O papo é Empreendedorismo

pessoal, virei freelancer a alguns meses, portanto trabalho em home office. tudo é perfeito, e funciona bem, principalmente atendendo clientes de fora. me mandam o serviço por e-mail, entrego por e-mail, pagam via depósito e fica tudo certo.

O problema é alguns clientes "conhecidos" que pra tudo que é feito tenho que pegar meu carro e me deslocar pra falar pessoalmente porque ele não consegue passar o serviço por telefone nem e-mail.

Com isso fico gastando tempo e combustível, em distancias longas e reuniões intermináveis e desnecessárias as vezes pra fazer um simples cartão de visita, e se agregar isso no preço final acaba ficando caro. O que fazer neste caso? deixar de atender o cliente? deixar claro que não é necessário me deslocar? Cobrar por cada visita?

São serviços de design gráfico.

Tbm sou Designer, eu nem pego esses clientes que querem ficar marcando reunião a rodo são os piores só dor de cabeça, agr se a reunião for realmente necessária ( e o preço do projeto comportar )eu alugo uma sala, não sei ai onde você mora mas aqui em SP tem esses espaços a rodo
 
@EmersonSUB

Esqueci de dizer, se quer ganhar tempo para produzir mais e atender mais clientes, mude para o Archicad + Lumion. Archicad para produção da maquete. É em português e a curva de aprendizagem é muito rápida. Se você jogou the sims, você sabe usar Archicad[!?]. E a simplicidade não significa que o programa seja ruim ou de "segunda divisão", é um dos mais utilizados no mercado. E o Lumion renderiza via GPU (OpenCL). Extremamente rápido, inclusive para fazer videos. Também é em português.

 
@EmersonSUB

Esqueci de dizer, se quer ganhar tempo para produzir mais e atender mais clientes, mude para o Archicad + Lumion. Archicad para produção da maquete. É em português e a curva de aprendizagem é muito rápida. Se você jogou the sims, você sabe usar Archicad[!?]. E a simplicidade não significa que o programa seja ruim ou de "segunda divisão", é um dos mais utilizados no mercado. E o Lumion renderiza via GPU (OpenCL). Extremamente rápido, inclusive para fazer videos. Também é em português.



muito interessante, vou testar
 
Olá senhores. Ultimamente tive uma ideia porém não sei se é viável e como alguns posts acima vi que temos designers/webdesigners no fórum talvez alguém pudesse me informar.
Só um resumo: tenho loja física de roupa (foco jeans) desde 2009, hoje estou montando um estúdio BEM amador para TODO meu estoque eu poder ter tanto na loja física quanto na online(e-commerce) e também MercadoLivre.
Porém como a crise afetou MUITO o comércio e eu estou tendo uma série de custos como por exemplo estou mudando de ponto para uma loja mais barata, montando o estúdio, etc.

Não posso AGORA pagar um serviço mensal que as empresas de marketing e desenvolvimento de conteúdo estariam cobrando.
Enfim, tive essa ideia. Existe a possibilidade ou alguém aceitaria trabalhar com comissão ou porcentagem de venda?

Exemplo: A pessoa trabalharia comigo por X meses e custaria $Y. A gente faz um acordo que cada 5 ou 10% de venda vai pra ela até pagar o valor determinado?
Vocês acham que é dificil achar algum profissional/freelancer que aceitaria? Acredito que o trabalho seria manutenção da página, mudar banners, criar artes, talvez poder maquiar as fotos melhor, etc.
 
Olá senhores. Ultimamente tive uma ideia porém não sei se é viável e como alguns posts acima vi que temos designers/webdesigners no fórum talvez alguém pudesse me informar.
Só um resumo: tenho loja física de roupa (foco jeans) desde 2009, hoje estou montando um estúdio BEM amador para TODO meu estoque eu poder ter tanto na loja física quanto na online(e-commerce) e também MercadoLivre.
Porém como a crise afetou MUITO o comércio e eu estou tendo uma série de custos como por exemplo estou mudando de ponto para uma loja mais barata, montando o estúdio, etc.

Não posso AGORA pagar um serviço mensal que as empresas de marketing e desenvolvimento de conteúdo estariam cobrando.
Enfim, tive essa ideia. Existe a possibilidade ou alguém aceitaria trabalhar com comissão ou porcentagem de venda?

Exemplo: A pessoa trabalharia comigo por X meses e custaria $Y. A gente faz um acordo que cada 5 ou 10% de venda vai pra ela até pagar o valor determinado?
Vocês acham que é dificil achar algum profissional/freelancer que aceitaria? Acredito que o trabalho seria manutenção da página, mudar banners, criar artes, talvez poder maquiar as fotos melhor, etc.

