• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Monitorou pra ver o uso de GPU mesmo? Bem, vc tem uma 6800 com 16gb já, pessoalmente não acho que uma GPU mais potente vá fazer diferença, mas talvez sim mais vram, ou partir pra uma quadro mais cara e com menor desempenho só por questão da diferença de drivers, caso seja relevante.
No solidworks eu sei que faz uma bela diferença, mas não sei se é relevante pras que vc mencionou.

Vc poderia fazer o teste com uma GPU mais barata/simples também e ver se o desempenho piora. Se não piorar, o gargalo tá em outro canto (caso já não tenha feito isso).
Eu testei uma RTX 3060 12GB (que é oq tinha disponível aqui na mão) e a diferença foi brutal...
 
Tive ela por um tempo. Com Path Tracing no Low, na floresta, na luta contra o primeiro boss bateu 48 FPS com frame gen e DLSS em Equilibrado em Quad. Precisei ligar o modo desempenho, por isso falei acima.

Mas tirando esses jogos extremamente pesados, a 4070 sobra em Quad. Relaxa.
É... Vou segurar essa 4070 até o anuncio das 5xxx, vendo pelo melhor preço que conseguir e tento ficar c qqer plaquinha vagabunda até pegar uma 5070 dando a menor volta possível.
 
É... Vou segurar essa 4070 até o anuncio das 5xxx, vendo pelo melhor preço que conseguir e tento ficar c qqer plaquinha vagabunda até pegar uma 5070 dando a menor volta possível.
Problema do Frame Gen é que dá artefato feio abaixo de 55 FPS e fica bem travado. Entre 60 e 70 você sente o input lag, mas é muito melhor do que sem o FG.

Acima de 80FS com FG fica suave demais na minha opinião. A métrica é um pouco diferente dos FPS reais, que 50 FPS é bem tranquilo, mas ainda é uma ferramenta trabsformadora no meu ponto de vista.

Feliz que a AMD tem uma ferramenta assim agora.
 
Eu testei uma RTX 3060 12GB (que é oq tinha disponível aqui na mão) e a diferença foi brutal...
Pra ver se a GPU tá sendo solicitada 100% tenta travar o clock num valor mais baixo e ver se faz muita diferença. Se o desempenho for o mesmo, o problema é a VRAM.
GPU pro nesse caso já acho demais pelo quesito custo.
 
Comprei a 4070ti Super

Falei com eles no instagram e foram super prestativos, esclarecendo todas minhas dúvidas
até mandaram foto da placa, confirmando que já está no estoque

em breve atualizo sobre a placa
 
Problema do Frame Gen é que dá artefato feio abaixo de 55 FPS e fica bem travado. Entre 60 e 70 você sente o input lag, mas é muito melhor do que sem o FG.

Acima de 80FS com FG fica suave demais na minha opinião. A métrica é um pouco diferente dos FPS reais, que 50 FPS é bem tranquilo, mas ainda é uma ferramenta trabsformadora no meu ponto de vista.

Feliz que a AMD tem uma ferramenta assim agora.
Pois é, veremos como será o desempenho nos jogos futuros.
DLSS + FG é uma puta mão na roda.
 
Comprei a 4070ti Super

Falei com eles no instagram e foram super prestativos, esclarecendo todas minhas dúvidas
até mandaram foto da placa, confirmando que já está no estoque

em breve atualizo sobre a placa
Zotac agora está com 3 anos de garantia. Só não sei te dizer o quão boa é.
 
Eu testei uma RTX 3060 12GB (que é oq tinha disponível aqui na mão) e a diferença foi brutal...
Fora oq o Sani falou ali em cima pra ver se a bronca foi vram ou GPU em si, isso foi algo que rolou em todos os programas ou só em algum específico?

Outra coisa, até onde eu sei as aplicações de CAD são bem fominhas de memória de banda. Não valeria o investimento pegar uma plataforma WS com 6 ou 8 canais de memória tipo um Xeon-WS ou um TR?
 
Zotac agora está com 3 anos de garantia. Só não sei te dizer o quão boa é.
Pelo que vi nos compativos é um bom modelo, principalmente por ser a mais barata. Não perde em desempenho pra outros modelos melhores, a temperatura é um pouco mais alta mas ainda assim é baixa.
 
Pelo que vi nos compativos é um bom modelo, principalmente por ser a mais barata. Não perde em desempenho pra outros modelos melhores, a temperatura é um pouco mais alta mas ainda assim é baixa.
O modelo é bom, me referia à garantia. Acho que ficou meio ambíguo mesmo
 
Sim. Por isso falei da prioridade de cada um. A 7900XTX é monstruosa em memória e rasterizacao, mas deu os motivos do pq não pego uma.

Resolução eu acho legal. Gosto muito de DLAA (AMD chama de Anti Aliasing nativo, acho) nos raros jogos que dá pra usar. Mas meu usou pra VRAM ctz que é outro.

Sem Path Tracing a 4080 dura muito mais em 4K. Modo qualidade sobra ainda. Só começa a ficar alerta quando o modo Performance precisa ser usado, que é o último viável em qualidade do DLSS em 4K na minha opinião.

QuadHD acho que fica bom até o equilibrado. Mais do que isso embaça demais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim. 750W de qualidade leva.
Eu joguei aqui em 1440P+Patch tracing, modo qualidade.

Sem o FG bate 60~90fps partes internas, com FG subia pra 100FPS+ (em Quad HD com DLSS Qualidade)

CB2077 é um game que funciona bem o FG e o PT, joguei tanto em 4k pela TV no modo qualidade, FG+Gsync deixa tudo suave mesmo com queda de FPS, em 2K a game play é suprema, então prefiro pelo monitor do que na TV.

Patch Tracing em 4k, tem que ser com Frame Generation.

Antes de comprar eu estava entre a 7900XTX Nitro+ (placa monstruosa) e a 4080, ambas na mesma faixa de preço 7200, porem com cupom eu conseguia deixar ambas em 6789, fui de RTX 4080, pelas featuring da Nvidia, além de três anos der garantia.

Quem joga com FG, Ray tracing e HDR, não fica satisfeito com nada abaixo, sempre sente que tem algo faltando, PCISMO é foda!
 
Última edição:
Eu joguei aqui em 1440P+Patch tracing, modo qualidade.

Sem o FG bate 60~90fps partes internas, com FG subia pra 100FPS+ (em Quad HD com DLSS Qualidade)

CB2077 é um game que funciona bem o FG e o PT, joguei tanto em 4k pela TV no modo qualidade, FG+Gsync deixa tudo suave mesmo com queda de FPS, em 2K a game play é suprema, então prefiro pelo monitor do que na TV.

Patch Tracing em 4k, tem que ser com Frame Generation.

Antes de comprar eu estava entre a 7900XTX Nitro+ (placa monstruosa) e a 4080, ambas na mesma faixa de preço 7200, porem com cupom eu conseguia deixar ambas em 6789, fui de RTX 4080, pelas featuring da Nvidia, além de três anos der garantia.

Quem joga com FG, Ray tracing e HDR, não fica satisfeito com nada abaixo, sempre sente que tem algo faltando, PCISMO é foda!
Sim. Testei em Quad Qualidade também. Me surpreendeu pra caralho. Fica com a performance similar da 4090 em 4K proporcionalmente.

Teve hora que passava de 100FPS na floresta com Path Tracing High. Não tem melhor indício de ser boa para o futuro do que tankar PT assim.
 
Problema do Frame Gen é que dá artefato feio abaixo de 55 FPS e fica bem travado. Entre 60 e 70 você sente o input lag, mas é muito melhor do que sem o FG.

Acima de 80FS com FG fica suave demais na minha opinião. A métrica é um pouco diferente dos FPS reais, que 50 FPS é bem tranquilo, mas ainda é uma ferramenta trabsformadora no meu ponto de vista.

Feliz que a AMD tem uma ferramenta assim agora.

Então, eu li sobre isso, que o FG só funciona bem em altas taxas de fps, mas a ideia do FG n era justamente auxiliar a GPU com o uso intensivo de RT, PT…em resoluções altas (ou n) que joga os fps la em baixo devido ao peso desses recursos ? Pq vou querer algo q ajude nos fps q já estão altos, eu n preciso de nd acima de 60fps, e se uma GPU aguenta RT, tudo no max com fps acima de 60fps ela com ct ja é potente o suficiente…

Eu usava o FG no Alan Wake com a minha 4070 Ti e fps oscilando 40-70fps e pelo menos EU n achei ruim, os artefatos só aparecem em movimentos bruscos e mesmo assim achei eles bem insignificantes, nas legendas tbm aparecia um leve contorno, mas tbm n influenciaram em nd a qualidade gráfica geral do jogo, mas ai é aos meus olhos ne.

Sem FG o Alan Wake na 4070 Ti iria rodar em 35fps no DLSS qualidade e tudo no max. Acho… n lembro direito
 
Então, eu li sobre isso, que o FG só funciona bem em altas taxas de fps, mas a ideia do FG n era justamente auxiliar a GPU com o uso intensivo de RT, PT…em resoluções altas (ou n) que joga os fps la em baixo devido ao peso desses recursos ? Pq vou querer algo q ajude nos fps q já estão altos, eu n preciso de nd acima de 60fps, e se uma GPU aguenta RT, tudo no max com fps acima de 60fps ela com ct ja é potente o suficiente…

Eu usava o FG no Alan Wake com a minha 4070 Ti e fps oscilando 40-70fps e pelo menos EU n achei ruim, os artefatos só aparecem em movimentos bruscos e mesmo assim achei eles bem insignificantes, nas legendas tbm aparecia um leve contorno, mas tbm n influenciaram em nd a qualidade gráfica geral do jogo, mas ai é aos meus olhos ne.

Sem FG o Alan Wake na 4070 Ti iria rodar em 35fps no DLSS qualidade e tudo no max. Acho… n lembro direito
Não é bem assim. Se COM o Framegen está rodando a 60FPS, quer dizer que sem o FG está rodando a 30FPS em média . Se rodar a menos do que 60FPS, tipo 45 FPS, quer dizer que não bate nem 25FPS apenas com o DLSS2 ativado. Por isso fica ruim.

Então, sim. Ele ajuda para framerate baixo. Duplicar de 30 para 60FPS, e apesar de ser notável o input lag, mas ainda ficar melhor o gameplay (na minha opinião fica bem melhor do que 30FPS puro), já é uma grande coisa. Agora, rodar com o FG a 45FPS, aí realmente não tanko não. Achei bem ruim, e diminui para o DLSS Performance mesmo na 4070, pois ficou bem mais de boa (acima de 55FPS já acho jogável, apesar de notável os defeitos).

Tem uma galera aí que fala que o FG é só para aumentar quando o jogo renderiza acima de 60FPS sem o DLSS3, e aí discordo. Não precisa rodar a 100FPS com o FG para ficar de boa. A partir de 70 FPS já acho bem Premium, e entre 55FPS e 69 FPS ainda é tolerável (pelo menos no Alan Wake 2 era bem suave, foi o único que dropou tanto meus frames assim com a 4070).
 
minha vida toda eu joguei a 20 e 30FPS... nao ligo de continuar assim nao... porém agora eu comprei uma 4070 com um 7800x3d... será q vou me acostumar com as taxas acima de 80FPS e depois me dará nojo abaixo dos 60FPS??? meu monitor é fullHD
 
minha vida toda eu joguei a 20 e 30FPS... nao ligo de continuar assim nao... porém agora eu comprei uma 4070 com um 7800x3d... será q vou me acostumar com as taxas acima de 80FPS e depois me dará nojo abaixo dos 60FPS??? meu monitor é fullHD
Nah. Eu jogo em console em jogo de 30FPS, quando não tem opção pra jogar no PC, até hoje. Demora mais pra acostumar, mas é só querer.
 
Não é bem assim. Se COM o Framegen está rodando a 60FPS, quer dizer que sem o FG está rodando a 30FPS em média . Se rodar a menos do que 60FPS, tipo 45 FPS, quer dizer que não bate nem 25FPS apenas com o DLSS2 ativado. Por isso fica ruim.

Então, sim. Ele ajuda para framerate baixo. Duplicar de 30 para 60FPS, e apesar de ser notável o input lag, mas ainda ficar melhor o gameplay (na minha opinião fica bem melhor do que 30FPS puro), já é uma grande coisa. Agora, rodar com o FG a 45FPS, aí realmente não tanko não. Achei bem ruim, e diminui para o DLSS Performance mesmo na 4070, pois ficou bem mais de boa (acima de 55FPS já acho jogável, apesar de notável os defeitos).

Tem uma galera aí que fala que o FG é só para aumentar quando o jogo renderiza acima de 60FPS sem o DLSS3, e aí discordo. Não precisa rodar a 100FPS com o FG para ficar de boa. A partir de 70 FPS já acho bem Premium, e entre 55FPS e 69 FPS ainda é tolerável (pelo menos no Alan Wake 2 era bem suave, foi o único que dropou tanto meus frames assim com a 4070).
Primeiro eu ativo o DLSS qualidade, se n fica bom ai ativo junto o FG. Evito usar DLSS performance pq fica bem ruim a imagem, o equilibrado ainda vai.

O DLAA é nativo ne ? Mas n falam que atualmente o DLSS qualidade da uma imagem melhor até que nativo 4k ?

Na vdd eu nem ligo de jogar em 35-55fps. Pois cresci consolista haha e apesar de ja estar usando pc a uns bons anos pra jogar sempre tive os consoles, então me acostumei com 30fps, n faço questao de 60 cravados.
 
Última edição:
Primeiro eu ativo o DLSS qualidade, se n fica bom ai ativo junto o FG. Evito usar DLSS performance pq fica bem ruim a imagem, o equilibrado ainda vai.

O DLAA é nativo ne ? Mas n falam que atualmente o DLSS qualidade da uma imagem melhor até que nativo 4k ?

Na vdd eu nem ligo de jogar em 35-55fps. Pois cresci consolista haha e apesar de ja estar usando pc a uns bons anos pra jogar sempre tive os consoles, então me acostumei com 30fps, n faço questao de 60 cravados.
Depende do jogo. Like a Dragon Infinite Wealth tem umas das piores implementações de Frame Generation e DLSS que vi na vida. Mesmo em 4K no DLSS qualidade (que, sim, em alguns jogos fica melhor do que na nativa), fica embaçado.

Como é jogo com dedo da AMD, joguei com o Anti-Aliasing Nativo deles + o FG da AMD. Isso nada mais é que renderizar 4K nativamente, sem upscaler, e usar IA para tirar os serrilhados (o DLAA tem o mesmo fundamento, por isso é pesado). E "tcharam", tá rodando suave.

Essas sabotadas da AMD cansam. A NVIDIA é bem pau no cu em restringir tecnologias para placas novas, como o caso da série RTX 4XXX, mas esses merdas do outro lado sabotam tudo que é jogo pra rodar pior por aqui sem motivo nenhum (tem nada visualmente que justifique, muito pelo contrário; diferentemente do Path Tracing, que tem uma diferença visual considerável, quer o cara se importe ou não.)

Mas enfim, resumindo: com Frame Generation, acho legal a partir de 55FPS. FPS puro, sem quadros renderizados por IA como FG, quando não tem absolutamente nenhuma opção, jogo a 30 FPS nos consoles, como falei pro colega acima. No PC eu acho que o sweetpost é lockar o jogo a 40FPS quando está muito pesado. Fica com uma fluidez boa e com gráficos legais. Fiz muito isso na minha 3080 de 10GB, e eu curtia.
 
Eu estava animado pra trocar de gpu mas fiquei refletindo sobre o mercado atual e com toda sinceridade esta deprimente.

Nvidia colocando placas requentadas como se fossem novas, tirando 200 dolares de uma placa que tem mais de um ano de idade e mesmo assim geral continua reclamando e comprando.

Acredito que a 3080 quando saiu nao custava 1200 dolares.

A amd ao inves de seguir um caminho diferente optou por copiar a nvidia em features e precos, perdendo sua chance de ser diferente e ganhar um espaco melhor no mercado.

Eu estou um tempo afastado do pc e confesso que estou bem decepcionado com o cenario atual.

Isso se aplica a gpus e toda tecnologia em geral, ao inves de nos dar um boost significativo de performance ficam miguelando 5/10% a mais, incrementando precos e assim a festa continua.

Pensei em pegar uma 4080 super mas pensando bem nao vou pagar 100% a mais pra ter uma media de 30 a 50% de performance dependendo do game.

Alguem ai tem o mesmo pensamento que o meu? sei que muitos ainda estao felizes jogando em full hd com 30 ou 60 fps, mas para os meros mortais esta complicado bancar a brincadeira em 2k ou 4k com alto refresh rate.
 
Pela experiência dos senhores, em quanto tempo após o lançamento começam a aparecer os descontos nas super?
 
Eu estava animado pra trocar de gpu mas fiquei refletindo sobre o mercado atual e com toda sinceridade esta deprimente.

Nvidia colocando placas requentadas como se fossem novas, tirando 200 dolares de uma placa que tem mais de um ano de idade e mesmo assim geral continua reclamando e comprando.

Acredito que a 3080 quando saiu nao custava 1200 dolares.

A amd ao inves de seguir um caminho diferente optou por copiar a nvidia em features e precos, perdendo sua chance de ser diferente e ganhar um espaco melhor no mercado.

Eu estou um tempo afastado do pc e confesso que estou bem decepcionado com o cenario atual.

Isso se aplica a gpus e toda tecnologia em geral, ao inves de nos dar um boost significativo de performance ficam miguelando 5/10% a mais, incrementando precos e assim a festa continua.

Pensei em pegar uma 4080 super mas pensando bem nao vou pagar 100% a mais pra ter uma media de 30 a 50% de performance dependendo do game.

Alguem ai tem o mesmo pensamento que o meu? sei que muitos ainda estao felizes jogando em full hd com 30 ou 60 fps, mas para os meros mortais esta complicado bancar a brincadeira em 2k ou 4k com alto refresh rate.
Em 1440p a 7800xt sobra ou não esta rendendo o esperado?
 
Autodesk Civil 3D, NavisWorks, Inventor e Fusion 360...

É difícil escolher GPU pra usar profissionalmente, pois todo mundo só faz testes (benchs) com joguinhos, parece até que é a única utilidade de uma GPU.
Sei que alguns vão dizer que eu deveria comprar uma GPU PRO, mas além de mais caras (muito) elas usam exatamente os mesmos chip e entregam os mesmos desempenhos, tendo como diferencial apenas questões de licenciamento, que não impactam no meu tipo de uso profissional.
Mas ai vc n deveria usar placa profissional, tipo as quadro?
 
Mas ai vc n deveria usar placa profissional, tipo as quadro?
kkkk, poxa, inclusive comentei isso no meu texto... se ja tá difícil comprar uma GPU padrão, imagine uma GPU PRO (nVidia Quadro ou AMD W)... além disso, verifique as configurações das GPU padrão e pro e verá que possuem os mesmíssimos processadores e memórias, porém capados (exemplo abaixo):

nVidia GeForce RTX 3060
Chip: Ampere GA106 8nm
Clock/Turbo: 1320/1777 MHz
VRAM: 12GB GDDR6 192bit 1875MHz
Banda: 360 GB/s
Shaders: 3584
TMUs: 112
ROPs: 48
Pixel Rate: 85.30 GPixel/s
Texture Rate: 199 GTexel/s
TFLOPS: 12.74
TDP: 170W

U$D: 329.00
nVidia Quadro A2000
Chip: Ampere GA106 8nm
Clock/Turbo: 1562/1200 MHz
VRAM: 12GB GDDR6 192bit 1500MHz
Banda: 288 GB/s
Shaders: 3328
TMUs: 104
ROPs: 48
Pixel Rate: 57.60 GPixel/s
Texture Rate: 124.8 GTexel/s
TFLOPS: 7.987
TDP: 70W

U$D: 449.00

A GPU PRO da nVidia foi feita para usar as mesmas tecnologias, porém economizando "tamanho" (pois costumam usar apenas 1 slot de espessura) e "energia" (isso faz diferença considerável numa empresa com centenas de workstations, mas não para um único usuário), mas apesar de MUITO MAIS CARA, ela possui MENOR DESEMPENHO que sua contrapartida padrão de mercado.
A GPU PRO da AMD mais recentes não capou o desempenho, porém é mais cara (para entregar a mesma coisa).
Ambas (nVidia e AMD) só possuem placas PRO da geração passada (RTX 30xx e RX6xxx). Em qualquer um dos dois casos, minha atual RX 6800 possui muito mais desempenho que elas e custou mais barato... agora estou querendo uma ainda mais potente e não existe uma versão PRO mais potente no mercado.
@rdgcover vc pagaria mais caro para receber menos?
 
Última edição:
kkkk, poxa, inclusive comentei isso no meu texto... se ja tá difícil comprar uma GPU padrão, imagine uma GPU PRO (nVidia Quadro ou AMD W)... além disso, verifique as configurações das GPU padrão e pro e verá que possuem os mesmíssimos processadores e memórias, porém capados (exemplo abaixo):

nVidia GeForce RTX 3060
Chip: Ampere GA106 8nm
Clock/Turbo: 1320/1777 MHz
VRAM: 12GB GDDR6 192bit 1875MHz
Banda: 360 GB/s
Shaders: 3584
TMUs: 112
ROPs: 48
Pixel Rate: 85.30 GPixel/s
Texture Rate: 199 GTexel/s
TFLOPS: 12.74
TDP: 170W

U$D: 329.00
nVidia Quadro A2000
Chip: Ampere GA106 8nm
Clock/Turbo: 1562/1200 MHz
VRAM: 12GB GDDR6 192bit 1500MHz
Banda: 288 GB/s
Shaders: 3328
TMUs: 104
ROPs: 48
Pixel Rate: 57.60 GPixel/s
Texture Rate: 124.8 GTexel/s
TFLOPS: 7.987
TDP: 70W

U$D: 449.00

A GPU PRO foi feita para usar as mesmas tecnologias, porém economizando "tamanho" e "energia" (isso faz diferença numa empresa com centenas de workstations), mas apesar de MUITO MAIS CARA, ela possui MENOR DESEMPENHO que sua contrapartida padrão de mercado.
@rdgcover vc pagaria mais caro para receber menos?
As quadro fazem sentido quando vc precisa mais de 24gb de vram, ou de features que a nvidia bloqueia de propósito, como o passthrough para VMs conseguirem usar a GPU, encode remoto (estão começando a liberar agora. Por exemplo, para dimiuir o workload do servidores de streams, agora o próprio streamer pode encodar o que manda para o servidores, baretando o custo da stream) ou vc faz calculo FP64 (dupla precisão), já que a nvidia capa as rtx gamers para esse tipo de cálculo

Resumindo, as quadros fazem sentido desde que você precise de certas funções.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo