Hmm... entendi a lógica da sequencia dos quadros sendo projetados, eles podem ser descartados no meio do caminho entre a velocidade de atualização "2ms" por exemplo e a quantia de quadros gerados pelo sistema, então pode-se afirmar que mesmo passando 40fps no fraps, n signifca que eles estão sendo entregues naquele mesmo momento, além da variação do sistema possui a variavel a sincronização também, é isso?
Não entendi bem seu argumento, desculpe. Mas é fácil de compreender, olha só: Vamos comparar dois cenários, imagine um setup gerando 144Fames com V-sync ativo e um setup gerando 300Fps sem nenhum tipo de limitação.
Primeiro vamos entender que os frames são medidos em milissegundos (MS) e que para cada segundo temos 1000 milissegundos, certo?
Logo, para o primeiro cenário, temos 144 Frames fixos exibidos em 1 segundo por causa do V-sync. Se dividirmos esse 1 segundo pelos 144 frames teremos 0,00694444 fração de segundo por cada frame. Multiplicamos esse valor por 1000 para chegarmos a quantos MS cada frame demorou para ser produzido. Logo, para o primeiro cenário temos que cada frame levou 6,94 MS para ser produzido.
Resumindo, um setup gerando 144 frames leva 6,94 MS para gerar cada frame.
No segundo cenário fazemos a mesma conta, setup gerando 300 FPS, dividimos 1 segundo pelos 300 e temos 0,003333... multiplicamos por 1000 e temos 3,33 MS para a produção de cada frame.
Analisando até aqui já dá para ver que quanto mais FPS, mais rápida será a atualização da informação que está sendo gerada. Mas esbarramos no que gera bastante confusão, que é a frequência de atualização do monitor. O que acontece é que realmente boa parte dos frames não será exibida. Um monitor 144Hz exibe 1 frame a cada 6,94 MS. Isso quer dizer que gerar frames acima disso é desnecessário? A resposta é não, pois mesmo o monitor exibindo uma quantidade menor de frames é importante no cenário competitivo que ele exiba sempre os frames mais recentes possíveis. Por isso se busca a maior quantidade de frames possível, pois de o pc gera um frame a cada 3,33Ms (300FPS) mas o monitor atualiza a 6,94 MS (144Hz) o que ocorre é que boa parte dos frames será descartada, mas aqueles que serão exibidos serão os mais recentes e por isso contém informações mais atualizadas. Pode parecer pouca coisa analisando frames e situações isoladas, mas essa diferença somada no decorrer de um segundo pode ser a diferença entre ver os primeiros pixels da cabeça de um adversário e puxar o gatilho ou não ver nada e levar uma na cabeça.
E acabou que não falei do V-sync. Aquela porcaria é ainda pior no CS-GO, pois além de travar os frames na frequência do monitor, gerando atraso na informação exibida, ele ainda faz sua VGA entrar em "stand-by" após gerar os frames necessários. Dai ela só se ativa no próximo segundo para gerar novos frames.