Isso aqui pode responder um pouco o porquê vai ser difícil alguém com o mínimo de conhecimento aceitar: https://www.quora.com/What-is-the-difference-between-discounted-and-undiscounted-cash-flows

Primeiro que um prestador de serviço vai ter uma cobrança pela criação do site e outra para a manutenção dele. Receber tudo parcelado tem muito menos valor do que receber tudo referente ao serviço que acaba de ser entregue.

Em suma, se o preço do site é 3.500 e ele poderia aplicar esse dinheiro a uma taxa de 7% a.a. (acima da inflação), ele está deixando de ganhar 0,5654% a.m. sobre um montante maior (3.500) para ganhar sobre uma parcela menor (3.500/nº prestações). Talvez na crise você tenha uma remota possibilidade de conseguir algo assim, mas é uma baita prostituição da profissão em questão.
 
^^^^
Obrigado pela info. Interessante a análise, realmente gostei e nunca tinha parado para analisar deste modo.

Só existe uma certa discrepância no raciocínio porque o longo prazo não seriam 10 anos e pensei que numa crise financeira talvez um acordo fosse bom para ambos os lados. Não sei como anda o mercado para designers, tá tendo muita procura?

Penso em algo como no máximo 6 meses pois eu tenho interesse em escalar meu produto. E também fazer uma fórmula de lançamento para um dos sites (seria uma rede de marcas/sites).
Penso em uma parceria algo como uma sociedade, em que o "sócio" designer se empenhasse e realmente ganhasse até mais dinheiro do que o acordo inicial, fazendo um sistema de comissão ou algo do tipo. Mas é algo a se pensar nos detalhes ainda. Ex: Nosso deal é R$3.5k no final do trabalho. Se batermos X de faturamento você ganha um valor, se bater Y você ganha outro valor, etc.

É muito inviável isso? Se eu tivesse que procurar, aonde acharia alguém que poderia entrar nisso?
 
Olá pessoal, primeira vez postando aqui.
Sou Designer Gráfico também. Infelizmente, devido à baixa demanda, já trabalho fixo há 6 anos com contabilidade e venho fazendo apenas freelas na área do Design.
Há pouco, tenho tentado abrir uma agência aqui em minha cidade; mas o mercado está muito ruim mesmo. Pessoal do comércio não dá a mínima pra nossa profissão, quando a gente cobra o que vale eles dão risada na nossa cara.
Eis o projeto da marca de meu projeto de agência:

https://www.behance.net/gallery/33690924/Angulo

Estou um tanto desapontado com a profissão. Parece que nunca conseguirei ter uma vida digna vindo dela. E ainda, ganhei a pós-graduação como prêmio pelas melhores notas na faculdade e estou em dúvida se vale a pena ou não fazer.
Amo Design, odeio contabilidade... mas infelizmente, se fosse trabalhar com isso hoje, não faria para comer.

Gostaria de dicas do pessoal que é mais experiente, caso tenham algo a acrescentar em meu caso.
Grande abraço
 
Olá pessoal, primeira vez postando aqui.
Sou Designer Gráfico também. Infelizmente, devido à baixa demanda, já trabalho fixo há 6 anos com contabilidade e venho fazendo apenas freelas na área do Design.
Há pouco, tenho tentado abrir uma agência aqui em minha cidade; mas o mercado está muito ruim mesmo. Pessoal do comércio não dá a mínima pra nossa profissão, quando a gente cobra o que vale eles dão risada na nossa cara.
Eis o projeto da marca de meu projeto de agência:

https://www.behance.net/gallery/33690924/Angulo

Estou um tanto desapontado com a profissão. Parece que nunca conseguirei ter uma vida digna vindo dela. E ainda, ganhei a pós-graduação como prêmio pelas melhores notas na faculdade e estou em dúvida se vale a pena ou não fazer.
Amo Design, odeio contabilidade... mas infelizmente, se fosse trabalhar com isso hoje, não faria para comer.

Gostaria de dicas do pessoal que é mais experiente, caso tenham algo a acrescentar em meu caso.
Grande abraço

Quando eu montei a minha agencia eu percebi um grande/imenso/super buraco entre ser designer e ser vendedor, eu achava que sabia vender .ponto.
mas não sabia, se você souber argumentar de forma certa eles vão consumir o seu Design, agoraaaa temos outro fator, qual a sua cidade? Eu sou de SP aqui tudo acontece, por isso posso ter essa ideia na cabeça não sei como funciona em cidades menores, mas estou disposto a te ajudar com tudo! O que eu mais fico triste é ver pessoal da área de design se submetendo a trabalhar em outras áreas. ):

Você pode atender clientes em outras cidades, eu tenho 3 assim
 
Quando eu montei a minha agencia eu percebi um grande/imenso/super buraco entre ser designer e ser vendedor, eu achava que sabia vender .ponto.
mas não sabia, se você souber argumentar de forma certa eles vão consumir o seu Design, agoraaaa temos outro fator, qual a sua cidade? Eu sou de SP aqui tudo acontece, por isso posso ter essa ideia na cabeça não sei como funciona em cidades menores, mas estou disposto a te ajudar com tudo! O que eu mais fico triste é ver pessoal da área de design se submetendo a trabalhar em outras áreas. ):

Você pode atender clientes em outras cidades, eu tenho 3 assim

Então cara, bom discutir isso com você. Minha cidade tem pouco mais de 10.000 hab. A cidade vizinha tem cerca de 30 mil, mas já tem 3 agências e 4 gráficas. Na minha cidade, tem uma gráfica, que é a faz tudo do pessoal. O cara não cobra arte, o que muito dificulta minha conversa com os empresários, em tentar convence-los que eles precisam de coisa melhor. Neste ano, não consegui nenhum projeto de marca.. e tenho apenas uma choperia que faço publicidade nas mídias sociais, que ganho míseros R$ 250,00 mensais que peguei pra não ficar sem nada pra trabalhar na área...
Estou bem desanimado...
 
Então cara, bom discutir isso com você. Minha cidade tem pouco mais de 10.000 hab. A cidade vizinha tem cerca de 30 mil, mas já tem 3 agências e 4 gráficas. Na minha cidade, tem uma gráfica, que é a faz tudo do pessoal. O cara não cobra arte, o que muito dificulta minha conversa com os empresários, em tentar convence-los que eles precisam de coisa melhor. Neste ano, não consegui nenhum projeto de marca.. e tenho apenas uma choperia que faço publicidade nas mídias sociais, que ganho míseros R$ 250,00 mensais que peguei pra não ficar sem nada pra trabalhar na área...
Estou bem desanimado...

Você ja pensou em buscar clientes em outras cidades (quando falo outras cidades são lugares beem longes tipo SP, Rio, Curitiba), o que eu indico...

Monta uma "empresa" essa empresa só vai ter você de funcionario mas seus clientes não precisam saber disso, a sociedade em geral da muito mais valor a empresas porque às jugam mais serias e sentem muito mais confiança, do que em freelances

------------

ou se você tiver bolas de aço larga tudo ai e vem pra SP hahahhaa
 
Última edição:
Você ja pensou em buscar clientes em outras cidades (quando falo outras cidades são lugares beem longes tipo SP, Rio, Curitiba), o que eu indico...

Monta uma "empresa" essa empresa só vai ter você de funcionario mas seus clientes não precisam saber disso, a sociedade em geral da muito mais valor a empresas porque às jugam mais serias e sentem muito mais confiança, do que em freelances

------------

ou se você tiver bolas de aço larga tudo ai e vem pra SP hahahhaa

Problema neste caso é o networking. Nem faço ideia de como chegar à tais empresas... Ir para um centro maior está cogitado sim... inclusive já deixei currículo em alguns lugares, mas minha ideia é ter uma empresa própria mesmo.
Outra coisa, como você monta seu preço? tenho muita dificuldade nisto também, visto que a faculdade não me mostrou nada sobre empreendedorismo
 
Problema neste caso é o networking. Nem faço ideia de como chegar à tais empresas... Ir para um centro maior está cogitado sim... inclusive já deixei currículo em alguns lugares, mas minha ideia é ter uma empresa própria mesmo.
Outra coisa, como você monta seu preço? tenho muita dificuldade nisto também, visto que a faculdade não me mostrou nada sobre empreendedorismo

O preço é o quanto o cliente pode pagar, e tive um professor que me falou algo muito bom sobre isso: — Quanto aquele cara pode pagar pelo logo, R$ 50,00? Hoje R$ 50,00 faz a diferença pra você? Então faz o logo por çinquentaum mesmo, não tem essa de prostituição da profissão, porém você tem que ter em mente que a demanda de trabalho deve ser proposicional aos 50 reais, hoje se eu cobrar R$50 por um logo significa que vou ter que trabalhar 30 minutos nele passando disso tenho "prejuízo", porque o prejuízo está entre "" uma vez que o cliente fez algo com você, já era! ele ta na sua(como diria o Carl do todo mundo odeia o cris) você recupera esse seu "investimento" fácil fácil, é como um e-commerce no começo eles oferecem preços baixos para entrar no mercado, depois de consolidado ele aumenta os preços e colhe os frutos.

Sobre o preço, eu formo através do salario minimo 20% do salario, 4,1% e assim vai, porquê? Assim eu tenho um parâmetro de aumento de preço, todo ano eu subo R$ 3,00, R$ 5,00 e assim ninguém se assusta.
 
Olá senhores. Ultimamente tive uma ideia porém não sei se é viável e como alguns posts acima vi que temos designers/webdesigners no fórum talvez alguém pudesse me informar.
Só um resumo: tenho loja física de roupa (foco jeans) desde 2009, hoje estou montando um estúdio BEM amador para TODO meu estoque eu poder ter tanto na loja física quanto na online(e-commerce) e também MercadoLivre.
Porém como a crise afetou MUITO o comércio e eu estou tendo uma série de custos como por exemplo estou mudando de ponto para uma loja mais barata, montando o estúdio, etc.

Não posso AGORA pagar um serviço mensal que as empresas de marketing e desenvolvimento de conteúdo estariam cobrando.
Enfim, tive essa ideia. Existe a possibilidade ou alguém aceitaria trabalhar com comissão ou porcentagem de venda?

Exemplo: A pessoa trabalharia comigo por X meses e custaria $Y. A gente faz um acordo que cada 5 ou 10% de venda vai pra ela até pagar o valor determinado?
Vocês acham que é dificil achar algum profissional/freelancer que aceitaria? Acredito que o trabalho seria manutenção da página, mudar banners, criar artes, talvez poder maquiar as fotos melhor, etc.

Alguém poderia até aceitar, mas o que custa caro na loja virtual são custos como: hospedagem, publicidade, contrato com empresas de pagamento(só aí vai comer uns 5 a 6% por venda se for paypal ou pagseguro). Daí teria que ver quem bancaria estes custos. Mas existem atualmente opções muito baratas pra se ter loja virtual, dá até pra criar uma mini loja própria em sites como magazine luiza, mercadolivre, uol parece que também tem loja virtual pronta. E se pesquisar encontra outras também.

Mas caso queira fazer uma parceria, já cuidei de uma loja virtual por 2 anos. caso entrarmos em um acordo cuidaria de uma loja pra você.
 
Olá pessoal, primeira vez postando aqui.
Sou Designer Gráfico também. Infelizmente, devido à baixa demanda, já trabalho fixo há 6 anos com contabilidade e venho fazendo apenas freelas na área do Design.
Há pouco, tenho tentado abrir uma agência aqui em minha cidade; mas o mercado está muito ruim mesmo. Pessoal do comércio não dá a mínima pra nossa profissão, quando a gente cobra o que vale eles dão risada na nossa cara.
Eis o projeto da marca de meu projeto de agência:

https://www.behance.net/gallery/33690924/Angulo

Estou um tanto desapontado com a profissão. Parece que nunca conseguirei ter uma vida digna vindo dela. E ainda, ganhei a pós-graduação como prêmio pelas melhores notas na faculdade e estou em dúvida se vale a pena ou não fazer.
Amo Design, odeio contabilidade... mas infelizmente, se fosse trabalhar com isso hoje, não faria para comer.

Gostaria de dicas do pessoal que é mais experiente, caso tenham algo a acrescentar em meu caso.
Grande abraço

Também sou formado em design mas não consigo viver da profissão, muito difícil entrar no mercado de identidades visuais sem ter um bom portfólio de clientes reais, as identidades que criei foi para eu mesmo. montei uma empresa de maquete eletrônica 3D com visual bem top, e também uma empresa de webdesign com identidade legal. Elas são 100% virtuais mas os sites, logotipos e identidades são bem bonitos. Tenho que me virar no 3D e webdesign pra fazer meu salário, viver de design gráfico puro é complicadíssimo. Poucos empresários querem investir em uma marca, e já existem muitos profissionais experientes pra atender essa pequena demanda. O negócio é fazer umas identidades tops pra empresas fictícias pra usar de portfólio e tentar entrar a força no mercado.

Mas nem faço muita questão de trabalhar só com design, minha meta é desenvolver ideias que me gerem renda passiva, como vendas de layouts prontos, hospedar sites, mensalidades, e se tiver que trabalhar em algo que seja por um valor hora bem elevado, por exemplo um estilo de maquete 3D que cobro R$200 e termino em 1 hora, e o cliente ainda acha barato. Ter que gastar horas para ganhar dinheiro é uma estratégia ruim. É algo limitado. quando ter demanda todos dias trabalhará igual louco mas seu salário não aumentará, pois suas horas são limitadas.
 
Última edição:
O preço é o quanto o cliente pode pagar, e tive um professor que me falou algo muito bom sobre isso: — Quanto aquele cara pode pagar pelo logo, R$ 50,00? Hoje R$ 50,00 faz a diferença pra você? Então faz o logo por çinquentaum mesmo, não tem essa de prostituição da profissão, porém você tem que ter em mente que a demanda de trabalho deve ser proposicional aos 50 reais, hoje se eu cobrar R$50 por um logo significa que vou ter que trabalhar 30 minutos nele passando disso tenho "prejuízo", porque o prejuízo está entre "" uma vez que o cliente fez algo com você, já era! ele ta na sua(como diria o Carl do todo mundo odeia o cris) você recupera esse seu "investimento" fácil fácil, é como um e-commerce no começo eles oferecem preços baixos para entrar no mercado, depois de consolidado ele aumenta os preços e colhe os frutos.

Sobre o preço, eu formo através do salario minimo 20% do salario, 4,1% e assim vai, porquê? Assim eu tenho um parâmetro de aumento de preço, todo ano eu subo R$ 3,00, R$ 5,00 e assim ninguém se assusta.

Entendi, muito obrigado pelas dicas. Não sei se continuarei no mercado com essa profissão do jeito que está, mas foram valiosas as informações.
 
Mais um estudante de Design que sonha em ter o própria negócio e trabalhar por conta.
Espero um dia conseguir. Pretendo me mudar pra SP quando terminar a faculdade.
 
Bastante designers aqui é?

Tenho, em paralelo ao meu trabalho, uma startup. Talvez logo vamos precisar de um designer (mais mobile, psd, que faça templates etc), vou acompanhar o tópico porque logo logo vou ver quem está disponível :)
 
Mais um estudante de Design que sonha em ter o própria negócio e trabalhar por conta.
Espero um dia conseguir. Pretendo me mudar pra SP quando terminar a faculdade.

Estranha sua ideia, eu faria o contrario, (e já estou planejando fazer de fato) se morasse em são Paulo me mudaria pra uma cidade pequena do interior depois de formado, se a intenção é trabalhar em casa, pode atender o país inteiro via internet, daí não vale a pena morar em uma capital e perder qualidade de vida e ter maior custo de vida.

Tenho amigos de curso que logo depois de formados se mudaram pra cidades praianas. O bom da profissão é que não precisa se prender a local. O negócio é investir na vida. Conheço designers que atendem o mundo inteiro da sua casa.

Sem falar que evita o problema dos clientes chatos que querem marcar reunião pra tudo. Como citei anteriormente no tópico, sou designer e esse tipo de cliente só da prejuízo.
 
Última edição:
Estranha sua ideia, eu faria o contrario, (e já estou planejando fazer de fato) se morasse em são Paulo me mudaria pra uma cidade pequena do interior depois de formado, se a intenção é trabalhar em casa, pode atender o país inteiro via internet, daí não vale a pena morar em uma capital e perder qualidade de vida e ter maior custo de vida.

Tenho amigos de curso que logo depois de formados se mudaram pra cidades praianas. O bom da profissão é que não precisa se prender a local. O negócio é investir na vida. Conheço designers que atendem o mundo inteiro da sua casa.

Sem falar que evita o problema dos clientes chatos que querem marcar reunião pra tudo. Como citei anteriormente no tópico, sou designer e esse tipo de cliente só da prejuízo.
Sim, mas como não seria logo no começo, queria trabalhar em alguma empresa antes em SP. Depois que tiver uma experiência eu iria trabalhar por conta própria.
Ou posso ir fazendo alguns trabalhos para depois já ter uma experiência e começar logo de uma vez.
 
Bom galera,

Dando inicio ao meu projeto, resolvi colocar em financiamento para tentar arrecadar fundos, quem estiver afim de dar uma olhada ou até mesmo contribuir está hospedado aqui:

https://www.catarse.me/consultoria_em_hardware

Legal!! só 2 adendos:

Mantemos a relação com nossos clientes para acompanhar o andamento e a evolução de seu projeto, além de relação constante com o cliente.
Eu tiraria o "além de ralação constante com o cliente" ou melhoraria a frase

Suporte e relação pós venda.
Suporte e relação pós-venda
 
Legal!! só 2 adendos:

Mantemos a relação com nossos clientes para acompanhar o andamento e a evolução de seu projeto, além de relação constante com o cliente.
Eu tiraria o "além de ralação constante com o cliente" ou melhoraria a frase

Suporte e relação pós venda.
Suporte e relação pós-venda

Obrigado pelas dicas, corrigido! :joia:
 
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo