• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Oc usando Asus Al Suite II e vcore max p/ 3770k

kuroobi

know-it-all Member
Registrado
Olá amigos!
Vou precisar de uma mão com OC aqui, a principio estava usando o Asus Al Suite II e quando olhei o v.core achei mto alto, pois @4.4 vejo a galera usando menos de 1.2 e aqui tava batendo 1.3

De forma geral, qual o v.core max( seguro ) para o 3770k

E outra coisa ( duvida principal)
Sobre o Asus Al Suite II , dem uma olhada nesse video no tempo 16 minutos

http://www.youtube.com/watch?v=G7jwCe0QXT0&list=PL914785EFE1F68B2B

Tem uma opção no auto tuning que parece interessante, ele vai regulando o v.core e tudo automatico e medindo a temperatura.
o problema é que não achei essa versão do Al Suite II , alguem pode me dizer qual é ou se não for abusar muito, me passar o link ?
Baixei o meu na parte de downloads da placa é outra versão, no meu auto tuning não aparece essa opção ( ou fica em outro lugar) De qualquer forma, quero testar isso.

Obrigado pela ajuda, qualificarei todas as respostas.
 
segundo a intel o vcore max é 1.52v, nesse vcore nem um water cooler vai segurar o 3770k que é esquentadinho,evite usar o asus suíte, faça o over manual na bios, para os 4.4ghz que vc está usando coloque 1.27v e veja se está estável, se estiver, reduza o vcore para 1.25v e veja se está estável, va fazendo isso até que ele apresente alguma instabilidade, ai volte para o último vcore que ficou estável. Como disse não deixe a opção de voltagem em auto pois ela tende a aumentar mais que o necessário
 
@4.4 acabei de fazer 1.27 e 1.28 de v.core
No teste de estabilidade usando o Aida64 passa, nos outros não! Quando abro bf bum!

Que triste, não sei.. Mas parece que geral consegue estabilizar em 1.25 @4.4
Pior que não to com uma placa mãe ruim, pelo contrario ela não é a top das tops mas esperava mais.
Devo ter pego um processador premiado................... Ou estar fazendo alguma meleca.
 
mas vc ta setando 1.27v de vcore na bios correto? como esta o vdroop? pois em idle ele deve ficar com uma voltagem e em full ele fica com outra, quais são?
 
mas vc ta setando 1.27v de vcore na bios correto? como esta o vdroop? pois em idle ele deve ficar com uma voltagem e em full ele fica com outra, quais são?

Sim, sim, estou fazendo direto pela Bios!

Rodando o teste de stress do Aida64 com v.core 1.3 tudo aparentava ok, algumas vezes meu bf fechava como acontecia quando o v.core estava mto baixo. Finalmente, as coisas ficaram normais com v.core 1.31 mas ta parecendo que tem algo errado, vejo a galera fazer @4.4 com bem menos.
Desculpe, não sei oque é vdroop =/

Minha Bios esta assim, tirei screen shot ( OBS: V.core ta com 1.31v )



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us


Sem Stress


Uploaded with ImageShack.us

Com Stress


Uploaded with ImageShack.us
 
Última edição:
A pedidos, vamos tentar ajudar ;)

Vou usar a bios da minha Asus P67 por ser mais parecida e acredito ser melhor pra ti...

A principio vai nas configurações de CPU e coloca assim:
***Coloca multiplicador (CPU Ratio) em 45x
20130528_185006_zpsf23eef83.jpg


Aqui:
Deixa Load Line Calibration, Duty Control e Phase Control em "Default ou Auto"
****NÃO COLOCA VOLTAGEM EM 1.4V
20130528_184955_zps8aad3780.jpg


Depois basta alterar a voltagem para 1.22v, e nenhuma outra voltagem, todas em AUTO, isso para o multiplicador 45x que citei ali em cima... caso não rode, repete as configurações só que aumenta a voltagem para 1.23, 1.24 até 1.25v, se precisa mais que 1.25v vamos rever as configurações.

Quando conseguir entrar no Windows, verificar com qual voltagem o processador vai estar em Full Load, deve haver uma variação entre o que tu configurou na Bios e o que realmente vai aparecer no Windows... essa variação é o V-Drop e é possível acertar e eliminar ela atraves do Load Line Calibration.

Este outro tópico pode ajudar bastante:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-saudavel-e-que-nao-afete-vida-util-dele.html
 
Última edição:
Ae amigão! :D
Achei melhor tirar ss as vezes pode ter alguma opção diferente na minha placa
O Duty não tem como por auto, só da pra setar uma das duas opções: T.Probe ou Extreme ( deixei em T.Pobre que deve ser padrão)

Aquele CPU Current Capability já ta a 140% no red ( normal isso?) se não me engano vai até 150%
na sua foto vi que ta a 100%

Iniciei 1.22 cheguei nos 1.25 e nada.. Pulei pra 1.30v e consegui entrar no win.
Rodando o Stress pelo Aida63 por 3 minutos tudo ok.

A variação de voltagem no win. Tanto em load quanto em full load não mudou, ficou em 1.304v o tempo todo.

Vou rodar o Prime95 pra ve se não da tela azul ( não sei pq no Aida64 em stress as vezes não da tela azul, aparenta ta estavel, mas quando rodo o Prime95 da
Se rodar o Prime e tudo estiver certo vou baixando o v.core pra ver se consigo menos.





Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
------------
Nada feito :(

Dei start no Prime95 e tela azul em seguida.

Vou aguardar ajuda p/ mecher novamente, o v.core já ta altinho.
 
Baixa o CPU Current Capability pra 100% e o Duty Control coloca em Extreme que ele muda de Thermal para Current Balance

Intel Speedstep Technology e C1E coloca Disable

A voltagem continua a mesma porque o Load Line Calibration esta em AUTO, podes colocar ele Extreme ou Ultra-High pra travar mesmo, no meu usava Ultra High, porque Extreme chegava a aumentar a voltagem
 
Última edição:
Baixa o CPU Current Capability pra 100% e o Duty Control coloca em Extreme que ele muda de Thermal para Current Balance

Intel Speedstep Technology e C1E coloca Disable

A voltagem continua a mesma porque o Load Line Calibration esta em AUTO, podes colocar ele Extreme ou Ultra-High pra travar mesmo, no meu usava Ultra High, porque Extreme chegava a aumentar a voltagem

Fiz as modificações e deixei o Load Line Calibration no Ultra-High to rodando stress pelo Aida64 e o core voltage continua fixo 1.304v

Linhas de voltagem


Uploaded with ImageShack.us

vou rodar o prime95 pra ve se segura
------------
Prime95 rodando da tela azul :(

Xii... devo ter pego um processador bem porco!
------------
Coloquei Load Line Calibration em Extreme o core voltage foi pra 1.312v e full load 1.320v
 
Última edição:
Que droga...

Agora estou saindo... depois volto a tento ajudar novamente ;)

Pelo que estou vendo não vai ajudar em nada, mas aqui esta a minha bios atual:

20130612_211358_zps2e9388d2.jpg

20130612_211406_zps017dd27e.jpg

20130612_211413_zps7a489453.jpg


Fiz as modificações e deixei o Load Line Calibration no Ultra-High to rodando stress pelo Aida64 e o core voltage continua fixo 1.304v

Linhas de voltagem
[url]http://img585.imageshack.us/img585/1839/h34f.jpg[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

vou rodar o prime95 pra ve se segura
------------
Prime95 rodando da tela azul :(

Xii... devo ter pego um processador bem porco!
------------
Coloquei Load Line Calibration em Extreme o core voltage foi pra 1.312v e full load 1.320v
Sim.. em Extreme ele chega a aumentar o voltagem(V-Drop), e em Ultra-High (75%) ele mantem o mesmo valor... deixa em Ultra-High ;)

Existe sim a possibilidade de ter pego um processador "ruim".. eu aqui estou tendo dor de cabeça com o overclock nas placas de video :fist:
 
Última edição:
Ta valendo amigo!
Vc já fez muito, agradeço pela ajuda.

To bem aborrecido com esse processador, vou jogar fogo nele! ( só que não kkkkkkk * Raiva!!)
Bom... Paciencia, vou deixar em @4.4 por enquanto.

Se tiver mais alguma ideia depois agente tenta.
Abraço
 
Ta valendo amigo!
Vc já fez muito, agradeço pela ajuda.

To bem aborrecido com esse processador, vou jogar fogo nele! ( só que não kkkkkkk * Raiva!!)
Bom... Paciencia, vou deixar em @4.4 por enquanto.

Se tiver mais alguma ideia depois agente tenta.
Abraço
já tentou aumentar o multiplicador mantendo a voltagem em 1.304?
 
já tentou aumentar o multiplicador mantendo a voltagem em 1.304?

Ainda não.
O multiplicador é o 100 certo? ( 100x44 =4.400)
Eu posso por qualquer valor nele? mesmo quebrado ou tem valores fixos?
vlw
 
Ainda não.
O multiplicador é o 100 certo? ( 100x44 =4.400)
Eu posso por qualquer valor nele? mesmo quebrado ou tem valores fixos?
vlw
Multiplicador é o valor inteiro, 44, 45, 46, 47...

Vai que roda com clock mais alto com o mesmo 1.304v "minimo" que tens ai ;)
 
Última edição:
( mal a demora)

Não consegui =/

Dei reset na CMOS.
Tava vendo aqui, achei estranho.
Sem OC ele usar vcore 1.104 quando do stress 3.9 ele joga a vcore pra 1.3.04v PQP!

1.3v pra turbo @3.9 o_O ? ( Será que essa placa mãe ta zuada? )

Isso de fabrica -_-

Me digam uma coisa, na relação: v.core Vs temperatura.

Caso eu consiga segurar a temperatura baixa, posso subir o v.core pra 1.4v ou 1.5v sem problema? Digo o que "detona" o processador é apenas a temperatura alta? ( Ou o v.core em si também tem relação? Se tiver é relevante? )
 
Última edição:
sua mobo não ta zuada, é que toda mobo quando vc deixa o vcore em auto ela seta um valor bem acima do necessário.

teoricamente sim, é para aguentar sem problema já que a intel diz que o limite é até 1.52v , mas existem processadores que podem ser mais "sensíveis", ai é por conta e risco de cada um,mas se tá na garantia o rma da intel é sussegado,hehhehe, eu mesmo uso meu 2600k a 4.8ghz com 1.42v há um ano sem problema nem degradação.

Não é apenas a temp que degrada o processador , voltagens muito altas ,mesmo com uma refrigeração suficiente, causa degradação,lógico que em benchmark como o uso é rápido a degradação é mínima, isso se ocorrer.
 
Saquei.
Tipo, tem como fazer OC só no turbo? Digo, deixar o pc em stock ( pra ficar com v.core baixo em uso normal) e quando for jogar algum game, ele ligar o turbo com o OC pra @4.4 ?

Outra coisa, deixar os cores com OC diferente da algum lucro? Tipo..2 x@4.6 e o resto @4.4? ( vale a pena? )

Comecei a fazer meu Block, esse H100i não vai dar conta de segurar v.core mais alto nesse processador.
Se eu soubesse que seria assim, jamais teria comprado um WC, gastei dinheiro atoa.

Agradeço D+ pela ajuda galera, vlw!! :D
 
Última edição:
Faz o seguinte kuroobi, entre na bios e de um load optimized default, após ter feito isso altere:
multiplicador = 45
cpu voltage = offset mode
offset mode sign = +
cpu offset voltage = 0.045 (se estabilizar com isso você pode ir reduzindo 0.005 até ficar 100%)
O certo é o vcore variar de 0.936 (idle) a 1.240 (full) e o multiplicador de 1.6 (idle) a 4.5 (full), acho que é bacana usar speedstep + vcore offset que tem uma economia de energia e umas temperaturas menores dependendo do uso.
Teste ai e me fala que eu estudo com você pra solucionar o seu problema!
Tentei tirar uma screen da minha bios apertando F12 e não consegui, não sei pra onde foi a imagem. Como você fez?
Abraços
 
Última edição:
Faz o seguinte kuroobi, entre na bios e de um load optimized default, após ter feito isso altere:
multiplicador = 45
cpu voltage = offset mode
offset mode sign = +
cpu offset voltage = 0.045 (se estabilizar com isso você pode ir reduzindo 0.005 até ficar 100%)
O certo é o vcore variar de 0.936 (idle) a 1.240 (full) e o multiplicador de 1.6 (idle) a 4.5 (full), acho que é bacana usar speedstep + vcore offset que tem uma economia de energia e umas temperaturas menores dependendo do uso.
Teste ai e me fala que eu estudo com você pra solucionar o seu problema!
Tentei tirar uma screen da minha bios apertando F12 e não consegui, não sei pra onde foi a imagem. Como você fez?
Abraços

Desculpa, não deu pra entrar ontem.

Bom, pra tirar ss eu apertei f12 ( Ele salva no pendrive não consegui salvar direto no hd), então, tem que ter um pen drive conectado.

Mal ae, não procurei na bios e não achei a opção: load optimized default , então, dei reset na CMOS aqui.
Fiz apenas essas alterações:

multiplicador = 45
cpu voltage = offset mode
offset mode sign = +
cpu offset voltage = 0.045

Iniciando o win agora o v.croe em 1600Mhz x16 deu 1.192v e 4500Mhz x45 1.360v
vou tentar reduzir como indicado.

Brother, desde já.
Muuito obrigado, só não qualifico agora pq o sistema pede pra qualificar outro antes de atribuir mais qualificação.
------------
Vou ter que sair, mais tarde volto a testar.

To usando bf pra testar ( já que pelo prime a v.core é jogado lá no alto e a temperatura fica impossivel)
Pelo AIDA64 em full load ele pisca o 1.36 e logo cai pra 1.34v

O offset ta 0.025 ( valor bom ou ruim?)

To testando o bf3 pra ver como fica, com 0.020 o jogo travou, com 0.025 o v.core dentro do jogo ficou variando assim : Entre 1.32 e 1.34 ( algumas vezes 1.35 mas na maior parte do tempo 1.33 e 1.34)

Ainda estamos longe do que vc sugeriu 1.24v mas de x44 pra x45 dando 1.33/1.34 já é alguma coisa.
 
Seu processador ta comendo vcore com farinha hein! rs
Faz o seguinte, tira do offset mode e coloca manual, poe 1.250v e testa pra ver, se der bsod vai aumentando o load line calibration pra medium/high/ultra high, tem que estabilizar pelo menos nisso. Tem algo muito estranho ai
 
Não vai =/

Nem se eu seto na bios o padrão de fabrica
@4.2
@4.4
@4.6

Quando seto @4.6 da tela azul, não devia acontecer isso certo?
Pois a série K é uma série com multiplicador destravado e com potencial de OC, tanto tem esse pontecial que existe configurações pré estabelecidas pra isso na placa de placas boas.

Esse poderia ser um bom argumento para pedir outro processador ao vendedor?
------------
x45 1.250v e load line calibration em extreme ele entra no win, rodo stress com o AIDA 64 bate 1.27v em full load mas quando entro no bf nao carrega.
vou tentar subir um pouco
------------
@4.4 com o load line calibration segurou bf nos 1.28 vou jogar um pouco pra ver se continua.
Bom, melhor do que @4.4 a 1.32 :D
sera que 1.28v ja é algo "aceitavel" ? ou ta mto extrapolado ainda ?
 
1.28v pra 4.4 ainda to achando alto, mas ta melhorando :awesome:
Quando você instalou o H100i reparou se havia uma folga entre o backplate e o parafuso que segura o block? (aqui na minha primeira instalação percebi essa folga)
Se você lembra dessa folga, te aconselho a desmontar o WC, colocar uma ou duas arruelas no backplate até dar 100% de aperto nos parafusos na placa-mãe.
Limpe bem o processador e o contato do watercooler com um papel (toalha ou higiênico) úmido de álcool isopropílico, aplique uma pasta térmica de qualidade (aconselho artic mx-4) e aperte o block até travar.
 
Última edição:
1.28v pra 4.4 ainda to achando alto, mas ta melhorando :awesome:
Quando você instalou o H100i reparou se havia uma folga entre o backplate e o parafuso que segura o block? (aqui na minha primeira instalação percebi essa folga)
Se você lembra dessa folga, te aconselho a desmontar o WC, colocar uma ou duas arruelas no backplate até dar 100% de aperto nos parafusos na placa-mãe.
Limpe bem o processador e o contato do watercooler com um papel (toalha ou higiênico) úmido de álcool isopropílico, aplique uma pasta térmica de qualidade (aconselho artic mx-4) e aperte o block até travar.

Não sobrou folga aqui, ta tranquilo nessa parte.
Outra coisa, meu pc ta no alto e o radiador ta pro lado de fora apenas a 15cm da saida de ar do ar condicionado, se eu viro a pá do ar, sai tudo ali em cima.
Mesmo com um vcore 1.3v não chega a 60C em full.

Mas de qualquer forma, esse v.core ta estranho mesmo, não encontro v.cores altos assim em lugar algum.
Sem falar que de fabrica temos essas configurações automaticas @4.2 4.4 e 4.6

Ela sempre joga o v.core mais alto pra garantir, e aqui nao inicia o sistema nos @4.6 com as configurações pre definidas pela asus ( por mais que de pra refinar isso, ERA PRA ta estavel tranquilo com as pré definições já que eles jogam o v.core alto e já pra isso)... claro que depois agente refina na mao.
MAS o que quero dizer é que era pra dar certo e mesmo @4.4 como o amigo disse "Ta estranho" =/

Parece que algo não ta normal nesse processador.
Vou mandar de volta , ja falei com o vendedor. ( vou fazer daqui umas 3 semanas e não vou ter tempo pra usar o pc depois, tenho que aproveitar pra jogar)
Espero que eles façam os testes direito.

Ja tentamos refinar de tudo conter jeito, não ta indo, não deve ta normal isso....................................
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo