O i5 realmente gargala a GTX 970?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
R$1.600,00 à vista aqui no RJ. Mesmo assim eu ainda me pergunto se for SÓ pra jogar, EXCLUSIVAMENTE para jogar, se vale a pena. Óbvio que eu gostaria de ter um i7, visto que trabalho com bastantes softwares de render por causa da faculdade, mas cara, R$1.600,00 eu monto um PC com FX e ainda sobra um troco pra começar a interar pra GPU.
Se o cara tem dinheiro, vai na boa. Se não, qualquer FX do 6300 pra cima vai atender perfeitamente, assim como me atende. O que eu mais fico p* é gente dizer que o FX não presta porque roda a 60-70 fps um jogo que o i5 roda a 70-80. Pra mim rodando sem drops de fps já está ótimo.

É o pessoal quer FPS na tela, nem que tenha q pagar mais por isso... os FX são naturalmente mais fracos que os Intel, mas dá pra jogar na boa..
 
  • Curtir
Reações: wmh
Se o i5 tem gargalo é mínimo, não chega nem a atrapalhar... ter que comprar um i7 pra jogar nos dias de hoje é um suicídio, deve estar uns 2000 reais um louco daqueles (4790k)...

R$1.600,00 à vista aqui no RJ. Mesmo assim eu ainda me pergunto se for SÓ pra jogar, EXCLUSIVAMENTE para jogar, se vale a pena. Óbvio que eu gostaria de ter um i7, visto que trabalho com bastantes softwares de render por causa da faculdade, mas cara, R$1.600,00 eu monto um PC com FX e ainda sobra um troco pra começar a interar pra GPU.
Se o cara tem dinheiro, vai na boa. Se não, qualquer FX do 6300 pra cima vai atender perfeitamente, assim como me atende. O que eu mais fico p* é gente dizer que o FX não presta porque roda a 60-70 fps um jogo que o i5 roda a 70-80. Pra mim rodando sem drops de fps já está ótimo.


é isso, galera, tem gargalo em alguns jogos? sim, tem toneladas de relatos e videos de fontes confiáveis monstrando que tem, porém sao rápidos momentos, e em poucos jogos por enquanto. Sinceramente nao vejo necessidade de trocar AINDA meu processador somente por causa disso. Eu só troco se surgir uma oportunidade de ouro, tipo alguns caras aqui do forum estao tendo de dar seu processador e mais 200 conto e pegar um i7 bloqueado, apesar que eu prefiro um desbloqueado, mas ai haja grana :okay::banderas:
 
so vou trocar de processador quando gargalar igual a um athon x2 :bwahaha:
 
Tem gente que ou é semianalfabeto ou não sabe interpretação ou se ofende quando lê uma opinião contrária ao que ele pensa.

Vou citar (e usar) um exemplo para ficar mais fácil: i5 4690K + GTX 970 = Jogos acima de 60FPS
"Então não há gargalo". Há sim gargalo. O jogo estar acima dos 60FPS não significa a inexistência de gargalo. Como eu já disse, vai muito além de testes em jogos. É só experimentar colocar uma CPU superior e vai notar que houve ganho nos FPS. Mas como já foi dito e repetido exaustivamente nesse e nos outros tópicos onde foi discutido o assunto, não é um gargalo que atrapalhe seus jogos.

Resumindo e quase desenhando: HÁ GARGALO MAS NÃO ATRAPALHA NEM INCOMODA EM SEUS JOGOS. NÃO NECESSITA SER UM i7 PARA RODAR ACIMA DOS 60FPS. EXISTEM (MUITOS) JOGOS MAL OTIMIZADOS QUE MESMO COM UM i7 NÃO É POSSÍVEL EXTRAIR O MÁXIMO QUE SEU HARDWARE TEM A OFERECER.

Conheça suas necessidades. Conheça seu nível de satisfação. Conheça seu bolso. Veja se vale o investimento. Compre o CPU que lhe dê suporte.
 
O termo gargalo se refere a uma limitação de performance imposta pela CPU em relação a GPU. Quando falamos que tal CPU "gargala" uma GPU, quer dizer que a mesma não está sendo 100% usada, pois a CPU está de certa forma limitando-a. Vamos a um exemplo: Se eu tenho um i5 e faço um upgrade para um i7 e ganho 5fps quer dizer que eu sofria de gargalo com o i5? Ao meu ver, não. Pelo fato do i7 ter HT e maior frequências é claro que teremos uma performance maior, mas isso não indica que a GPU estava sendo limitada, é um aumento de performance natural.
Claro que isso depende de jogo para jogo, alguns são altamente beneficiados com um poder de processamento maior, outros a diferença é mínima.
 
Não consigo entender esta discussão de gargalo de vocês...
Só porque um i7+GTX970 alcança um FPS maior (irrisório) que um i5+GTX970 quer dizer que existe gargalo?
Os jogos/aplicativos dependem só da GPU?
Então seguindo esta lógica, posso pegar um i5+Voodoo 3000 ou um i7+Voodoo 3000 que terão a mesma performance, já que o gargalo estará sempre na GPU...

Vejam bem, não estou afirmando nem dizendo que não existe gargalo, possuo um 4690 + GTX970 e pra mim está tudo OK, não sou psicótico pra ficar contando frames e nunca fiz testes com contagem de FPS na tela...
 
O termo gargalo se refere a uma limitação de performance imposta pela CPU em relação a GPU. Quando falamos que tal CPU "gargala" uma GPU, quer dizer que a mesma não está sendo 100% usada, pois a CPU está de certa forma limitando-a. Vamos a um exemplo: Se eu tenho um i5 e faço um upgrade para um i7 e ganho 5fps quer dizer que eu sofria de gargalo com o i5? Ao meu ver, não. Pelo fato do i7 ter HT e maior frequências é claro que teremos uma performance maior, mas isso não indica que a GPU estava sendo limitada, é um aumento de performance natural.
Claro que isso depende de jogo para jogo, alguns são altamente beneficiados com um poder de processamento maior, outros a diferença é mínima.

Exatamente o que eu penso...
Mas parece que é só socar um i7 que acaba o gargalo, de acordo com alguns comentários acima, pois o i5 é o motivo do gargalo pra tudo...
 
Não consigo entender esta discussão de gargalo de vocês...
Só porque um i7+GTX970 alcança um FPS maior (irrisório) que um i5+GTX970 quer dizer que existe gargalo?
Os jogos/aplicativos dependem só da GPU?
Então seguindo esta lógica, posso pegar um i5+Voodoo 3000 ou um i7+Voodoo 3000 que terão a mesma performance, já que o gargalo estará sempre na GPU...

Vejam bem, não estou afirmando nem dizendo que não existe gargalo, possuo um 4690 + GTX970 e pra mim está tudo OK, não sou psicótico pra ficar contando frames e nunca fiz testes com contagem de FPS na tela...

Exemplo.
Você compra uma GTX 980 paga R$ 2.500,00 e por causa da CPU "fraca" você tem a performance de uma GTX 970 de R$ 1.500,00 em alguns jogos.

Se ninguém liga para isso faço o seguinte troco agora minha 970 por uma 980 já que isso não importa !:mj:
 
Não consigo entender esta discussão de gargalo de vocês...
Só porque um i7+GTX970 alcança um FPS maior (irrisório) que um i5+GTX970 quer dizer que existe gargalo?
Os jogos/aplicativos dependem só da GPU?
Então seguindo esta lógica, posso pegar um i5+Voodoo 3000 ou um i7+Voodoo 3000 que terão a mesma performance, já que o gargalo estará sempre na GPU...

Vejam bem, não estou afirmando nem dizendo que não existe gargalo, possuo um 4690 + GTX970 e pra mim está tudo OK, não sou psicótico pra ficar contando frames e nunca fiz testes com contagem de FPS na tela...
 


Exatamente o que eu penso...
Mas parece que é só socar um i7 que acaba o gargalo, de acordo com alguns comentários acima, pois o i5 é o motivo do gargalo pra tudo...

O problema maior nem é ser i 5 ou i7 cara, o problema maior é não fazer overclock como muitos i5 estão sendo vendidos.
 
i5 gargala com uma GTX 970/R9 390( Se não brincar... de uma GTX 960/ R9 380 já existe gargalo)em jogos CPU Bound mais recentes se ele estiver em stock ( Não são todos os jogos que ele gargala nitidamente, isso tem que ficar bem claro :D ) E detalhe, a grosso modo: Gargalo sempre teve.... a questão é que começou a ficar mais nítido no games mais recentes e a galera começou a perceber.
Já temos não sei quantos tópicos aberto com o mesmo assunto.... :awesome:
E eu to feliz, por que o mito de que qualquer i5 carrega qualquer coisa sem problemas.... esta começando a desmoronar e já esta começando a virar dúvida de muitos. ( Choram Haters... :full: )
Para quem quer se informar sobre isso,tem vários tópicos na Area de CPU e Placa Mãe com o mesmo assunto. Inclusive tem um de 7 páginas bem debatido.
Hoje, qualquer CPU com as GPUs que citei acima, é necessário ter pelo menos overclock para que se possa ter o melhor aproveito e rendimento da maquina. :)
É claro que jogos que não são CPU Bound,não vão se beneficiar muito disso como outros casos... mais os CPU Bound vão se beneficiar e muito.

Melhor CxB: CPU Stock
O seu Real desempenho do seu PC: CPU com Overclock.
O mito começou a cair.... vamos brindar.:vinho: :bwahaha:
 
Exemplo.

O problema maior nem é ser i 5 ou i7 cara, o problema maior é não fazer overclock como muitos i5 estão sendo vendidos.
Esse é o ponto X da questão aonde queremos chegar e responde qualquer dúvida em relação a gargalo. Bem falado...:)
 
Última edição:
Joguei Witcher 3 com média de 45 fps e isso não atrapalhou em nada minha diversão e gameplay. Ou seja, rodando satisfatoriamente os jogos, estou feliz. Não adianta ficar encanando muito de rodar a tudo a 60 fps. Adquiri uma GTX 970 pensando no futuro, na crise, pois sei que tudo vai ficar caro e impossível de comprar. Já me previni.
 
Hoje, qualquer CPU com as GPUs que citei acima, é necessário ter pelo menos overclock para que se possa ter o melhor aproveito e rendimento da maquina. :)
É claro que jogos que não são CPU Bound,não vão se beneficiar muito disso como outros casos... mais os CPU Bound vão se beneficiar e muito.

Melhor CxB: CPU Stock
O seu Real desempenho do seu PC: CPU com Overclock.
Será que é por isso que a Intel liberou overclock nos processadores não K SKYLAKE ?? :coolface:

...E outra, até quando vai essa putaria da intel de ter o HT só nos i7 com os zen vindo aí...:mao:
 
i5 gargala com uma GTX 970/R9 390( Se não brincar... de uma GTX 960/ R9 380 já existe gargalo)em jogos CPU Bound mais recentes se ele estiver em stock ( Não são todos os jogos que ele gargala nitidamente, isso tem que ficar bem claro :D ) E detalhe, a grosso modo: Gargalo sempre teve.... a questão é que começou a ficar mais nítido no games mais recentes e a galera começou a perceber.
Exato. O gargalo sempre teve. Porem, para nossa sorte na maioria das vezes não atrapalha o gameplay mas q tem, tem e não é pouco não. E não é apenas com vga nova não, desde umas 2 gerações pra traz q gpu top sofre gargalo de cpu. Chega ate ser uma questão de logica, fazem umas 4 gerações de cpu q o ganho de desempenho de uma pra outra é ridículo, enquanto isso o ganho de performance a cada geração de gpu é bem mais agressivo, pessoal fala muito de gargalo hj em dia pq chegou num ponto critico. E ainda tem outro porem, sempre falamos com uma meta de 60fps, porem, existem monitores de 144Hz e os usuários desses monitores querem 144fps pra aproveitar o máximo do monitor (é um pensamento errado mas não vem o caso), portanto, o gargalo pra esse pessoal é ainda pior, pois, a meta deles são 144fps.
 
Exato. O gargalo sempre teve. Porem, para nossa sorte na maioria das vezes não atrapalha o gameplay mas q tem, tem e não é pouco não. E não é apenas com vga nova não, desde umas 2 gerações pra traz q gpu top sofre gargalo de cpu. Chega ate ser uma questão de logica, fazem umas 4 gerações de cpu q o ganho de desempenho de uma pra outra é ridículo, enquanto isso o ganho de performance a cada geração de gpu é bem mais agressivo, pessoal fala muito de gargalo hj em dia pq chegou num ponto critico. E ainda tem outro porem, sempre falamos com uma meta de 60fps, porem, existem monitores de 144Hz e os usuários desses monitores querem 144fps pra aproveitar o máximo do monitor (é um pensamento errado mas não vem o caso), portanto, o gargalo pra esse pessoal é ainda pior, pois, a meta deles são 144fps.
Sem mais.... Complementou e foi até mais fundo na ideia do gargalo. Nada a acrescentar.:)

Será que é por isso que a Intel liberou overclock nos processadores não K SKYLAKE ?? :coolface:

...E outra, até quando vai essa putaria da intel de ter o HT só nos i7 com os zen vindo aí...:mao:
Sabe que eu nem tinha pensado nisso ainda ? :haha::haha::bwahaha::bwahaha::bwahaha: Boa...
faz todo sentido. Se os Zen vierem e baterem de frente com a Intel (E eu quero apostar nisso para o bem de nós consumidores) pode esperar uma briga boa no mercado de CPU. Vamos começar a ver ganho de perfomance em CPU assim como em GPU. Por que enquanto não houver concorrência,os passos na área de processamento vai continuar monótomo como hoje em dia. :) Na hora que a Intel leva um susto mesmo, vai parar de fazer i5 com 4 núcleos simulados e colocar nome de i7,e vai fazer um i7 com oito núcleos reais de verdade na linha Gamer/Desktop,sem dizer a competição com a AMD.. e eu vou fazer festa quando esse dia chegar... :bwahaha:
 
Última edição:
Desde os primórdios dos PC games temos gargalo. Porém minha opinião(por usar) é que o gargalo não vale o upgrade. Eu antes de comprar minhas VGAs espetei uma 980Ti de um amigo e empurrou todos os games atuais(usei os mais pesados que conheço, witcher 3, crysis3 e metro) a mais de 60 Fps. Como eu não uso esses monitores "super-ultra-mega" e me contento com meus 1440p fiquei satisfeito com o resultado. Como nunca gostei de single gpu peguei as duas pny e tive um ótimo resultado, até melhor que a ti(era a stock...). Então pra mim o gargalo não justificou o upgrade... E sempre vai ter esse mimi de gargalo, tinha na minha época de Athlon 64 e sempre vai ter. Eu aconselho sempre fazer testes e verificar se compensa o upgrade levando em conta o CPU que se tem, eu por exemplo não cogito mudar de VGA pra uma nova geração continuando com meu i5 de terceira geração. Grade abç
 
Desde os primórdios dos PC games temos gargalo. Porém minha opinião(por usar) é que o gargalo não vale o upgrade. Eu antes de comprar minhas VGAs espetei uma 980Ti de um amigo e empurrou todos os games atuais(usei os mais pesados que conheço, witcher 3, crysis3 e metro) a mais de 60 Fps. Como eu não uso esses monitores "super-ultra-mega" e me contento com meus 1440p fiquei satisfeito com o resultado. Como nunca gostei de single gpu peguei as duas pny e tive um ótimo resultado, até melhor que a ti(era a stock...). Então pra mim o gargalo não justificou o upgrade... E sempre vai ter esse mimi de gargalo, tinha na minha época de Athlon 64 e sempre vai ter. Eu aconselho sempre fazer testes e verificar se compensa o upgrade levando em conta o CPU que se tem, eu por exemplo não cogito mudar de VGA pra uma nova geração continuando com meu i5 de terceira geração. Grade abç

Concordo com você amigo, sua VGA casa muito bem com seu CPU, não tem por que trocar.

O pessoal fica nessa "nóia" de gargalo e deixa de jogar pra ficar se preocupando com número de fps na tela...
 
Desde os primórdios dos PC games temos gargalo. Porém minha opinião(por usar) é que o gargalo não vale o upgrade. Eu antes de comprar minhas VGAs espetei uma 980Ti de um amigo e empurrou todos os games atuais(usei os mais pesados que conheço, witcher 3, crysis3 e metro) a mais de 60 Fps. Como eu não uso esses monitores "super-ultra-mega" e me contento com meus 1440p fiquei satisfeito com o resultado. Como nunca gostei de single gpu peguei as duas pny e tive um ótimo resultado, até melhor que a ti(era a stock...). Então pra mim o gargalo não justificou o upgrade... E sempre vai ter esse mimi de gargalo, tinha na minha época de Athlon 64 e sempre vai ter. Eu aconselho sempre fazer testes e verificar se compensa o upgrade levando em conta o CPU que se tem, eu por exemplo não cogito mudar de VGA pra uma nova geração continuando com meu i5 de terceira geração. Grade abç

mas no seu caso nao ha gargalo mesmo... seu processador alem de estar com over, você está usando em 1440p. Estamos falando de i5 bloqueado (na faixa dos 3.3ghz) e resoluçao 1080p, onde o processador é mais exigido que em 1440p. E mesmo assim o gargalo alertado aqui é imperceptivel a olhos leigos na maior parte do tempo.
Uma vez eu tive um SLI e odiei, a maioria dos jogos era catastrófico, muitos nao reconheciam as duas vgas e alguns reconheciam mais diminuia pela metade o rendimento de cada uma, fazendo com que o sli ficasse mais lento que o single.
Hoje tenho uma 970 e adoraria economizar bastante comprando outra 970 e fazer um sli, no lugar de comprar uma 980ti, pq ainda teria teóricos mais desempenho, porem certamente passarei raiva em algumas situaçoes, entao prefiro optar pelo single, mesmo sendo mais caro.
 
Última edição:
Caraca mano de novo esse migué ai de i5 e 970 kkkk
Cara sempre tem algo gargalando senão o desempenho tende ao infinito.

Se não tem nada gargalando o seu PC provavelmente o gargalo é você.
 
Eu tenho um i5 4690 sem o "K" com um SLI de GTX 970 kkkkkkkk e resumindo quando eu usava apenas uma VGA os unicos jogos testados q exigiram bastante do processador foram Crysis 3 e GTAV mas nem eles chegaram a dá gargalo porem o uso da CPU foi grande no Crysis 3 ficou com média de 92% de uso da CPU e o GTAV média de 85% da CPU a 970 ficou de boa com uso de 97%/99% até ae não teve gargalo mas notei q o processador estava quase no limite

Já com duas 970 em SLI a coisa mudou pois cada vez q eu usava o DSR e aumentava a resolução o uso do i5 caia mais, no Crysis 3 não testei com SLI mas no GTAV o uso do processador ficou entre 48%/55% isso usando o DSR em 4K e sem AA, aumentando a resolução a carga do CPU diminui

Antes do SLI eu pensava em pegar um i7 4790k mas agora até desistir vou continuar com o meu msm e se mudar o maximo q faço é pegar um i5 4690K por causa do OVER

OBS: só não testei mais pq o PC tá quase pegando fogo kkkkkkkk
 
Última edição:
Eu tenho um i5 4690 sem o "K" com um SLI de GTX 970 kkkkkkkk e resumindo quando eu usava apenas uma VGA os unicos jogos testados q exigiram bastante do processador foram Crysis 3 e GTAV mas nem eles chegaram a dá gargalo porem o uso da CPU foi grande no Crysis 3 ficou com média de 92% de uso da CPU e o GTAV média de 85% da CPU a 970 ficou de boa com uso de 97%/99% até ae não teve gargalo mas notei q o processador estava quase no limite

Já com duas 970 em SLI a coisa mudou pois cada vez q eu usava o DSR e aumentava a resolução o uso do i5 caia mais, no Crysis 3 não testei com SLI mas no GTAV o uso do processador ficou entre 48%/55% isso usando o DSR em 4K e sem AA, aumentando a resolução a carga do CPU diminui

Antes do SLI eu pensava em pegar um i7 4790k mas agora até desistir vou continuar com o meu msm e se mudar o maximo q faço é pegar um i5 4690K por causa do OVER

OBS: só não testei mais pq o PC tá quase pegando fogo kkkkkkkk

mas dificilmente vc precisará trocar o processador, a menos que queira se beneficiar do Multi do i7... Você fez o que planejo... No lugar de pensar em mudar processador, melhoro a VGA e abuso do DSR. Pronto, gargalo totalmente resolvido e mais uma vez o i5 volta pro páreo pra ser processador pra mais 5 anos de luta com qualquer VGA... Santo DSR haahaha
 
Qual tem mais desempenho:

i7 4790K + GTX970(sem gargalo)
ou
i5 4590 + GTX980ti( com gargalo)


óbvio né :melior4:

O gargalo esta mais relacionado com a otimização dos jogos do que com processador em si. :bat: que o diga né kkkkkkkk
 
Exemplo.
Você compra uma GTX 980 paga R$ 2.500,00 e por causa da CPU "fraca" você tem a performance de uma GTX 970 de R$ 1.500,00 em alguns jogos.

Se ninguém liga para isso faço o seguinte troco agora minha 970 por uma 980 já que isso não importa !:mj:
 
Vc disse tudo, em alguns jogos
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo