[NVMe] Adata XPG Gammix S11 Pro 512GB ou WD Black SN750 Heatsink 500GB?

viniciusvalenca

Well-Known Member
Registrado
Boa noite, pessoal!

Estou querendo sair da plataforma SSD Sata e ir pros NVMe 2. Andei dando uma fuçada aqui, vi alguns boas reviews desses dois caras aí. Ambos têm o fator de forma 2280, compatíveis com minha mobo.

Gostaria de saber a opinião de vocês em relação a cada um, prós e contras. Pelo que eu vi aqui os preços tão bem parelhos.


Qualquer ajuda é bem-vinda.

Um abraço!
 
Boa noite, pessoal!

Estou querendo sair da plataforma SSD Sata e ir pros NVMe 2. Andei dando uma fuçada aqui, vi alguns boas reviews desses dois caras aí. Ambos têm o fator de forma 2280, compatíveis com minha mobo.

Gostaria de saber a opinião de vocês em relação a cada um, prós e contras. Pelo que eu vi aqui os preços tão bem parelhos.


Qualquer ajuda é bem-vinda.

Um abraço!

Eu tenho 2 Adata S11, na versão de 256GB. O problema desses SSD é que aquece muito rapidamente, a assim que passa de 40 graus a velocidade de leitura e escrita cai demais, fazendo com que o SSD se comporte como um HD normal em termos de velocidade. Aliás, um dos meus Adata S11 já está sem uso, substituído por um Corsair MP510, que demora bem mais para aquecer e assim acaba tendo um nível de performance bem melhor.

Quanto ao WD não posso opinar a nível de usuário, mas pelos reviews que há por aí trata-se de um bom SSD, com a vantagem de vir já com um dissipador térmico.

Entre os dois, não pensaria duas vezes em favor do WD.
 
O problema desses SSD é que aquece muito rapidamente, a assim que passa de 40 graus a velocidade de leitura e escrita cai demais, fazendo com que o SSD se comporte como um HD normal em termos de velocidade.
Realmente já vi muitos comentários sobre essas quedas de performance pelo aquecimento, mas não sabia que a queda seria tão forte assim... pensei que a velocidade cairia pra próximo de um ssd sata por exemplo... agora HD é triste hein :(
 
Realmente já vi muitos comentários sobre essas quedas de performance pelo aquecimento, mas não sabia que a queda seria tão forte assim... pensei que a velocidade cairia pra próximo de um ssd sata por exemplo... agora HD é triste hein :(

Sim, assusta um pouco saber o quanto a performance de SSD nvme cai quando a temperatura sobe. No meu caso, penei um pouco para descobrir já que a maior parte dos reviews não deixa essa questão muito clara. Para agravar, parece que o problema não é somente dos nvme. Tenho um Crucial MX500 sata, que é tido como um excelente SSD para sua categoria. Porém, também esquenta bastante, chegando fácil aos 52 ~ 55 graus quando em uso intenso, e obviamente a velocidade cai também. Claro que não se trata de um problema para se preocupar no uso normal de um desktop, já que raramente há grandes transferências de dados, mas esses números gigantescos anunciados pelos fabricantes, via de regra, não passa de balela já que são números obtidos em testes sintéticos, com baixa transferência de dados e assim com menor temperatura. A propósito, gosto muitos dos reviews do pessoal do site Guru3D, pois em todas as análises eles medem tanto a temperatura, como a velocidade real em grandes transferências de dados.
 
Bom saber disso tb. Estou quase certo que vou pegar um SN750 q já vem com o dissipador.
 
Sugiro vc ficar de olho nos mp510. Comprei esse ano o meu de 960gb por 800 reais.
Entre os 2 eu iria no Western digital.
 
Sugiro vc ficar de olho nos mp510. Comprei esse ano o meu de 960gb por 800 reais.
Entre os 2 eu iria no Western digital.
Eu considei também. Quais são os pros dele? Pendi mais pra o WD pelo fato de ser mais barto e já vir com dissipador.
 
Eu considei também. Quais são os pros dele? Pendi mais pra o WD pelo fato de ser mais barto e já vir com dissipador.
Os prós quando comprei eram preço, e vida útil da memória, 1700tbw contra acho que metade no wd
 
Sugiro vc ficar de olho nos mp510. Comprei esse ano o meu de 960gb por 800 reais.
Entre os 2 eu iria no Western digital.

Eu tenho um Corsair MP510 de 480GB. É um bom SSD, mas para extrair o máximo dele necessário instalar um dissipador térmico, o que eu não fiz ainda. Há quem diga que com uma placa de alumínio com ventilador é possível manter a temperatura sempre baixa o suficiente para o SSD não diminuir a velocidade em função da temperatura. No meu caso, eu paguei salvo engano R$420,00 + frete, preço que considero justo, mas acho que há opções melhores no mercado se for pagar R$700,00 pelo de 480GB, que é o preço que tenho visto por aí nos últimos dias.
 
Eu tenho um Corsair MP510 de 480GB. É um bom SSD, mas para extrair o máximo dele necessário instalar um dissipador térmico, o que eu não fiz ainda. Há quem diga que com uma placa de alumínio com ventilador é possível manter a temperatura sempre baixa o suficiente para o SSD não diminuir a velocidade em função da temperatura. No meu caso, eu paguei salvo engano R$420,00 + frete, preço que considero justo, mas acho que há opções melhores no mercado se for pagar R$700,00 pelo de 480GB, que é o preço que tenho visto por aí nos últimos dias.
Tem vários dissipadores no ML. Eu não senti necessidade alguma do dissipador, então pra mim o preço + durabilidade da memória + garantia da corsair foi decisivo pra compra.
 
Tem vários dissipadores no ML. Eu não senti necessidade alguma do dissipador, então pra mim o preço + durabilidade da memória + garantia da corsair foi decisivo pra compra.
Sim, a questão da temperatura do SSD vai depender do tipo de uso. Para a grande maioria, o SSD irá permanecer a maior parte do tempo em idle, e consequentemente frio, e assim não haverá impacto algum se a refrigeração for melhorada. Servidores e alguns tipos de uso especiais, incomuns, na qual há maior leitura e escrita, aí a diferença será perceptível. No meu caso, por exemplo, tenho um servidor com 3 usuários desktop (passando para 4), além de uma máquina virtual rodando o Windows e 250 GB de dados com arquivos comuns (imagens e textos). Em alguns momentos, quando todos estão em trabalho intenso, preparando arquivos pdf, copiando dados, etc., o uso do SSD pode ser considerado médio, e em qualquer uso mais intenso a temperatura já chega em um patamar na qual o SSD reduz a velocidade. Embora não essencial, estou estudando a possibilidade de adquirir um dissipador.
 
Já tive este adata aí, desempenho dele é sensacional, se o preço estiver melhor eu recomendo.
 
Para alguém que joga moderadamente e trabalha com programas de arquitetura, renderização e o pacote Adobe, temperatura deve ser uma preocupação? Estou justamente entre os dois modelos citados no tópico (Gammix S11 Pro e SN750 sem dissipador). Alguma recomendação? (notebook Lenovo Legion Y530)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo