• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O que está acontecendo com os TI's das empresas?

Fanatico.

Well-Known Member
Registrado
Nos últimos anos venho percebendo uma onda de software, sites, portais, etc, que pioraram e muito na estabilidade do serviço e experiência com o usuário.

Aplicativo de banco (Santander) que funcionava sem problemas, começou a travar, ficar fora do ar, cheio de bugs em um nível até amador.

Portais de fornecedores e supply chains que sempre foram rápidos, começaram a ter erros de layout, erro com dimensionamento de imagens, erro com tema dark.... Isso de uma empresa bilionária!!!

CPFL que possuía um portal de cliente rápido, simples e intuitivo, sofreu uma repaginada e agora não carrega, trava, botões que não travam o layout, menus bagunçados, erros com tema dark também...

Até às coisas mais simples como EA Play, que nunca foi bom, mas parece que piorou kkkk


Não sou da área de TI, mas parece que tão colocando estagiário pra programar, pqp.
 
Os coders tão dando ctrl+C ctrl+V no chat GPTeta. Não precisa mais pensar no algoritmo.
 
Hot take, mas eu acho que é por causa da escolha de tecnologia utilizada. Vendeu-se a idéia de que Javascript é lindo pois você pode fazer "o front e o back com a mesma linguagem". O problema é que é uma MERDA de linguagem. Além de ser lenta, consome muita memória e o pior é que permite desenvolvedores a fazerem merda.
Além disso, muitos aplicativos de celular E DESKTOP hoje são feitos com Javscript por trás (React Native e Electron, por exemplo). Hoje é tudo feito com Javascript, então é tudo lento, ruim e quebra.
 
Conheço o site/app(na verdade um webview do site) da CPFL. Tecnologia antiga, o sistema como um todo já é um legadão, tá rolando um projeto pra atualizar mas parece que fizeram só uma casquinha nova em algumas partes, tanto que dependendo da página que vc abre, vai pro layout antigo.... É um sistema que, na época que trabalhei na área que cuidava dele e de outros, só de ouvir o nome dava arrepios, pq é tenso.

Acho que existem três razões principais pra essa queda na qualidade:
- muita gente nova mexendo com coisas complexas sem o devido conhecimento adequado para tal;
- pressão por entregas rápidas minando a qualidade do código;
- negócio pouco se lixando pra tecnologia, só quer o produto funcionando. Culmina em pouco espaço para melhorias técnicas, até chegar ao ponto do sistema virar um legado e pouca gente querer por a mão. Pra que ir pra .net 8 se o .net standard 4.5 ta funcionando aí há 15 anos?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hot take, mas eu acho que é por causa da escolha de tecnologia utilizada. Vendeu-se a idéia de que Javascript é lindo pois você pode fazer "o front e o back com a mesma linguagem". O problema é que é uma MERDA de linguagem. Além de ser lenta, consome muita memória e o pior é que permite desenvolvedores a fazerem merda.
Além disso, muitos aplicativos de celular E DESKTOP hoje são feitos com Javscript por trás (React Native e Electron, por exemplo). Hoje é tudo feito com Javascript, então é tudo lento, ruim e quebra.

Acho que o problema não é a tecnologia em si, mas a "facilidade" que é vendida com algumas delas. O que tem de curso "vire dev frontend senior em 3 meses" não está escrito.
Dizem que com o TS tá dando uma filtrada na galera ruim, mas como nao sou frontend, nao sei dizer se é isso mesmo.
 
Conheço o site/app(na verdade um webview do site) da CPFL.

Eu adoro a forma como tratam o aviso de problema em iluminação publica: Fazem vc preencher um formulário com os dados do local, o tipo de problema, ponto de referencia e a sua unidade consumidora.
Aí quando você envia o formulário, ele diz que quem cuida disso é a prefeitura... e finaliza sem tomar ação alguma, descartando o que acabou de preencher.

Pqp. Fluxo idiota do caramba.
 
Hot take, mas eu acho que é por causa da escolha de tecnologia utilizada. Vendeu-se a idéia de que Javascript é lindo pois você pode fazer "o front e o back com a mesma linguagem". O problema é que é uma MERDA de linguagem. Além de ser lenta, consome muita memória e o pior é que permite desenvolvedores a fazerem merda.
Além disso, muitos aplicativos de celular E DESKTOP hoje são feitos com Javscript por trás (React Native e Electron, por exemplo). Hoje é tudo feito com Javascript, então é tudo lento, ruim e quebra.
é o tipo de coisa que a galera que decide não quer saber, eles não têm o conhecimento técnico e não aceitam "pitaco", aí fica essa merda infelizmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hoje tudo é feito nas coxas, sem padrão nenhum de qualidade.
Tem nada a ver com tecnologia ou algo do gênero, tecnologia não muda a incompetencia humana.
também é um fator.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que existem três razões principais pra essa queda na qualidade:
- muita gente nova mexendo com coisas complexas sem o devido conhecimento adequado para tal;
- pressão por entregas rápidas minando a qualidade do código;
- negócio pouco se lixando pra tecnologia, só quer o produto funcionando. Culmina em pouco espaço para melhorias técnicas, até chegar ao ponto do sistema virar um legado e pouca gente querer por a mão. Pra que ir pra .net 8 se o .net standard 4.5 ta funcionando aí há 15 anos?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Acho que o problema não é a tecnologia em si, mas a "facilidade" que é vendida com algumas delas. O que tem de curso "vire dev frontend senior em 3 meses" não está escrito.
Dizem que com o TS tá dando uma filtrada na galera ruim, mas como nao sou frontend, nao sei dizer se é isso mesmo.
Sim, as empresas não dão o devido valor, não contratam bons profissionais (que são caros), não dão grana e tempo necessários para os projetos realmente entregarem algo bom e quando dão, os projetos são mal gerenciados por um bando de PM (Project Manager = Gerente de projeto) e cia incompetentes que não levam em consideração o que um Arquiteto de Sistemas diz (por exemplo)...
 
Última edição:
Eu adoro a forma como tratam o aviso de problema em iluminação publica: Fazem vc preencher um formulário com os dados do local, o tipo de problema, ponto de referencia e a sua unidade consumidora.
Aí quando você envia o formulário, ele diz que quem cuida disso é a prefeitura... e finaliza sem tomar ação alguma, descartando o que acabou de preencher.

Pqp. Fluxo idiota do caramba.
Esse tipo de coisa é outro problema.

A questão é que o sistema tem mais de um "dono". As vezes uma área pede uma coisa de um jeito, e depois a outra pede de um jeito que afeta a primeira - ou seja, ninguém se conversa. Aí saem essas pérolas aí.

Aliás, esse é outro motivo de sistemas ruins: comunicação torta.
 
O que acontece é que o empresário brasileiro exige muitas competências ao colaborador, isso acontece em qualquer esfera, ainda mais em TI devido à mão de obra não ser barata.
 
Hot take, mas eu acho que é por causa da escolha de tecnologia utilizada. Vendeu-se a idéia de que Javascript é lindo pois você pode fazer "o front e o back com a mesma linguagem". O problema é que é uma MERDA de linguagem. Além de ser lenta, consome muita memória e o pior é que permite desenvolvedores a fazerem merda.
Além disso, muitos aplicativos de celular E DESKTOP hoje são feitos com Javscript por trás (React Native e Electron, por exemplo). Hoje é tudo feito com Javascript, então é tudo lento, ruim e quebra.
Acho que a bronca não é a tecnologia em si, como o colega falou ali em cima, mas a facilidade como isso é vendido e como vc pega gente despreparada pra tomar conta dessas coisas e entregar o mais rápido possível.
Como um contra exemplo do que vc falou, o VSCode, apesar de gordinho, é bem rápido e eficiente, uma das melhores aplicações em electron que já vi.
 
Acho que a bronca não é a tecnologia em si, como o colega falou ali em cima, mas a facilidade como isso é vendido e como vc pega gente despreparada pra tomar conta dessas coisas e entregar o mais rápido possível.
Como um contra exemplo do que vc falou, o VSCode, apesar de gordinho, é bem rápido e eficiente, uma das melhores aplicações em electron que já vi.
Sim, dá pra criar coisas boas com tecnologia ruim. VSCode é um bom exemplo. Mas o problema é que ela permite fazer tanta bosta que é impressionante como a web consegue funcionar kkk
 
Sim, dá pra criar coisas boas com tecnologia ruim. VSCode é um bom exemplo. Mas o problema é que ela permite fazer tanta bosta que é impressionante como a web consegue funcionar kkk
Sei lá, a gente tem coisas há anos com PHP (que acho ser o melhor exemplo antigo de tecnologia ruim que dá pra fazer bosta), e muita coisa funciona de forma aceitável.
 
Sinceramente, não sei se vou ter paciência pra sentar e escrever um texto completo sobre isso num fórum da internet. Mas aqui vão alguns pontos:

Do ponto de vista da tecnologia:
  • A linguagem aqui não deve ser culpada. JS é o mesmo padrão que Apple, Netflix, Instagram, e todos os outros exemplos de software grande usam em seus sites. Para de culpar JS fela da put.
  • A falta de uma abordagem mais "composable" é um problemão nos legados. Boa sorte desacoplar suas APIs do PHP bonitão rodando há mais de 10 anos. É bem difícil achar profissional bom em PHP, e a empresa não tem interesse em criar uma cultura de aprendizado interno na maioria das vezes...
  • Boa sorte vender tecnologia mais moderna (e possivelmente mais cara) pro patrão bronco que acha que o celular dele "ouve as conversas" pra colocar propaganda na timeline. A ignorância do pessoal não-técnico prejudica bastante a inovação. Só olhar o que o nine fingers falou sobre IA recentemente...
  • Muita coisa boa se paga em dólar. Desde o Macbook até a Cloud... Mesmo a AWS aceitando reais, o valor é basicamente dolarizado. Ou seja, a barreira de entrada não é barata pra stacks mais modernas.
  • O acesso do brasileiro a inovações de ponta criadas ao redor do mundo ainda enfrenta uma barreira linguística bizonha. Pra piorar (mais info abaixo), o profissional que sabe inglês está trabalhando pra fora, e não "catalisando" boas tecnologias em equipes locais.
Do ponto de vista de mercado e profissionais:
  • Quem é desenrolado está trabalhando para fora. Isso inclui desde o IC até posições de liderança. Ou seja, aqueles 20% engenheiros fodas de web, por exemplo, nem pensam em voltar pro mercado nacional. Isso acaba afetando, sim, a qualidade geral do profissional médio que atende o mercado local. Isso cria um efeito cascata: uma parcela desses profissionais acaba nunca ensinando o pessoal mais abaixo, e por aí vai...
  • Devido a minha posição, tenho contato com muitas lideranças NA e EU. Como vivo no BR, acabo trocando ideia com esse pessoal também. O tech lead de frontend americano está preocupado com a velocidade de iteração do time e do seu e-commerce, assim como SEO. Já o brasileiro reclama muito da qualidade dos profissionais e do custo de adotar novas tecnologias. Estamos pelo menos 10 anos atrasados no mundo de web... Fora isso, tem casos em que vejo empresa colocando um "jovem" pra liderar time sendo que o cara não tem a experiência necessária pra isso. É de um short-sight incrível achar que gente jovem = mais inovação.
  • A falta de concorrência aqui é um fator. O e-commerce gigante X pode contratar 1000 desenvolvedores por 5K por cabeça e mostrar isso como um "bom número" pro investidor. Uma liderança mais forte contrataria 50 por 20K por cabeça. Seria muito melhor pra empresa e pro resultado final, mas de novo, fica melhor pro CEO dizer que tem 4 dígitos de programadores na empresa. Qualidade pra que?
  • Ainda tratam o desenvolvedor como mais um trabalhador fabril: tem que fazer SCRUM, pegar task, aplicar agile, aprender framework X, etc. A verdade é que mesmo em empresas grandes é um trabalho muito mais artesanal do que deveria. Tomara que IA mude as dinâmicas de trabalho... O fato é que a maneira como o 'mercado brasileiro' trata de tecnologia é a de não confiar nenhum pouco no profissional, e introduzir processos e mais processos. Se todo mundo faz isso num nicho, todo mundo acha que está fazendo certo. Como não há muito concorrência no brazel, dificilmente alguém vai criar uma startup pra disruptar uma dessas...
 
kkk sabia que eu ia triggar alguém. JS é uma bosta sim não precisa ficar defendendo. Não é porque a Apple usa que é bom, só usam porque é a única coisa que roda em todos os browser. WASM tá chegando e eu espero que acabe a hegemonia do JS na web.

Óbviamente que JS é uma tecnologia interessante do ponto de vista de uma startup que quer iterar rapidamente o produto. Mas a partir do momento que o produto amadurece, na minha opinião, é hora de trocar a stack por algo melhor (Go por exemplo, seria um ótimo substituto). É isso que muitas empresas fazem e fizeram ao longos dos últimos anos.

E o problema de Node não é só também as burradas que é possível fazer, mas sim o custo invisível que é rodar Node na nuvem. Como você mesmo citou o preço da AWS em dólar acaba ficando caro pro mercado nacional. Mais um motivo pra escolherem uma tecnologia mais performática.
 
kkk sabia que eu ia triggar alguém. JS é uma bosta sim não precisa ficar defendendo. Não é porque a Apple usa que é bom, só usam porque é a única coisa que roda em todos os browser. WASM tá chegando e eu espero que acabe a hegemonia do JS na web.
Como linguagem é uma merda. Não discordo não. Mas você lançar um produto final ruim (ou ir piorando na manutenção) e responsabilizar a linguagem chama SKILL ISSUE.
 
Como linguagem é uma merda. Não discordo não. Mas você lançar um produto final ruim (ou ir piorando na manutenção) e responsabilizar a linguagem chama SKILL ISSUE.
Com toda certeza é skill issue. Mas o problema é que JS permite que pessoas com skill issue lancem produtos ruins, esse é o meu ponto.
 
Com toda certeza é skill issue. Mas o problema é que JS permite que pessoas com skill issue lancem produtos ruins, esse é o meu ponto.
Então o problema é a ferramenta deixar as pessoas lançarem lixo e não a pessoa que lançou o lixo?

DtmuS-RW0AU5sPJ.jpg

-----
Ferramentas são ferramentas, elas não tem culpa se o executor é incompetente, toda e qualquer outra discussão fora disso é bullshit.
 
Há uma pressão retardada de querer mexer em algo que está funcionando, para mostrar ao mercado que você segue "inovando".

A Microsoft mudou a barra de tarefas do Windows 11, porque ela precisava adicionar propagandas nela.
Muitos apps estão inserindo IA, mesmo que não precisem, apenas para dizer que possuem.
Facebook usa React, vamos usar também. Netflix usa microserviços, vamos usar também. Está todo mundo migrando para o Rust, vamos migrar também...

Tem a complexidade também, os donos do negócio querem que os apps e serviços façam de tudo, mas acabam não sendo especializados em nada, apenas tornam o produto complicado de manter.

Artigos bons para leitura:

 
Então o problema é a ferramenta deixar as pessoas lançarem lixo e não a pessoa que lançou o lixo?

DtmuS-RW0AU5sPJ.jpg

-----
Ferramentas são ferramentas, elas não tem culpa se o executor é incompetente, toda e qualquer outra discussão fora disso é bullshit.
Uma das maiores propagandas de rust é justamente isso aí.
 
Trabalho numa empresa grande que tem contratos com o governo, e um dos maiores problemas que vejo e a falta de mão de obra capacitada.

Tem muita gente nova entrando em projeto de grande porte, no final eles entregam o produto, mas não da melhor forma. Além disso tem muito analista e tester que realmente não tem noção do que estão fazendo.

Hoje em dia passo mais tempo corrigindo bug e implementando coisas que o pessoal esqueceu do que desenvolvendo coisas novas.
 
Há uma pressão retardada de querer mexer em algo que está funcionando, para mostrar ao mercado que você segue "inovando".

A Microsoft mudou a barra de tarefas do Windows 11, porque ela precisava adicionar propagandas nela.
Muitos apps estão inserindo IA, mesmo que não precisem, apenas para dizer que possuem.
Facebook usa React, vamos usar também. Netflix usa microserviços, vamos usar também. Está todo mundo migrando para o Rust, vamos migrar também...

Tem a complexidade também, os donos do negócio querem que os apps e serviços façam de tudo, mas acabam não sendo especializados em nada, apenas tornam o produto complicado de manter.

Artigos bons para leitura:

sim cara, isso tem um baita impacto mesmo, como citado no texto:

(...) The shift from building applications in a monolithic architecture hosted on a server you could go and touch, to breaking them down into multiple microservices, packaged up into containers, orchestrated with Kubernetes, and hosted in a distributed cloud environment, marks a clear jump in the level of complexity of our software. Add to that expectations of feature-rich, consumer-grade experiences, which are secure and resilient by design, and never has more been asked of developers. (...)

e
(...) “It has never been more difficult to be a software developer than it is today,” said Nigel Simpson, a consultant and former director of enterprise technology strategy at Walt Disney. “While we’ve seen an up-leveling of capabilities that enable developers to do more by using high-level frameworks for application development and machine learning, this comes at a cost. The explosion of choice and the pace of development make it challenging for developers to keep up with the zeitgeist, with many developers getting caught in the headlights.”(...)

Aí o dev tem que entender e saber desenvolver com tudo isso em mente, o QA tem que testar e criar automação com tudo isso em mente,a equipe que vende pro cliente é um bando de bosta que não entende nada além do que decorou pra vender, gerente de projeto é um bosta que não entende nada, os caras acima do PM conhecem e entendem menos ainda, e só seguem a manada como o bando de gado super pago que são... é frustrante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu sinceramente entendo o povo que ainda desenvolve pra cobol e não quer sair disso. :cereal: :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo