NVMe PCIe 3.0 ou SSD SATA ?

lgks1

New Member
Registrado
gostaria de saber a opinião de vcs se é perceptível a troca de um SSD SATA q eu ja tenho a um tempo para um NVMe, tipo esse aqui da kingston:
https://www.amazon.com.br/Kingston-Leitura-3500MB-Gravação-2100MB/dp/B0BBWJH1P8/ref=asc_df_B0BBWJH1P8/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379725879822&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=3039094970106586372&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001637&hvtargid=pla-1817966407865&psc=1&mcid=aaad92c825f930e0beeb3c39f6da6157
pela minha placa-mãe e processador não ser compatível com PCIe 4.0, creio que o NVMe vai se regular pra atuar como PCIe 3.0. Gostaria de saber se valeria a pena a troca.
 
Melhor coisa que tu faz, lembrando que a taxa de leitura e escrita de SSDs SATA raramente ultrapassa 500MB. Em comparativo de números, o maior ganha xD
Mas como tu disse, ele vai ajustar pra taxa do PCIe 3.0, embora ainda seja um investimento muito bom num geral
 
aqui troquei sata pra nvme pcie 3.0 ficou mesma coisa boot do win demora mesma coisa loadings tb unica coisa q melhorou é copia arquivos grandes.
 
A diferença é brutal. Eu tenho nvme 4.0
 
  • Curtir
Reações: sav
A diferença nos números parece grande e de fato é perceptível na cópia de arquivos. Para jogos e uso diário não vejo grandes diferenças.
segundo video

quanto sera q bom usar cluster da particao pro whrite amplification ficar bem equilibrado?
 
  • Curtir
Reações: sav
Sim, eu vejo principalmente na inicialização do Windows.
 
A diferença é brutal. Eu tenho nvme 4.0
desconfio de todo e qualquer comentário que tenha essas palavras, "diferença brutal", "infinitamente superior" e assim por diante, no video
postado aqui a diferença é bem desprezível
 
aqui troquei sata pra nvme pcie 3.0 ficou mesma coisa boot do win demora mesma coisa loadings tb unica coisa q melhorou é copia arquivos grandes.
é isso, a diferença aparece apenas em benchmarks ou transferência de 1 único arquivo gigante, se forem vários arquivos pequenos a diferença some tb
 
é isso, a diferença aparece apenas em benchmarks ou transferência de 1 único arquivo gigante, se forem vários arquivos pequenos a diferença some tb
arquivo grande geralmente quem usa é quem mexe com virtualizacao que tem vhd .vhdx etc que facilmente passa dos 100gb pra nvme nesse caso ae é bacana se vc precisa copia varios arquivos assim de local pra outro rapidamente
 
Troquei o SSD principal de um Crucial MX300 525GB (SSD SATA bom) para um WDC SN850x 2tb (SSD NVME ótimo).
Como já falaram, só faz diferença com arquivos grandes.
No dia a dia, é quase imperceptível.

Mas se o SSD SATA for ruim (qualquer QLC), vai ter uma diferença notável. Eu tenho um Crucial BX500 2TB (QLC) que é terrivelmente lento (uso quase como se fosse um HD). Aí sim faria diferença.
 
Última edição:
Aqui so troquei mesmo devido a falta de espaço no sata.
Não tem grandes impactos no dia a dia se vc e uma pessoa que não movimenta arquivos grande dentro do sistema.
 
desconfio de todo e qualquer comentário que tenha essas palavras, "diferença brutal", "infinitamente superior" e assim por diante, no video
postado aqui a diferença é bem desprezível
Olha, eu estava com a minha máquina com 1 3.0 e troquei pelo 4.0. O benchmack pode mostrar pouca coisa, mas no boot da minha máquina é visível a diferença. Clico no botão e já tá ligado. Agora, em outras coisas, pode ser que tenha pouca diferença.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo