[AJUDA] O processador baixa o clock pra 800Mhz e tenho quedas de FPS

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos gb1456v
  • Data de Início Data de Início

gb1456v

Well-Known Member
CPU: Intel Core i3-10100F
Cooler: Air cooler GMRGB GMF-603 120mm
Memória RAM: 2x8GB ADATA XPG Gammix D10 8GB 3600Mhz (roda a 2666Mhz)
Fonte: Gamemax GM500 500W
Discos: SSD NVME Kingston NV2 2TB
VGA: Galax RTX 3060 12GB 1-Click OC GDDR6

Onde o PC está ligado: Filtro de linha iClampler 8 tomadas
Rede elétrica aterrada: Não

Sistema operacional: Windows 11 22H2 build 22621.2283
Drivers: Baixados dos sites dos fabricantes
Versão BIOS: H51IR325.BSS

Problema: O clock do processador baixa para 800Mhz e o consumo dele baixa pra 4~5W quando estou jogando e ai acontece quedas de FPS.
Fiz um vídeo enquanto o problema ocorria. Usei o MSI afterburner pra mostrar as informações na tela e o OBS Studio pra gravar o jogo. O jogo que está no vídeo é o Fernbus Coach Simulator.

O problema começou depois de algum evento específico? Se sim, qual?:

O que eu já fiz:
Resetei a bios pelo setup
Coloquei no plano de energia alto desempenho

Última edição:
poe modo energia mais top alto desempenho
jZvaIt1.png

Já está neste modo de nergia
vish entao deve ta com defeito nos VRM da placa mae ae ela ta fazendo o cpu roda minimo. ou cpu esta super aquecido ae sistema baixa pra nao "queimar"
veja as temps

Eu tava olhando o vídeo que fiz e tipo o processador chega a 100% de uso, aí acontece a queda do clock e ai a temperatura baixa pra 58~68ºC e depois quando o clock volta ao normal, a temperatura volta pra 70~75ºC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vish entao deve ta com defeito nos VRM da placa mae ae ela ta fazendo o cpu roda minimo. ou cpu esta super aquecido ae sistema baixa pra nao "queimar"
veja as temps
bom como falei, ao meu ver , as temperaturas estão dentro da normalidade.
desativa as opções de economia de energia na bios, tipo intel eist, c1e, c-states, etc
qual parte da bios fica isso?

desativa as opções de economia de energia na bios, tipo intel eist, c1e, c-states, etc
bEQohSP.jpg

deixei assim
FVlqjAv.jpg

Última edição:
Eu tava olhando o vídeo que fiz e tipo o processador chega a 100% de uso, aí acontece a queda do clock e ai a temperatura baixa pra 58~68ºC e depois quando o clock volta ao normal, a temperatura volta pra 70~75ºC.

bom como falei, ao meu ver , as temperaturas estão dentro da normalidade.

qual parte da bios fica isso?
eist = speedstep, desativa ele, ele q abaixa o clock do processador quando ta em idle, o thermal monitor pode desativar tbm se quiser, se as temps estiverem boas

Agora estou com outro problema: o pc só está reconhecendo memória de um slot. No outro mostra que tá vazio mesmo tendo memória. Isso aconteceu depois de eu ativar o xmp profile em 2666Mhz. Testei as memorias individualmente e o pc ligou normal. Se puderem me dar uma mão agradeço

Agora estou com outro problema: o pc só está reconhecendo memória de um slot. No outro mostra que tá vazio mesmo tendo memória. Isso aconteceu depois de eu ativar o xmp profile em 2666Mhz. Testei as memorias individualmente e o pc ligou normal. Se puderem me dar uma mão agradeço
eist = speedstep, desativa ele, ele q abaixa o clock do processador quando ta em idle, o thermal monitor pode desativar tbm se quiser, se as temps estiverem boas
vou desativar então o speedstep e o thermal monitor vou deixar ativado

vou desativar então o speedstep e o thermal monitor vou deixar ativado

Faz o seguinte, baixa o HWINFO64 e deixa rodando a parte dos sensores minimizado.

E tenta reproduzir o problema, quando acontecer você procura essa aba no programa, para saber o que exatamente ta causando o throttling.

Vou te mandar um exemplo do meu, deve ser um pouco diferente ai.

image.png

image.png

Clica para ampliar...

Desativa o XMP, deixa a memoria rodando em 2400 ou 2133 apenas para testar e ver se consegue rodar as duas. Outra coisa é inverter as memorias(trocar de lugar) caso ja não tenha feito.

Última edição:
Faz o seguinte, baixa o HWINFO64 e deixa rodando a parte dos sensores minimizado.

E tenta reproduzir o problema, quando acontecer você procura essa aba no programa, para saber o que exatamente ta causando o throttling.

Vou te mandar um exemplo do meu, deve ser um pouco diferente ai.

image.png

image.png

Clica para ampliar...

Desativa o XMP, deixa a memoria rodando em 2400 ou 2133 apenas para testar e ver se consegue rodar as duas. Outra coisa é inverter as memorias(trocar de lugar) caso ja não tenha feito.
Desativei o XMP mas não sei como setar a frequencia da ram em 2400 ou 2133. Eu desativei o XMP e o pc continua reconhecendo somente 8GB e no cpu-z aparece que só um slot tem memoria. Vou tentar trocar de lugar as memórias

Desativei o XMP mas não sei como setar a frequencia da ram em 2400 ou 2133. Eu desativei o XMP e o pc continua reconhecendo somente 8GB e no cpu-z aparece que só um slot tem memoria. Vou tentar trocar de lugar as memórias
Abre o menu de memoria

image.png

Deve ter a opção de alterar ai...

Abre o menu de memoria

image.png

Deve ter a opção de alterar ai...
essa parte só habilita se ativado o xmp profile. Troquei de lugar as memórias e continua na mesma coisa

essa parte só habilita se ativado o xmp profile. Troquei de lugar as memórias e continua na mesma coisa

Desativando o XMP, a memoria fica com qual velocidade ?

Deu certo trocar de slot ?

Desativando o XMP, a memoria fica com qual velocidade ?

Deu certo trocar de slot ?
Fica com 2667Mhz. Inverti as memórias de slot e mesmo assim continua reconhecendo somente 8gb de 16gb que tenho.

Fica com 2667Mhz. Inverti as memórias de slot e mesmo assim continua reconhecendo somente 8gb de 16gb que tenho.

Depois atualiza a BIOS, atualize apenas com um pente e tente com os dois depois de atualizar.

Talvez a raiz de todos os problemas seja isso.

Justamente a ultima melhora a compatibilidade.

image.png

Depois atualiza a BIOS, atualize apenas com um pente e tente com os dois depois de atualizar.

Talvez a raiz de todos os problemas seja isso.

Justamente a ultima melhora a compatibilidade.

image.png
Atualizei com somente um módulo e depois testei com dois e continua o problema. Será que pode ser sujeira nas memórias/ slots? ou até mesmo mal contato?

Atualizei com somente um módulo e depois testei com dois e continua o problema. Será que pode ser sujeira nas memórias/ slots? ou até mesmo mal contato?

Antes funcionava normal os 16gb e do nada só detecta os 8 ?

Sim, antes funcionava. Foi só eu mexer nesse xmp além de mexer nas opções de energia do processador na bios

Já tentou um limpa contato nos slots ? Ou ate mesmo uma borracha branca nas memorias ?

Essa marca de mobo é bem ruim.
Vc precisa de um cooler melhor na CPU para evitar o throttling.

Sim, antes funcionava. Foi só eu mexer nesse xmp além de mexer nas opções de energia do processador na bios

Se atualização de bios não fez, dar um clear cmos.

Já fiz antes de atualizar a bios. Devo fazer novamente?

Essa marca de mobo é bem ruim.
Vc precisa de um cooler melhor na CPU para evitar o throttling.
Mesmo com as temperaturas estando dentro da normalidade?
Tá eu sei que é ruim mas é a que eu tenho no momento

Users who are viewing this thread

Voltar