Nvidia + freesync - poste seus resultados

Tá, mas se eu desligo o GSync os frames sobem acima de 100. E aí?

Isso em modo borderless.
Certeza?
Esquisito isso acontecer com vc, não rola nada disso comigo, o freesync aqui não tem poder nenhum de capar os frames, e por tudo o que eu já li a respeito, o funcionamento normal é assim mesmo.

Não sou nenhum expert no assunto, mas não é porque está em modo janela sem bordas que o vsync é automático.
Eu só descobri isso recentemente, parece que é o caso mesmo. O Windows aplica vsync pra não acontecer tearing nas aplicações em modo janela, tipo browsers e programas comuns, no fim isso acaba afetando os jogos também. Já em modo exclusive fullscreen, o software do jogo é que toma poder sobre isso aí.

Eu até usei isso a meu favor em A Plague Tale: Innocence. O v-sync desse jogo é double buffered (se baixar de 60, cai direto pra 30), eu também não consegui ativar o triple buffer da nvidia (o triple buffer permitiria os frames flutuarem em vez de despencar direto pra 30). Aí como eu sabia que esse v-sync forçado do windows é triple buffered, simplesmente mudei de fullscreen pra borderless window e resolvi meu problema. Aí em vez de dropar pra 30, dropava pra 55, 56... bem melhor.

O que eu tenho dúvida é se, desativando o v-sync nos jogos quando eles estão em borderless, os contadores de frames continuam travados no refresh rate ou ficam flutuando acima, foi o que eu quis dizer com "não tenho certeza se os frames em excesso são renderizados ou descartados". Mas se quiser fazer o teste, desativa aí tanto o v-sync quanto o freesync em um jogo em borderless window. Independente se o contador de framerate passar de 75 ou não, vc vai perceber que não vai ter tearing, zero zero zero. É o v-sync do Windows que causa isso.
 
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Tenho uma dúvida.
Chegou o meu novo monitor Acer SA270, aparentemente freesync. A minha vga é uma gtx1060.
Quero ativar o freesync, mas o monitor não tem displayport, apenas hdmi e pelo hdmi não ativa.
Será que eu usando um adaptador de displayport para hdmi eu consigo ativar o freesync?
 
Comprei um AOC G2460V recentemente, a primeira vez que liguei ele na GTX 1070TI pelo display port funcionou o freesync de boa, aparecia no menu do monitor "75hz (FreeSync)". Porém eu uso uma TV como segunda tela e a partir do momento que liguei ela, o monitor parou de reconhecer o freesync. No driver da Nvidia está tudo certo, G-Sync habilitado e 75hz. Alguem sabe se tem alguma outra configuração para fazer? Tentei encontrar no monitor mas não encontrei. Agora mesmo quando não estou utilizando a TV, aparece apenas 75hz no menu do monitor.
 
Comprei um AOC G2460V recentemente, a primeira vez que liguei ele na GTX 1070TI pelo display port funcionou o freesync de boa, aparecia no menu do monitor "75hz (FreeSync)". Porém eu uso uma TV como segunda tela e a partir do momento que liguei ela, o monitor parou de reconhecer o freesync. No driver da Nvidia está tudo certo, G-Sync habilitado e 75hz. Alguem sabe se tem alguma outra configuração para fazer? Tentei encontrar no monitor mas não encontrei. Agora mesmo quando não estou utilizando a TV, aparece apenas 75hz no menu do monitor.
Nesse monitor o DP Capability tem que tá em 1.2 no menu, em 1.1 não funciona. Tirando isso, é só isso mesmo. Eu uso esse mesmo monitor no displayport com uma TV plugada no HDMI e freesync vai de boa.
 
Nesse monitor o DP Capability tem que tá em 1.2 no menu, em 1.1 não funciona. Tirando isso, é só isso mesmo. Eu uso esse mesmo monitor no displayport com uma TV plugada no HDMI e freesync vai de boa.
É isso mesmo, mudei aqui e funcionou! Valeu ai, achei que não ia funcionar essa bagaça kkkk
 




E mesmo depois de apresentar evidências de que o FreeSync é de fato suficientemente diferente do Adaptive Sync suportado pela Nvidia e Intel (o fato de o FreeSync ter suporte para HDMI enquanto o Adaptive Sync não, o fato de que alguns monitores do FreeSync nem são comercializados como G -Sync Compatible e que alguns monitores FreeSync só funcionam corretamente com placas AMD) decidiram manter sua decisão:



A Nvidia matou efetivamente a marca FreeSync, pois a maioria dos monitores compatíveis com G-Sync substituiu todas as instâncias do "FreeSync" dos nomes / descrições dos monitores na Amazon e em seus próprios sites (exceto o AOC, que apenas alterou as informações da Amazon) para "G-Sync Compatível".

 
Última edição:
Galera seguinte, tenho um LG 24gm79g 144hz. Nele posso ou ligar o Freesync ou o 1ms Motion Blur Reduction. Cansei de pesquisar e em tópicos que tratam disso, ninguem responde ao certo.

No 1ms motion blur reduction, a imagem perde luz, um pouco de cor e brilho. Não senti tanta diferença no 1ms motion blur reduction, apesar de que pareceu que ele adicionou um pouco de Input Lag ou talvez seja coisa da minha cabeça.

A pergunta é, em jogos extremamente competitivos, CS GO ou Fortnite por exemplo (estou jogando os campeonatinhos valendo dinheiro) é melhor utilizar o Fressync com o 1ms Motion Blur Reduction desligado ou ao contrario? Parece que com a opção desligada o monitor tem 5ms.

Alguém pode me tirar essa dúvida de uma vez por todas?? hehehe valeu!

Se alguém tiver esse monitor também e quiser compartilhar experiências e configurações!!

Valeu!!!
 
Galera seguinte, tenho um LG 24gm79g 144hz. Nele posso ou ligar o Freesync ou o 1ms Motion Blur Reduction. Cansei de pesquisar e em tópicos que tratam disso, ninguem responde ao certo.

No 1ms motion blur reduction, a imagem perde luz, um pouco de cor e brilho. Não senti tanta diferença no 1ms motion blur reduction, apesar de que pareceu que ele adicionou um pouco de Input Lag ou talvez seja coisa da minha cabeça.

A pergunta é, em jogos extremamente competitivos, CS GO ou Fortnite por exemplo (estou jogando os campeonatinhos valendo dinheiro) é melhor utilizar o Fressync com o 1ms Motion Blur Reduction desligado ou ao contrario? Parece que com a opção desligada o monitor tem 5ms.

Alguém pode me tirar essa dúvida de uma vez por todas?? hehehe valeu!

Se alguém tiver esse monitor também e quiser compartilhar experiências e configurações!!

Valeu!!!

Competitivo vai de 1ms
Freesync é para aumentar a fluidez e você ter uma melhor sensação, usa isso em jogos que você quer admirar.

Competitivo o mais admirável é aquela kill q você faz, então deixa tudo feio mesmo com tearing, 1 ms e vai fazer kill.
 
Competitivo vai de 1ms
Freesync é para aumentar a fluidez e você ter uma melhor sensação, usa isso em jogos que você quer admirar.

Competitivo o mais admirável é aquela kill q você faz, então deixa tudo feio mesmo com tearing, 1 ms e vai fazer kill.

Fala cara, mas em teste o 1ms não teria que dar mais fluidez? Acho que isso é mais importante no caso, a fluidez da imagem para eu conseguir enxergar inimigos em movimentos de flicks muito rápidos como é o caso do Fortnite por exemplo, onde tem muito movimento de mouse e muito rápido.

Eu testando as duas lado a lado, troco de uma pra outra rápido, jogo um pouco com uma um pouco com a outra, a maior diferença que senti mesmo foi na imagem, que piora quando o 1ms motion blur reduction está habilitado. Também não sei se é paranoia minha ou não, mas parece que quando ativado o 1ms Motion Blur, o atraso de entrada (Input Lag) é um pouco maior do que quando desabilitado.

Que indecisão, não sei qual deixar kkkkkkkkkkkkkkkk!

Valeu!
 
Fala cara, mas em teste o 1ms não teria que dar mais fluidez? Acho que isso é mais importante no caso, a fluidez da imagem para eu conseguir enxergar inimigos em movimentos de flicks muito rápidos como é o caso do Fortnite por exemplo, onde tem muito movimento de mouse e muito rápido.

Eu testando as duas lado a lado, troco de uma pra outra rápido, jogo um pouco com uma um pouco com a outra, a maior diferença que senti mesmo foi na imagem, que piora quando o 1ms motion blur reduction está habilitado. Também não sei se é paranoia minha ou não, mas parece que quando ativado o 1ms Motion Blur, o atraso de entrada (Input Lag) é um pouco maior do que quando desabilitado.

Que indecisão, não sei qual deixar kkkkkkkkkkkkkkkk!

Valeu!

Esse "aumento" do input lag acontece mesmo. O 1ms Motion Blur Reduction nada mas é o que o Black Frame Insertion. Vou colar uma definição para vc ler. Está em inglês.

"Black frame insertion is a method of displaying games running at 60 FPS on 120Hz monitors.
It simulates CRT flicker, which is necessary for the human eye to perceive fluid motion. Without it, the sample-and-hold method used by LCDs manifests as motion blur to our eyes. For LCDs, running at 120Hz with black frame insertion every other frame gives you 60Hz CRT motion quality on 60fps content. This is especially effective on strobe-backlight gaming monitors (e.g. Nvidia LightBoost, EIZO Turbo240, BenQ XL2720Z Blur Reduction) that often only enable motion blur reduction backlight strobing only at 120 Hz.
CRT monitors can use a 120Hz refresh rate to sync to 30kHz (240p) resolutions. However, 240p at 120Hz can create motion blur, due to having twice as many frames being drawn on screen and overlapping. The solution is to draw a black frame every other frame. At 120Hz that essentially brings it back down to proper 60Hz. The issues are that brightness is halved and any frame drops or synchronization issues are very noticeable, so you may need to adjust your display's controls to compensate.
In RetroArch, there is an option for black frame insertion in the video options in the menu. This makes it draw an extra black frame for every frame and it succeeds in making the motion smooth at 120Hz. There is an option to set the vsync swap interval if you want to double frames instead. The "refresh rate" setting should be set to 60Hz (monitor refresh rate/2) for accurate dynamic rate control in these cases.
120Hz with software inserted black frames have less latency than doing so on the display's hardware. It also has less latency vs. displaying straight 60Hz due to the decreased frame times between vsync in emulators. It also doubles the performance requirements of an emulator to maintain vsync for the same reason."

No meu LG 34UC79G-B ao ligar o 1ms Motion Blur Reduction o input lag passa de 4.1ms na resolução nativa para 8.2 ms. Ou seja, há um aumento, nada muito grande, mas há. Eu jogo com ele desativado sempre.
 
"Black frame insertion is a method of displaying games running at 60 FPS on 120Hz monitors.
It simulates CRT flicker, which is necessary for the human eye to perceive fluid motion. Without it, the sample-and-hold method used by LCDs manifests as motion blur to our eyes. For LCDs, running at 120Hz with black frame insertion every other frame gives you 60Hz CRT motion quality on 60fps content. This is especially effective on strobe-backlight gaming monitors (e.g. Nvidia LightBoost, EIZO Turbo240, BenQ XL2720Z Blur Reduction) that often only enable motion blur reduction backlight strobing only at 120 Hz.
CRT monitors can use a 120Hz refresh rate to sync to 30kHz (240p) resolutions. However, 240p at 120Hz can create motion blur, due to having twice as many frames being drawn on screen and overlapping. The solution is to draw a black frame every other frame. At 120Hz that essentially brings it back down to proper 60Hz. The issues are that brightness is halved and any frame drops or synchronization issues are very noticeable, so you may need to adjust your display's controls to compensate.
In RetroArch, there is an option for black frame insertion in the video options in the menu. This makes it draw an extra black frame for every frame and it succeeds in making the motion smooth at 120Hz. There is an option to set the vsync swap interval if you want to double frames instead. The "refresh rate" setting should be set to 60Hz (monitor refresh rate/2) for accurate dynamic rate control in these cases.
120Hz with software inserted black frames have less latency than doing so on the display's hardware. It also has less latency vs. displaying straight 60Hz due to the decreased frame times between vsync in emulators. It also doubles the performance requirements of an emulator to maintain vsync for the same reason."

No meu LG 34UC79G-B ao ligar o 1ms Motion Blur Reduction o input lag passa de 4.1ms na resolução nativa para 8.2 ms. Ou seja, há um aumento, nada muito grande, mas há. Eu jogo com ele desativado sempre.

Saquei cara!! Acho que sanou minha dúvida, fiquei hoje o dia todo jogando trocando de um pro outro e não conseguia me decidir, mas percebia sim um leve atraso de entrada como mencionado na outra mensagem. Vou optar pelo Input Lag mais baixo também, acho mais atraente para jogos competitivos do que um pouco menos do motion blur!

Valeu meu querido!

Abraço
 
Saquei cara!! Acho que sanou minha dúvida, fiquei hoje o dia todo jogando trocando de um pro outro e não conseguia me decidir, mas percebia sim um leve atraso de entrada como mencionado na outra mensagem. Vou optar pelo Input Lag mais baixo também, acho mais atraente para jogos competitivos do que um pouco menos do motion blur!

Valeu meu querido!

Abraço
Eu na verdade tenho uma sensibilidade muito baixa pra essas coisas, mal vejo diferença com o freesync.

Única coisa que percebo é no tearing.
 
Desenterrando :hihi:
Meu monitor é o LG24GL600F 144hz. Ele é freesync, compatível com gsync. O intervalo do freesync é 48-144hz. Eu ativei o freesync/gsync dele. Meu fps deve ficar dentro desse intervalo pra que ele fique ativo? Eu preciso travar o fps em algum valor? Dentro do jogo, eu tenho que ativar ou desativar o vsync?
E pra encerrar. Se meu jogo está com média de 50 de fps e eu ativar o freesync, ele vai rodar com fluidez como se estivesse com 60fps, por ex.?
 
Desenterrando :hihi:
Meu monitor é o LG24GL600F 144hz. Ele é freesync, compatível com gsync. O intervalo do freesync é 48-144hz. Eu ativei o freesync/gsync dele. Meu fps deve ficar dentro desse intervalo pra que ele fique ativo? Eu preciso travar o fps em algum valor? Dentro do jogo, eu tenho que ativar ou desativar o vsync?
E pra encerrar. Se meu jogo está com média de 50 de fps e eu ativar o freesync, ele vai rodar com fluidez como se estivesse com 60fps, por ex.?
Para limitar os frames dentro da faixa, você pode usar o vsync em conjunto com o Freesync, e também o RTSS do Afterburner. Eu faço isso aqui, deixando o RTSS um pouco abaixo do range máximo do meu monitor. Ex: máximo aqui é 75hz, boto o RTSS em 72, e mesmo assim deixo o vsync ligado, pois com ele desativado eu tinha tearing em alguns jogo com o RTSS sozinho.

Ficando dentro da faixa reduz tearing e ajuda a tirar lags em geral. Não é algo fenomenal, mas dá pra notar uma maior fluidez sim.
 
Para limitar os frames dentro da faixa, você pode usar o vsync em conjunto com o Freesync, e também o RTSS do Afterburner. Eu faço isso aqui, deixando o RTSS um pouco abaixo do range máximo do meu monitor. Ex: máximo aqui é 75hz, boto o RTSS em 72, e mesmo assim deixo o vsync ligado, pois com ele desativado eu tinha tearing em alguns jogo com o RTSS sozinho.

Ficando dentro da faixa reduz tearing e ajuda a tirar lags em geral. Não é algo fenomenal, mas dá pra notar uma maior fluidez sim.
Entendi. No caso de limitar, é pra não passar da taxa do monitor? Por ex. Aqui jogo RDR2 com FPS médio de 60. Nesse caso, como não passa disso, nem preciso limitar?
 
Entendi. No caso de limitar, é pra não passar da taxa do monitor? Por ex. Aqui jogo RDR2 com FPS médio de 60. Nesse caso, como não passa disso, nem preciso limitar?
Sim. Mas aqui deixo ligado direto o vsync + RTSS.

Só desligo para testar um jogo novo, benchmark etc.
 
Sim. Mas aqui deixo ligado direto o vsync + RTSS.

Só desligo para testar um jogo novo, benchmark etc.
E no caso do monitor 144hz, devo limitar em qual valor?
Pra CS GO devo desligado o freesync?
 
Uma dúvida aqui com RDR2. Meu monitor é 144hz, mas obviamente não pego isso de fps...fica com média de 60. Eu ativei o freesync (gsync no meu caso) e desativei o vsync (no jogo, mas ativo na painel da Nvidia, seguindo essas dicas https://blurbusters.com/gsync/gsync101-input-lag-tests-and-settings/14/) mas tenho dúvida em relação a uma opção no jogo. Eu deixo a taxa de atualização do monitor em 60 ou 144 dentro do jogo?

Esquece. Vi aqui que é pra deixar em 144hz mesmo.
 
Última edição:
Salve turma!
Comprei esses dias um monitor Alienware só que ele não vem com cabo displayport, daí vi que não pode ser um cabo qualquer por conta dos 240hz e de problema com ghosting e tal.
Vocês me recomendam algum de qualidade que eu consiga comprar aqui no br ?
Thx
 
Certeza?
Esquisito isso acontecer com vc, não rola nada disso comigo, o freesync aqui não tem poder nenhum de capar os frames, e por tudo o que eu já li a respeito, o funcionamento normal é assim mesmo.


Eu só descobri isso recentemente, parece que é o caso mesmo. O Windows aplica vsync pra não acontecer tearing nas aplicações em modo janela, tipo browsers e programas comuns, no fim isso acaba afetando os jogos também. Já em modo exclusive fullscreen, o software do jogo é que toma poder sobre isso aí.

Eu até usei isso a meu favor em A Plague Tale: Innocence. O v-sync desse jogo é double buffered (se baixar de 60, cai direto pra 30), eu também não consegui ativar o triple buffer da nvidia (o triple buffer permitiria os frames flutuarem em vez de despencar direto pra 30). Aí como eu sabia que esse v-sync forçado do windows é triple buffered, simplesmente mudei de fullscreen pra borderless window e resolvi meu problema. Aí em vez de dropar pra 30, dropava pra 55, 56... bem melhor.

O que eu tenho dúvida é se, desativando o v-sync nos jogos quando eles estão em borderless, os contadores de frames continuam travados no refresh rate ou ficam flutuando acima, foi o que eu quis dizer com "não tenho certeza se os frames em excesso são renderizados ou descartados". Mas se quiser fazer o teste, desativa aí tanto o v-sync quanto o freesync em um jogo em borderless window. Independente se o contador de framerate passar de 75 ou não, vc vai perceber que não vai ter tearing, zero zero zero. É o v-sync do Windows que causa isso.

Comprei um pc com a placa de video GTX 1660 super e o monitor aoc sniper 24'', você sabe me dizer se o Freesync funciona nele com essa placa de video?
 
Comprei um pc com a placa de video GTX 1660 super e o monitor aoc sniper 24'', você sabe me dizer se o Freesync funciona nele com essa placa de video?
Funciona sim. Use o cabo displayport.
 
Estou quase comprando este monitor
Samsung LED 32´, UHD, DisplayPort, HDMI, FreeSync - LU32J590UQLXZD
No Rtings testaram e suporta freesync nas nvidias. O monitor tem entrada Displayport 1.2 (somente 1.2) e HDMI 2.0. No DP 1.2 o freesync funciona nas nvidias ou tem que ser 1.2a?? E se for placa ati/AMD tudo ok em ambas as portas??
 

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