNIMO na BATERIA vc põe 5% na TOMADA 80%.

em POLITICA DE RESFRIAMENTO DO SISTEMA deixa as duas como ATIVO

em ESTADO DE DESEMPENHO MÁXIMO poe na BATERIA 85% e na TOMADA: 90% (isso vai desativar o TURBO BOOST)

se os módulos de memória são diferentes um do outro, tira 1 e deixa só 4GB.

liga o MSI afterbuner antes de entrar no jogo pra monitorar a frequência e a temperatura da CPU e VGA. faz um vídeo curto de 1 minuto e posta aqui.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo