O quanto uma faculdade presencial influencia na carreira?

picorosan

New Member
Registrado
Pessoal, não sou tão jovem, tenho 25 anos e nunca fiz uma faculdade.

Como trabalho, optei por entrar no curso de Eng. de Computação na UNIVESP por ser EAD, facilitando mt minha vida, porém fico pensando se eu não teria mais vantagens se fosse pra uma faculdade convencional presencial.

Eu tenho duas opções possíveis de cursos presencias: FATEC ADS que tem na minha cidade no período noturno ou talvez pagar uma particular que tenha noturno, por conta do bacharel. Federal só seria possível se houvesse curso noturno, mas a universidade na cidade vizinha só tem CC integral.

O que fariam no meu lugar? Os benefícios de um curso presencial valeriam a pena pelo deslocamento e o tempo noturno que me ocuparia? Ou essa vantagem real é só pra quem fez cursos nas grandes federais (usp, ufmg e etc)
 
Não tem benefício nenhum. O tempo que você usaria em deslocamento use pra estudar.

Afinal, como dizem, a faculdade atrapalha os seus estudos.
 
Faculdade presencial serve para fazer amigos, festas, namorar...

Se você já tem amigos e namorada, faça EAD.
 
Faculdade presencial serve para fazer amigos, festas, namorar...
Melhor limitar isso aí pra amigos e festas. Se criar expectativa em achar a namoradinha da vida lá pode se frustrar. :haha:

No mais ... EAD ou presencial tanto faz. Se a faculdade tiver o mínimo de "nome", tá valendo.

Dependendo da empresa, nem pro nome da faculdade vão ligar muito.

Sim, ter uma federal no currículo chama um pouco a atenção, mas se tu não tiver desenvoltura pra demonstrar conhecimento e fluidez de ideias numa entrevista, só diploma não te leva longe.

O cenário de preconceito com EAD que existia há 10 anos já não existe hoje. Óbvio que existem empresas que ainda terão receios e ideias mais arcaicas, mas isso aí faz parte, assim como tu encontrará empresa que vai te julgar pelas roupas e pelo seu corte de cabelo.

Então se tu estiver indo pra área de tecnologia, as vezes tu vai esquentar a cabeça com faculdade presencial, se matar por anos ali pra conciliar tudo, tempo de transporte e tals. Pra chegar lá na frente e perder vaga pra alguém que fez EAD numa faculdade qquer mas teve tempo pra tirar alguma certificação legal pra área que queria e engordar o currículo. Ou coisas do gênero.

Enfim ... Posso estar falando besteira aqui sobre certificação e a importância delas. Mas a ilustração que eu quero fazer é que simplesmente uma suposta vantagem de faculdade não vai te levar longe.

Pensa que na sua turma de 30 pessoas tu pode acabar concorrendo com 15 pessoas na vaga que tu quer, e aí, como fica essa sua suposta vantagem de ter feito faculdade presencial? Tu ainda precisa se destacar em algo. Seja na oratória pra mostrar se vender como alguém que manja do que precisa ser feito, ou na experiência adquirida no decorrer do curso, essas coisas ...

O ponto é que tu não pode fazer essa decisão achando que ela que vai mudar o rumo da sua carreira. Que ela que vai ser a ponte pra tu trabalhar na empresa dos seus sonhos ou qualquer coisa assim, porque não é isso. Digamos que a faculdade é um instrumento musical pra tu participar de um concurso, tu pode ter o melhor instrumento musical do planeta, que sem o conhecimento pra apresentar com ele e fazer música, tu ainda pode perder pro cara que comprou uma guitarra de supermercado mas estudou todo dia religiosamente a sua técnica.

Então depois de filosofar um pouco, desculpe kkk Responder objetivamente suas perguntas:

O que fariam no meu lugar?
Escolheria o curso cuja ementa (conteúdo) mais fizesse sentido com as atividades que eu quero desenvolver profissionalmente.

Tem muita diferença entre Eng. de computação e ADS. O que faz mais sentido para os CARGOS QUE TU QUER TRABALHAR? Ou pra você tanto faz e o que vier é lucro?

Os benefícios de um curso presencial valeriam a pena pelo deslocamento e o tempo noturno que me ocuparia?
É uma aposta. Talvez sim, talvez não.

Talvez um curso presencial te forneça amigos e consequentemente um networking bem maior que um EAD te permitiria. Assim como potenciais projetos desenvolvidos dentro das empresas, com empresas junior, iniciações científicas e essas coisas, mas não sei exatamente o escopo disso nesses cursos que tu quer.

Mas no fim é apenas o que O AMBIENTE TE PROPORCIONA. Se tu não for atrás, o curso te trará exatamente a mesma coisa que um EAD, com a desvantagem de ter que ficar se deslocando. Essa vantagem que tu imagina de ser escolhido numa entrevista por causa de curso presencial, será algo difícil de acontecer. Pode acontecer? Pode, mas é difícil. (a não ser que a faculdade EAD que tu faça seja totalmente "uniesquina" desconhecida)

Fora que se tu for engajado, tu também pode conseguir um bom networking via EAD. Então de novo caímos no, "se tu for competente e correr atrás das coisas, vai chegar longe independente de ter feito EAD ou presencial".
 
Pessoal, não sou tão jovem, tenho 25 anos e nunca fiz uma faculdade.

Como trabalho, optei por entrar no curso de Eng. de Computação na UNIVESP por ser EAD, facilitando mt minha vida, porém fico pensando se eu não teria mais vantagens se fosse pra uma faculdade convencional presencial.

Eu tenho duas opções possíveis de cursos presencias: FATEC ADS que tem na minha cidade no período noturno ou talvez pagar uma particular que tenha noturno, por conta do bacharel. Federal só seria possível se houvesse curso noturno, mas a universidade na cidade vizinha só tem CC integral.

O que fariam no meu lugar? Os benefícios de um curso presencial valeriam a pena pelo deslocamento e o tempo noturno que me ocuparia? Ou essa vantagem real é só pra quem fez cursos nas grandes federais (usp, ufmg e etc)
https://forum.adrenaline.com.br/thr...utacao-por-ads-ingles.693526/#post-1076088989
 
Depends do curso,partr de TI realmente não muda muito.
Agora engenharias mais praticas como mecânica,elétrica etc realmente não tem como ser EAD
 
É uma aposta. Talvez sim, talvez não.

Talvez um curso presencial te forneça amigos e consequentemente um networking bem maior que um EAD te permitiria. Assim como potenciais projetos desenvolvidos dentro das empresas, com empresas junior, iniciações científicas e essas coisas, mas não sei exatamente o escopo disso nesses cursos que tu quer.

Mas no fim é apenas o que O AMBIENTE TE PROPORCIONA. Se tu não for atrás, o curso te trará exatamente a mesma coisa que um EAD, com a desvantagem de ter que ficar se deslocando. Essa vantagem que tu imagina de ser escolhido numa entrevista por causa de curso presencial, será algo difícil de acontecer. Pode acontecer? Pode, mas é difícil. (a não ser que a faculdade EAD que tu faça seja totalmente "uniesquina" desconhecida)

Fora que se tu for engajado, tu também pode conseguir um bom networking via EAD. Então de novo caímos no, "se tu for competente e correr atrás das coisas, vai chegar longe independente de ter feito EAD ou presencial".
Complementando isso, a não ser que seja uma faculdade renomada, onde rotineiramente empresas de fora vão atrás para recrutar pessoas, onde muitos alunos abrem suas empresas e contratam outros alunos ou coisas do tipo, não vai fazer diferença alguma.

Se você for um ser anti-social também não vai servir de nada pq provavelmente vc deixará as oportunidades passarem.

Caso vc se enquadre em algum dos dois cenários acima (faculdade não tão relevante ou não socializa bem), então é melhor não perder tempo e focar em ser bom tecnicamente e correr atrás mesmo.
 
Deletado. Errei o tópico.
 
Última edição:
Para termos de carreira, é indiferente, ninguém nem coloca no curriculum "formado em EAD"...

Na minha época fiz faculdade presencial e algumas cadeiras em EAD, é notável que no presencial tem menos esforço para estudar...tipo, tu literalmente pode vadiar o tempo todo lá e prestar atenção em uma coisa ou outra e passar (quem não é burrão obviamente), já na EAD, as tarefas eram "lê esse livro aqui e posta um resumo", "lê esses textos aqui e responde a essas perguntas"...tive mais trabalhos em 1 cadeira EAD do que em 4 cadeiras presenciais no mesmo semestre...a vantagem é que EAD sempre repete tudo os trabalhos, então só combinar com um conhecido lá que num semestre tu faz uma EAD e no outro ele faz a mesma e vice versa e um passa os trabalhos para o outro...

Ou seja, se tu quer apenas pegar o diploma sem se esforçar, presencial é mais prática (porém mais caro, a diferença de preço pode chegar até 80% do valor)...se quer literalmente pagar para ler livros e aprender por conta própria, EAD é sua escolha...
 
Para termos de carreira, é indiferente, ninguém nem coloca no curriculum "formado em EAD"...

Na minha época fiz faculdade presencial e algumas cadeiras em EAD, é notável que no presencial tem menos esforço para estudar...tipo, tu literalmente pode vadiar o tempo todo lá e prestar atenção em uma coisa ou outra e passar (quem não é burrão obviamente), já na EAD, as tarefas eram "lê esse livro aqui e posta um resumo", "lê esses textos aqui e responde a essas perguntas"...tive mais trabalhos em 1 cadeira EAD do que em 4 cadeiras presenciais no mesmo semestre...a vantagem é que EAD sempre repete tudo os trabalhos, então só combinar com um conhecido lá que num semestre tu faz uma EAD e no outro ele faz a mesma e vice versa e um passa os trabalhos para o outro...

Ou seja, se tu quer apenas pegar o diploma sem se esforçar, presencial é mais prática (porém mais caro, a diferença de preço pode chegar até 80% do valor)...se quer literalmente pagar para ler livros e aprender por conta própria, EAD é sua escolha...
Eu digo o oposto,presencial eh mais difícil do que EAD,simplesmente eh mais fácil burlar testes e várias pessoas da turma fazerem provas juntos.
Cansei de ver gente que estava segurada em cadeiras difíceis tipo mecânica dos fluidos 2/transferência de calor 2 com uma ou duas reprovações no presencial,pra conseguirem passar de boa no EAD na pandemia.
Pelo menos isso em engenharia
 
Eu digo o oposto,presencial eh mais difícil do que EAD,simplesmente eh mais fácil burlar testes e várias pessoas da turma fazerem provas juntos.
Cansei de ver gente que estava segurada em cadeiras difíceis tipo mecânica dos fluidos 2/transferência de calor 2 com uma ou duas reprovações no presencial,pra conseguirem passar de boa no EAD na pandemia.
Pelo menos isso em engenharia

Aqui nas faculdades da cidade, pelo que sei, mesmo nos cursos EAD as provas são feitas de forma presencial.

sobre o tópico:

Ao meu ver a questão de EAD x Presencial depende do curso escolhido, acredito que para cursos mais teoricos ou onde a prática não depende de um laboratório igual as engenharias e cursos da área da saúde o EAD tende a funcionar melhor.

Agora o que eu vejo como problema do EAD é que na grande maioria você nem sabe quem são seus colegas e nem chega a interagir com eles, ou alguns, você não chega nem a interagir com o professor. Meu primeiro estágio na faculdade, por exemplo, eu consegui por indicação de um colega que estudava comigo.
 
Aqui nas faculdades da cidade, pelo que sei, mesmo nos cursos EAD as provas são feitas de forma presencial.

sobre o tópico:

Ao meu ver a questão de EAD x Presencial depende do curso escolhido, acredito que para cursos mais teoricos ou onde a prática não depende de um laboratório igual as engenharias e cursos da área da saúde o EAD tende a funcionar melhor.

Agora o que eu vejo como problema do EAD é que na grande maioria você nem sabe quem são seus colegas e nem chega a interagir com eles, ou alguns, você não chega nem a interagir com o professor. Meu primeiro estágio na faculdade, por exemplo, eu consegui por indicação de um colega que estudava comigo.
quando foi da pandemia, passamos de algumas aulas e provas presenciais pra EAD,nem preciso falar que aprovação geral da engenharia subiu pra niveis nunca vistos, com aprovações de mais de 90% em tudo.

Eu nao contrataria um engenheiro recem formado, de curso fora de TI, que estudou EAD simplesmente por falta de convivencia em projetos de extensao e outros trabalhos que sao mais comuns em cursos presenciais .
 
quando foi da pandemia, passamos de algumas aulas e provas presenciais pra EAD,nem preciso falar que aprovação geral da engenharia subiu pra niveis nunca vistos, com aprovações de mais de 90% em tudo.

Eu nao contrataria um engenheiro recem formado, de curso fora de TI, que estudou EAD simplesmente por falta de convivencia em projetos de extensao e outros trabalhos que sao mais comuns em cursos presenciais .
EAD foi oq me possibilitou passar em eletromagnetismo, semicondutores e circuitos, mesmo sem lembrar de absolutamente nada dessas matérias :haha:
 
EAD foi oq me possibilitou passar em eletromagnetismo, semicondutores e circuitos, mesmo sem lembrar de absolutamente nada dessas matérias :haha:
Acho que todo mundo que fez engenharia da faculdade federal ou estadual, na pandemia, se deu bem pra matar essas matérias. Eu mesmo consegui tirar monte de nota acima de 90 em matérias que achei que iria passar raspando no presencial :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E tem gente que fala que EAD eh mais difícil ainda,não sei oq fumaram
 
Mas ai vocês pegaram o fator pandemia, os caras realmente aliviaram mesmo na pandemia...não conheço uma pessoa que reprovou em qualquer coisa durante pandemia em estudos, uma conhecida minha que fazia 1 ou 2 cadeiras penando tocou o foda-se na pandemia fazendo o máximo lá (acho que eram 7) e passou com nota boa em todas, não aprendeu nada, mas passou...os professores não sabiam dar aulas, alunos não sabiam estudar e não duvido que passaram todo mundo para não "ter estresse"...

Na minha época (isso foi antes 2010), EAD tu literalmente pagava para ler livros (e ainda era o mesmo valor de cadeira presencial)...numa aula presencial, raramente precisei ler um livro...volto a falar, fiz menos trabalhos em 4 cadeiras presenciais do que em 1 EAD no mesmo semestre...
 
Mas ai vocês pegaram o fator pandemia, os caras realmente aliviaram mesmo na pandemia...não conheço uma pessoa que reprovou em qualquer coisa durante pandemia em estudos, uma conhecida minha que fazia 1 ou 2 cadeiras penando tocou o foda-se na pandemia fazendo o máximo lá (acho que eram 7) e passou com nota boa em todas, não aprendeu nada, mas passou...os professores não sabiam dar aulas, alunos não sabiam estudar e não duvido que passaram todo mundo para não "ter estresse"...

Na minha época (isso foi antes 2010), EAD tu literalmente pagava para ler livros (e ainda era o mesmo valor de cadeira presencial)...numa aula presencial, raramente precisei ler um livro...volto a falar, fiz menos trabalhos em 4 cadeiras presenciais do que em 1 EAD no mesmo semestre...
teve semestre na pandemia que fiz 7 disciplinas enquanto trabalha 6-7h por dia
nem preciso dizer que assistia no maximo 2 ou 3 enquanto trampava e estudava de noite ou final de semana.
 
Eu não sei se meu exemplo vai te servir pra alguma coisa mas.. Sou Cirurgião Dentista e, claro, é uma faculdade 100% presencial, me formei em 2016 e .. o ano que eu mais aprendi na minha profissão, desde que comecei estudar, foi o 1º ano de formado, já trabalhando..

eu chegava exausto em casa mas cada dia aprendi mais, e literalmente foi outra faculdade

Fiz uma especialização depois e, mais ou menos igual, aprendi muita coisa lá que na pratica não existe ou, existem meios mais fáceis que as vezes penso que ensinam do jeito mais difícil pro fácil ser o óbvio depois, talvez coisa da minha cabeça :fire:

Eu não acho que uma faculdade 100% presencial vai te dar tantos a mais benefícios do que um EAD, claro que depende do curso também, mas o seu caso.. acho que não..eu seguiria no EAD no seu lugar
 
Se for antissocial e não conseguir QI no presencial vale mais a pena um EAD com estudo de qualidade em casa, tu ainda pode aproveitar o tempo a mais em casa pra estudar pra concursos( a não ser que tu vire sócio, chefe, algum cargo de responsa na iniciativa privada) o plano de carreira de servidor é normalmente mais atrativo e com mais benefícios.
 
Se for antissocial e não conseguir QI no presencial vale mais a pena um EAD com estudo de qualidade em casa, tu ainda pode aproveitar o tempo a mais em casa pra estudar pra concursos( a não ser que tu vire sócio, chefe, algum cargo de responsa na iniciativa privada) o plano de carreira de servidor é normalmente mais atrativo e com mais benefícios.
Na área de tecnologia acho que concurso não vale a pena, salários muito baixos comparados com o do mercado e carreira estagnada, a não ser que seu objetivo seja única e exclusivamente a estabilidade.
 
Não sei se já falaram e to com preguiça de ler tudo mas tem o seguinte, faculdade EAD precisa de muito mais disciplina do que presencial.
Vc não vai ter a rotina de se deslocar até lá todos os dias, dependendo do regime que escolher (semi-presencial ou 100% online) sequer vai conhecer seus colegas de turma pra te ajudarem/incentivarem, vai ter que incluir na rotina sentar na frente do PC pra estudar sempre, mesmo naqueles dias que chegar cansado do trabalho, depois de brigar com a namorada, etc.
Já trabalhei em polo de apoio presencial e te falo que quase todo mundo que entrava lá achando que ia ser molezinha quebrava a cara.
 
Cara, estudei em ambos os casos, e EAD, no curso que fiz, o pessoal não aprende absolutamente nada, é apenas para ter o canudo e entrar na estatística de formados que vão trabalhar de uber e se chamarem de injustiçados.

Deve ter pessoas sérias, que entendem que conhecimento é diferente de diploma e estudam para valer, mas estes são raros.
 
Complementando isso, a não ser que seja uma faculdade renomada, onde rotineiramente empresas de fora vão atrás para recrutar pessoas, onde muitos alunos abrem suas empresas e contratam outros alunos ou coisas do tipo, não vai fazer diferença alguma.

Se você for um ser anti-social também não vai servir de nada pq provavelmente vc deixará as oportunidades passarem.

Caso vc se enquadre em algum dos dois cenários acima (faculdade não tão relevante ou não socializa bem), então é melhor não perder tempo e focar em ser bom tecnicamente e correr atrás mesmo.
Renomada é impossível, tudo integral e eu preciso trabalhar.
Vou ficar na EAD mesmo então que me parece mais jogo.
 
Renomada é impossível, tudo integral e eu preciso trabalhar.
Vou ficar na EAD mesmo então que me parece mais jogo.
So tenha sempre em mente que as oportunidades surgem pelo que você sabe FAZER não pelo diploma que você tem.

E pra dar o primeiro passo basta ter um ótimo Portfolio aplicando boas praticas, que as empresas esperam que você saiba.

Se você ja trabalha, melhor ainda. Fique atento a possível soluções que você consiga criar, mesmo que seja como porteiro, pensar em soluções para problemas, e saber colocar em prática é a chave.
 
Renomada é impossível, tudo integral e eu preciso trabalhar.
Vou ficar na EAD mesmo então que me parece mais jogo.
Mercado de TI é conhecimento, canudo é um plus.

Tens que pensar que no EAD tu vai precisar de disciplina e foco, se quiser realmente aprender e ter chance de entrar no mercado de trabalho.

Hoje em dia pra entrar numa empresa tu vai precisar fazer teste, portanto estude e pratique pois apesar de ser um teste simples, muito levam a faculdade na brincadeira e acabam com o canudo na mão e sem saber nada.

E diploma de EAD é exatamente igual ao da presencial.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo