[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Para visualizar a real memória consumida tem um indicador específico associado ao gpu.dll "GPU dedicated memory usage".
Isso ainda é o alocado e não realmente em uso. Pra ver o uso real em relação aos buffers, vc precisa de acesso a algo na própria engine, ou rodar com algum debugger (tipo o renderdoc).
 
Não é não, na verdade, faz todo o sentido. MUITO sentido!

Pelo menos no que se refere ao marketing da Nvidia, que hoje em dia visa mais aos mineradores que aos gamers, apesar dela dar uma boazinha o tempo todo dizendo que tá "defendendo os gamers com o LHR" e blá-blá-blá...

Pensem bem: Qual foi o objetivo REAL das placas LHR?

A maioria vai dizer "Ah, é pra ferrar os mineradores e defender os gamers"

Sinto muito, mas vc está redondamente enganado.

O LHR foi apenas uma jogada extremamente esperta de obrigar os mineradores a comprar placas ainda mais caras, e ao mesmo tempo mantendo os altos preços das placas já existentes.

E justamente por isso a Nvidia lançou placas que parecem absurdas, como as as 3060 de 12GB e diversas outras que não fazem sentido no mundo gamer, mas fazem sentido para mineradores, pois a VRAM é extremamente importante em muitos algoritmos de mineração.

Prova disso é: As placas LHR diminuíram o preço das placas para os gamers? NÃO, NEM 1 CENTAVO. Então, o que os gamers ganharam com isso? NADA! ABSOLUTAMENTE NADA.

Mas ao mesmo tempo, os mineradores foram obrigados a comprar placas ainda mais caras para manter a produtividade da mineração, ou comprar maior quantidade de placas de preço "médio" como as 3060 e 3070 com LHR para minerar a mesma coisa. E a conta bancária da Nvidia agradece!

Desta forma, placas como a 3090 Ti de 24GB e 3070 Ti de 16GB, são claramente voltadas aos mineradores, que justo por causa do LHR querem placas ainda mais potentes e com mais memória.

E claro, a Nvidia ainda aproveita para relançar placas de 5 anos atrás, com o intuito de "oferecer mais opções aos gamers"... maaaaaaaaaasssssssssssss.... cobrando preços estratosféricos em projetos que já se pagaram há muito tempo.

Não duvido se relançarem a GTX 980, 970, 960.... :eek:

Quem dera se o problema dos preços elevados fosse apenas devido aos mineradores. O problema é muito maior, basta analisar a inflação do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha entre outras grandes economias. A impressão desenfreada de dinheiro durante a pandemia causou um desgaste econômico gigantesco. Os valores atuais dos componentes eletrônicos estão "normais", nosso Real assim como o Dólar que perderam o poder de compra, alinhado com o aumento da demanda por componentes.

Não estou dizendo que a mineração não ajudou no aumento dos preços, mas está longe de ser o único e principal fator. E como você mesmo disse a Nvidia não quer ferrar os mineradores para ajudar os gamers, para ela tanto faz de qual "bolso" vem o dinheiro desde que venha para o "bolso" dela. Tanto Nvidia quanto AMD venderam muita GPU no ano de 2021 e para elas não fez diferença se as placas foram para mineradores ou gamers, o dinheiro foi o mesmo.
 
Pessoal, me tira uma duvida. Meu monitor é 1440p, quando eu vou no driver da nvidia e cria uma resolução personalizada em 4k (não é DSR), ele passa a rodar de alguma forma o DSR? Pq aqui qdo faço isso o FH5 (por exemplo) fica mais leve e mais bonito do que usando 4k via DSR.
 
Isso ainda é o alocado e não realmente em uso. Pra ver o uso real em relação aos buffers, vc precisa de acesso a algo na própria engine, ou rodar com algum debugger (tipo o renderdoc).

Qual a diferença lá no MSI de "Alocado" e "Dedicated"?
 
Qual a diferença lá no MSI de "Alocado" e "Dedicated"?
No afterburner tem algo explicitamente chamado alocado? Que eu saiba, era só "dedicated" vs "shared", e tinha relação com a memória dedicada da gpu vs o total disso + oq está disponível na ram do sistema pra gpu usar como área de paginação.

Mas também não uso windows, se tiver como mandar um print de como é que tá lá eu posso tentar entender/explicar melhor.
 
Pessoal, preciso de uma ajuda.
Resolvi instalar o EVGA Precision para modificar as cores do LED da minha RTX3080 TI da evga. Porém assim que abri o programa ele falou que tinha um update de firmware. Cliquei em yes, foi para uma tela do prompt onde marquei Y e dp o prompt fechou e nada aconteceu, esperei alguns minutos e nada, então resolvi reinciar o pc.
Agora o precision nao abre mais, o gpu-z identifica minha placa mas nao os sensores.. o msi after burner nao indifica placa.. e ao abrir um jogo aparece a mensagem no suitable D3D12 adapter found.

Será que foi pro brejo a placa?
 
Pessoal, bom dia. Possuo atualmente uma RTX 3070 EVGA, e os 8 GB de VRAM estão me deixando preocupado. Vocês acham que essa característica irá capar a placa em curto prazo? Até então, o FH5 foi o primeiro jogo que usou toda a quantidade de VRAM, entretanto, os gráficos que exigem tal quantia de memória resultam em menos de 60 FPS, ou seja, a placa atinge seu limite de processamento mais ou menos no momento em que utiliza a totalidade da video ram...
 
Pessoal, preciso de uma ajuda.
Resolvi instalar o EVGA Precision para modificar as cores do LED da minha RTX3080 TI da evga. Porém assim que abri o programa ele falou que tinha um update de firmware. Cliquei em yes, foi para uma tela do prompt onde marquei Y e dp o prompt fechou e nada aconteceu, esperei alguns minutos e nada, então resolvi reinciar o pc.
Agora o precision nao abre mais, o gpu-z identifica minha placa mas nao os sensores.. o msi after burner nao indifica placa.. e ao abrir um jogo aparece a mensagem no suitable D3D12 adapter found.

Será que foi pro brejo a placa?
Vixi... Não deve ter concluído o update adequadamente. Você pode tentar fazer o update manualmente.
Aqui o link da própria evga para fazer o update do firmware: https://forums.evga.com/EVGA-GeForce-30-Series-HYBRIDXOCDefault-BIOS-Thread-m3407542.aspx
Só não explico como faz o passo a passo, pois não sei.
 
Pessoal, preciso de uma ajuda.
Resolvi instalar o EVGA Precision para modificar as cores do LED da minha RTX3080 TI da evga. Porém assim que abri o programa ele falou que tinha um update de firmware. Cliquei em yes, foi para uma tela do prompt onde marquei Y e dp o prompt fechou e nada aconteceu, esperei alguns minutos e nada, então resolvi reinciar o pc.
Agora o precision nao abre mais, o gpu-z identifica minha placa mas nao os sensores.. o msi after burner nao indifica placa.. e ao abrir um jogo aparece a mensagem no suitable D3D12 adapter found.

Será que foi pro brejo a placa?

É esses updates é bom da uma lida antes de fazer...
Digo logo que a garantia não cobre...
Tem uns posts bem atrás não consegui achar de um pessoal ensinando a fazer manualmente.
 
Pessoal, bom dia. Possuo atualmente uma RTX 3070 EVGA, e os 8 GB de VRAM estão me deixando preocupado. Vocês acham que essa característica irá capar a placa em curto prazo? Até então, o FH5 foi o primeiro jogo que usou toda a quantidade de VRAM, entretanto, os gráficos que exigem tal quantia de memória resultam em menos de 60 FPS, ou seja, a placa atinge seu limite de processamento mais ou menos no momento em que utiliza a totalidade da video ram...

Sobre os 8GB de VRAM.

Pra Full HD é suficiente.

Pra Quad HD em alguns jogos específicos, cenários extremos, vai haver problemas.

Pra 4K os 8GB já limitam em vários jogos.
 
Sobre os 8GB de VRAM.

Pra Full HD é suficiente.

Pra Quad HD em alguns jogos específicos, cenários extremos, vai haver problemas.

Pra 4K os 8GB já limitam em vários jogos.
Na linha 3xxx a nVidia fez uma salada russa com os lançamentos das placas e respectivas VRam.

Como ela é mão de vaca, a linha 4xxx deve começar com 12Gb, mas poderia adotar 16Gb como padrão nas mid 4070 e 20Gb nas high-end 4080.

A AMD deu um banho com os 16GB para todas as VGAs logo no lançamento, só depois que reduziu com as 6600/6700. Foi muito mais consistente.
 
Última edição:
Sobre os 8GB de VRAM.

Pra Full HD é suficiente.

Pra Quad HD em alguns jogos específicos, cenários extremos, vai haver problemas.

Pra 4K os 8GB já limitam em vários jogos.
Meu caso é Quad HD mesmo... Valeu pela sua resposta.
 
É esses updates é bom da uma lida antes de fazer...
Digo logo que a garantia não cobre...
Tem uns posts bem atrás não consegui achar de um pessoal ensinando a fazer manualmente.
tipo update de bios mod tudo bem mas eu instalo o evga precision, soft da evga, ao abrir ele mesmo pede pra atualizar, eu apenas clico yes e ela vai negar a garantia?

De todo modo, era o driver.. ao clicar yes ele desinstalou completamente o driver de video.. ai reinstalei pelo nvidia experience..

