• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Open Source e o profissional de TI

blackbrain

©
Registrado
O movimento Open Source vai se acelerar com a crise econômica. Budgets mais apertados e ênfase na redução de custos tornam mais atraentes as alternativas “low cost”.*

Open Source (OS) já está maduro. Não é mais novidade e vemos soluções OS em todos os lugares. Na Internet, nos roteadores, nos data centers corporativos, em navegadores GPS, nos celulares...Estão na base da maioria das iniciativas Web 2.0 e redes sociais e nas linguagens de programação dinâmicas (PHP, Perl, etc). É a base tecnológica do Google, da Amazon, da Wikipedia...Seu impacto na indústria de software, nas empresas e na carreira profissional não deve e nem pode ser ignorado.

Diante deste cenário, o que podemos esperar do Open Source para os próximos anos?

Bem, embora futurologia seja uma área de alto risco, podemos (e estas são minhas opiniões pessoais) com alto grau de certeza afirmar que:

a)Open Source vai se tornar mainstream nas organizações. Será um padrão “de facto” em alguns segmentos como infraestrutura (sistema operacional, middleware, banco de dados...), ferramentas de desenvolvimento, computação de alto desempenho (hoje cerca de 85% dos supercomputadores da lista Top500 são baseados em Linux) e na maioria dos softwares embarcados.

b)Os ecossistemas de software serão construídos em cima da sinergia entre modelos de negócio baseados em Open Source e proprietários. Praticamente todos produtos de software proprietários vão incorporar, em maior ou menor grau, código Open Source.*

c)Parcela significativa das atividades profissionais de TI estarão diretamente relacionados com Open Source. Arquitetos e engenheiros de software deverão ter competência no modelo Open Source de desenvolvimento de software. Vejam bem, não estou falando em ser simples usuário de Linux ou OpenOffice, mas de conhecer modelos de desenvolvimento colaborativos, criar e manter comunidades, etc. Contribuir para a comunidade e obter certificações que comprovem skill em Open Source serão consideradas um “plus” pelos empregadores e profissionais.*

d)Modelos de inovação abertos (Open Innovation) serão cada vez mais comuns e adotados pela maioria das empresas. Open Source é um exemplo prático e bem sucedido de Open Innovation. As empresas estarão atuando de forma mais pró-ativa com as comunidades, não apenas usando software Open Source mas colaborando com código e capital intelectual. Desenvolver código Open Source será visto como um investimento em P&D.

e)Open Source será visto como um campo específico da educação em ciência da computação e novas disciplinas serão adotadas pela academia. O diferencial do Open Source é o processo de desenvolvimento colaborativo de software e não o uso dos sistemas Open Source…Open Source é basicamente colaboração e inteligência coletiva. Precisamos estudar e entender os motivadores e os inibidores para criação de processos colaborativos e para isso é necessário entender o que é uma cultura de participação. Um ponto importantíssimo neste contexto é criação e motivação de comunidades. É fundamental para o sucesso de qualquer projeto Open Source que uma comunidade ativa e atuante seja mobilizada. A comunidade é o coração dos projetos Open Source. Se for vibrante e ativa, os projetos decolam e evoluem. O processo de desenvolvimento colaborativo do software Open Source também merece um estudo mais aprofundado. Apresenta características diferentes dos modelos de desenvolvimento comumente adotados nos softwares proprietários. Portanto esta nova disciplina poderia ser algo como “Desenvolvimento em Open Source: práticas de engenharia de software”. E outra disciplina essencial: modelos de negócio. Sem um ecossistema saudável, os projetos Open Source não serão sustentáveis. Deve existir receita em algum lugar da cadeia de valor e como obter esta receita serão os principais tópicos desta disciplina.*

Estamos vivenciando um momento interessante. Open Source está se consolidando como parte integrante do portfólio de software das empresas. Já não está mais restrito à periferia de TI, rodando apenas em servidores de impressão ou de rede, mas está inserido no core do negócio. As novas aplicações que utilizam conceitos mash-up, exploram redes sociais e a Web 2.0 serão intensamente baseadas em softwares Open Source. E estas aplicações serão cada vez mais críticas ao sucesso dos negócios. A conclusão então é simples: ignorar Open Source não será nada saudável para a nossa carreira profissional.

Fonte: IBM DeveloperWorks

-----------------------------

É cambada.... quem trabalha/pretende trabalhar com TI e acha que Open Source é coisa de um bando de desocupados, vai ter que se acostumar...
 
Uma coisa que eu li mas não concordo por ainda não ver isso hoje é SOs open source. A fatia do linux está crescendo muito lentamente ainda. Os SOs proprietários estão firme e forte ainda.
 
Uma coisa que eu li mas não concordo por ainda não ver isso hoje é SOs open source. A fatia do linux está crescendo muito lentamente ainda. Os SOs proprietários estão firme e forte ainda.


O problema para do linux é a pirataria, em quanto existir pirataria de software o linux não vai para frente..

Um linux hoje em dia supre 90% das necessidades de um usuário comum que apenas lê e-mail, faz trabalho de faculdade, acessa orkut e youtube..
 
Talvez... Mas como a pirataria nunca vai acabar e eu nunca irei parar de jogar, creio que o Linux continuará como está...

Fato: Se fosse obrigatório, não existindo pirataria, eu certamente compraria o Windows... Infelizmente essa é a verdade... Será que eu seria o único e esse seria o "Boom" do Linux, ou muitos outros pensariam como eu? Talvez nunca saibamos...
 
Bom..

Cada vez mais as empresas estão adotando a sistemas a la linux, debia e gentoo são os favoritos pra isso, usando bastante recursos dos opensources.. acredito que isso aumentará sim..

Claro.. em minha visão.. sistemas que não seja windows, estão fora do alcançe de usuários inicias, as distro que tem por ae, não conseguem ainda ser total pratico pra um usuário, por mais que falamos que hjá está ficando banal, considero mais a lingaguem, querendo ou não, uma hora vai precisar usar shell e ai?..

Acredito que isso daqui uns anos mude pra usuários inicias..

Sobre pirataria.. acredito que esse seja o fator principal ainda de não fazer a comumidade opensource explodir ainda..

Himitsu, Você falou que compraria o Windows original né.. mas já pensasse em comprar o Office? Photoshop? Antivirus? Gravador de CD&DVD(Nero).. entre outros.. se você por na conta do lapis e querer ser todo certinho, vai gastar uma $$ federal..

Então.. Linux tem tudo isso e free.. isso é um dos motivos que os opensource vem crescendo..

Agora.. tem que ter cuidado com esse tipo de coisa(Opensource) .. pois a garantia de segurança dele que pode desejar..

Sabendo que grupo(Comunidade) irá lançar é de confiança e tals..

Bom.. irei começar a fazer certificaçâo do MCP e depois MCSA..
Agora.. conhecimento em redes e linux.. isso é um prato cheio para o curriculo..

Pois, você que pretente ser administrador ou trabalhar com redes, já é bom estudar um pouco ou mexer com sistemas linux.. sempre tem algum servidor!!

Onde eu trabalho tem uns 4linux e 6windows server 2003..

Acho que é isso!!

:)
 
Vocês perceberam que o artigo não fala exatamente sobre Linux, e sim sobre Open Source né? Mas blz...

Não sei por que insistem tanto nesse "boom" do Linux. Dificilmente isso ocorrerá, assim como a pirataria não vai acabar.

Mesmo assim, acredito que o "Open Source" vai crescer muito. Já provou que funciona, é eficiente e seguro. "Colaboração e inteligência coletiva", como diz o autor...
 
Ninguem falou de desktop no artigo, o assunto é o ecossistema de infraestrutura.
 
Eu comentei bastante do Linux, porque todo o sistema é feito com ajuda de comunidades.. e mostrei o crescimento do mesmo!!

OpenSource é isso.. ajuda de todos.. e como disse anda crescendo muito.. principlamente em servidores!!

;)
 
A verdade é que em países de 1° mundo em desktop, linux é muito mais difundido que nos países de 3° mundo, já na área comercial o linux vem tomando uma fatia grande do mercado. O profissional de TI que não se adaptar a essa tendência ficará parado no tempo como o usuário de desktop.
 
A verdade é que em países de 1° mundo em desktop, linux é muito mais difundido que nos países de 3° mundo.

Concordo com você.
Aqui no Brasilo linux não faz sucesso por que precisa de um certo tempo gasto com estudo da distro, aprender comandos e tals. Como a população brasileira em sua maioria não gosta de estudar, ficam o tempo todo no orkut e youtube e só.
 
Acho que o linux já domina algumas fatias do mercado de TI.

Hoje em dia não consigo ver um servidor de BD que não seja linux, e tambem não consigo ver um servidor web rodando em cima do windows. E se não me engano o linux tbm esta muito forte na parte de redes (firewall, roteador).
 
Concordo com você.
Aqui no Brasilo linux não faz sucesso por que precisa de um certo tempo gasto com estudo da distro, aprender comandos e tals. Como a população brasileira em sua maioria não gosta de estudar, ficam o tempo todo no orkut e youtube e só.

Na verdade esse tipo de brasileiro que tu citou, não usa linux pq sempre tem um amigo com uma copia pirata do windows.

Conheco pessoas que até hoje usam PC com linux sem saber. Pois a unica coisa que fazem é abrir o firefox e msn.
 
segundo a canonical, no ano de 2007 se não me engano o brasil foi um dos paises que mais baixou/requisitou via correrios, o sistema Ubuntu... tem muita gente aqui que usa linux...

sobre o artigo, realmente os programas OP estão aqui para ficar, e é bem previsivel, até mesmo os governos estão entrando nessa. O governo Russo, contrario o Red Hat para instalar seu sistema nos computadores do governo, uma **** responsabilidade, e somente uma empresa com reconhecimento e competencia seria chamada.
 
Gunss eu discordo disso , e ainda sendo meio pessimista creio que no futuro a canonical pode cancelar envio de cdś pro Brasil por varios motivos !

Uma coisa que percebo na area de TI mas especificamente aqui na minha regiao e que ao ouvir esse maldito "termo" opensource a maioria torce o nariz e pior praguejam quando sabem que vao ter que lidar com algum servidor linux n interessando distro , todo mundo so quer mel.com.açucar e as distros voltadas aos usuarios comuns estao bem simples , entretando realmente n garanto que totalmente livres de uso do console , mas no mandriva 2009 rapidinho pelo centro de controle criei um servidor DHCP com squid/proxy + firewall aqui para casa sem precisar fazer nada na "unha" so configurando os repositorios (tambem pelo centro de controle) e dando next+next !
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo