• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Como eu vejo a coisa HOJE (pode mudar daqui a 3 meses, pois o mercado tá louco)

1) Quem quer imersão e qualidade da experiência de jogo, em vez de gastar R$8k/10K só em placa de vídeo (que tb precisará de uma CPU forte e um monitor no mínimo QHD pra valer o investimento, então bota muuuuuuito mais R$ aí) , está valendo mais a pena comprar um console... ou ESTAVA, pois os consoles de repente também estão a preço de ouro.

2) Então, a melhor opção HOJE pode ser pagar R$4k/6K por um RV como o Quest 2, que inclusive pode ser considerado um console, pois não exige PC e nem mesmo monitor ou TV. Desta forma, seu investimento será esses R$4k/6K e nada mais, o que hoje sai MUITO mais barato que um PC forte + monitor gamer dos bons. Mesmo pq o Quest 2 oferece já resolução de 1832 x 1920 em cada olho, praticamente a mesma qtde de pixels de um monitor QHD 2560x1440, opera a 72Hz (mas prometeram update para 90Hz, se já não saiu). E se você já tiver um PC pelo menos razoável, também pode usá-lo no PC, se quiser, mas sem precisar vender os rins.

3) Quem não quer um RV, seja por qual motivo for, e quer mesmo gastar em um setup filezão, complaca de vídeo forte + CPU forte + monitor dos bons (QHD ou 4K), penso que vai usar jogos novos com engines novas e setup high ou ultra, ou não faz muito sentido o investimento. E mesmo assim, pra FULL-HD ou mesmo QHD uma GTX 1080 ainda dá muito bem conta do recado.

4) Quem joga competitivo em coisas como CS GO, por exemplo, simplesmente não precisa de processador e placa de vídeo tão potente, e um monitor FULL-HD já dá conta do recado.


Enfim: Pra mim esses RV independentes se tornaram a melhor e mais barata opção de jogatina, por hora. Olha só que coisa bizarra.... pois até pouco tempo eram mais caros que um PC gamer médio INTEIRO. Hoje estão metade do preço só de uma placa de vídeo como a 3070... :hmm:

Cara, foi o que eu disse: Não compensa pagar esse preço nessas vga's pois não valem esse preço.. é insanidade para o brasileiro comum e jogador casual... Agora se dinheiro não é o problema - que é a realidade de alguns - esse ponto em discussão não faz sentido.
Já foi dito que os jogos da próxima geração tem previsão para chegar só em 2022~2023... Nesse meio tempo vai chegar muita coisa nova em questão de tecnologia de hardware (novos processadores, vga, memória ddr5 e pcie5.0) além da incerteza da pandemia que pode mudar.
Foi o que eu disse: Hoje a maioria do pessoal que compra essas placas tá jogando jogo velho em engine antiga e muitas vezes mal otimizado...
As placas de hoje dão conta de sobra dos jogos atualmente até a chegada dos games de next gen.
 
Cara, foi o que eu disse: Não compensa pagar esse preço nessas vga's pois não valem esse preço.. é insanidade para o brasileiro comum e jogador casual... Agora se dinheiro não é o problema - que é a realidade de alguns - esse ponto em discussão não faz sentido.
Já foi dito que os jogos da próxima geração tem previsão para chegar só em 2022~2023... Nesse meio tempo vai chegar muita coisa nova em questão de tecnologia de hardware (novos processadores, vga, memória ddr5 e pcie5.0) além da incerteza da pandemia que pode mudar.
Foi o que eu disse: Hoje a maioria do pessoal que compra essas placas tá jogando jogo velho em engine antiga e muitas vezes mal otimizado...
As placas de hoje dão conta de sobra dos jogos atualmente até a chegada dos games de next gen.

Tem que levar em consideração também que não somente para a produção de games mas para a produção de novo hardware mais avançado pode ser afetada também.. e talvez a geração de hardware demore um pouco mais para se atualizar...

Sim, em desenvolvimento estão.. isso continua (como você citou DDR5, PCIE5 etc)... mas toda a cadeia de produção sim. Então somente suposição, pode ser que o Hardware moderno de hoje tenha uma vida mais longa por todas essas questões...
 
Tem que levar em consideração também que não somente para a produção de games mas para a produção de novo hardware mais avançado pode ser afetada também.. e talvez a geração de hardware demore um pouco mais para se atualizar...

Sim, em desenvolvimento estão.. isso continua (como você citou DDR5, PCIE5 etc)... mas toda a cadeia de produção sim. Então somente suposição, pode ser que o Hardware moderno de hoje tenha uma vida mais longa por todas essas questões...
Não acredito que a cadeia de produção de novas tecnologias de hardware seja afetada já que tem muitas empresas que produzem placas de vídeo são as responsáveis por produzirem as placas mães que irão receber essas tecnologias. Eles tem condições de produzir um lote, ou separar um lote para ser utilizado para o desenvolvimento dessas tecnologias.
 
Não acredito que a cadeia de produção de novas tecnologias de hardware seja afetada já que tem muitas empresas que produzem placas de vídeo são as responsáveis por produzirem as placas mães que irão receber essas tecnologias. Eles tem condições de produzir um lote, ou separar um lote para ser utilizado para o desenvolvimento dessas tecnologias.
Mas de nada adianta ter PCIE5 implementado em placas mãe ou ter a produção de placas de vídeo prontas diversificadas entre várias empresas se a GPU em si vem praticamente do mesmo lugar... mesma coisa com a CPU ...
 

A Nvidia espera que a escassez de GPUs continue "durante grande parte deste ano"​

Não parece bom para o mercado de GPU em 2021.

"Esperamos que a demanda continue a exceder a oferta durante grande parte deste ano. Acreditamos que teremos oferta suficiente para suportar o crescimento sequencial após o primeiro trimestre."

Bem, maio não está tão longe agora e um retorno à normalidade parece ser ainda menos provável ao longo dos próximos meses.


As remessas de PCs do IIRC, Q1 2021 aumentaram 50% ou algo ridículo.

Todo esse "trabalho de casa" fez com que muitas pessoas comprassem computadores: peças de computador, fones de ouvido para Skype / qualquer coisa, servidores para lidar com carga adicional, etc. etc.

A TSMC não está expandindo a produção até o próximo ano e, depois disso, ainda teremos que esperar que todo esse backlog de computador seja eliminado. Provavelmente não teremos uma cadeia de suprimentos sã até 2022 ...

 
Mas de nada adianta ter PCIE5 implementado em placas mãe ou ter a produção de placas de vídeo prontas diversificadas entre várias empresas se a GPU em si vem praticamente do mesmo lugar... mesma coisa com a CPU ...
Cara a indústria não está preocupada em saber se vai ter ou não a peça: Eles querem é vender seus produtos.
Da mesma forma que nós estamos discutindo aqui que não compensa comprar essas novas placas por esse preço em razão de não existir games de next gen que justifique comprá-las... Mesmo assim a comoção do pessoal pra comprar o lançamento é grande ainda que custe 10 ou 15 mil reais....
Quando a tecnologia chegar falando no salto em performance o pessoal vai ficar louco querendo comprar de um jeito ou de outro, mesmo que tenha poucas placas ou quase nenhuma.. é assim e sempre vai ser.
O mercado age na emoção das pessoas, nunca vai agir pela razão, senão como iriam vender seus produtos?
 
Realmente desde os anos 1960 a tecnologia so avança empurrando pra cima das pessoas um conceito , alguns conceitos se deram bem , outros nem tanto .
Mas sem duvida o corona vai causar um atraso e coisas que deveriam ser comuns em 2025 provavelmente so vão alcançar esse estagio em 2030 .
Por outro lado o proprio corona acelerou a implementação de conceitos so esperados pra 2030 como home work , tarefas de automação e controle a distancia .
 


Pelo que deu pra entender o limitante aí é a CPU .. pois na medida em que aumenta a resolução menor é o ganho. De fato o princípio está na CPU.
Só achei curioso ele não citar as CPUs de 9ª geração como suporte a isso sendo que elas oficialmente possuem, ou seja, não é um fator limitante ou alguma tecnologia exclusiva da 10ª geração adiante. Obviamente que o fato da CPU ser a variável mais importante na equação, quanto mais antiga menor o ganho, mas independente disso o ganho/suporte existe e acho que vale ser mencionado.
 
Última edição:
Bom se o tal do Bar despeja mais processamento de Vram encima do cpu em função do tempo , me parece que se o processador não tiver threads sobrando pra fazer essas tarefas tambem em função do tempo então não tera ganho . :rolleyes:
 
Mas sera que mesmo os oculos de realidade virtual não tiveram um grande aumento de preço nesse meio tempo ?

Não, pelo contrário, o preço lá fora baixou muito nos últimos 5 anos, basta lembrar que o primeiro Rift foi lançado por US$599 e o hoje o Rift S, bem superior, custa US$299.

Acontece que, ao contrário do mercado de placas de vídeo, onde só existem 2 fabricantes, o mercado de RV já tem uns 8 fabricantes. E claro, não tem a mesma demanda que as placas de vídeo e muito menos a maldita competição com mineradores.

O Quest 2 recém lançado lá fora está US$299 na versão de 64GB e US$399 256GB
Oculus Go US$149.
Le novo Mirage US$199
E modelos da Sony, Acer, HP, HTC, Samsung, Vale e outros, entre US$200 a US$999, dependendo do que vc quer.

Mesmo aqui baixaram um pouco de preço (alguns modelos) ou aumentaram pouco (outros modelos), o Quest 2 64GB acha em algumas lojas por R$2999,00

E lá fora, tb acha relativamente barato no mercado de usados.
 
Como eu vejo a coisa HOJE (pode mudar daqui a 3 meses, pois o mercado tá louco)

1) Quem quer imersão e qualidade da experiência de jogo, em vez de gastar R$8k/10K só em placa de vídeo (que tb precisará de uma CPU forte e um monitor no mínimo QHD pra valer o investimento, então bota muuuuuuito mais R$ aí) , está valendo mais a pena comprar um console... ou ESTAVA, pois os consoles de repente também estão a preço de ouro.

2) Então, a melhor opção HOJE pode ser pagar R$4k/6K por um RV como o Quest 2, que inclusive pode ser considerado um console, pois não exige PC e nem mesmo monitor ou TV. Desta forma, seu investimento será esses R$4k/6K e nada mais, o que hoje sai MUITO mais barato que um PC forte + monitor gamer dos bons. Mesmo pq o Quest 2 oferece já resolução de 1832 x 1920 em cada olho, praticamente a mesma qtde de pixels de um monitor QHD 2560x1440, opera a 72Hz (mas prometeram update para 90Hz, se já não saiu). E se você já tiver um PC pelo menos razoável, também pode usá-lo no PC, se quiser, mas sem precisar vender os rins.

3) Quem não quer um RV, seja por qual motivo for, e quer mesmo gastar em um setup filezão, complaca de vídeo forte + CPU forte + monitor dos bons (QHD ou 4K), penso que vai usar jogos novos com engines novas e setup high ou ultra, ou não faz muito sentido o investimento. E mesmo assim, pra FULL-HD ou mesmo QHD uma GTX 1080 ainda dá muito bem conta do recado.

4) Quem joga competitivo em coisas como CS GO, por exemplo, simplesmente não precisa de processador e placa de vídeo tão potente, e um monitor FULL-HD já dá conta do recado.


Enfim: Pra mim esses RV independentes se tornaram a melhor e mais barata opção de jogatina, por hora. Olha só que coisa bizarra.... pois até pouco tempo eram mais caros que um PC gamer médio INTEIRO. Hoje estão metade do preço só de uma placa de vídeo como a 3070... :hmm:

Precisa de CPU forte para 4k e 8k ? Mas qnto mais alta a resolução menor n é o trabalho da CPU ? Eu vivia atualizando GPU e CPU, até ver que CPU n estava mudando nd nos meus fps em jogos 4k... ai parei com esse meu 8700k com uma 3090 e pretendo trocar a cpu só ano q vem, ja usei essa mesma CPU por 3 gerações de GPU, com Sli 1080Ti, depois 2080Ti e agora 3090. N vejo aumento de fps atualizando cpu, eu estava só jogando dinheiro fora, para minha TV 4k.

Minha CPU aqui durante os jogos n passa de 40% de uso, mal passa dos 45°, pq n é usada...
 
Quanto a questão do console... eu não sei, mas não consigo ver ele como um substituto pro PC ... todo o modo de usar/jogar no PC é diferente e vai de preferência.. claro que, se for o caso do cara querer muito alguns games, principalmente se estão nos consoles também .. aí Ok... Eu penso em pegar um console mais pra frente, mas vai ser um Switch, que talvez esteja lançando algum modelo mais forte pelo que estão falando. Mas porque já tenho PC e ele de fato é totalmente outra pegada .. de jogar sentadão no sofá... enfim...

Eu sei muito bem disso, pois nunca tive nenhum console na minha vida, sempre joguei no PC, desde os 486 DX2 66.

Aliás, a grande maioria dos jogos que eu curto sequer EXISTE em consoles...
 
Placa de Mineração da Gigabyte vai custar 720 doláres em MSRP


Pelo jeito vai resolver porra nenhuma, ainda mais com esse preço.

A potência dessa placa é uma RTX 2060 mais ou menos?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Geforce Now anunciado no Brasil, não sei quanto vai custar, mas acredito que vai ser possível jogar por anos e anos com o preço de uma GPU de hoje.

Uma GPU 1050 Ti vai rodar os jogos do Gforce Now?
Qual GPU mínima é possível rodar bem em 1080p 60 fps?
 
Última edição:
A potência dessa placa é uma RTX 2060 mais ou menos?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Uma GPU 1050 Ti vai rodar os jogos do Gforce Now?
Qual GPU mínima é possível rodar bem em 1080p 60 fps?
Qualquer HD Graphics roda streaming. São os mesmos requisitos de rodar Netflix e Youtube a 1080p60.
 
A potência dessa placa é uma RTX 2060 mais ou menos?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Uma GPU 1050 Ti vai rodar os jogos do Gforce Now?
Qual GPU mínima é possível rodar bem em 1080p 60 fps?
Parece que vai ser uma 1080.
 
Conseguiram ligar vGPU nas GeForce, finalmente dá pra compartilhar uma GPU entre o host e uma VM: https://github.com/DualCoder/vgpu_unlock

Parece não funcionar na minha 2060 Super (TU106), mas vou tentar adicionar o id dela de todo jeito no script e ver no que dá, ia ser ótimo poder usar o Fusion 360 sem dores de cabeça.
Finalmente consegui fazer funcionar, Windows rodando com aceleração de GPU dentro de uma VM usando a mesma GPU do meu host :)
y9u0mjc.png
 
Quem tem 3080 e fez undervolt ta rodando com quantos Mhz e mv?

Queria ter um pouco de referência pra comparar com o que consegui aqui
 
Eu sei muito bem disso, pois nunca tive nenhum console na minha vida, sempre joguei no PC, desde os 486 DX2 66.

Aliás, a grande maioria dos jogos que eu curto sequer EXISTE em consoles...
Eu sempre preferi PC mas foi meio misturado... mais ou menos como você falou de que vale mais a pena partir pra console em tempos de tudo mais caro ... eu só queria jogar e em muitos momentos desisti de PC (para jogos porque sempre foi mais caro, não tanto quanto hoje mas sempre foi) e fui pro console. Praticamente tendo todas as gerações desde atari ... só pulei a do PS4 e XOne ... acabei nesse exato momento de comprar um Xbox series S pro meu filho que faz aniversário mês que vem. Como sou separado, o PC dele fica aqui mas quando vai pra casa da mãe ele não tem como jogar. Agora, pelo menos os Fortnite Apex COD da vida ele vai poder jogar (que já joga no PC) e como só joga com joystick, vai de boa.. .. então posso dizer que comprei da geração atual também hehehe... continuando esse offtopic aqui .. se eu fosse sugerir entre um PC gamer médio ou um console, com certeza seria o Series S ... que é atual, tá com um preço de PS4 e roda tudo que o X roda só que em FHD e 1440p, que tá ótimo.. A grande maioria de PCs até mais robustos não pega bem o 4k em alguns games...
 
Finalmente consegui fazer funcionar, Windows rodando com aceleração de GPU dentro de uma VM usando a mesma GPU do meu host :)
y9u0mjc.png
Pergunta meio leiga, em termos de performance, perde algo?

Mesmo sem a GPU, eu sempre achei que virtualizar o Linux dentro do Windows, não deixava o sistema aberto 100% (por isso preferi dual boot)
 
A potência dessa placa é uma RTX 2060 mais ou menos?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Uma GPU 1050 Ti vai rodar os jogos do Gforce Now?
Qual GPU mínima é possível rodar bem em 1080p 60 fps?
No geforce now o jogo é renderizado na nuvem, você apenas faz stream do jogo. Pode rodar com placa de vídeo integrada se quiser.
 
Bom se o tal do Bar despeja mais processamento de Vram encima do cpu em função do tempo , me parece que se o processador não tiver threads sobrando pra fazer essas tarefas tambem em função do tempo então não tera ganho . :rolleyes:
Não, ele não despeja mais processamento, pelo contrário: antes vc tinha uma janela de 256mb para toda a vram (vamos assumir 4gb), se vc quisesse acessar algo no começo e depois no final, teria de sair movendo essa janela. Com o rebar vc não precisa mais disso, pode só acessar o endereço direto sem essa "janela".

A potência dessa placa é uma RTX 2060 mais ou menos?
Não, ela tem hardware quase idêntico a uma 1660 Super.
Pergunta meio leiga, em termos de performance, perde algo?

Mesmo sem a GPU, eu sempre achei que virtualizar o Linux dentro do Windows, não deixava o sistema aberto 100% (por isso preferi dual boot)
Do lado de CPU já não se perde nada há anos, já que as CPUs tem extensões de virtualização que tornam o overhead quase nulo (vc só gasta CPU emulando o chipset e rede, que é quase nada).

Oq vc sentia que não ficava 100% era por conta do vídeo, já que era totalmente renderizado por software e deixava a sensação meio ruim (virtualização no windows também é péssimo e fica devendo bastante quando se comparado pro KVM).
Na configuração que deixei, tá com 2gb de vram, fair share e limitação de 45fps (mais que pretendo fazer no windows), então ele não vai poder usar 100% da GPU por si só, mas isso é algo que dá pra configurar.
 
parece que a MSI vai descontinuar todas as placas com backplate de plástico, e vai colocar uma nova no mercado com nomenclatura Z e com backplate de metal.

 
Não, ele não despeja mais processamento, pelo contrário: antes vc tinha uma janela de 256mb para toda a vram (vamos assumir 4gb), se vc quisesse acessar algo no começo e depois no final, teria de sair movendo essa janela. Com o rebar vc não precisa mais disso, pode só acessar o endereço direto sem essa "janela".


Hum então quanto mais Vram uma placa de video tivesse , mais lento era pra o CPU processar informações movendo essa janela de 256mb atraves dos endereços de Vram ate achar a informação , se a informação fosse maior que 256mb então precisava de mais etapas . Agora sem a limitação dos 256mb , o cpu simplismente se teletransporta de uma parte a outra dos endereços de Vram sem perda de deslocamento .🙄
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo