Notebook ignorando a ordem de boot.

Vinícius Pantarotti

Member
Registrado
Olá pessoal, estou tentando formatar o notebook da minha mãe mas não estou conseguindo fazer sequer com que o notebook dê o boot pelo pen drive, ele simplesmente o ignora e inicia o windows normalmente.

Coisas que já fiz pra tentar resolver:
- Verifiquei a ordem de boot e desabilitei tudo exceto a ordem #1 (iniciar pelo pen drive).
- Tentei usar o esquema de partição tanto GPT quanto MBR e sistemas de arquivos tanto NTFS quanto FAT32.
- Verifiquei se a opção fast boot estava habilitada na BIOS.

PS.: Quando tentei usar os esquema GPT / NTSF ele deu o boot pelo pen drive mas deu erro, disse que não era possível dar o boot. Caso necessário eu posto uma foto do erro depois.
PS2.: Eu já dei uma olhada
nesse post mas não resolveu o meu problema, e pra não ressuscitar um tópico tão antigo eu resolvi criar um novo.

Vou deixar algumas capturas de telas abaixo pra vcs verem como está configurada a BIOS.

O pen drive é reconhecido pelo windows normalmente:
9l03Msg.jpg


Informações do sistema:
pa61wRL.jpg


Avançado:
RN7SJWc.jpg


Boot:
I87reor.jpg


Ordem de boot:
0j6QnRN.jpg


Como mostrado nessa última imagem, mesmo com o único boot habilitado seja pelo pen drive ainda assim ele o ignorava e dava um jeito de iniciar o windows normalmente.

O notebook é um Samsung NP275E4E.
 
Vou fazer aquela pergunta bem estúpida, você por acaso não esqueceu de salvar a ordem de boot depois de trocar na BIOS né? Porque é estranho o computador se rebelar e bootar o windows mesmo com todas as outras opções de boot desabilitadas lol.
Se não for muuuuito trabalhoso também, é legal formatar o pen-drive e colocar o instalador de boot do windows de novo para ver se não era ele que tava bixado.
É uma coisa simples mas que as vezes resolve.
E o tópico que você mencionou cita sobre o formato do pen-drive, isso é bem importante e interessante prestar atenção.
Enfim, sei que não devo ter sido de muita ajuda mas esse não é muito meu departamento :B

Edit: Adicionando aqui um vídeo de um gringo dando algumas possíveis soluções pro problema, com destaque na hora em que ele explica como trocar o Boot-mode. Infelizmente está em inglês.


Edit2: Tem esse tópico aqui no fórum de suporte da Dell com alguém com problema similar que o seu também e algumas possíveis soluções, vale a pena dar uma olhada. Infelizmente está em inglês também >.>
https://www.dell.com/community/Wind...bootable-USB-with-UEFI-Dell/m-p/5146451#M9408
 
Última edição:
Notebook não tem a "tecla F12" habilitada, para escolher o dispositivo que vai dar o boot, sem a necessidade de mexer na BIOS?

No mais, bem estranho mesmo essa situação, nunca vi isso!
 
Amigo, o post era meu e na época eu tinha dois pen drives, um meio problemático (eu eu só descobri depois) que dava vários bugs aleatórios e que eu só consegui deixá-lo utilizável quando formatei pelo Linux (acho que tinha algo a ver com grub, não sei) e o outro que funcionava normal e sempre pegava de primeira. Agora não lembro qual eu usei na época, mas se você tiver a opção é sempre bom testar com outro pen drive só pra tirar a dúvida.

Agora assim, pelo que entendi seu PC utiliza BIOS antiga, pela própria aparência da mesma, e você está tentando instalar um sistema no modo UEFI, que são as BIOS mais novas e mais elaboradas, que não é o seu caso, por isso o pen drive está sendo ignorado. Então acredito que o problema esteja aí.

Sugiro ir na tela do Boot (3º foto) e mudar a opção 'OS Mode Selection' para outra alternativa que não seja apenas 'UEFI OS', como, por exemplo, 'Legacy SO' ou 'Other SO' ou o que estiver escrito lá...

Porque do jeito que está sua BIOS provavelmente não irá nem reconhecer a opção de bootar o pen drive por BIOS que não seja UEFI, não é à toa que só vi a opção 'UEFI: generic flash disk' para iniciar o pen drive, indicando que há apenas uma opção de boot e que, no caso, é UEFI. Caso você altere essa opção, muito provavelmente irá aparecer uma nova opção de boot no pen drive como: 'generic flash disk' apenas ou 'Legacy: generic flash disk', e aí sim essa será a opção apropriada para você dar boot no seu sistema, visto que é BIOS antiga (não-UEFI).

OBS: os nomes podem variar um pouco, eu utilizei alguns só para você ter uma idéia. Veja nesse exemplo que peguei no google: https://prnt.sc/v1szpz . Existe a opção 'Other OS', para permitir que o sistema reconheça outras formas de boot que não sejam UEFI.
 
Consegui mexer no notebook da minha mãe novamente depois de alguns dias mas ainda não consegui resolver o caso. Me certifiquei de deixar o secure mode desabilitado na bios e o OS Mode Selection em CSM Mode, ao deixar no CSM mode a situação piorou pois não dava mais boot de jeito nenhum, só ficava no erro intel undi pxe-2.1 (build 083).

Deixei a Fast BIOS desabilitada e USB S3 Wake habilitada e ainda assim não vai. Tentei até dar F10 e selecionar manualmente que queria iniciar pelo pen drive e ainda assim não deu certo.
Pensei que poderia ser problema no pen drive e subtitui por um Kingston usb 3.0 de 64gb que tenho aqui para fazer o teste mas ainda assim não funcionou.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo