O Mega Drive soava mesmo sempre pior que o Super Nes ?

PYRON

FODEaPORRaTODA !!!
Registrado
Temos discutido aqui no fórum em tópicos diversos sobre a capacidade sonora de ambos consoles, muitos mitos na época lendária dos 16 Bits foram criados, e o consenso que se tinha naquele tempo entre a mídia e os fãs era que o Mega Drive era sempre inferior ao Snes na parte sonora em geral.

O problema que as pessoas tinham essa ideia fixa na mente como um mandatório para a vida, e mesmo que se você apresentasse na frente do indivíduo um título que o sistema da Sega era superior o mesmo se recusava a acreditar e sempre mandava aquele papo "Mais é impossível, o chip de som Snes é melhor" e por ae vai..

Antes que começarmos realmente quero deixar claro que eu tinha ambos os sistemas, não tenho intuito de criar desavenças ou guerras entre fanboys, todos são bem vindos para acrescentar informações úteis para o enriquecimento do tema.

Vide abaixo um breve resumo do sistema de som de cada plataforma:

sega-megadrive-collection-logo-e1303773111959.jpg

O Mega Drive possuía 2 chips de som, o Yamaha 2612 FM e o Texas Instruments SN76489 PSG. O YM2612 é uma versão capada do YM2608 que foi usado em vários arcades nas décadas de 80 / 90, ele possui 5 canais FM e um canal FM/PCM e tem o mesmo clock da CPU principal, já o SN76489 tem 4 canais de som programáveis "PSG".

Ponto interessante é que o chip de som e de output vídeo foram sendo capados aos poucos conforme a SEGA ia lançando as outras versões do console no mercado.

super-nintendo-logo-e1307627595556.jpg

O Super Nintendo possuí um sistema de som bem moderno para época que consiste no chip de 8-bit da Sony SPC700 e um DPS de 16-bit, ambos compartilham de 64kb de memória. O sistema é complexo e funciona completamente separado do sistema principal do console e roda no clock de 24.576 mhz, muito mais rápido que a CPU principal do console. É um sistema potente e complexo ao mesmo tempo de se trabalhar.


Vozes Digitalizadas

O Mega Drive tinha um ponto fraco que sempre gerou boa parte má reputação do console, que eram as vozes digitalizadas, as pessoas costumavam falar que todo mundo era rouco no Mega, e isso em boa parte dos casos era verdade em outras super exagero, vide abaixo alguns exemplos de boas vozes digitalizadas no Mega Drive.


Podemos também ver como o chip PCM se comporta usando a engine feita pelo "Tido" (TmEE), ele é capas de reproduzir qualquer faixa através do chip PCM em 8-bit mono 26KHz bitrate no Mega Drive.



Você deve estar se perguntando agora, porque então os desenvolvedores não reproduziam vozes assim no Mega Drive em todos os seus títulos ?

A resposta é simples, para fazer essas vozes de qualidade no sistema da SEGA era necessário usar o chip FM/PCM, o problema é que os arquivos gerados ficavam muito grandes, e cada byte em um cartucho naquela época custava fortunas, outro problema era gerar vozes simultâneas, o chip só tinha um canal para voz que complicava a situação, porém, isso podia ser resolvido via software e programação mais nem todos tinham a capacidade ou empenho necessário para executar isso no console. Então pelos problemas explicados poucos optavam por esse caminho, e optavam em fazer as vozes digitalizadas através do chip PSG no qual a qualidade era sacrificada mais ele poupava muito espaço no cartucho, assim eles conseguiam colocar vários samples sem ter que aumentar demais a capacidade do cartucho.

Um outro bom exemplo para ilustrarmos isso é com o famoso Street Fighter 2 Turbo / CE para o Mega Drive, ele retrata bem o que eu descrevi acima, todos conhecemos a fama das vozes "roucas" deste port, mais vocês conheceram a versão beta deste jogo ? Pois então, a versão beta do jogo usava o chip FM/PCM para as vozes, a qualidade das mesmas são bem superiores que a da versão final do jogo, porem, falta vários samples neste beta e ainda tinha o problema das vozes simultâneas, confira.

BETA


FINAL

E o Super Nes como fica nesta estória ? O sistema da Nintendo era fácil de lidar e reproduzir vozes no geral, já a qualidade das mesmas podemos questionar, ele não era isento de problemas, é comum encontrarmos vários títulos no sistema com vozes abafadas ou com pitch estranho ou distorcido. Em breve Exemplos


Música

Aqui é aonde a coisa fica realmente séria, apesar do Mega Drive ter suas limitações para reproduzir vozes, o mesmo não acontecia para música, o YM2612 era mais que capaz de realizar boas músicas no console, o Mega Drive foi lançado em 1988 e o foco na época era trazer os Arcades para sua casa, e com populariedade dos chips da Yamaha no mercado foi natural a incorporação do mesmo no Mega Drive, e isso facilitou vários ports dos Arcades para o console.

Já o Super Nintendo que foi lançado no final de 1990 tinha o parrudo Sony SPC700, que trouxe trilhas maravilhosas para o console e muitas composições marcantes, mais quando era lançado um título multiplataforma as diferenças entra as plataformas ficavam claras.

Então agora chegamos na outra pergunta chave, O Mega Drive soava mesmo sempre pior que o Super Nes ?

Diferente não é necessariamente melhor, e nem tudo no sistema da Nintendo era tão maravilhoso como as pessoas gostavam de estampar, tanto na parte gráfica e na parte sonora.

Confira e tirem suas conclusões...

Street Fighter 2 Turbo



Samurai Shodown
Snes

Mega


Snes

Mega



Fatal Fury
Snes

Mega



Fatal Fury 2
Snes

Mega
 
Shadow of the beast
Snes (a partir do 1:30)

Mega (a partir de 3:20)



TMNT
Mega e Snes



Earthworm Jim
Snes

Mega



Super Turrican / Mega Turrican
 
Última edição:
Eu pessoalmente sempre achei o snes melhor no geral, sendo que nessa época eu tinha um megadrive enquanto a grande maioria dos meus amigos um snes, então pude comparar bem...


Este excelente review aqui aponta de maneira bem honesta os pontos fortes e fracos de cada sistema:



 
Olha, a questão de áudio é indiscutivel.
Snes soava sim melhor. Um ou outro titulo do Mega ficava no mesmo nivel ou um pouco melhor. Mas no geral, era o Snes quem mandava na questão da qualidade de audio.

Não há pelos a serem encontrados neste ovo.

E falo isso como um forte admirador da Sega que está em processo de resgate dos consoles da marca...
 
Eu pessoalmente sempre achei o snes melhor no geral, sendo que nessa época eu tinha um megadrive enquanto a grande maioria dos meus amigos um snes, então pude comparar bem...


Este excelente review aqui aponta de maneira bem honesta os pontos fortes e fracos de cada sistema:

SNES VS. Sega Genesis (Part 1) - YouTube

SNES VS. Sega Genesis (Part 2) - YouTube

Essa comparação não foi justa em nenhum ponto, mais como a questão do tópico não é plataforma X vs Y prefiro não comentar...

Outro ponto aqui não é dizer qual era melhor sonoramente, eu explico isso no post, acho que vc's precisam olhar o post com calma,
ver as informações e assistir os vídeos, um abraço
 
Nao pude testar pessoalmente o mega driva na epoca.
Joguei um pouco num colega, mas esta parte nunca fiz comparativos.
Mas vendo os videos acima, nota-se uma melhor no super nintendo.

O topico nao aborda a area grafica, mas tb no super nintendo se mantinha a frente do mega drive, so ver o DKC 1/2/3 e da pra sentir a superioridade
em audio e video.
Eh um titulo exclusivo , mas deu pra entender.
 
tenho o megadrive 1 japonês com essa placa de som da yamaha,dizem que essa é a melhor placa que saiu na linha megadrive, dizem que o mega drive 3 ja tinha

perdido a qualidade sonora de antes, e sempre quando jogava street fighter e mortal kombat no mega drive era notável a diferença do som entre ambas as

plataformas, sou muito fan da sega e nintendo, mas sinceramente, gostava mesmo era do som do super nintendo, principalmente essa musica ai do stágio do ken,

nossa jogava demais só pela musica.quer comparar outra diferença entre sons é só colocar o som do jogo Rock & Roll Racing.
 
Editado por um moderador:
De fato o SNES levava uma clara vantagem não só na parte de áudio como também na parte gráfica.
Uma dúvida que eu tenho é: A CPU do Mega drive não operava com um clock maior que a do SNES? sempre ouvi isso. Dessa forma como o Mega foi inferior ao SNES?
 
Snes era muito bom, tive um, saudades, desde controle aos jogos, sempre preferi Mário a Sonic....
 
Como você mesmo disse, daria para um programador dedicado deixar o som dos jogos do MegaDrive igual bem próximo ao do SNES, mas tem que lembrar que o SNES saiu depois e teve toda a chance de superar o Mega em tudo, mas isto não chegou a acontecer. As primeiras versões do Street Fighter para os dois consoles eram bem ruins comparadas com a Super Street Fighter 2 (aqueles com a Cammy, Fey Long etc). Dai dava para notar bem. Principalmente quando dois lutadores gritavam seus golpes ao mesmo tempo o MegaDrive parecia não ter canais de sons suficientes para tocar a música, gritar os dois golpes e fazer os sons ambientes ao mesmo tempo.

Outro Exemplo de som muito bom é o Strider 2 ( ou era o 1) o Inimigo entre as fases o inimigo falava bem claramente ( Tomorrow is the day you die )

E só para lembrar, este vídeo que compara o SNES com o Genesys já começa errado, esta propaganda o "Genesys does e Nintendon't" comparava o Genesys recem lançado com o Nintendo 8 bits, mas o cara omite isto no vídeo. Realmente o NES era de uma geração anterior e o Genesys chegou forte com esta propaganda que era verdade até chegar o SNES.
 
Última edição:
Já na parte gráfica não concordo...
Mega tinha uns games bem avançadinhos também.

Podem olhar Ecco the Dolphin, Comix Zone, Vectorman e Sonic Blast 3D que verão o que estou dizendo...

E ainda tinha F15 Strike Eagle 2 e F117 Night Storm, que tinham graficos em 3d sem fazer uso daqueles chips tipo SuperFX.
 
Última edição:
Como você mesmo disse, daria para um programador dedicado deixar o som dos jogos do MegaDrive igual bem próximo ao do SNES, mas tem que lembrar que o SNES saiu depois e teve toda a chance de superar o Mega em tudo, mas isto não chegou a acontecer. As primeiras versões do Street Fighter para os dois consoles eram bem ruins comparadas com a Super Street Fighter 2 (aqueles com a Cammy, Fey Long etc). Dai dava para notar bem. Principalmente quando dois lutadores gritavam seus golpes ao mesmo tempo o MegaDrive parecia não ter canais de sons suficientes para tocar a música, gritar os dois golpes e fazer os sons ambientes ao mesmo tempo.

Outro Exemplo de som muito bom é o Strider 2 ( ou era o 1) o Inimigo entre as fases o inimigo falava bem claramente ( Tomorrow is the day you die )

E só para lembrar, este vídeo que compara o SNES com o Genesys já começa errado, esta propaganda o "Genesys does e Nintendon't" comparava o Genesys recem lançado com o Nintendo 8 bits, mas o cara omite isto no vídeo. Realmente o NES era de uma geração anterior e o Genesys chegou forte com esta propaganda que era verdade até chegar o SNES.

Várias destas informações estão bem explicadas no tópicos, as vozes em questão q vc citou está no vídeo no post,
e sobre o video de comparação é feito pelo "nintendo video game nerd" ele usa um produto pirata não lincenciado para falar que o super nintendo ganhava em retrocompatibilidade e ele ignora o adaptador de master para o mega, também fala do chip FX do star fox e "esquece" do chip SVP do virtua racing... e etc.. etc... etc................... ou seja sem relevância nenhuma
 
De fato o SNES levava uma clara vantagem não só na parte de áudio como também na parte gráfica.
Uma dúvida que eu tenho é: A CPU do Mega drive não operava com um clock maior que a do SNES? sempre ouvi isso. Dessa forma como o Mega foi inferior ao SNES?

A CPU do Mega era sim mais rápida, por isso alguns jogos multiplataforma ficavam melhor de jogar no Mega do que no SNES. Tem videos no youtube que comparam isso. Mas no quesito qualidade sonora e gráfica, o SNES era superior. Seu projeto era 2 anos mais novo, dessa forma a nintendo pôde usar chips mais potentes do que a sega e devido a isso a qualidade no geral é superior. Entretanto. o calcanhar de aquiles do SNES era a velocidade da CPU, 50% mais lenta que a do Mega.

[]´s
 
sempre achei megadrive somente sonic + rambo...

snes marcou a minha infância completamente, trilhas como street fighter, final fighter, top gear, dk, megaman e outros não me saem da cabeça até hoje.

tanto que sempre achei o controle do snes com um encaixe perfeito (mesmo com os calos que dava)... não conseguia nem olhar para o megadrive de tão estranho que achava a "pegada", sei lá, não ia.
 
Quando vi o título do tópico, lembrei dos tempos da guerra Nintendo vs SEGA:gaming:, e lembrei de imediato de um jogo q eu até hoje uso como exemplo pra mostrar q nem sempre o Megadrive levava a pior: Earthworm Jim. A versão de megadrive estuprava a do snes no som, não dava nem pra comparar:fuckyeah:. Tinha outros títulos, mas de cabeça eu não me lembro.

Mas o snes ganhava no quesito som na maioria das vezes mesmo:haha:
 
Última edição:
Quando vi o título do tópico, lembrei dos tempos da guerra Nintendo vs SEGA:gaming:, e lembrei de imediato de um jogo q eu até hoje uso como exemplo pra mostrar q nem sempre o Megadrive levava a pior: Earthworm Jim. A versão de megadrive estuprava a do snes no som, não dava nem pra comparar:fuckyeah:. Tinha outros títulos, mas de cabeça eu não me lembro.

Mas o snes ganhava no quesito som na maioria das vezes mesmo:haha:

concordo com vc,acabei de lembrar de outro jogo multiplataforma o top gear 2 ,as duas versões eram totalmente diferente as músicas mas era o mesmo jogo
 
Meu entendimento diz que a maioria vai puxar a sardinha para o VG que tinha até porque foi com o mesmo que essa pessoa "cresceu". Todavia, creio que tudo depende mesmo de quem participou do desenvolvimento do jogo a ponto de explorar o máximo do hardware e essa regra impera até hoje evidentemente. No quesito música ainda hoje fico perplexo com a trilha da série streets of rage (a do segundo em especial), quando se têm um compositor gênio + um time apto a pôr em prática as coisas o resultado é aquele.

Outro que posso citar é o resultado obtido na conversão feita por Matt Furniss para MK I e MK II (mega drive), o cara foi um gênio ao conseguir impor nas músicas aquele lado "dark asian" que mortal kombat tinha e quem em outros consoles e até no arcade não era tão claro, não é atoa que no MK III (mega drive) a música ficou um lixo pois ele não participou.
 
Vamos resumir isso tudo a uma realidade: quem está ái até hoje? :yellowface:

brincadeiras a parte, eu gostava de ir na casa do meu primo jogar Sonic.
 
Na idade que eu tinha na epoca desse video games só queria saber da diversão.
E isso posso falar, com esse dois era coisa garantida!!!! :freddy:
Particurlamente achava o Mega um pouquinho melhor, acho que tinha mais titulos divertidos :hmm:, apesar de gostar muito de Mario, TopGear e DK....
Depois os jogos foram saindo para Mega e para Nintendo...

Se colocar na ponta do papel, isso aqui vai longe :awesome:
 
Graficamente era pau a pau Mega x snes:

O mega podia menos cores e efeitos mas muitos efeitos eram emulados pelo potente processador do mega e técnicas inteligentes de transparencias que ficavam praticamente perfeitas, porem a jogabilidade dos games era melhor no mega drive, pois tudo fluia melhor e a resposta era mais rapida ao comando, tudo por causa do processador mais veloz, outra coisa que no mega era melhor era a resolução de tela que era mais expandida permitindo mais detalhes numa mesma cena, o som do mega foi aumentado em qualidade e em musicas em CD com o sega cd(alem do efeito de rotação e zoom) que foi muito legal na época, eu tive no lançamento e curti muito alugando os games na locadora, era quase igual aos kits multi midia que estava recem lançados tb para PC na época! Mas o som do snes era mais avançado mesmo(eu tive os 2 na mesma época) e tinha trilhas memoráveis, principalmente orquestras e sons 3d que ficam na lembrança.
Mas o mega em cartucho quando bem trabalhado tinha trilhas memoráveis e muito boas, não ficando muito a tras, e algumas vezes sendo até melhor que o snes!

Enfim o mega era limitado frente ao snes(que saiu depois e teve bastante tempo para se aperfeiçoar), porem o mega se superou lançando games fantásticos e muitas vezes surpriendendo a todos com o que ele podia fazer!

exemplosgraficos.png


exemplosgraficos3.png


mais64cores.png
 
Última edição:
Snes tinha um projeto de hardware mais avancado, no inicio nao mostrava sua capacidade, mas aos poucos foi mostrando que era bem melhor!
Tive ambos na minha infancia, mas fiquei muito mais tempo com o Snes do que com o Genesis!
 
Tive os dois consoles e posso dizer que ambos tem jogos memoráveis! No Mega havia o Mago Yuzo Koshiro autor das músicas dos Streets of Rage que eram sensacionais, outros do Mega que também posso citar são: Toe Jam & Early, Quack Shot, Sonic, After Burner e Burning Force.
Para SNES havia: Super Castlevania IV, Actraiser, Star Fox, Donkey Kong, Top Gear e Rock'n'Roll Racing.
Quando os jogos saiam para ambos os consoles havia meio que empate técnico, Chuck Rock e Flashback são melhores no Mega enquanto que Top Gear 2 e Cool Spot são melhores no SNES, lembro ainda que o SNES contava com uma gama de efeitos do qual chamavam de Mode 7 (Zoom e rotação), mas no jogo Burning Force o Mega Drive consegue fazer o chão vir num zoom digno de SNES, e no SNES quem não jogou Space Megaforce (Super Aleste) e ficou impressionado que a tela ficava cheia de tiros e inimigos e o SNES não ficava lerdo?
Tempos bons! :music:
 
Na parte sonora concordo que o Snes leva a melhor, mas em gráficos o Mega é imbatível.
Uma coisa que o Snes faz, é diminuir o tamanho da tela total do jogo, se o Snes tem DKC, o Mega tem Virtua Racing, Vectorman, Virtua Fighter e etc.
Os 2 consoles são bons, mas em gráficos eu fico com o Mega.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo