O Mito 939

AI-5 BR

Hungry Member
O meu intuito com esse topico é de desmistificar o tão propalado dual-channel dos a64 por varios meses frequentando esse forum li a mesma retórica"" fujam dos 754 porque não tem dual-channel"" bom, pesquisei bem o assunto e cheguei a seguinte conclusão sabem aquela história de uma mentira contada varias vezes se torna uma verdade, esse é o caso.
Pois bem vamos aos fatos, a performance entre os a64 754 em relação aos equivalentes 939 é igual mesmo com o "maldito single-channel "
Em programas teoricos como sandra e everest vemos o dobro em leitura de memória ;sim mas não se configura em realidade na pratica bem como disse o site xbitlabs entre outros :"" Eu não posso dizer que o dual channel dão aos Athlon 64 uma grande vantagem na velocidade (o ganho do desempenho ao permitir o dual channel da memória é 3-5% na média).

VANTAGENS
Na minha opinião vantagens dos 754
As vantagens Placa mãe e Processador muito mais barato podendo montar um pc top com pouco dinheiro sendo uma ótima solução para quem tem placas de video mid e top como 6600gt e 6800 gt agp
_______
Na minha opinião vantagens dos 939
Otima plataforma para quem tem dinheiro e quer fazer upgrades constantes no pc, como por exemplo mudanças de placa mãe(alias não sei se o futuro é tão grande pois há rumores de mudanças de Socket).

Conclusão
Foi constatado que os a64 de mesma nomenclatura,como por ex: 3200 754 e 3200 939 se equivalem a diferença não fica no tão propalado Dual Channel mas sim naquilo que você pretende, se a pretensão é gastar pouco e preterir upgrades futuros 754 é a solução, se o dinheiro não é o problema comprem um 939 pelas vantages mencionadas acima.

______
Comparação
CPUs: 3400+ e 3500+
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2065&p=15
______
Comparação Sockets: 939 vs. 940 vs. 754
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2065&p=13
______
Xbitlabs disse: Second, the new processor socket offers dual-channel memory access to the owners of the Socket 939 platform. I can’t say that the two channels give the Athlon 64 a great advantage in speed (the performance gain from enabling the second memory channel is 3-5% in average).
http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/athlon64-3800_13.html
______
The single-channel memory controller integrated into Athlon 64 3400+ doesn’t slow down its performance too much compared with that of the Athlon 64 FX-51 boasting a dual-channel memory controller
http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/athlon64-3400_16.html
______
A digit-life disse:What’s more interesting – the arrival of Athlon 64 3400+ almost negates the effect of Athlon 64 FX-51. Just look: 3400+ is cheaper and almost doesn’t lose to FX-51 in performance
http://www.digit-life.com/articles2/roundupmobo/athlon-64-3400.html
_________________________
 
Eu tenho o 754 aqui, e como se for fazer um upgrade vai demorar, tou muito satisfeito!!!

Parabens pela iniciativa !!!
 
concrdo tbm.. agora com os Sempron x64 e Mobos nforce4 s754 ficou melhor ainda
 
tsc tsc.......


é tao dificil assim reconhecer que os A64 939 sao melhores que os 754 ?!?

se nao sao..... os engenheiros da AMD so podem serem idiotas, pra gastarem milhoes de dolares desenvolvento o socket 939 sendo q o 754 eh tao bom quanto ele.....


fala serio neh mano....


boto feh q se vc nao tivesse um 754, e nao tivesse botado na assinatura, mais gente te idolatraria por esse topico ;)

engraçado eh que todo mundo q fica questiando se os 939 valem a pena, sao os q tem o 754.........estranho ne....


se dissesse q a diferenca de preco de um pra outro fosse gigante, td bem, um 754 ja seria otimo........ mas a diferenca eh tao pequena......... com 400 reais vc pega um 3000+ 939.... um 754 eh menos de 50 reais a diferenca...

so compra 754 quem quiser viver do passado...
 
BlackBurN disse:
tsc tsc.......


é tao dificil assim reconhecer que os A64 939 sao melhores que os 754 ?!?

se nao sao..... os engenheiros da AMD so podem serem idiotas, pra gastarem milhoes de dolares desenvolvento o socket 939 sendo q o 754 eh tao bom quanto ele.....


fala serio neh mano....


boto feh q se vc nao tivesse um 754, e nao tivesse botado na assinatura, mais gente te idolatraria por esse topico ;)

engraçado eh que todo mundo q fica questiando se os 939 valem a pena, sao os q tem o 754.........estranho ne....


se disse q a diferenca de preco de um pra outro fosse gigante, td bem, um 754 ja seria otimo........ mas a diferenca eh tao pequena......... com 400 reais vc pega um 3000+ 939.... um 754 eh menos de 50 reais a diferenca...

so compra 754 quem quiser viver do passado...

totalmente de acordo , sem contar se vc quiser alguma vga da proxima geracao ge 7xxx e r 520 e derivados , só pci express , dai vc tem q ficar comprando mobo pra s 754 com slot pci-express , s 939 é + futuro :)
 
BlackBurN disse:
tsc tsc.......


é tao dificil assim reconhecer que os A64 939 sao melhores que os 754 ?!?

se nao sao..... os engenheiros da AMD so podem serem idiotas, pra gastarem milhoes de dolares desenvolvento o socket 939 sendo q o 754 eh tao bom quanto ele.....


fala serio neh mano....


boto feh q se vc nao tivesse um 754, e nao tivesse botado na assinatura, mais gente te idolatraria por esse topico ;)

engraçado eh que todo mundo q fica questiando se os 939 valem a pena, sao os q tem o 754.........estranho ne....


se dissesse q a diferenca de preco de um pra outro fosse gigante, td bem, um 754 ja seria otimo........ mas a diferenca eh tao pequena......... com 400 reais vc pega um 3000+ 939.... um 754 eh menos de 50 reais a diferenca...

so compra 754 quem quiser viver do passado...
Falou e disse tudo! :D
 
A maior falha que vi em sua analise diz respeito esse trecho:

AI-5 BR disse:
Na minha opinião vantagens dos 939
Otima plataforma para quem tem dinheiro e quer fazer upgrades constantes no pc, como por exemplo mudanças de placa mãe(alias não sei se o futuro é tão grande pois há rumores de mudanças de Socket)

Não se trata de fazer upgrades constantes e sim upgrades. A plataforma 754 já está limitada nesse sentido para o futuro, coisa que a 939 ainda tem toda uma trajetória pela frente. (alias a tecnologia é assim mesmo e as mudanças sempre existirão, mas agora e por um bom tempo 939 é a bola da vez.).

Resumindo: a plataforma 939 não é um mito, é uma realidade.
 
acho essas conclusoes validas, se vc considerá apenas a questao do Single e Double Channel.
tenho uma revista PC&Cia que avaliar os Chipset KT600 e Nforce2 da Soltek (SL 75FRN2-RL aquela placa toda amarela :cool: ).
na ocasiao eles aproveitam e testam varias aplicativos com o Double channel ativado e desativado, e realmente a diferença é minima.
ou Seja, o Nforce era melhor do KT600 tanto em Single qt em Double canal.
conclusao, o q faz o Nforce um chipset poderoso são outras implementacoes do chip, mas nao o canal duplo de memoria.
entao o q torna o 939 melhor sao outros aspectos tecnologicos e nao o fato de ser Double channel.
é o q acho. flw
 
polacho disse:
A maior falha que vi em sua analise diz respeito esse trecho:



Não se trata de fazer upgrades constantes e sim upgrades. A plataforma 754 já está limitada nesse sentido para o futuro, coisa que a 939 ainda tem toda uma trajetória pela frente. (alias a tecnologia é assim mesmo e as mudanças sempre existirão, mas agora e por um bom tempo 939 é a bola da vez.).

Resumindo: a plataforma 939 não é um mito, é uma realidade.

Sim concordo por isso eu disse:
"se a pretensão é gastar pouco e preterir upgrades futuros 754 é a solução, se o dinheiro não é o problema comprem um 939 pelas vantages mencionadas acima".
A questão do mito é em relação ao dual channel como mencionei.

Abraços
 
AI-5 BR disse:
O meu intuito com esse topico é de desmistificar o tão propalado dual-channel dos a64 por varios meses frequentando esse forum li a mesma retórica"" fujam dos 754 porque não tem dual-channel"" bom, pesquisei bem o assunto e cheguei a seguinte conclusão sabem aquela história de uma mentira contada varias vezes se torna uma verdade, esse é o caso.
Pois bem vamos aos fatos, a performance entre os a64 754 em relação aos equivalentes 939 é igual mesmo com o "maldito single-channel "
Em programas teoricos como sandra e everest vemos o dobro em leitura de memória ;sim mas não se configura em realidade na pratica bem como disse o site xbitlabs entre outros :"" Eu não posso dizer que o dual channel dão aos Athlon 64 uma grande vantagem na velocidade (o ganho do desempenho ao permitir o dual channel da memória é 3-5% na média).

VANTAGENS
Na minha opinião vantagens dos 754
As vantagens Placa mãe e Processador muito mais barato podendo montar um pc top com pouco dinheiro sendo uma ótima solução para quem tem placas de video mid e top como 6600gt e 6800 gt agp
_______
Na minha opinião vantagens dos 939
Otima plataforma para quem tem dinheiro e quer fazer upgrades constantes no pc, como por exemplo mudanças de placa mãe(alias não sei se o futuro é tão grande pois há rumores de mudanças de Socket).

Conclusão
Foi constatado que os a64 de mesma nomenclatura,como por ex: 3200 754 e 3200 939 se equivalem a diferença não fica no tão propalado Dual Channel mas sim naquilo que você pretende, se a pretensão é gastar pouco e preterir upgrades futuros 754 é a solução, se o dinheiro não é o problema comprem um 939 pelas vantages mencionadas acima.

______
Comparação
CPUs: 3400+ e 3500+
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2065&p=15
______
Comparação Sockets: 939 vs. 940 vs. 754
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2065&p=13
______
Xbitlabs disse: Second, the new processor socket offers dual-channel memory access to the owners of the Socket 939 platform. I can’t say that the two channels give the Athlon 64 a great advantage in speed (the performance gain from enabling the second memory channel is 3-5% in average).
http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/athlon64-3800_13.html
______
The single-channel memory controller integrated into Athlon 64 3400+ doesn’t slow down its performance too much compared with that of the Athlon 64 FX-51 boasting a dual-channel memory controller
http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/athlon64-3400_16.html
______
A digit-life disse:What’s more interesting – the arrival of Athlon 64 3400+ almost negates the effect of Athlon 64 FX-51. Just look: 3400+ is cheaper and almost doesn’t lose to FX-51 in performance
http://www.digit-life.com/articles2/roundupmobo/athlon-64-3400.html
_________________________

Bem ...eu tinha uma Epox 8KDA3J e hj tenho o PC abaixo....ou seja....ja tive um 754 e hoje tenho um 939...portanto posso falar ;)

vejamos....primeiro...temperatura.... meu antigo newcastle ficava nessa mesma velocidade...com o mesmo cooler e o mesmo sistema de refrigeração que uso hj....a 9X250 ele ficava a 49ºc full load, o meu venice nessa mesma velocidade fica a 40ºc full load.

processador muito mais barato?....errado amigo...as placas mães sao sim uns 150 reais mais caras.... mas os processadores tem O MESMO PREÇo...MESMO....eu sei pq pesquisei muito pra comprar o meu...o preço do processador eh IDENTICO. e Algumas VGAs...o modelo PCI EXPRESS eh mais barato ...o que compensa o preço das placas mães

754 eh um otimo custo beneficio SIM...sem duvida. mas 939 eh superior sim...ele esquenta menos...tem um controlador de memoria aprimorado...com menos BUGS....os venice com revisão E6 ja conseguem reconhecer 4 pentes de memoria DDR400 ;)

e quanto ao desempenho....o dual channel faz diferença nao so em benchs sinteticos...mas tb em games....a diferença nao chega perto de ser o dobro ...mas existe...

no Super Pi por exemplo...de 1MB.....meu 754 a 2250mhz fazia 42s, meu 939 atual faz 38s....com as mesmas memorias...na mesma velocidade...com as mesmas latencias e no aquamark...meu score de CPU...que eh a medição do desempenho 3D do processador...aumento de 9500 pra 10600...isso ao mesmo clock...sendo que o 939 faz muito mais over que o 754

minha conclusão eh a seguinte...se vc nao quer gastar muito $$$ e quer ter um otimo custo beneficio..compre um 754...eh uma excelente plataforma sim. mas se vc quer gastar um pouco mais...e comprar um 939...nao vai se arrepender tb, ele vale a diferença de preço ;)
 
AI-5 BR disse:
Sim concordo por isso eu disse:
"se a pretensão é gastar pouco e preterir upgrades futuros 754 é a solução, se o dinheiro não é o problema comprem um 939 pelas vantages mencionadas acima".
A questão do mito é em relação ao dual channel como mencionei.

Abraços
Pois é, concordo com o ponto custo beneficio dos 754, mas as vantagens dos 939 valem cada centavo, por isso em minha opinião fica difícil avaliar dessa maneira que você fez, porque quando entra custo beneficio, cada caso se aplica a necessidade e disposição financeira da pessoa.

Abraços.
 
Armored_Spiderman disse:
Bem ...eu tinha uma Epox 8KDA3J e hj tenho o PC abaixo....ou seja....ja tive um 754 e hoje tenho um 939...portanto posso falar ;)

vejamos....primeiro...temperatura.... meu antigo newcastle ficava nessa mesma velocidade...com o mesmo cooler e o mesmo sistema de refrigeração que uso hj....a 9X250 ele ficava a 49ºc full load, o meu venice nessa mesma velocidade fica a 40ºc full load.

processador muito mais barato?....errado amigo...as placas mães sao sim uns 150 reais mais caras.... mas os processadores tem O MESMO PREÇo...MESMO....eu sei pq pesquisei muito pra comprar o meu...o preço do processador eh IDENTICO. e Algumas VGAs...o modelo PCI EXPRESS eh mais barato ...o que compensa o preço das placas mães

754 eh um otimo custo beneficio SIM...sem duvida. mas 939 eh superior sim...ele esquenta menos...tem um controlador de memoria aprimorado...com menos BUGS....os venice com revisão E6 ja conseguem reconhecer 4 pentes de memoria DDR400 ;)

e quanto ao desempenho....o dual channel faz diferença nao so em benchs sinteticos...mas tb em games....a diferença nao chega perto de ser o dobro ...mas existe...

no Super Pi por exemplo...de 1MB.....meu 754 a 2250mhz fazia 42s, meu 939 atual faz 38s....com as mesmas memorias...na mesma velocidade...com as mesmas latencias e no aquamark...meu score de CPU...que eh a medição do desempenho 3D do processador...aumento de 9500 pra 10600...isso ao mesmo clock...sendo que o 939 faz muito mais over que o 754

minha conclusão eh a seguinte...se vc nao quer gastar muito $$$ e quer ter um otimo custo beneficio..compre um 754...eh uma excelente plataforma sim. mas se vc quer gastar um pouco mais...e comprar um 939...nao vai se arrepender tb, ele vale a diferença de preço ;)


Pronto... Matou uns 90% do tópico :lol: :lol: :lol:

E axo que o 939 eh muito mais processador porque com ele não o processador em si vai mais longe como o sistema todo... sem contar que pra over e upgrade a vantagem eh absurda
 
Robert_Banner disse:
o q faz o Nforce um chipset poderoso são outras implementacoes do chip, mas nao o canal duplo de memoria.
entao o q torna o 939 melhor sao outros aspectos tecnologicos e nao o fato de ser Double channel. é o q acho. flw

polacho disse:
por isso em minha opinião fica difícil avaliar dessa maneira que você fez, porque quando entra custo beneficio, cada caso se aplica a necessidade e disposição financeira da pessoa.

Abraços.

Meu intuito com esse topico não é de criar celeumas, esses eram os pontos que eu queria chegar, como disse bem o Robert_Banner e o polacho em suas opiniões.
O fato de ser Double channel ou single channel é irrelevante o q tornaria o 939 melhor são outros aspectos tecnologicos como disse o Robert_Banner.

Outro ponto, aí entramos no campo da subjetividade, faço minhas as palavras do polacho
"Quando entra custo beneficio, cada caso se aplica a necessidade e disposição financeira da pessoa".
 
Eu penso que quem tem um 754 hoje, e vai migrar pro 939 pensando que vai sentir uma pusta diferença vai se dar mal......

Agora quem vai montar um A64 hoje e escolhe o 754, ou a grana está extremamente curta ou não pensa muito no futuro......
 
doctor disse:
Eu penso que quem tem um 754 hoje, e vai migrar pro 939 pensando que vai sentir uma pusta diferença vai se dar mal......

Agora quem vai montar um A64 hoje e escolhe o 754, ou a grana está extremamente curta ou não pensa muito no futuro......

exatamente, eu ia montar um 754 (atualmente tenho um sempron 2000+) porcausa do preco mas nao vale a pena depois que li umas analises e etc. Apesar que o Athlon 64 3000+ Venice 939 que vou comprar eu poderia comprar um 3200+ ou até um 3400+... porem eu ainda prefiro o 939, ja que vou montar o meu primeiro A64. Mas o 754 não é ruim porem no futuro proximo ele ficara obsoleto... Pois os upgrades iram primeiro sair agora para o 939 e depois do jeito que anda a tecnologia vai sair outro soquete no qual vai encher mais o saco, parece a nvidia que lanca uma placa por dia (apenas expressão ok?!).
 
O titulo do topico é alarmante, mas tenho fé que ele ainda vai me acrescentar alguma coisa.
 
Bom, só acho que hj em dia além de existir ´Sempron64 Venice, vai longe no over além de esquentar muito menos que os antigos 130nm, além de por exmplo um 2600+ está me menos de 300 reais, tendo um desempenho ótimo, quer melhor custo benefício???? Quem tá migrando agora tem que pensar muito nisso, além das MB serem bem mais baratas, com algumas ótimas opções. Tem muita gente trocando athlon64 por esses semprons capeta. Falow
 
em 2006 ja entra o socket M2, com alguns pinos a mais, o que indica controle nativo para PCI-E e até conjunto com DDR2 quem sabe..

mas diria que o 939 vai ser tornar o CxB e ainda tem bom tempo de vida..
 
concordo o 939 É hoje em dia a pinagem maior para pcs domestico apesar de ter o 940 que um pino a mais e ja foi testado e comprovo que o 939 tem maoior desempenho que o 939 ...ele tem futuro QUER DIZER ELE E O FUTURO ... :lol:
 
AI-5 BR disse:
Meu intuito com esse topico não é de criar celeumas, esses eram os pontos que eu queria chegar, como disse bem o Robert_Banner e o polacho em suas opiniões.
O fato de ser Double channel ou single channel é irrelevante o q tornaria o 939 melhor são outros aspectos tecnologicos como disse o Robert_Banner.

Outro ponto, aí entramos no campo da subjetividade, faço minhas as palavras do polacho
"Quando entra custo beneficio, cada caso se aplica a necessidade e disposição financeira da pessoa".


Vocês tem que ver....que não é toda aplicação que se utiliza o suficiente da largura de banda pra fazer o dual channel do 939 fazer diferença. mas indiferente disso...o 939 eh superior ao 754 em TUDO. Ele simplesmente eh melhor e deu, usa menos voltagem, tecnologia melhorada, mais correções, esquenta menos, faz mais over e AINDA tem o dobro da banda....coisa q em alguns aplicativos...pode fazer bastante diferença...principalmente em jogos.

Olha,...quando eu tinha um 754 eu fazia bastante isso q vc fazia.... ler testes e tal... realmente a diferença não é absurda...mas existe. EU troquei pq queria migrar pra PCI EXPRESS...e aproveitei pra migrar pro 939 pelas inumeras vantagens q ele tem acima do 754 além do dual channel. É o que eu falei....se vc monta um 754....eh otimo....mas se vc desembolsar um pouco a mais e montar um 939..>NAO vai se desapontar....pq tem diferença sim. O PR deles eh diferente....pq uma coisa ejh verdade e eu percebi....um 939 ao MESMO clock q um 754...vence em todos os testes....por isso o PR dos 939 eh diferente

eh o q vc disse....vai da necessidade de cada um, mas a superioridade do 939 eh indiscutivel.
 
Fatal1ty disse:
Pronto... Matou uns 90% do tópico :lol: :lol: :lol:

E axo que o 939 eh muito mais processador porque com ele não o processador em si vai mais longe como o sistema todo... sem contar que pra over e upgrade a vantagem eh absurda

Nao matou nao, pq ele comparou um 754 Clawhammer com um 939 Venice, se ele compara Hammer 754 com Hammer 939 ele so temo Dual Channel, o resto eh tudo igual.

Se ele quer comparar Venice, entao a comparacao teria que ser feita com um Turion 754 ou com os Sempron 64bits, que so pecam na falta do DC, no caso do Sempron o cache eh menor, mas ambos tem tudo que o Venice e San Diego tem, bom, no caso do Turion eles sao bem mais frios e overclockaveis, embora o custo seja elevado, mas tbem o que se esperar de uma CPUs de 25W e 35W :eek:

Longevidade ? o Socket 754 ainda vive mais que o 939, um se destina ao mercado de portateis e baixo custo, qndo o outro para o de alta performance, que esta sujeito a ser substituido num periodo menor (ano que vem hehe) e o 754 pode permanecer inalterado nesse periodo.

O texto do AI-5 BR esta muito bom e esta certo, basta LER com atencao o que ele falou.

PS: A64 754 de 2.2Ghz eh pra fazer SuperPI 1MB na faixa de 38/39s, 42s e no caso dos 2.0 com 512k.
 
FelipeV disse:
Nao matou nao, pq ele comparou um 754 Clawhammer com um 939 Venice, se ele compara Hammer 754 com Hammer 939 ele so temo Dual Channel, o resto eh tudo igual.

Se ele quer comparar Venice, entao a comparacao teria que ser feita com um Turion 754 ou com os Sempron 64bits, que so pecam na falta do DC, no caso do Sempron o cache eh menor, mas ambos tem tudo que o Venice e San Diego tem, bom, no caso do Turion eles sao bem mais frios e overclockaveis, embora o custo seja elevado, mas tbem o que se esperar de uma CPUs de 25W e 35W :eek:

Longevidade ? o Socket 754 ainda vive mais que o 939, um se destina ao mercado de portateis e baixo custo, qndo o outro para o de alta performance, que esta sujeito a ser substituido num periodo menor (ano que vem hehe) e o 754 pode permanecer inalterado nesse periodo.

O texto do AI-5 BR esta muito bom e esta certo, basta LER com atencao o que ele falou.

PS: A64 754 de 2.2Ghz eh pra fazer SuperPI 1MB na faixa de 38/39s, 42s e no caso dos 2.0 com 512k.

o meu era newcastle ;)

e fazia sim 42s a 2250mhz =/. E olha q rodei varias vezes....com as memos setadas da mesma maneira q o meu 939 ta hj

pois eh...e comparar com um Turion? :rolleyes: ..... to falando de coisas com o mesmo preço ;)

e como eu ja falei....nao eh TAO mais caro montar um 939...eh so a diferença da placa mãe..... ai vc queria o que? que o processador fosse anos luz mais rapido? :rolleyes:

E pra quem quer usar SLI.....754 tb ja nao eh favoravel.

Nao entendem o que eu quero dizer.....nao to falando q o 939 eh muito melhor....to falando q ele tem VANTAGENS...e pela diferença de preço...vale a pena sim montar um. Nao senti diferença ABSURDA de desempenho mas NAO me arrependo de ter trocado minha plataforma...soh isso
 
To a um ano com eu 754, pra mim por enquanto ta muito bom.
Upgrade só daqui 1 ou até 2 anos.
Até la o que não terá mudado?
Agora se eu fosse comprar hoje, eu ia de 939 sem duvida.
Abraço a todos
 
Armored_Spiderman disse:
Vocês tem que ver....que não é toda aplicação que se utiliza o suficiente da largura de banda pra fazer o dual channel do 939 fazer diferença. mas indiferente disso...o 939 eh superior ao 754 em TUDO.

ERRADO, socket 939 não é superior em tudo
pense comigo:

socket 754: 1mb L2 cache

socket 939: 512 kb L2 cache

essa é a cantagem do 754.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo