• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] O papo é Programação/Desenvolvimento e áreas de TI afins

To com um duvida. sou formado em direito em uma estadual, não tenho vontade nenhum em voltar para um faculdade pública, mas queria mudar de área para o currículo será q posgraduação tem o mesmo de tecnólogo, para ajudar alavancar o currículo. Vale a pena fazer a pos?
 
To com um duvida. sou formado em direito em uma estadual, não tenho vontade nenhum em voltar para um faculdade pública, mas queria mudar de área para o currículo será q posgraduação tem o mesmo de tecnólogo, para ajudar alavancar o currículo. Vale a pena fazer a pos?
Ti é muito amplo, queres fazer pós pra qual área? Pois dependendo o que tu escolher vai ser preciso ter um conhecimento prévio.
 
To com um duvida. sou formado em direito em uma estadual, não tenho vontade nenhum em voltar para um faculdade pública, mas queria mudar de área para o currículo será q posgraduação tem o mesmo de tecnólogo, para ajudar alavancar o currículo. Vale a pena fazer a pos?
Antes de mais nada, vc já tem noção de desenvolvimento e sabe qual área quer seguir?
 
Antes de mais nada, vc já tem noção de desenvolvimento e sabe qual área quer seguir?
Ti é muito amplo, queres fazer pós pra qual área? Pois dependendo o que tu escolher vai ser preciso ter um conhecimento prévio.
Eu tinha feito um bootcamp na dio em frontend e fiz o foundations course no odinproject. Eu tinha pensando em fazer alguma pos em java, pois me interesso mais em backend.
 
Eu tinha feito um bootcamp na dio em frontend e fiz o foundations course no odinproject. Eu tinha pensando em fazer alguma pos em java, pois me interesso mais em backend.
Uma pós não vai te ensinar o básico pro mercado de trabalho, e sem experiência ou alguma coisa que comprove suas habilidades na área a pós vai ser bem inútil.
 
Uma pós não vai te ensinar o básico pro mercado de trabalho, e sem experiência ou alguma coisa que comprove suas habilidades na área a pós vai ser bem inútil.
Disso eu sei, minha duvida era mais relacionado se é melhor buscar um graduação superior na area ou um pos graduação, nenhum vai abrir porta, e faculdade não e sinônimo com aprendizado. Só questão de ajudar no currículo futuro, não tenho intenção de arrumar algo na area tão cedo.
 
Disso eu sei, minha duvida era mais relacionado se é melhor buscar um graduação superior na area ou um pos graduação, nenhum vai abrir porta, e faculdade não e sinônimo com aprendizado. Só questão de ajudar no currículo futuro, não tenho intenção de arrumar algo na area tão cedo.
Que estranho, você graduou em direito e quer ir pra TI. Se você já souber programar, vá de pós. Se nao, graduação. Ambos nao vao te ensinar nada se vc apenas achar que só ir na aula já basta. Existe um caminho árduo pela frente que vc precisa "se virar sozinho".

Backend em Java é bem osso, principalmente pra quem está começando. Geralmente o pessoal começa no front, com javascript, html, css (vue ou react ou angular ou svelte). Mas se você quiser Java mesmo, recomendo estudar um pouco o Spring Boot, que é um framework em java muito utilizado nesse meio. Aqui onde eu trabalho usamos muito ele. Se quiser entender como funciona mais ou menos, dá uma olhada nesse vídeo aqui:

 
Disso eu sei, minha duvida era mais relacionado se é melhor buscar um graduação superior na area ou um pos graduação, nenhum vai abrir porta, e faculdade não e sinônimo com aprendizado. Só questão de ajudar no currículo futuro, não tenho intenção de arrumar algo na area tão cedo.
Se quiser aprender com foco no mercado, faça um tecnólogo.
Se já souber programar e quiser aliar sua experiência com direito, faça uma pós.
Se quiser algo mais longo prazo, que não necessariamente foque no mercado de trabalho, e caso consiga entrar em alguma faculdade boa, aí vá de bacharelado.
 
O que é rápido o suficiente para se implementar mas não tão simples a ponto de não deixarem passar como TCC? Preciso dar um jeito de fazer um TCC num prazo de sei lá 30-60 dias. :fire:
 
O que é rápido o suficiente para se implementar mas não tão simples a ponto de não deixarem passar como TCC? Preciso dar um jeito de fazer um TCC num prazo de sei lá 30-60 dias. :fire:
Faz alguma coisa relacionada a IA, tem muita coisa pré pronta
 
Faz alguma coisa relacionada a IA, tem muita coisa pré pronta
Pensei em fazer algo relacionado a IA ou ML mesmo, os professores véios dinossauros do curso sempre piram nessas coisas, acho que deve ter bastante coisa pronta disso em python.
 
Como anda a area de Suporte/Infra hj em dia ??

Pra quem quer fugir da area de desenvolvimento/programaçao, e curte a area de suporte/hardware/manutençao, quais as melhores areas pra se especializar hj em dia visando home office e tal ??

Só me vem a cabeça a area de Cloud, mas sei que existem outras.
 
Como anda a area de Suporte/Infra hj em dia ??
Anda forte, como sempre. Mas é uma area desgraçada que paga menos do que outras similares e tem condições bem ruins de trabalho (horário, dia-a-dia, etc.) por conta da natureza da operação. Isso na média, claro. Não vai ser um setor que vc vai fazer fortuna...
 
Como anda a area de Suporte/Infra hj em dia ??

Pra quem quer fugir da area de desenvolvimento/programaçao, e curte a area de suporte/hardware/manutençao, quais as melhores areas pra se especializar hj em dia visando home office e tal ??

Só me vem a cabeça a area de Cloud, mas sei que existem outras.

A única coisa que me vem a cabeça é a nuvem mesmo, fora isso não vejo nenhuma outra área que de pra trabalhar home e ganhe bem.

Suporte não considero uma área boa, e infra é preciso estar no local.
 
Suporte não considero uma área boa
suporte é uma desgraça! se for de um software por exemplo, vc é só mais um, qualquer um pode dar suporte nisso e o salario é baixo.

Se for supoerte em hardware, a área de manutenção de computadores é uma boa. Se você não gosta de programar e quer ganhar dinheiro, deixo o combo "eletricista+manutenção de computadores" que dá uma boa grana se você fizer direito (e com o tempo tiver clientela), mas claro nao existe home office pra isso.
 
o que vocês acham de low code? Tipo flutterflow
Pessoalmente não gosto nem vejo futuro nessas plataformas. Focar demais em algo desse tipo é ter um currículo que só serve pra 1 ferramenta com chances de ficar preso em uma empresa só pra sempre.
 
o que vocês acham de low code? Tipo flutterflow
Fim de carreira.
Só serve para aquelas empresas que não querem investir em dev e colocam essas bombas para "economizar", nisso normalmente esses devs ganham mixaria de dinheiro.
Se tu já tem uma stack é quer aprender isso para acelerar seus freelas pode até ser, mais aprender isso "profissionalmente" é perda de tempo.
 
o que vocês acham de low code? Tipo flutterflow
Trabalho com Oracle Apex e acho que o mercado tá bom, principalmente em empresas grandes que usam o ecossistema da oracle.

Trabalho em muitos projetos pro governo e empresas de grande porte que usam oracle.

E pelo menos com oracle apex o salário é muito bom e a mão de obra é bem mais especializada por causa da bagagem com banco de dados e pl/sql.
 
Pessoal, estou pensando em cursar ti, curiosidade o mercado está em crescimento ainda? Ainda vale apena entrar? Me formo em 2 anos.

Agradeço a todos que puderem ajudar
 
o que vocês acham de low code? Tipo flutterflow

Eu trabalho com automação de processos e a maioria das ferramentas usadas são low code. O mercado pra elas é interessante, recebo uma quantidade legal de contatos de recrutadores e vejo um número legal de vagas até.
Você sabendo usar uma, se vira e se adapta nas outras tranquilamente.
Mas também usamos python pra alguns projetos.

Porém, aproveitando o assunto, eu ando ficando um pouco enjoado de mexer com isso. Não sei se é pq estou há 3 anos trabalhando nessa área, onde basicamente faço um estudo do processo e depois automatizo, o que acaba sendo um pouco parecido de um projeto pro outro. Pensei em aprender algo novo, me interessei por ServiceNow ou Salesforce. Também penso em me aprofundar em .NET, mas sempre acabo me sabotando e acho que não levo muito jeito pra coisa.
 
Última edição:
Pessoalmente não gosto nem vejo futuro nessas plataformas. Focar demais em algo desse tipo é ter um currículo que só serve pra 1 ferramenta com chances de ficar preso em uma empresa só pra sempre.

Fim de carreira.
Só serve para aquelas empresas que não querem investir em dev e colocam essas bombas para "economizar", nisso normalmente esses devs ganham mixaria de dinheiro.
Se tu já tem uma stack é quer aprender isso para acelerar seus freelas pode até ser, mais aprender isso "profissionalmente" é perda de tempo.

Trabalho com Oracle Apex e acho que o mercado tá bom, principalmente em empresas grandes que usam o ecossistema da oracle.

Trabalho em muitos projetos pro governo e empresas de grande porte que usam oracle.

E pelo menos com oracle apex o salário é muito bom e a mão de obra é bem mais especializada por causa da bagagem com banco de dados e pl/sql.

Eu trabalho com automação de processos e a maioria das ferramentas usadas são low code. O mercado pra elas é interessante, recebo uma quantidade legal de contatos de recrutadores e vejo um número legal de vagas até.
Você sabendo usar uma, se vira e se adapta nas outras tranquilamente.
Mas também usamos python pra alguns projetos.

Porém, aproveitando o assunto, eu ando ficando um pouco enjoado de mexer com isso. Não sei se é pq estou há 3 anos trabalhando nessa área, onde basicamente faço um estudo do processo e depois automatizo, o que acaba sendo um pouco parecido de um projeto pro outro. Pensei em aprender algo novo, me interessei por ServiceNow ou Salesforce. Também penso em me aprofundar em .NET, mas sempre acabo me sabotando e acho que não levo muito jeito pra coisa.

Tipo, ás vezes eu acho que os devs ficam focados demais em projetos grandes demais. Mas eu vejo uma demanda absurda de projetos pequenos e que são financeiramente inviaveis nas formas tradicionais de programação.

Eu acho que pra um MVP o low code trás um resultado bem legal e por experiência o Flutterflow é basicamente um Flutter com drag and drop, mas se tem alguma coisa lá que ele não trás nativamente, você desenvolve no código normal, além disso o código é seu, você exporta, integra com git, roda no android studio/xcode. Dá pra validar ideia a baixo custo. Fiz mais de 25k em 1 mês e meio, fora o suporte. Pra mim que é uma renda extra (maior que a principal kk) tá ótimo.
 
Tipo, ás vezes eu acho que os devs ficam focados demais em projetos grandes demais. Mas eu vejo uma demanda absurda de projetos pequenos e que são financeiramente inviaveis nas formas tradicionais de programação.

Eu acho que pra um MVP o low code trás um resultado bem legal e por experiência o Flutterflow é basicamente um Flutter com drag and drop, mas se tem alguma coisa lá que ele não trás nativamente, você desenvolve no código normal, além disso o código é seu, você exporta, integra com git, roda no android studio/xcode. Dá pra validar ideia a baixo custo. Fiz mais de 25k em 1 mês e meio, fora o suporte. Pra mim que é uma renda extra (maior que a principal kk) tá ótimo.
Po, se tá funcionando pra vc então é ótimo, mas não muda o fato de que não acho que escale nem vá trazer futuro como carreira.

Mas o ponto de vista de usar isso pra freelas pra coisas mega pontuais realmente faz isso ser mais interessante.
 
Po, se tá funcionando pra vc então é ótimo, mas não muda o fato de que não acho que escale nem vá trazer futuro como carreira.

Mas o ponto de vista de usar isso pra freelas pra coisas mega pontuais realmente faz isso ser mais interessante.

Também acho, mas vejo uma demanda tipo absurda por micro apps.
Vou te dar um exemplo, aplicativo para o motorista de caminhão que integra com o software de transporte da empresa.
Se você pensar que a maior parte das empresas do Brasil são micro e pequenas empresas existe um nicho de mercado ai não atendido.

E se for colocar ai na conta, Elementor, Powerapps, Bubble, Apex, WeWeb. Tem bastante coisa no code/low code no mercado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo