OC no Ryzen 3600 com comportamento estranho

Ernesto Amorim

Member
Registrado
Boa tarde pessoal,

Recentemente, comprei um r5 3600 e estava utilizando ele em 4.4ghz@1.25 com boas temperaturas (cheguei a usar um tempo com 4.5@1.31, mas resolvi descer).

Hoje, quando liguei o computador, ou o video era perdido ao entrar no windows, ou dava tela azul. Achei que eu tinha degradado o processador e fui baixando o clock até ele funcionar. Consegui deixar estável em 4.1@"1.25v". Contudo, durante os testes, percebi que o TDP máximo (olhei pelo CPU-Z e HwMonitor) era 30W(dos 65W) e que a voltagem ficava em torno de 1.08v (sendo que na bios tá setado 1.25). A temperatura também ficou extremamente baixa, tava batendo 59 graus no teste de stress do CPU-Z (antes batia 77-78).

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo? Será que é o processador mesmo, ou pode ser a fonte que não está entregando o necessário para o processador por algum defeito? Uso uma CX 750 remanufaturada.
 
tem uma opção na bios pra capar os ryzen, chama-se eco-mode, ve se tem na sua e se tiver ativado, desativa!
geralmente capa a 45w, 30w nunca vi!
 
Rapaz, minha placa deve estar bixada. Voltou a funcionar o overclock. Engraçado que só pela BIOS não estava funcionando, pelo Ryzen Master estava ok. Vou olhar esse eco mode também!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo