Não sei se é o tópico certo, mas já há uns meses eu tinha percebido que meu PC vira e mexe crashava, e nessas ocasiões a placa subia os fans para 100% e a tela desligava. A placa é uma 3080 12GB Gaming Pro OC da PALIT. Como acontecia bem raramente, eu não investiguei muito a fundo. No Tarkov rolava 1x a cada 2 dias por aí, e só quando eu jogava por várias horas seguidas. Além disso, eu usava um leve OC no Core e nas memórias, mas mesmo sem OC acontecia. A temperatura parecia sob controle.
Jogando Helldivers 2 esses dias aconteceu umas 3x seguidas, aí me preocupou. Pesquisando a respeito achei que pode ser ou a placa de vídeo em si ou a fonte. Usei o software da PALIT para limitar o power target em 97% e fiz uma curva de fan mais agressiva e "resolveu". Dito isso, a placa ainda está na garantia até Novembro/24. Será que vale a pena enviar para o RMA? É diretamente com a loja (BringIT, acho que é de Curitiba).
Alguma dica de algum teste que eu consiga utilizar e que seja bem repetível para que eu consiga descrever bem o problema? Nas ultimas semanas no Helldivers tbm acontecia muito raramente, e é um jogo que varia mto o load entre placa/processador.
Alguém passou por algo similar e conseguiu fazer RMA? Achei uns gringos reclamando das Gigabytes na época do lançamento da 3080, a maioria reclamou que não resolveu o RMA.