• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Obsidian 250D + Gigabyte RTX 2070 = alta temperatura

kauanmocelin

know-it-all Member
Registrado
Recentemente adicionei uma Gigabyte RTX 2070 Gaming ao meu pc(config na assinatura) e ela está ficando muito quente, passando dos 80º jogando. Minha configuração de refrigeração está assim:
  • WC CM Lite 120mm instalado na parte frontal puxando ar de fora;
  • 2 fans 120mm akasa na lateral, um como exaustor e outro puxando ar de fora.
Lendo vi que o ideal seria colocar um fan frontal puxando ar de fora e o WC na lateral como exaustor, porém meu WC não tem como instalar nas entradas laterais, somente frontal.

Alguém tem alguma idéia do que fazer?
 
Não sei se um WC é a melhor alternativa para um gabinete tão pequeno.

O fan da lateral que está puxando ar fresco é o que está mais próximo à VGA? Caso não seja, já tentou inverter o fluxo deles?

Outra alternativa pode ser trocar os fans de 120mm das laterais por modelos mais fortes (com mais CFM) e assim fazer circular mais ar no gabinete, mas isso pode incomodar seus ouvidos.

Ele tem espaço para 2 fans de 80mm na traseira, né? Se você conseguisse instalá-los ali outra possibilidade seria colocar ambos os fans das laterais jogando ar fresco pra dentro do gabinete e criar alguma pressão positiva (dá pra tentar sem os fans de 80mm também).

PS: Trocar o gabinete está fora de cogitação, né? :melior4:
 
Não sei se um WC é a melhor alternativa para um gabinete tão pequeno.

O fan da lateral que está puxando ar fresco é o que está mais próximo à VGA? Caso não seja, já tentou inverter o fluxo deles?

Outra alternativa pode ser trocar os fans de 120mm das laterais por modelos mais fortes (com mais CFM) e assim fazer circular mais ar no gabinete, mas isso pode incomodar seus ouvidos.

Ele tem espaço para 2 fans de 80mm na traseira, né? Se você conseguisse instalá-los ali outra possibilidade seria colocar ambos os fans das laterais jogando ar fresco pra dentro do gabinete e criar alguma pressão positiva (dá pra tentar sem os fans de 80mm também).

PS: Trocar o gabinete está fora de cogitação, né? :melior4:
O fan da lateral que está puxando ar fresco é o que está mais próximo à VGA? Está funcionando como exaustor esse, pois o WC está jogando ar quente pra dentro do gabinete, embaixo da GPU.

Qual você sugere que tenha mais CFM e seja de qualidade?

Seria uma opção por 2 na traseira, mas neste caso deixaria eles como exaustor e os laterais como ventilador.
O problema seria o ar aquecido saindo e voltando novamente para o gabinete.
O ideal seria as duas funcionarem na mesma direção, em exaustão.

Se eu colocar as duas como exaustão não vai ter nenhuma fan jogando ar fresco pra dentro do gabinete, isso não seria um problema?

Pensei em mudar as duas pra ventilador deixando com pressão positiva, seria pior será?

Fiz uma configuração no MSI Afterburner pra controlar a % das fans de acordo com as temperaturas, já melhorou bastante.
 
Ola, boa tarde, o WC ai e de pessima qualidade, recomendo você vender-lo e ir para um da corsair ou da evga se possivel, juntamente com uma pasta termica de qualidade, thermal grizzy ou artic silver, juntamente com coolers de alto cfm, se possivel utilize Ek vaadar ou noiser blocker pois os mesmos tem alto cfm assim voce nao tera problemas de aquecimento.
 
Ola, boa tarde, o WC ai e de pessima qualidade, recomendo você vender-lo e ir para um da corsair ou da evga se possivel, juntamente com uma pasta termica de qualidade, thermal grizzy ou artic silver, juntamente com coolers de alto cfm, se possivel utilize Ek vaadar ou noiser blocker pois os mesmos tem alto cfm assim voce nao tera problemas de aquecimento.
Mesmo o problema sendo aquecimento da GPU você acha que trocar o WC vai influenciar em algo nisso?
Esses coolers que você citou somente importando né?
 
Até 83ºC tá dentro das especificações.
Baixe o MSI Afterburner e faça uma curva personalizada nas fans, estando em 75ºC as fans em 100%.
Tá bacana esse seu PC.
 
Ola, boa tarde, o WC ai e de pessima qualidade, recomendo você vender-lo e ir para um da corsair ou da evga se possivel, juntamente com uma pasta termica de qualidade, thermal grizzy ou artic silver, juntamente com coolers de alto cfm, se possivel utilize Ek vaadar ou noiser blocker pois os mesmos tem alto cfm assim voce nao tera problemas de aquecimento.

Tenho um deepcool 240 t, muito melhor que o cm?
 
Não creio que seja problema de ter instalado o wc frontalmente.
Mesmo porque a placa de vídeo puxa o ar diretamente da grade lateral direita.

Assim imagino que a grade lateral esquerda seja usada idealmente para saída de ar.

Se possível, saberia dizer qual é a temperatura ambiente?

Em reviews geralmente os testes são feitos com temperatura ambiente controlada e até em bancada.
Assim dependendo da temperatura ambiente, é normal as temperaturas ficarem mais altas.
 
Até 83ºC tá dentro das especificações.
Baixe o MSI Afterburner e faça uma curva personalizada nas fans, estando em 75ºC as fans em 100%.
Tá bacana esse seu PC.
Onde você achou essa informação de 83º? Procurei no site da gigabyte e não achei nada.
Fiz essa configuração no MSI Afterburner e agora não está passando de 70º, parece que ajeitou..porém estava com o gabinete aberto. Vou fechar ele e tirar os filtros laterais pra ver como fica.

Não creio que seja problema de ter instalado o wc frontalmente.
Mesmo porque a placa de vídeo puxa o ar diretamente da grade lateral direita.

Assim imagino que a grade lateral esquerda seja usada idealmente para saída de ar.

Se possível, saberia dizer qual é a temperatura ambiente?

Em reviews geralmente os testes são feitos com temperatura ambiente controlada e até em bancada.
Assim dependendo da temperatura ambiente, é normal as temperaturas ficarem mais altas.

Temperatura ambiente em Curitiba está em torno de 25º.

Com relação ao WC frontal, fiquei com dúvida pelo fato dele puxar ar frio de fora e esquentar quando passa pelo rad, esse ar quente vai direto pra debaixo da GPU. Porém li em alguns lugares que esse aquecimento é algo em torno de 1º,2º.

Você acha que eu deveria deixar os dois coolers laterais como exaustores então?
 
Tenho duas placas da EVGA, no próprio software da EVGA a temperatura máximo é 83ºC. Com ele vc pode limitar a temperatura, porém vc vai tirando com ela a potência da placa.
 
O fan da lateral que está puxando ar fresco é o que está mais próximo à VGA? Está funcionando como exaustor esse, pois o WC está jogando ar quente pra dentro do gabinete, embaixo da GPU.

Qual você sugere que tenha mais CFM e seja de qualidade?

Seria uma opção por 2 na traseira, mas neste caso deixaria eles como exaustor e os laterais como ventilador.


Se eu colocar as duas como exaustão não vai ter nenhuma fan jogando ar fresco pra dentro do gabinete, isso não seria um problema?

Pensei em mudar as duas pra ventilador deixando com pressão positiva, seria pior será?

Fiz uma configuração no MSI Afterburner pra controlar a % das fans de acordo com as temperaturas, já melhorou bastante.
Temperatura ambiente em Curitiba está em torno de 25º.

Com relação ao WC frontal, fiquei com dúvida pelo fato dele puxar ar frio de fora e esquentar quando passa pelo rad, esse ar quente vai direto pra debaixo da GPU. Porém li em alguns lugares que esse aquecimento é algo em torno de 1º,2º.

Você acha que eu deveria deixar os dois coolers laterais como exaustores então?
Poxa cara, desculpe... vi a notificação no final de semana mas só lembrei de voltar ao tópico hoje :oops:

Então, acho que eu faria alguns testes com os fans das laterais atuando na exaustão e veria o resultado geral, se o fan do radiador conseguir jogar um ar mais ou menos fresco e forte pra dentro do gabinete pode ficar bom.

Vi um vídeo do Linus sobre esse carinha (link) e notei que ele aceita 2 fans de 120mm em cada lateral, né? De repente uma solução pode ser essa (adicionar mais um fan em cada lado), você pediu a recomendação e tenho dois CM MasterFan Pro de 120mm no meu gabinete (um no gabinete e outro no radiador do meu H60) e são ótimos.

Bem, desconsiderando a possibilidade ($) de colocar um WC com radiador de 240mm na lateral outra opção seria realocar o WC para a lateral mais próxima a CPU, será que rola? Teria que analisar o espaço e a compatibilidade (fora a mão de obra).... ou de repente inverter o fan no local onde seu WC já está de modo que ele jogue o ar quente pelo radiador para fora do gabinete, mas se ficar bem na sua frente isso eventualmente pode ser incômodo e "não natural".

Tenho um gabinete full tower e o WC está na parte traseira com o fan do radiador atuando na exaustão e o ar sai BEM quente mesmo com o case aberto, diga-se de passagem.

Em seu lugar acho que eu começaria tentando realocar WC para a lateral, não é legal ter esse calor todo indo para dentro do gabinete, ainda mais em um tão pequeno como o seu.
PS: Também moro na região de Curitiba (SJP) e esses últimos dias/noites de calor estão cruéis :melior:
 
Última edição:
Temperatura ambiente em Curitiba está em torno de 25º.

Com relação ao WC frontal, fiquei com dúvida pelo fato dele puxar ar frio de fora e esquentar quando passa pelo rad, esse ar quente vai direto pra debaixo da GPU. Porém li em alguns lugares que esse aquecimento é algo em torno de 1º,2º.

Você acha que eu deveria deixar os dois coolers laterais como exaustores então?

Na verdade as fans da gpu não puxariam o ar direto pela grade lateral?

Outro fato não é só o radiador que gera ar aquecido para dentro do gabinete.
Parte do ar aquecido da gpu se espalha também por dentro do gabinete.

Assim particularmente acho interessante manter uma ou duas fans na lateral esquerda como exaustão.
 
Dei uma zapeada pelo Google atrás de algo mais ilustrativo e entendo que o cenário atual é mais ou menos esse:

IMG_5645.jpg


Provavelmente o que eu faria seria algo nesse sentido:

obsidian-250d-19x-1280x1024.jpg

CA169CS_82217_800x800.png

Esse layout liberaria o espaço frontal para colocar um bom fan de 120/140mm para mandar ar realmente fresco para dentro e de quebra deixaria o calor do WC para fora do gabinete.

Além do radiador na lateral direita eu adicionaria outro fan junto a ele (como em uma das fotos acima) e na lateral esquerda poderia haver um ou dois fans para ventilar a VGA.

Creio que um esquema assim melhoraria consideravelmente o fluxo dentro do gabinete e reduziria as temperaturas, a cereja do bolo poderia ser um par de fans de 80mm na traseira, mas talvez nem seja necessário.
 
Última edição:
exatamente brow, importados, sim troca do hydrocooler faz diferenca
 

tambem nao e confiavel...

Tive um corsair h60 e agora esse deepcool 240t, nao achei nada ruim pelo preço e o que me entrega.
 
Tive um corsair h60 e agora esse deepcool 240t, nao achei nada ruim pelo preço e o que me entrega.

O único problema do 240t é o tamanho.
O meu H55 de 120mm com dual fan fica próximo, muito próximo.
 
Não faz nenhum sentido colocar 2 fans, lado a lado, com fluxo invertido. Eu colocaria essas duas fans laterais jogando ar frio pra dentro do gabinete.
 
Não faz nenhum sentido colocar 2 fans, lado a lado, com fluxo invertido. Eu colocaria essas duas fans laterais jogando ar frio pra dentro do gabinete.
Neste caso não terei nenhum fan atuando como exaustor. Todos como ventilador vai dar certo, penso que o ar quente vai ficar parado dentro do gabinete.
 
Uso os fans em Push/Pull (empurrar/puxar) com o radiador entre elas.
 
Estou pensando em trocar meu WC por um H55, H60 que seja possível instalar na lateral e comprar duas fans Noctua-F12, ficando assim a configuração:
-Fan frontal: ventilador
-Fan lateral: exaustor
-Fan lateral(WC): exaustor
-Fans RTX 2070: ventilador

Dúvida: usar o cooler do WC como ventilador/exaustor muda muito o resfriamento dele? Vejo em cada lugar falarem algo diferente, porém já vi testes usando das duas forma e a temperatura no CPU ficando igual.

Fans do H60, H55 são boas ou já compro mais uma Noctua-F12 pra ele?
 
A fan do WC tem uma melhor eficiência, qdo ela puxa o ar de fora e joga (empurra) no radiador.

Se vc adicionar a segunda fan, vc consegue refrigerar com mais eficiência e em menor rotação das fans.

Já que vai comprar, pesquise o preço do WC H80i V2.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo