Certeza?Tá, mas se eu desligo o GSync os frames sobem acima de 100. E aí?
Isso em modo borderless.
Esquisito isso acontecer com vc, não rola nada disso comigo, o freesync aqui não tem poder nenhum de capar os frames, e por tudo o que eu já li a respeito, o funcionamento normal é assim mesmo.
Eu só descobri isso recentemente, parece que é o caso mesmo. O Windows aplica vsync pra não acontecer tearing nas aplicações em modo janela, tipo browsers e programas comuns, no fim isso acaba afetando os jogos também. Já em modo exclusive fullscreen, o software do jogo é que toma poder sobre isso aí.Não sou nenhum expert no assunto, mas não é porque está em modo janela sem bordas que o vsync é automático.
Eu até usei isso a meu favor em A Plague Tale: Innocence. O v-sync desse jogo é double buffered (se baixar de 60, cai direto pra 30), eu também não consegui ativar o triple buffer da nvidia (o triple buffer permitiria os frames flutuarem em vez de despencar direto pra 30). Aí como eu sabia que esse v-sync forçado do windows é triple buffered, simplesmente mudei de fullscreen pra borderless window e resolvi meu problema. Aí em vez de dropar pra 30, dropava pra 55, 56... bem melhor.
O que eu tenho dúvida é se, desativando o v-sync nos jogos quando eles estão em borderless, os contadores de frames continuam travados no refresh rate ou ficam flutuando acima, foi o que eu quis dizer com "não tenho certeza se os frames em excesso são renderizados ou descartados". Mas se quiser fazer o teste, desativa aí tanto o v-sync quanto o freesync em um jogo em borderless window. Independente se o contador de framerate passar de 75 ou não, vc vai perceber que não vai ter tearing, zero zero zero. É o v-sync do Windows que causa isso.
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