Só q toda vez q abro o precision fica pdindo pra atualizar o firmware e agora to com medo de fazer kkk
 
tipo update de bios mod tudo bem mas eu instalo o evga precision, soft da evga, ao abrir ele mesmo pede pra atualizar, eu apenas clico yes e ela vai negar a garantia?

De todo modo, era o driver.. ao clicar yes ele desinstalou completamente o driver de video.. ai reinstalei pelo nvidia experience..

Só q toda vez q abro o precision fica pdindo pra atualizar o firmware e agora to com medo de fazer kkk

Atualização de bios, não é coberto pela garantia. Avisando logo...
 
Não estou dizendo que a mineração não ajudou no aumento dos preços, mas está longe de ser o único e principal fator. E como você mesmo disse a Nvidia não quer ferrar os mineradores para ajudar os gamers, para ela tanto faz de qual "bolso" vem o dinheiro desde que venha para o "bolso" dela. Tanto Nvidia quanto AMD venderam muita GPU no ano de 2021 e para elas não fez diferença se as placas foram para mineradores ou gamers, o dinheiro foi o mesmo.

Claro, concordo plenamente.

E sei que mesmo sem os mineradores, as placas estariam mais caras que há 3 anos atrás (pelos outros fatores), mas é inegável que estariam bem mais baratas que os preços atuais, pois se não existisse o mercado de mineração, a oferta de placas seria muito maior e a demanda muito menor, e pela lógica mais pura do mercado, as placas estariam SIM muito mais baratas, aqui ou lá fora, mesmo com todos os demais fatores envolvidos.

Mas meu post foi apenas para enfatizar que o LHR foi só uma jogada para obrigar os mineradores a comprar placas ainda mais caras e a Nvidia faturar ainda mais sobre a febre de mineraçào , e não para "proteger os gamers" como ela alega e muitos de fato acreditam. Afinal, se não baixou o preço de nada para o consumidor gamer e nem aumentou a oferta de placas para os gamers , não serviu pra nada para o consumidor gamer, não importa quantos outros fatores impliquem no preço e oferta das placas.
 
Última edição:
sim, ficou assim(do meu lado) por um bom tempo e o fan em 80% eram bem silencioso.
rOhzNw2.jpg
tenho uma ko, mas na 3060ti, acho meio barulhenta no gabinete....chego a bater 75C em jogos, tu chegou a ver quanto chega na 3070 por curiosidade(ja que sao as mesmas fans etc)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, bom dia. Possuo atualmente uma RTX 3070 EVGA, e os 8 GB de VRAM estão me deixando preocupado. Vocês acham que essa característica irá capar a placa em curto prazo? Até então, o FH5 foi o primeiro jogo que usou toda a quantidade de VRAM, entretanto, os gráficos que exigem tal quantia de memória resultam em menos de 60 FPS, ou seja, a placa atinge seu limite de processamento mais ou menos no momento em que utiliza a totalidade da video ram...
tenho mesmo receio com a 3060ti, vejo que ela tem forca mas a vram ja me preocupa pra comprar um monitor 1440p
 
Pessoal, bom dia. Possuo atualmente uma RTX 3070 EVGA, e os 8 GB de VRAM estão me deixando preocupado. Vocês acham que essa característica irá capar a placa em curto prazo? Até então, o FH5 foi o primeiro jogo que usou toda a quantidade de VRAM, entretanto, os gráficos que exigem tal quantia de memória resultam em menos de 60 FPS, ou seja, a placa atinge seu limite de processamento mais ou menos no momento em que utiliza a totalidade da video ram...

Seja bem vindo ao clube... mas esse "curto prazo" já expirou há muito tempo para os amantes de simuladores de vôo, muito antes de FH5 ou qq outro.

o DCS (simulador de vôo) em alguns momentos já alocava 13GB de VRAM desde os idos de 2019 (estamos falando de mais de 2 anos atrás!!!) na minha 2080 Ti em 4K. E como ela só tem 11GB, o resto é compartilhado com a RAM normal, gerando irritantes stutters. Hoje, o DCS 2.7 pode comer 16GB ou mais, facinho, dependendo do cenário e add-ons. Já li gente nos fóruns citando 21GB e cenários grandes multiplayer... e com toneladas de stutters, claro.

O MS FS 2020 também consome, desde o ano passado, enormes qtdes de VRAM em 4K dependendo do cenário. Dá uma olhada neste vídeo voando sobre NY, a alocação de VRAM gruda nos 17GB, e veja a qtde de stutters e micro-stutters:




Alguém pode dizer:

"Ah, pô, mas é 4K e com setting no máximo, o que vc quer?"

O que eu quero? O QUE EU QUERO?

Ora, a Nvidia me vendeu que a RTX 2080 (Ti ou não) foi feita pra 4K, desde o começo. E obviamente, a 3070 e 3080, mais ainda.

Inclusive, quando lançaram a série 3XXX me sentaram o porrete quando eu critiquei violentamente a Nvidia colocando míseros 8GB para as novas "placas 4K", quando a 2080 Ti tinha 11GB e mesmo uma safada RX580 tinha 8GB há anos. Chamei isso de retrocesso porco e safado, estratégia pilantra para dali a pouco lançar outra leva com mais VRAM, obrigando todo mundo a comprar as mesmas placas de NOVO (o que, olha só, está acontecendo, né...) e todo mundo me tacou pedra dizendo "tá louco, 8GB vão dar conta por muitos anos mesmo em 4K!!!" (claro, ninguém usava DCS e nem MS FS 2020)

E agora, após pagar R$10K ou mais em uma placa de vídeo e R$4K em um monitor 4K, agora tenho tem que ficar miguelando nos settings PORQUE NÃO TEM VRAM SUFICIENTE, DESDE 2019?!?!?!? ?

REALLY?!?!?!? :damn:
 
Última edição:
E agora, após pagar R$10K ou mais em uma placa de vídeo e R$4K em um monitor 4K, agora tenho tem que ficar miguelando nos settings PORQUE NÃO TEM VRAM SUFICIENTE, DESDE 2019?!?!?!? ?
É só deixar de ser mão de vaca e pagar 30k numa 3090, problema resolvido.

(contém ironia)
 
Realmente, a NVidia foi bem sacana nessa questão da VRAM, acredito que foi uma espécie de "obsolescência programada"! Só peguei a 3090 na época (há quase 1 ano) por conta da quantidade de VRAM (meio exagerada, claro) e porque consegui por 11K. Se a 3080 tivesse pelo menos 12GB, tinha ido nela sem pensar 2X. Infelizmente 8GB para 1440p e principalmente 4K já está comprometendo a experiência em alguns jogos...
 
Realmente, a NVidia foi bem sacana nessa questão da VRAM, acredito que foi uma espécie de "obsolescência programada"!
Infelizmente 8GB para 1440p e principalmente 4K já está comprometendo a experiência em alguns jogos...

Com absoluta certeza foi obsolescência programada, isso é tática padrão da indústria, especialmente de hardware.

Não fazia NENHUM lógico sentido lançar uma RTX 3080 com MENOS memória que uma RTX 2080, isso foi totalmente proposital.

Simples: A Nivida sabia que os gamers iriam correndo comprar a novidade, mesmo com pouca VRAM. E sabia que muitos deles, depois de 1 ano, comprariam DE NOVO A MESMA PLACA se lançassem com mais VRAM, pois iria bater no limite rapidinho pra quem joga 4K.

Pq vender apenas uma placa se vc pode vender duas para o mesmo cliente?
 
Realmente, a NVidia foi bem sacana nessa questão da VRAM, acredito que foi uma espécie de "obsolescência programada"! Só peguei a 3090 na época (há quase 1 ano) por conta da quantidade de VRAM (meio exagerada, claro) e porque consegui por 11K. Se a 3080 tivesse pelo menos 12GB, tinha ido nela sem pensar 2X. Infelizmente 8GB para 1440p e principalmente 4K já está comprometendo a experiência em alguns jogos...

O maior arrependimento da Nvidia foi ser generosa na quantidade de VRAM durante a série 1000. Veja quantas pessoas ainda usam 1060...1070 ou a 1080 Ti 11GB.
 
Vocês viram Dying Light II pedindo uma 3080 como recomendado para 1080p com RT @60 FPS? 1080p, 1080p... :apelo:

Sei que RT é pesado, mas uma 3080 na mesma frase que 1080p não esperava ler tão cedo!
Gostaria de acreditar que fosse pela VRAM, mas provavelmente será porca a otimização!
Triste isso, como tem jogo mal otimizado, e parece que está cada vez pior...

:feelbad:
Pra nossa sorte ainda temos o DLSS e FSR pra ajudar a "tankar" alguns jogos, senão...
 
Pintou uma oportunidade e to pensando em despachar a minha RTX3080, uns R$9.200,00 está boa a pedida? tem nem 3 meses ;/
 
Pintou uma oportunidade e to pensando em despachar a minha RTX3080, uns R$9.200,00 está boa a pedida? tem nem 3 meses ;/
Se for non LHR esta barato.
edit: R$9.200/ 98mh = R$93.87 o mh, o normal é o pessoal pedir no mínimo r$100(pra vender rápido), se sua placa ta com nota e tem garantia de 3 anos pode pedir no mínimo R$10.5k nela.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo