observações sobre o iClamper 5

Բしᗋɱ૯ȠᎶᑌ¡ઽƬᗋ

Em busca das 10 virgens inexplicáveis

EC27pRV.jpg

to abrindo esse tópico só pra alertar q já fiz uns testes aqui com chave de teste, e por padrão de construção ele passa tensão pro pino do terra.
no FASE ele acende mais forte, no TERRA acende mais fraco, pois a tensão certamente é menor.
minha instalação embora seja nova, não tem aterramento por se tratar de prédio antigo.
então fica o alerta pra quem não tem aterramento usar outro filtro de linha q não seja Clamper.

tenho tb o iPocket 3P e não apresenta esse "problema" de passar tensão por TERRA.
então, pra quem não tem aterramento pode usar um iPocket 3P em conjunto com filtro de linha comum de outra marca.

o colega de fórum um tempo atrás fez um review mais detalhado com medição da tensão...

Última edição:
E o que vc vai fazer nesse caso?

Eu tenho aquele transparente com de 8, vou ver se lembro de testar hoje com multimetro.

No meu ap é a mesma coisa, é antigo e não tem aterramento.

Uso um desses em uma rede 220v sem aterramento, tem algum problema mesmo q a longo prazo?

meu iClamper 5 chegou hoje.

EC27pRV.jpg

to abrindo esse tópico só pra alertar q já fiz uns testes aqui com chave de teste, e por padrão de construção ele passa tensão pro pino do terra.
no FASE ele acende mais forte, no TERRA acende mais fraco, pois a tensão certamente é menor.
minha instalação embora seja nova, não tem aterramento por se tratar de prédio antigo.
então fica o alerta pra quem não tem aterramento usar outro filtro de linha q não seja Clamper.

tenho tb o iPocket e não apresenta esse "problema" de passar tensão por TERRA.
então, pra quem não tem aterramento pode usar um iPocket em conjunto com filtro de linha comum de outra marca.

o colega de fórum um tempo atrás fez um review mais detalhado com medição da tensão...

O iPocket não tem esse problema, mesmo possuindo pino de terra? Sou leigo, perdoe-me se este for um questionamento evidente.

Explica ai uma coisa pra mim por favor, tenho dois amplificadores valvulados numa rede 110v , estava usando esse clamper, não sei ao certo se tenho aterramento, um desses valvulados apresentou defeito logo depois que comecei a usa-lo (poderia ser isso)? , o outro ainda esta normal, utilizando todo fds etc.

O iPocket não tem esse problema, mesmo possuindo pino de terra?
sim. o iPocket 3P mesmo sem o aterramento o pino do terra não fica com tensão. eu tenho 3 dele aqui. só os Multiproteção da Clamper q ficam com tensão no terra.

Explica ai uma coisa pra mim por favor, tenho dois amplificadores valvulados numa rede 110v , estava usando esse clamper, não sei ao certo se tenho aterramento, um desses valvulados apresentou defeito logo depois que comecei a usa-lo (poderia ser isso)? , o outro ainda esta normal, utilizando todo fds etc.
pode ser muita coisa. não da pra garantir.
pra ver se tem aterramento só abrir a tomada e olhar, e olhar no quadro (QDC) se tem terra.
o clamper 8 tem o sinalizador de TERRA PRESENTE.

pra quem é audiófilo não acho uma boa.

Última edição:
Não foi por causa do Clamper, mas certamente qualquer equipamento de áudio não é fabricado para operar nestas condições, coisa de Brasil mesmo.

O certo era você jogar este fora e comprar um APC que em 110 tem vários modelos, que é o mesmo utilizado nos Estados Unidos.

Então, estou um tanto quanto curioso sobre o assunto. O clamper com aterramento é ruim para locais sem aterramento no quadro? ou posso usar sem medo?

Edit: Uma outra pergunta, desculpe se isso soar um pouco idiota. Posso aterrar uma tomada na parede ? Ou por regra eu deveria furar um buraco no chão ?

R: Sim, no tópico linkado foi explicado que é possível utilizar a alvenaria da casa para criar um "aterramento", que pode reduzir a interferência, caso ela exista.

Última edição:
Pergunta de leigo: minha casa o aterramento das tomadas é inexistente. Meu velho trocou todas as tomadas da casa pelas de novo padrão três pinos, mas nada está conectado ao pino do terra.
Essa tensão que o chaveador passa pelo pino terra, teria problemas numa instalação elétrica igual da minha casa?

Não teria como fazer uma gambiarra de desligar o terra desse chaveador abrindo e desconectando?

Pergunta de leigo: minha casa o aterramento das tomadas é inexistente. Meu velho trocou todas as tomadas da casa pelas de novo padrão três pinos, mas nada está conectado ao pino do terra.
Essa tensão que o chaveador passa pelo pino terra, teria problemas numa instalação elétrica igual da minha casa?

Não teria como fazer uma gambiarra de desligar o terra desse chaveador abrindo e desconectando?
Impossível, vai queimar. O certo é jogar no lixo e comprar um APC, ou Panamax, etc.

Uma alternativa é o Intelbras protetor 301 só que é tomada individual, esse é bem feito de verdade.

Discussão muito interessante, acompanhando.

Tenho dois modelos deste, porém de cor preta. Verifiquei aqui e apenas um deles apresenta essa característica, creio que seja o mais antigo deles. Pesquisando um pouco sobre o assunto encontrei isto:

Este usuário "faller" parece ser uma pessoa bastante entendida do assunto, já vi alguns testes de filtros de linha e outras coisas elétricas feitas por ele. E, segundo o mesmo, não é nada grave para se preocupar.

Eu tenho o modelo preto e uso normalmente aqui, não tem aterramento, vou ter problemas ?

Testei aqui um preto e ele tem 60v no terra, engraçado que eu tenho os clamper antigos e eles não fazem isso, esses do video.

Esse comportamento em um filtro de linha, de apresentar um sinal, débil que seja na posição do aterramento quando esse não existir na instalação é relativamente comum e, dentro do filtro a responsabilidade por isso é de dois capacitores, com valores entre 2 e 22 nF, que unem respectivamente o fio fase ao pino de terra e o fio neutro a esse pino de terra. Ai no esquemático genérico a que eu me refiro são os capacitores C2 e C3 ou C5 e C7. Esses capacitores estão presentes nos melhores filtros de linha, no Brasil bem como em produtos importados como por exemplo da APC, de Belkin e outros. Só não estão presentes nos filtros de linha mais baratos e menores..

https://binged.it/37ttFd0

Se eliminares (basta cortar um de cada um de seus terminais) esse efeito cessará.
Essa parte do filtro é reponsável por parte da filtragem e, claro, só opera numa boa na presença de aterramento na tomada. A corrente drenada ou fornecida por ai, embora sentida (faz acender a lâmpada neon de um testador de fase, daqueles chave de fenda, ao se tocar na posição de fio terra) não será capaz de eletrocutar ninguém nem introduzirá ruído ou qualquer outro problema aos equipamentos..

Esse comportamento em um filtro de linha, de apresentar um sinal, débil que seja na posição do aterramento quando esse não existir na instalação é relativamente comum e, dentro do filtro a responsabilidade por isso é de dois capacitores, com valores entre 2 e 22 nF, que unem respectivamente o fio fase ao pino de terra e o fio neutro a esse pino de terra. Ai no esquemático genérico a que eu me refiro são os capacitores C2 e C3 ou C5 e C7. Esses capacitores estão presentes nos melhores filtros de linha, no Brasil bem como em produtos importados como por exemplo da APC, de Belkin e outros. Só não estão presentes nos filtros de linha mais baratos e menores..

https://binged.it/37ttFd0

Se eliminares (basta cortar um de cada um de seus terminais) esse efeito cessará.
Essa parte do filtro é reponsável por parte da filtragem e, claro, só opera numa boa na presença de aterramento na tomada. A corrente drenada ou fornecida por ai, embora sentida (faz acender a lâmpada neon de um testador de fase, daqueles chave de fenda, ao se tocar na posição de fio terra) não será capaz de eletrocutar ninguém nem introduzirá ruído ou qualquer outro problema aos equipamentos..
Pegando a deixa, já que o mestre deu as caras por aqui...
Levando em conta que moro em prédio e não tem como eu criar um terra... Posso criar um terra pro meu quarto ligando um fio ao suporte metálico da minha tv que está chumbado na parede?

Complementando o que disse o A. Faller ;
Além de compor o filtro passa baixa, estes capacitores são responsáveis por desviar para terra ruídos de alta frequência, evitando que o filtro funcione como uma antena.

Vou contar uma história já relatada aqui a alguns anos ...
Um parceiro meu vendeu um no-break de 15 Kva trifásico entrada 220 Volts e saída 380 Volts para um equipamento de cintilografia , instalado dentro de um hospital de Porto Alegre.
Depois de instalado o No-break, os médicos que faziam as analises dos exames , não conseguiam transferir os dados da máquina para o servidor geral do hospital. Chamaram o técnico representante da máquina que afirmou seria coisa do novo no-break.
O parceiro, então, me contratou para verificar o que estava ocorrendo. Verifiquei 2 coisas; No no by-pass tudo funcionava perfeitamente. Com a rede desligada tudo funcionava perfeitamente.
Contactamos o fabricante do no-break que nos enviou muitos ferrites toroidais para colocarmos em todos os cabos do equipamento em que não existisse este dispositivo.
Nada resolvia, o cliente já queria devolver o equipamento.
Eu me lembrei no meu templo de ABB e até antes, que alguns equipamentos importados vinham com filtros EM/FI na entrada , baterias e saída para uso em locais cujos equipamentos sofriam com interferência eletromagnéticas.
Que fiz :
Peguei aqueles toroides e passei cabos da mesma bitola do usado, 16 mm e dei umas 12 voltas sobre os toroides e acrescente capacitores de , 68 uf na entrada e saída destes toroides . Fiz isso na entrada e saída do equipamento e o problema se resolveu.
O que quero dizer que tem sentido o uso destes capacitores ligados ao terra.
No caso um hospital moderno tem uma serie de equipamentos que podem gerarem interferências e o próprio no-break é uma delas.
Como disse o A. Faller, se alguém em suas casa, tiver algum problema por não ter aterramento, desligue os capacitores citados. O filtro perderá um um pouco de eficiência a ruídos elétricos de alta frequência, apenas .

Grande parceiro José Amilton.. Grato por visita e colaboração tão nobre ao tópico..
Mas só para não ficar no ar me permita relembrar que não sugeri sacar fora (ou cortar um lide) dos capacitores de filtro que estão em paralelo com a rede, na entrada e saída dos filtros (que no esquemático que referi são o C1, C4 e C6) que são capacitores "X"... Sugeri sacar os capacitores "Y", de baixo valor de capacitância...

Com bastante certeza quando colocaste capacitores lá no hospital, no nosso Portinho, no valor de 68uF não foram os capacitores "Y" que são ligados entre fase e terra e entre neutro e terra..
Até mesmo porque, com 68uF entre fase e terra resultaria, pela formula da reatância capacitiva um valor de 1/( 2 x pi x f x C) = 1 / (2x3,1416x60x0,000068)
Xc = 1 / 0,02564 ou seja, Xc de um capacitor de 68uF seria de apenas 39 ohms, o que daria uma corrente de fuga, para a massa, para a carcaça do equipamento, maior que 3 Amperes para cada capacitor de 68 uF inserido, podendo sim nesse, valor eletrocutar o usuário. Ai sim poderia torrar o vivente na eventual falta do aterramento...

Portanto volto a afirmar que suprimir os capacitores "Y" em um filtro de linha não haverá de interferir em nada (detectável) no desempenho do mesmo.. Quando projeto filtro ou monto costumo usar valores de capacitância da ordem de 2 nF para os capacitores "Y", mas nem todos os fabricantes de filtros de linha conservam assim tão baixos esses valores.
Capacitor "Y" de 2nF oferece uma reatância capacitiva de 1/(2 x pi x 60 x 0,000000002) = maior que 1,3 Mega ohms, que mesmo em 220 provoca correntes de fuga menores que 0,2 miliAmperes, absolutamente inofensivas e muito abaixo do limiar de sensação do fenômeno choque elétrico..

Algumas referência sobre capacitores "X" e "Y"..
e sobre choque elétrico https://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/e/e2/NR10_Choque_Eletrico.pdf

Esse filtro clamper então é bom para quem não tem aterramento ou não?

uso um filtro de linha da clamper multiproteção numa tomada sem aterramento, quando ligo o computador usando ele nao importa o fone que for ele sempre fica chiando quando sai algum som.
acho que pode ser esse problema relatado no tópico, alguma dica para resolver isso? não queria perder a proteção, mas esse barulho me incomoda muito.

Grande parceiro José Amilton.. Grato por visita e colaboração tão nobre ao tópico..
Mas só para não ficar no ar me permita relembrar que não sugeri sacar fora (ou cortar um lide) dos capacitores de filtro que estão em paralelo com a rede, na entrada e saída dos filtros (que no esquemático que referi são o C1, C4 e C6) que são capacitores "X"... Sugeri sacar os capacitores "Y", de baixo valor de capacitância...

Com bastante certeza quando colocaste capacitores lá no hospital, no nosso Portinho, no valor de 68uF não foram os capacitores "Y" que são ligados entre fase e terra e entre neutro e terra..
Até mesmo porque, com 68uF entre fase e terra resultaria, pela formula da reatância capacitiva um valor de 1/( 2 x pi x f x C) = 1 / (2x3,1416x60x0,000068)
Xc = 1 / 0,02564 ou seja, Xc de um capacitor de 68uF seria de apenas 39 ohms, o que daria uma corrente de fuga, para a massa, para a carcaça do equipamento, maior que 3 Amperes para cada capacitor de 68 uF inserido, podendo sim nesse, valor eletrocutar o usuário. Ai sim poderia torrar o vivente na eventual falta do aterramento...

Portanto volto a afirmar que suprimir os capacitores "Y" em um filtro de linha não haverá de interferir em nada (detectável) no desempenho do mesmo.. Quando projeto filtro ou monto costumo usar valores de capacitância da ordem de 2 nF para os capacitores "Y", mas nem todos os fabricantes de filtros de linha conservam assim tão baixos esses valores.
Capacitor "Y" de 2nF oferece uma reatância capacitiva de 1/(2 x pi x 60 x 0,000000002) = maior que 1,3 Mega ohms, que mesmo em 220 provoca correntes de fuga menores que 0,2 miliAmperes, absolutamente inofensivas e muito abaixo do limiar de sensação do fenômeno choque elétrico..

Algumas referência sobre capacitores "X" e "Y"..
e sobre choque elétrico https://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/e/e2/NR10_Choque_Eletrico.pdf

Nem calculei, pensei que o Xc fosse um pouco mais alto. Tirei de um filtro que vinha instalado em alguns no-break. Detalhe tinha um resistor de 12 a 22 R /50W em série com cada capacitor.
Resolvi desconsiderar pela distancia da subestação que estava cerca de 150 metros, cuja queda na linha , me obrigou depois, a reajustar o sensor de tensão baixa da rede na entrada do no-break.
Valeu Faller.

Peraí, então o esquema é esse?
Se sua casa tem aterramento: Sem problemas
Se não possui aterramento: Vai dar merda

EDIT: Então galera... lendo no tópico citado (https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/ajuda-clamper-multiprotecao.632167/) o @josé Amilton explica que: é uma tensão / potencial residual, visto que , com um puco de corrente ela desaparece a não ser que um dos varistores esteja com defeito.

Logo, acredito que não há muito com o que se preocupar, tendo aterramento ou não

Última edição:
Peraí, então o esquema é esse?
Se sua casa tem aterramento: Sem problemas
Se não possui aterramento: Vai dar merda

EDIT: Então galera... lendo no tópico citado (https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/ajuda-clamper-multiprotecao.632167/) o @josé Amilton explica que: é uma tensão / potencial residual, visto que , com um puco de corrente ela desaparece a não ser que um dos varistores esteja com defeito.

Logo, acredito que não há muito com o que se preocupar, tendo aterramento ou não
Infelizmente estamos falando de um produto que fugiu às normas.

E se o aparelho for 2 pinos, como um roteador, o que acontece? Tem algum estudo, algum relatório? Não...

Users who are viewing this thread

Voltar