[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Quando paguei R$9.990 na 4090 MSI no início do mês, fiquei pensando: vou me arrepender do preço numa promo na Black Friday.......
:melior4:
 
Quando paguei R$9.990 na 4090 MSI no início do mês, fiquei pensando: vou me arrepender do preço numa promo na Black Friday.......
:melior4:
Pagou bem demais mesmo! As 4090 tão sumindo até no US

Ta rolando alguma promoção de jogo pra quem comprou vga recentemente?
 
Pagou bem demais mesmo! As 4090 tão sumindo até no US

Ta rolando alguma promoção de jogo pra quem comprou vga recentemente?
Admito que me coçei pra ir buscar uma Zotac 4090 Amp Extreme Airo no paraguai. Ta po R$8.500,00.
Unica coisa que me da receio é morrer com essa grana em uma placa onde vou ter só 6 meses de garantia com eles.

Achei que ia conseguir uma 4070Ti ou 4080 no precinho na BF, mas nao vi nada animador. Pensando em ir buscar uma 4070 no py só pra quebrar um galho até a chegada das 5XXX
A 970 ta dando a vida aqui hahahahahaha Se sentindo pequena perto do 7800x3D que montei esses dias. Mas a bicha é guerreira.
 
Última edição:
Admito que me coçei pra ir buscar uma Zotac 4090 Amp Extreme Airo no paraguai. Ta po R$8.500,00.
Unica coisa que me da receio é morrer com essa grana em uma placa onde vou ter só 6 meses de garantia com eles.

Achei que ia conseguir uma 4070Ti ou 4080 no precinho na BF, mas nao vi nada animador. Pensando em ir buscar uma 4070 no py só pra quebrar um galho até a chegada das 5XXX
A 970 ta dando a vida aqui hahahahahaha Se sentindo pequena perto do 7800x3D que montei esses dias. Mas a bicha é guerreira.
E para trabalho ou jogo?
 
E para trabalho ou jogo?
A princípio jogos/lazer/hobby

Sei que a 4090 é coisa de entusiasta, mas to interessado em começar a brincar com imagens AI pro hobby mesmo, e sei que os 24gb de vram influenciam nesse quesito.
No fim, é tudo meio fogo no rabo mesmo pra gastar hahahahah. A 4070 me atenderia tranquilo (jogo em full hd), mas admito que tambme gostaria de setar as configurações sem ficar muito preso a queda de fps. Já to ficando velho pra isso, idade chegou e a vontade é só sentar e dar play no game nos minutinhos/horas que tenho de tempo livre.

Acho que pegar uma placa mais entrada/mid pra quebrar um galho e depois investir em um lançamento mais novo (5XXX?) seria a opção mais sensata
 
As cinco melhores GPUs Nvidia de todos os tempos: uma retrospectiva de mais de 20 anos de história da Nvidia

GeForce GTX 1080 Ti:
Considerada a última grande série da Nvidia, a série GTX 10, especificamente a GTX 1080 Ti, é elogiada por seu excelente desempenho, eficiência e preço. Marcou um ápice para a Nvidia, dominando o mercado em 2016 e 2017.

GeForce 8800 GTX: Lançada em 2006, a GeForce 8800 GTX com arquitetura Tesla era uma GPU inovadora, significativamente maior que seus concorrentes da época. Desempenhou um papel crucial no estabelecimento do domínio da Nvidia na corrida armamentista contra a ATI.

GeForce GTX 980: A GTX 980, parte da arquitetura Maxwell da série GTX 900, apresentou melhorias substanciais em desempenho, eficiência de energia e tamanho. Ele superou o R9 290X da AMD e o GTX 780 Ti da própria Nvidia.

GeForce GTX 680: Superando o revés da arquitetura Fermi, a GTX 680, alimentada pela arquitetura Kepler, superou a HD 7970 da AMD em velocidade, eficiência e tamanho. Representou uma reviravolta significativa para a Nvidia na competição de GPU.

GeForce RTX 3060 (12GB): Apesar dos desafios de preço e disponibilidade, a RTX 3060 se destacou como uma das melhores GPUs de médio porte da Nvidia. Com o dobro de VRAM em comparação com seu antecessor e forte desempenho, ele competiu bem com as ofertas de médio porte da AMD.

Menção Honrosa e Desonrosa — GeForce RTX 4090: Embora reconheça o impressionante desempenho em jogos da RTX 4090, levanta preocupações sobre seu alto consumo de energia, o problemático conector 12VHPWR e seu custo exorbitante, tornando-a uma inclusão controversa na lista.

 

A arquitetura de GPU NVIDIA 2025 pode receber o nome da astrônoma Vera Rubin, GPUs HPC R100 e GR100 em desenvolvimento​


Vera Rubin, astrônoma, será homenageada pela NVIDIA com um novo nome gráfico de arquitetura​


FsrI5Fr.png



Kopite7kimi pode ter, mais uma vez, estragado os planos da NVIDIA para o nome da arquitetura futura, mais ou menos. Este respeitável vazador de hardwareconfirmou que a arquitetura Blackwell-Next, atualmente listada nos roteiros da NVIDIA como ‘X’ deveria, de fato, carregar a letra ‘R’. Sem entrar em detalhes de quem a NVIDIA o nomeou.

No entanto, se olharmos os relatos de Kopite, ficou uma dica mencionando claramente Vera Rubin. Entramos em contato com Kopite para confirmação e este é realmente o caso e estamos no bom caminho, no entanto, deve-se notar que isso ainda pode mudar. A arquitetura Rubin seguiria Blackwell, com lançamento previsto para 2024.

Vera Rubin (1928-2016) foi uma astrônoma dos Estados Unidos que fez descobertas importantes sobre a velocidade de rotação das galáxias. Ela descobriu que o movimento angular previsto e observado das galáxias eram diferentes, o que mostrou que existe matéria escura.

Bls5tRO.png


Kopite mencionou que a NVIDIA está em processo de desenvolvimento de GPUs R100 e GR100 projetadas especificamente para data centers. Essas GPUs pretendem substituir o X100 e o GX200, conforme descrito no roteiro atual da NVIDIA. As informações disponíveis não indicam claramente se a arquitetura de jogos também adotará a arquitetura Rubin. Kopite nos disse que os planos ainda não estão confirmados.

Portanto, dizer que a série GeForce RTX 60 utilizará a arquitetura Rubin seria prematuro, já que nem Rubin nem GPUs Rubin para jogos foram oficialmente confirmados neste momento.

Fonte:

 
As cinco melhores GPUs Nvidia de todos os tempos: uma retrospectiva de mais de 20 anos de história da Nvidia

GeForce GTX 1080 Ti:
Considerada a última grande série da Nvidia, a série GTX 10, especificamente a GTX 1080 Ti, é elogiada por seu excelente desempenho, eficiência e preço. Marcou um ápice para a Nvidia, dominando o mercado em 2016 e 2017.

GeForce 8800 GTX: Lançada em 2006, a GeForce 8800 GTX com arquitetura Tesla era uma GPU inovadora, significativamente maior que seus concorrentes da época. Desempenhou um papel crucial no estabelecimento do domínio da Nvidia na corrida armamentista contra a ATI.

GeForce GTX 980: A GTX 980, parte da arquitetura Maxwell da série GTX 900, apresentou melhorias substanciais em desempenho, eficiência de energia e tamanho. Ele superou o R9 290X da AMD e o GTX 780 Ti da própria Nvidia.

GeForce GTX 680: Superando o revés da arquitetura Fermi, a GTX 680, alimentada pela arquitetura Kepler, superou a HD 7970 da AMD em velocidade, eficiência e tamanho. Representou uma reviravolta significativa para a Nvidia na competição de GPU.

GeForce RTX 3060 (12GB): Apesar dos desafios de preço e disponibilidade, a RTX 3060 se destacou como uma das melhores GPUs de médio porte da Nvidia. Com o dobro de VRAM em comparação com seu antecessor e forte desempenho, ele competiu bem com as ofertas de médio porte da AMD.

Menção Honrosa e Desonrosa — GeForce RTX 4090: Embora reconheça o impressionante desempenho em jogos da RTX 4090, levanta preocupações sobre seu alto consumo de energia, o problemático conector 12VHPWR e seu custo exorbitante, tornando-a uma inclusão controversa na lista.


3060 lol…

e não sei o que essa 980 tá fazendo aí, qualquer um sabe que a estrela foi a 970
 
Depois de muito tempo me segurando, agora não me aguentei e xuxei um pix na 4090 (Asus TUF Gaming)...
Utilizei as assinaturas do pessoal daqui do fórum para pesquisar a potencia necessária da fonte, e vi que muita gente usa 850w

Porem ainda assim gostaria de perguntar, a minha fonte 850W da assinatura vai aguentar de boa, o que os srs. acham?
 
Depois de muito tempo me segurando, agora não me aguentei e xuxei um pix na 4090 (Asus TUF Gaming)...
Utilizei as assinaturas do pessoal daqui do fórum para pesquisar a potencia necessária da fonte, e vi que muita gente usa 850w

Porem ainda assim gostaria de perguntar, a minha fonte 850W da assinatura vai aguentar de boa, o que os srs. acham?
Não vejo motivos para não usar sua TX850M na 4090 vai aguentar sim... tem nego que usa com menos potência e até hoje ta suave com a placa!
 
Depois de muito tempo me segurando, agora não me aguentei e xuxei um pix na 4090 (Asus TUF Gaming)...
Utilizei as assinaturas do pessoal daqui do fórum para pesquisar a potencia necessária da fonte, e vi que muita gente usa 850w

Porem ainda assim gostaria de perguntar, a minha fonte 850W da assinatura vai aguentar de boa, o que os srs. acham?
eu uso uma 4090 rog com uma msi 850w e fica suave, a minha placa em média puxa 300 ~ 350, só em jogos com patch tracing que eu vejo ela puxando 400 ~ 430. Já vi muita gente no reddit usando com 750w sem problemas também.
 
Outra questão referente a 4090 seria quanto a cabos, tenho um monitor QuadHD de 240hz da dell, esses cabos display port com 32.4Gb de capacidade de transferência atendem? (não que eu acho que vou ficar jogando a 240hz a todo momento kkk).
 
Depois de muito tempo me segurando, agora não me aguentei e xuxei um pix na 4090 (Asus TUF Gaming)...
Utilizei as assinaturas do pessoal daqui do fórum para pesquisar a potencia necessária da fonte, e vi que muita gente usa 850w

Porem ainda assim gostaria de perguntar, a minha fonte 850W da assinatura vai aguentar de boa, o que os srs. acham?
Só não pega thermaltake
Eu tenho 10900k rtx 4080 e a fonte esquenta
 
As cinco melhores GPUs Nvidia de todos os tempos: uma retrospectiva de mais de 20 anos de história da Nvidia

GeForce GTX 1080 Ti:
Considerada a última grande série da Nvidia, a série GTX 10, especificamente a GTX 1080 Ti, é elogiada por seu excelente desempenho, eficiência e preço. Marcou um ápice para a Nvidia, dominando o mercado em 2016 e 2017.

GeForce 8800 GTX: Lançada em 2006, a GeForce 8800 GTX com arquitetura Tesla era uma GPU inovadora, significativamente maior que seus concorrentes da época. Desempenhou um papel crucial no estabelecimento do domínio da Nvidia na corrida armamentista contra a ATI.

GeForce GTX 980: A GTX 980, parte da arquitetura Maxwell da série GTX 900, apresentou melhorias substanciais em desempenho, eficiência de energia e tamanho. Ele superou o R9 290X da AMD e o GTX 780 Ti da própria Nvidia.

GeForce GTX 680: Superando o revés da arquitetura Fermi, a GTX 680, alimentada pela arquitetura Kepler, superou a HD 7970 da AMD em velocidade, eficiência e tamanho. Representou uma reviravolta significativa para a Nvidia na competição de GPU.

GeForce RTX 3060 (12GB): Apesar dos desafios de preço e disponibilidade, a RTX 3060 se destacou como uma das melhores GPUs de médio porte da Nvidia. Com o dobro de VRAM em comparação com seu antecessor e forte desempenho, ele competiu bem com as ofertas de médio porte da AMD.

Menção Honrosa e Desonrosa — GeForce RTX 4090: Embora reconheça o impressionante desempenho em jogos da RTX 4090, levanta preocupações sobre seu alto consumo de energia, o problemático conector 12VHPWR e seu custo exorbitante, tornando-a uma inclusão controversa na lista.

Cade a GTX 970 e a 1060 nessa lista? Essa última sim foi lendária, uma placa da série 60 extremamente barata e com performance da 80 anterior, consumindo muito menos.
 
970 foi bruta mesmo. A minha deu muitas alegrias.
 

NVIDIA prepara GPU GeForce RTX 4090 D(ragon) para a China, cumprindo restrições de exportação dos EUA​


NVIDIA RTX 4090 D supostamente chegará à China em breve​

Há rumores de que a empresa está fabricando uma nova versão do RTX 4090 que atende às restrições de exportação dos EUA.
KJzEcbX.png

Assim como pensávamos que aconteceria se o RTX 4090 fosse proibido de exportar para os EUA, a NVIDIA está fazendo uma versão especial para a China. A empresa tem uma longa história de fabricação de variantes de suas GPUs discretas, às vezes contando apenas com novo software (como nas edições Lite Hash Rate).

A próxima placa gráfica, mantendo o nome RTX 4090, será designada com um descritor “D”, supostamente significando “Dragão”. Este nome foi escolhido para aquele que se prevê ser um modelo exclusivo para a China, com potencial lançamento previsto para 2024.

Wccftech , que divulgou a história, afirma que esta notícia foi coletada de suas fontes. O objetivo principal do cartão é atender às restrições de exportação dos EUA que impõem um limite de Desempenho Total de Processamento (TPP) de 4.800 pontos. O modelo RTX 4090 original excede esse limite, o que significa que não pode ser exportado para países selecionados, incluindo a China.

A capacidade da placa de atingir o limite de desempenho exigirá alguns compromissos, portanto, as chances de as especificações principais do CUDA serem afetadas ou de velocidades de clock mais baixas estão em jogo. No entanto, é importante notar que o TPP inclui todo o poder computacional, não apenas precisão simples, mas também metade e dobro. Qualquer uma dessas cargas de trabalho de computação pode ser limitada pela NVIDIA, abrindo caminho para cumprir as restrições sem afetar gravemente o desempenho dos jogos.


Curiosamente, este cartão é considerado exclusivo da China, embora a exportação do RTX 4090 também tenha sido proibida para outros países. No entanto, pode haver alguma falha de comunicação e isso significa que os parceiros do conselho na China receberão as GPUs AD102 necessárias para produção e mais tarde permitirão exportações para outros países “afetados”.

De acordo com o relatório, o cartão será lançado com o mesmo preço sugerido do RTX 4090, que custa US$ 12.999 RMB ou US$ 1.599. Dado que o preço já foi discutido, as especificações finais do SKU estão finalizadas e devemos saber mais sobre esta placa em breve.

Fonte: Wccftech
 
Vale a pena trocar uma 3060 Ti por uma 3070 por uns 200 reais de diferença?
 
Vale a pena trocar uma 3060 Ti por uma 3070 por uns 200 reais de diferença?
Mesma vram, 10%, 15% a mais de desempenho. Eu gastaria 200ão em cerveja.
Uma mexida no msi afterburner diminui ainda mais a diferença.
 
Vale a pena trocar uma 3060 Ti por uma 3070 por uns 200 reais de diferença?

Eu trocaria , desde que a 3070 esteja em boas condições, tenha boa procedência e ambas estiverem em situações semelhantes de garantia.
 

Users who are viewing this thread

  • Foks
Voltar
Topo