O nome da faculdade é mais importante que o aluno?

VRVraa

Member
Registrado
Hoje vejo muito mais as pessoas se valorizando pela faculdade onde elas estudam do que quem são elas. Desde da época de 3ºano os professores de cursinhos sempre diziam: ''Se você não passar na federal vai ter que estudar nas particulares'' sempre diziam que eram todas lixos e tal...

E ai, vocês acham que não tem como concorrer no mercado de trabalho com pessoas de faculdade melhores, as tops, tipo USP, UFRJ se você estuda em uma particular com menos nome?
 
Eu acho que o canudo de uma federal tem peso no curriculo!!

e no estagio tb!



.
 
Existem casos e casos....
Por exemplo, se você for médico, ninguém vai olhar seu diploma, depois que se forma você vai dizer poucas vezes onde estudou. Digo isto porque meu tio, que é médico, formado na Universidade Federal de Uberlândia, diz que nunca precisou usar seu diploma pra nada, se tivesse se formado em outra faculdade, provavelmente teria seguido o mesmo caminho...

Mas cara, o negócio é o aluno sim!
Cansei de ver profissionais contratados na empresa do meu pai, formados por uma grande universidade católica que tem aqui em Goiânia, que não têm a mínima capacidade de exercerem sua profissão.

Outro caso...
Aqui em Goiânia basicamente temos duas faculdades de medicina que "prestam": Católica e UFG. A Católica tem os mesmos professores da UFG, e também possui laboratórios e equipamentos muito melhores. Mas você vai ver qual faculdade forma um doutor mais preparado? UFG sem sombra de dúvidas, fato. Porque o cara que entrou na UFG é bom aluno, do contrário não estaria lá.

Isso ai brother ; )!
 
EXISTEM particulares boas. Mas estar numa federal parece causar mais "confiança" ao empregador, mesmo que inconscientemente :p

Também pode variar do curso, a medicina da Particular X pode ser melhor que a da Federal Y, enquanto o inverso ocorre com engenharia.

Os meus professores também falavam isso de Federal x Particular. Tem muitas variáveis na história, mas é muito mais garantido saber que o aluno que entrou na Federal estudou mais que o da Particular.

Daí vem o esquema de "entrar na Federal é mais difícil, na particular pagando tá dentro"... pode até ser verdade, e na real, eu não duvido :p
Tudo bem que não é SÓ pagar, mas que a prova deve ser bem mais fácil, deve.
 
Eu fico indignado com esses negócio do "nome" valer mais que o ensino...
Eu estudo Sistemas de Informação numa Particular, e não tenho nada do que reclamar, o ensino é excelente! Eu já trabalhei com um cara se formando numa Federal que não sabia nem o básico de programação, ridículo, e o pior é que um cara deste nível tem preferência em vagas por causa do "nome" da instituição...
Esse negócio de "Pagou Passou" não existe onde estudo, lé o negócio é sério. Tanto porque se eu reprovar tenho que pagar mais, e pra eles é negócio...
 
Problema é que nas privadas, em sua maioria, não existe filtro. Você entra de qualquer jeito, e sai de qualquer jeito, se quiser. Não existe reprovação nem no vestibular e quase não existe dentro do curso, eu fico me perguntando pq existe média 7, por exemplo, se quase ninguém reprova.

Na federal o professor não tá nem aí, só vai pra frente que estuda mesmo.

Mas existem oportunidades iguais para qualquer um, basta você mostrar a que veio e nunca vão olhar para seu diploma.
 
Concordo com o bobarros na questão do vestibular nas privadas, mas quanto à reprovação dentro do curso na minha Faculdade é um pouco diferente, metade da turma já se foi pra você ter uma ideía, porque a Faculdade tem a reputação a manter. Imagine só na exame do ENADE como seria se todo mundo fosse passando, iria ser um desastre.
 
Eu fico indignado com esses negócio do "nome" valer mais que o ensino...
Eu estudo Sistemas de Informação numa Particular, e não tenho nada do que reclamar, o ensino é excelente! Eu já trabalhei com um cara se formando numa Federal que não sabia nem o básico de programação, ridículo, e o pior é que um cara deste nível tem preferência em vagas por causa do "nome" da instituição...
Esse negócio de "Pagou Passou" não existe onde estudo, lé o negócio é sério. Tanto porque se eu reprovar tenho que pagar mais, e pra eles é negócio...


:lol: Será que ele comprou o diploma??

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1210912-15605,00.html






.
 
Acho que hoje em dia tem tanta faculdade no pais que fica até dificil alguem usar o nome delas como base pra alguma coisa.

EM concurso publico faculdade é tudo igual, enquanto empresas geralmente aplicam testes de conhecimento antes de contratar, portanto acho que nome de faculdade não quer dizer muita coisa hoje em dia.
 
Ei MR.ATHLON, estudas onde por um acaso. Pra estar se gabando desta forma...


Eu não estou gabando cara , só achei curioso
seu colega formado em uma federal não sacar de programação!!!

sem stresssss :thumbs_up



.
 
Pois é cara... Tenho outro amigo também que fazer UTF-PR e está indignado com a qualidade do ensino...
O que faz as Públicas terem méritos mesmo é que lá entram um pessoal bom mesmo, que já manja pra caramba, que estão ali só pra tirar o diploma mesmo, sem muito esforço.
 
Eu não to falando no processo seletivo, nas particulares o processo é classificatório, na pública eliminatório e todos vão começar do mesmo jeito e aprendendo as mesmas coisa nelas, acho que a maneira de entrar não justifica como você vai sair de lá, mas muitas empresas parece que pensam assim.
 
como já falaram, existem casos e casos.. mas sim, o nome da faculdade ajuda muito.. não que seja melhor/pior, mas ajuda na hora de achar emprego, fazer intercambio, essas coisas..

eu mesmo estou tentando poli, mecatrônica, mas é muitoooo concorrido, aí to pensando em passar pra usp são carlos.. é usp do mesmo jeito, mecatrônica, mas tem menos prestigio perante empresas.. como a diferença é pequena, vale a pena fazer, isto porque é bem mais fácil de passar..
mesmo caso de unicamp.. mecatrônica lá é mais fácil de passar que na poli/usp são carlos, mas é mesmo nível, diferença é que na hora H você pode perder emprego pra alguém só pelo nome da faculdade..

penso que vale a pena fazer 1 ano de cursinho.. se ver que não rolou, então vai pra uma faculdade um pouco pior.. você vai entrar mais cedo no mercado de trabalho e adquirir mais experiencia, compensa mais do que perder mais 1 ano estudando matérias que não usará no seu real emprego..

hoje em dia quem faz o futuro é a própria pessoa.. adianta nada fazer uma usp e só festar, vai perder pra um cara que faz uninove e estuda o dia todo..

desculpa se ofendi alguém..



abraço!
 
Pelo menos na area da informatica, esta se fazendo facul so pra ganhar aquele canudinho mesmo... Porque vc nao sai da faculdade, hoje em dia, com emprego so com oque vc aprende la.

Então, vai da habilidade da pessoa mesmo.
 
Ranking

http://oglobo.globo.com/educacao/ma...il_segundo_novo_conceito_do_mec-548127764.asp


tabela_edu_universidades.gif




não tenho nada contra as particulares!! :thumbs_up



.
 
Em resposta a sua pergunta, NÃO. Porém é assim, é na federais que geralmente se encontra o desenvolvimento cientifico. E na particulares é mais aplicação. Sim sempre tem exceções, mais em geral o Brasil caminha cada vez mais para isso. O aprendizado em si é bem mais puxado em faculdade publica, por um motivo simples, ela não precisa cativar cliente. Claro que tem universidade privadas mais puxadas e mais leves, mas as federais estão nem ai, ferram mesmo com o aluno, obrigam eles irem atrás.

Em relação a campo de trabalho, como já disse o desenvolvimento cientifico se encontra nas federais, ou seja tem empresas investindo nelas e interessada em seus aluno, claro que não na maioria dos alunos só na "nata". Então imagine, se levar em consideração de quem está em um publica ja é considerado nata, mesmo sim la dentro a muito peneira e indicação. Você sendo um destaque la dentro a preocupação com emprego é nula, é só escolher a empresa e negociar o salário. Porém nada impede de um aluno de particular alcançar tal chances só que uma coisa é certa, ele tem que mostrar que está no nível, lavando a serio o ensino das boas particulares da pra alcançar na boa. Mais por trás de tudo isso está a capacidade real da pessoa e seu punho forte pra briga.

Em resumo, as portas estão mais abertas pelo caminho das federais.
 
Que piada essa tabela ae..

"As 10 melhores universidades"

Tem as melhores em determinados cursos e piores nos outros, eu faço Administração de Empresas na Universidade de Brasília, ganhou certificado de curso 5 estrelas, mas alguns cursos aqui fedem

A UniCamp é bem famosa pelos cursos de engenharia né ou to confundindo, mas como é o curso de medicina? de adm? de direito? Por isso essa coisa de melhor faculdade é complicado, FGV é particular e provavelmente é a melhor em economia e administração
 
Que piada essa tabela ae..

"As 10 melhores universidades"

Tem as melhores em determinados cursos e piores nos outros, eu faço Administração de Empresas na Universidade de Brasília, ganhou certificado de curso 5 estrelas, mas alguns cursos aqui fedem

A UniCamp é bem famosa pelos cursos de engenharia né ou to confundindo, mas como é o curso de medicina? de adm? de direito? Por isso essa coisa de melhor faculdade é complicado, FGV é particular e provavelmente é a melhor em economia e administração
Exatamente, depende do curso. Eu, aqui no RS, curso economia na federal de Santa Maria, em geral a federal é melhor q as particulares daqui, mas no curso de economia a melhor Universidade é a Unisinos se não me engano, e no Brasil a melhor é a FGV (as duas particulares).
A universidade lança as oportunidades, o aluno as aproveita da forma que achar melhor ;)
 
Pra ser mais específico, no caso Direito, onde é muito concurso, será que existe muita distinção entre aluno de federal e particular? Ou só o ensino?
 
eu faço administração na FAE aqui em Curitiba, e tenho uma amiga que faz na UFPR..acredito que nesse curso, aqui na cidade, estão no mesmo nível.

mas como já disseram nos posts acima, existem casos e casos.
 
No meu curso não existe essa diferença (Direito), pois quem sai da faculdade e quer trabalhar como advogado vai ter que fazer o teste da OAB que é muito mais difícil do que qualquer prova de faculdade federal ou particular.
 
Clarooo q existe, depois q tu entrar numa federal vc ve a diferença...
Por exemplo o cálculo I da ufrgs em comparação com o da PUC-RS...O q a gente ve em uma cadeira eles veem em duas....
A cobrança é mt maior num aluno de federal, isso é o q diferencia...vc ter q correr atrás, professor t roda por 1 décimo, e não tá nem ahe...
Por isso q qndo chega num emprego, o empregador pede algo q foge no mínimo 5% do q o cara aprendeu ela já não sabe se virar, pq nunca foi cobrado....

mas clarooo, o aluno equivale a 50% do profissional tb...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo