• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] O papo é Programação/Desenvolvimento e áreas de TI afins

Cuidado com o que você vê na mídia.

É comum ler que "faltam vagas em TI". Eles só não contam que essa falta de vagas é pra pleno ou senior.

Pra estagiário e júnior, está difícil mesmo. Hoje mesmo vi um post em um grupo do face em que uma vaga postada há 2 dias estava com 5.000 candidaturas (dev jr).

O jeito é estudar e estudar, ter um conhecimento acima da média e investir nos projetos do github.
Eu vejo muitas vagas pra Jr também, o problema é que esperam pelo menos o mínimo de conhecimento que alguém que só entrou na área há 3 meses não vai ter noção.
 
Eu vejo muitas vagas pra Jr também, o problema é que esperam pelo menos o mínimo de conhecimento que alguém que só entrou na área há 3 meses não vai ter noção.
Certo, mas o que seria esse conhecimento? Fundamentos de computação, expertise de mercado, experiência em linguagem / framework? Acho que esse é um problema pra aplicar pras vagas, nunca está claro quais são as exigências mínimas.
 
Certo, mas o que seria esse conhecimento? Fundamentos de computação, expertise de mercado, experiência em linguagem / framework? Acho que esse é um problema pra aplicar pras vagas, nunca está claro quais são as exigências mínimas.
Sim, realmente tem essa confusão e de forma generalizada, não apenas para vagas iniciais, por isso sempre vale aplicar, independente de vc achar que se enquadra ou não, que decide isso é a pessoa do outro lado.
 
Pessoal, queria dicas de como entrar no mercado (desenvolvimento). Sou formado em Ciência da Computação e ao contrário de tudo que a mídia diz (sobra vagas, falta mão de obra), não estou conseguindo entrar no mercado. Sou autodidata, tenho boa lógica de programação, inglês intermediário(escrita/leitura), alguns projetos finalizados pra portfólio, principalmente focado pra desktop (Java por exemplo).

Já estou há mais de 1 mês tentando encontrar um emprego e não consigo entrevista nem pra vaga de Junior.

Queria opinião de quem ingressou no mercado, qual estratégia utilizou. Vale qualquer dica, desde organização de Linkedin até Stack mais acessível (mais fácil ingressar, menor curva de aprendizagem).

No momento, não moro em um grande centro e como não tenho condições financeiras para migrar, acho que a meta seria algo remoto.

Como vc parece já manjar de java eu recomendaria estudar algum framework java pra desenvolvimento web, e junto estudar javascript/html/css. Tbm arrumar o linkedin e o currículo e sair mandando currículo pra cacete, sai aplicando pra todas vagas de dev backend (Vc sabe java, mas por exemplo C# é a mesma coisa então aplica tbm, node js? aplica). Eu ouvi de um programador uma vez que quando ele tava buscando emprego a meta dele era aplicar pra 20 vagas por dia, tá aí um número...

Mas a melhor estratégia pra entrar no mercado é pelo QI, quem indica. Se vc fez o famoso networking na faculdade tá na hora de mandar umas mensagens.
 
Certo, mas o que seria esse conhecimento? Fundamentos de computação, expertise de mercado, experiência em linguagem / framework? Acho que esse é um problema pra aplicar pras vagas, nunca está claro quais são as exigências mínimas.
O básico hoje é: HTML, CSS, Javascript, Git, Github, Typescript, React, React Native, NodeJS, banco de dados.

Isso é o básico, ou seja, pra se destacar ou vc precisa ser muito bom aí, ou ter algo a mais.
 
O básico hoje é: HTML, CSS, Javascript, Git, Github, Typescript, React, React Native, NodeJS, banco de dados.

Isso é o básico, ou seja, pra se destacar ou vc precisa ser muito bom aí, ou ter algo a mais.
Para desenvolvimento web*

Das que vc listou, só sei git (github nem conta), e um pouco de banco. HTML e CSS sei me virar só pra coisas extremamente básicas, mas nunca trabalhei com isso (nem ninguém do meu time).
 
O básico hoje é: HTML, CSS, Javascript, Git, Github, Typescript, React, React Native, NodeJS, banco de dados.

Isso é o básico, ou seja, pra se destacar ou vc precisa ser muito bom aí, ou ter algo a mais.
Esse é o problema. Se perguntar pra 10 programadores diferentes, provavelmente vai ter 10 repostas diferentes. Se perguntar pra quem contrata, a mesma coisa. Parece um mercado sem lógica, onde nem quem contrata e nem quem é contratado sabe exatamente o que tá fazendo (minha humilde opinião do lado de fora). E sobre o QI, como falaram ali em cima, infelizmente é verdade, sei de casos que tem muito menos que o básico (avaliando o que vocês tem postado) e estão bem empregados, mas enfim, são as regras do jogo.
 
Pessoal, queria dicas de como entrar no mercado (desenvolvimento). Sou formado em Ciência da Computação e ao contrário de tudo que a mídia diz (sobra vagas, falta mão de obra), não estou conseguindo entrar no mercado. Sou autodidata, tenho boa lógica de programação, inglês intermediário(escrita/leitura), alguns projetos finalizados pra portfólio, principalmente focado pra desktop (Java por exemplo).

Já estou há mais de 1 mês tentando encontrar um emprego e não consigo entrevista nem pra vaga de Junior.

Queria opinião de quem ingressou no mercado, qual estratégia utilizou. Vale qualquer dica, desde organização de Linkedin até Stack mais acessível (mais fácil ingressar, menor curva de aprendizagem).

No momento, não moro em um grande centro e como não tenho condições financeiras para migrar, acho que a meta seria algo remoto.

A maioria das vagas é pra desenvolvimento web, então portfólio focado em desktop não vai servir, tente fazer outros projetos.
Sobre o LinkedIn, só voltar alguns posts, eu postei sobre como formatar seu LinkedIn para ficar mais atrativo, tem várias dicas lá.

E por fim, aplique bastante, um não você já tem, então aplique pra tudo que você ver, mesmo se não for vaga pra júnior. Tem empresa que apesar de pedir esses títulos, elas fazem teste e podem te considerar apto se vc demonstrar que dá conta.
 
Quero estudar desenvolvimento web, sei um pouco de html e css e nada de lógica de programação e linguagem de programação. Quero focar em menos linguagem de programação possível, acho que me identifico mais com backend pois sou péssimo em design em geral, por isso acho que frontend não seria para mim.
Vi em outro site um professor recomendando python + django para desenvolvimento web, o que acham?

Qual linguagem para web está em alta e vocês recomendam? Gostaria de focar em uma linguagem de programação que mais tarde possa render um trabalho.
 
Quero estudar desenvolvimento web, sei um pouco de html e css e nada de lógica de programação e linguagem de programação. Quero focar em menos linguagem de programação possível, acho que me identifico mais com backend pois sou péssimo em design em geral, por isso acho que frontend não seria para mim.
Vi em outro site um professor recomendando python + django para desenvolvimento web, o que acham?

Qual linguagem para web está em alta e vocês recomendam? Gostaria de focar em uma linguagem de programação que mais tarde possa render um trabalho.

Obrigatoriamente, o trio HTML, CSS e JavaScript.

Com JS vc já faz bastante coisa, aí vc pode decidir continuar com JS e aprender os frameworks como NodeJS, React, etc ou ir atrás de uma outra para backend.

Dá uma olhada aqui: https://roadmap.sh/
 
Alguém que hoje trabalha com programação achou um caos no início e desistiu, depois retomou? Ou achou um caos e continuou mesmo assim?

Eu tenho muit ambição em ser um programador python, tenho muitas ideias, mas quando começo os cursos eu tenho vontade de dormir, embora eu tenha muita vontade em aprender.

Gostaria de ouvir de vocês um pouco

(E eu não sou preguiçoso, me acontece isso mas eu persisto o que posso)
 
Alguém que hoje trabalha com programação achou um caos no início e desistiu, depois retomou? Ou achou um caos e continuou mesmo assim?

Eu tenho muit ambição em ser um programador python, tenho muitas ideias, mas quando começo os cursos eu tenho vontade de dormir, embora eu tenha muita vontade em aprender.

Gostaria de ouvir de vocês um pouco

(E eu não sou preguiçoso, me acontece isso mas eu persisto o que posso)

Existem outras formas de estudar programação além de cursos, se você tem ideias comece a coloca-las em prática e vai aprendendo com isso, quando tiver dificuldade vai pro google pesquisar, esta é a melhor forma de aprender, na verdade ver um curso e ficar seguindo um passo a passo talvez sirva no inicio, mas programação só se aprende programando.

Na época que comecei a estudar programação em um curso técnico eu gostava muito de fazer jogos em c/c++, jogo da velha, da forca, jogo da memoria, space invaders, tudo isso via terminal mesmo, sem interface gráfica, posso dizer que aprendi muito mais assim do que com o curso em si.
 
Quero estudar desenvolvimento web, sei um pouco de html e css e nada de lógica de programação e linguagem de programação. Quero focar em menos linguagem de programação possível, acho que me identifico mais com backend pois sou péssimo em design em geral, por isso acho que frontend não seria para mim.
Vi em outro site um professor recomendando python + django para desenvolvimento web, o que acham?

Qual linguagem para web está em alta e vocês recomendam? Gostaria de focar em uma linguagem de programação que mais tarde possa render um trabalho.
Cara, linguagem de programação é ferramenta, se vc pedir uma opinião pra 40 pessoas é capaz das 40 te falarem coisas diferentes, mesmo sendo só pra backend com certeza vai ter gente falando: Java, C#, Go, node.js, python, Ruby, PHP.

Eu acho que vai da pessoa ir tentando aprender o básico de cada uma e focar no que ela curtir mais. Vou te dar um exemplo, eu não gostaria de trabalhar com PHP pq acho o código horroroso, mas amo a forma de sintaxe do C# e Java que tem muita gente que odeia pq acha muito verboso e talz. Isso vai muito de cada um


eu trabalho com C# e amo a linguagem, meu foco 100% é aprender mais e mais. A microsoft dá um suporte maravilhoso pro C# e pro ASP.NET Core (Framework para desenvolvimento Web), documentação ótima em PT-BR, tem cursos da própria microsoft em https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/, cursos na udemy, de graça por aí não falta, os desenvolvedores do ASP.NET e microsoft em geral são ativos em redes sociais e vc pode falar com os caras.
 
Alguém que hoje trabalha com programação achou um caos no início e desistiu, depois retomou? Ou achou um caos e continuou mesmo assim?

Eu tenho muit ambição em ser um programador python, tenho muitas ideias, mas quando começo os cursos eu tenho vontade de dormir, embora eu tenha muita vontade em aprender.

Gostaria de ouvir de vocês um pouco

(E eu não sou preguiçoso, me acontece isso mas eu persisto o que posso)

Se tu acha um caos o começo, então imagina o que tu vai achar na hora que começar a se aprofundar e juntar diversas coisas pra desenvolver um sistema um pouco mais complexo.

Dependendo o caminho que seguir, o proprio python começa a ficar complexo por causa das diversas bibliotecas.

Mas vai chegar uma hora que tu vai se familiarizar com as terminologias e ver que é mais fácil do que parece, mas claro que vai exigir dedicação pra tentar intender tudo.

Mas em questão ao começo dos cursos, tenta passar por isso rápido pois é importante, mas o legal vem mais pra frente.
 
Pessoal, existe alguém aqui que trabalha 100% com freelance?

Estava pensando em fazer alguns projetos para ganhar um extra até ganhar experiência pra ser contratado, acho que é mais viável pra mim no momento, mas não sei como criar um portfólio apresentável e nem como "criar um nome convincente". Considerando freelance, é melhor começar "standalone" ou a coisa evolui mais rápido usando plataformas específicas?
 
Pessoal, existe alguém aqui que trabalha 100% com freelance?

Estava pensando em fazer alguns projetos para ganhar um extra até ganhar experiência pra ser contratado, acho que é mais viável pra mim no momento, mas não sei como criar um portfólio apresentável e nem como "criar um nome convincente". Considerando freelance, é melhor começar "standalone" ou a coisa evolui mais rápido usando plataformas específicas?
Acho melhor ganhar experiência fazendo projetos próprios ou então como estagiário, do que se arriscar como freelancer sem experiência.

Freelancer tu faz um contrato pra fazer algo para uma pessoa / empresa, geralmente é colocado um prazo e um valor. Mas se tu não tem experiência e não sabe ao certo o que fazer, tu corre o risco de entregar um sistema falho ou com brechas de segurança, ou até mesmo não entregar a tempo. Desse modo tu vai acabar se incomodando e se queimando.
 
Acho melhor ganhar experiência fazendo projetos próprios ou então como estagiário, do que se arriscar como freelancer sem experiência.

Freelancer tu faz um contrato pra fazer algo para uma pessoa / empresa, geralmente é colocado um prazo e um valor. Mas se tu não tem experiência e não sabe ao certo o que fazer, tu corre o risco de entregar um sistema falho ou com brechas de segurança, ou até mesmo não entregar a tempo. Desse modo tu vai acabar se incomodando e se queimando.
Pois é, pensei nisso também, acho que é melhor não arriscar mesmo. Acho que o melhor é investir em um github apresentável e melhorar o linkedin. Vamos ver.

Ouvi de gente que conseguiu ganhar experiência fazendo trabalho terceirizado por outros devs, ganhando até um extra financeiro em cima disso. Acha que seria um começo ou cai no mesmo problema do freelancer com cliente?
 
Pois é, pensei nisso também, acho que é melhor não arriscar mesmo. Acho que o melhor é investir em um github apresentável e melhorar o linkedin. Vamos ver.

Ouvi de gente que conseguiu ganhar experiência fazendo trabalho terceirizado por outros devs, ganhando até um extra financeiro em cima disso. Acha que seria um começo ou cai no mesmo problema do freelancer com cliente?

você é formado em CC? Chegou a fazer estágios na época do curso? Acho que é a melhor forma de ganhar experiência no inicio.
 
você é formado em CC? Chegou a fazer estágios na época do curso? Acho que é a melhor forma de ganhar experiência no inicio.
Sim, eu terminei recentemente. Quando estava pensando em pegar algum estágio presencial (mais pro fim do curso), veio a pandemia e meio que atrapalhou nesse sentido (terminei o curso em formato remoto).
 
Sim, eu terminei recentemente. Quando estava pensando em pegar algum estágio presencial (mais pro fim do curso), veio a pandemia e meio que atrapalhou nesse sentido (terminei o curso em formato remoto).

Entendi, a maioria do pessoal que conheço entrou na área atraves de estágios, normalmente as vagas de junior pedem alguma experiência neste sentido, outra forma seria conversar com colegas que estão trabalhando para te indicarem quando abrir alguma vaga na empresa deles.
 
Entendi, a maioria do pessoal que conheço entrou na área atraves de estágios, normalmente as vagas de junior pedem alguma experiência neste sentido, outra forma seria conversar com colegas que estão trabalhando para te indicarem quando abrir alguma vaga na empresa deles.
Pois é, acho que é uma boa opção, vou conversar com o pessoal.
 
Screenshot-95.png
 
Sim, eu terminei recentemente. Quando estava pensando em pegar algum estágio presencial (mais pro fim do curso), veio a pandemia e meio que atrapalhou nesse sentido (terminei o curso em formato remoto).

Sugiro começar estudando Javascript. Tem um livro bom e em português aqui: https://github.com/braziljs/eloquente-javascript

Sabendo um pouquinho de javascript, você já pode pensar em algo prático. O "prático" é sempre você criar um projetinho "todo", existem várias formas de fazer isso. por exemplo, você pode começar primeiro criando um programa 100% que funciona no terminal, que você deve adicionar e remover itens numa lista de tarefa. Esse programa tem 3 funcionalidades básicas:

  1. Perguntar pro usuário se quer adicionar/remover uma tarefa. Se for adicionar, perguntar a tarefa. Se for remover, o numero da tarefa
  2. o ato em si de adicionar ou remover a tarefa. Aqui você pode salvar os dados em um Array (+ simples), arquivo ou banco (+complexo)
  3. Exibir a lista de tarefas
Possivelmente você vai passar um bom tempo quebrando a cabeça fazendo isso. O bom de usar um terminal é que vc se preocupa apenas com javascript.

Quando terminar esse programa, pegue-o e jogue no github. O ideal é sempre ja ir jogando la pra vc ir acostumando a estar com o seu código sempre lá. Pq? Empresas de tecnologia DE VERDADE olham o seu github mais do que linkedin. Quem olha só linkedin é empresa de recrutamento que nem sabe direito o que pede. Empresas boas vao dar uma olhada no seu github e nos seus projetos.


Agora vem o pulo do gato para quem está aprendendo. terminou o programa? ta no github. Começa tudo de novo. faz ele de novo e vai se acostumando com a dinâmica da linguagem. A proposta é que você consiga fazer o programa do zero, sem precisar consultar nem copiar e colar código dos outros.

Conseguiu fazer? parabéns! Agora você pode fazer o mesmo programa em Python. Go. Rust. Java..... Isso é bom para você aprender que, sabendo a lógica de programação, tanto faz a linguagem.

Com essa bagagem você consegue estagio, e aí vai se especializando no que a empresa precisa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo