Uma pesquisa realizada pelo ABI Research em março nos Estados unidos derrubou um dos grandes mitos recentes do mundo do silício: o de que os netbooks estariam com os dias contados após a chegada dos tablets ao mercado.
Na verdade, de acordo com o levantamento, o interesse pelos dois tipos de dispositivos está bem acirrado. Dos 1142 pesquisados, 25% disseram estar extremamente interessados ou muito interessados em comprar um netbook; enquanto que 27% deram as mesmas respostas para os tablets.
Cerca de metade dos entrevistados disseram não estar muito interessado ou nada interessado em comprar um tablet. 60% dos pesquisados relataram que o maior motivo para a falta de interesse no “novo queridinho” da indústria do hardware está na não percepção de necessidade.
Ao que parece, para que os tablets ganhem uma forte penetração no mercado, deverão vencer alguns desafios. O primeiro diz respeito a sua utilidade. Quais atividades um tablet pode fazer que um laptop ou netbook ou smartphone não são capazes?
Dentre os que responderam ter algum tipo de interesse pelos tablets, um pouco mais da metade acredita que o uso primário do dispositivo refere-se ao entretenimento. Dentre as atividades classificadas como entretenimento, a ordem dos interesses ficou assim:
- 82% em uso de email;
- 71% para navegação na internet;
- 57% para assistir TV ou fazer downloads de filmes;
- 56% para uso de redes sociais;
- 55% para jogar games.
A pesquisa ainda sugere que o foco dos netbooks está migrando do uso doméstico/lazer, para o do trabalho.
[ Ver texto completo ]
Na verdade, de acordo com o levantamento, o interesse pelos dois tipos de dispositivos está bem acirrado. Dos 1142 pesquisados, 25% disseram estar extremamente interessados ou muito interessados em comprar um netbook; enquanto que 27% deram as mesmas respostas para os tablets.
Cerca de metade dos entrevistados disseram não estar muito interessado ou nada interessado em comprar um tablet. 60% dos pesquisados relataram que o maior motivo para a falta de interesse no “novo queridinho” da indústria do hardware está na não percepção de necessidade.
{pros}{/pros}
Ao que parece, para que os tablets ganhem uma forte penetração no mercado, deverão vencer alguns desafios. O primeiro diz respeito a sua utilidade. Quais atividades um tablet pode fazer que um laptop ou netbook ou smartphone não são capazes?
Dentre os que responderam ter algum tipo de interesse pelos tablets, um pouco mais da metade acredita que o uso primário do dispositivo refere-se ao entretenimento. Dentre as atividades classificadas como entretenimento, a ordem dos interesses ficou assim:
- 82% em uso de email;
- 71% para navegação na internet;
- 57% para assistir TV ou fazer downloads de filmes;
- 56% para uso de redes sociais;
- 55% para jogar games.
A pesquisa ainda sugere que o foco dos netbooks está migrando do uso doméstico/lazer, para o do trabalho.
[ Ver texto completo ]