Open Source é pirataria

Stronks

2004 member
Registrado
29_riaa_lgl.jpg

Um grupo de políticos nos Estados Unidos está tentando convencer o governo deste país que considerem o uso do Open Source como uma ação de pirataria. Na verdade, incentivam a vigilância de países como Índia, Brasil e Indonésia pelo uso de softwares de código aberto, colocando-os na mira de uma lista especial criada para observar esse tipo de atividade. A petição vem de, nada mais nada menos, que organizações como a MPAA (Motion Picture Association os America) e a RIAA (Recording Industry Associoation of America), que protegem os direitos autorais. Para esses organismos, a medida tem como objetivo "a adequação e eficácia dos direitos de propriedade intelectual", e lista países que os Estados Unidos consideraria "inimigos do capitalismo". A descoberta teria sido feita pelo professor de Direito da Universidade de Edimburgo, Andrés Guadamuz.

É verdade que o Open Source tem certa tendência a ser relacionado com países de ideais mais liberais, mas isto não é mais que apenas uma consequência do livre mercado: a competência permite que as soluções de código aberto sejam uma alternativa especialmente interessante a países que buscam formas de reduzir custos.

linux_vs_windows.jpg


Na verdade, há numerosos países que já legislaram sobre a adoção do Software Livre, e isso prejudica os interesses das companhias americanas como a Microsoft, mas como descobriu Guadamuz, não é sequer necessário que haja legislação sobre o uso de soluções Open Source para que esses países entrem na lista. Basta uma simples recomendação...

O The Guardian analisa o caso da Indonésia, que ano passado recomendava o uso de softwares de código aberto a diversos organismos governamentais, mas não impunha o uso. Curiosamente, isto tem sido semelhante ao que o governo britânico recomendou; não obstante, essa recomendação não teve nenhum resultado prático.

Contudo, o IIPA (International Institute of Photographic Arts) crê que a Indonésia deveria entrar na lista especial de países inimigos por ter estimulado a adoção de soluções Open Source. "Debilita a indústria de software" e "demonstra incapacidade de demonstrar respeito pelos direitos de propriedade intelectual".


O artigo original está correto em sua análise; mas a declaração da IPAA não apenas se esqueceu de que há empresas e negócios totalmente desenvolvidos em torno do Open Source (Red Hat, Novell, Canonical, WordPress, por exemplo), mas vai mais além, sugerindo que o uso do Open Source mina a propriedade intelectual. Sobretudo, o que o software livre faz é justamente reforçá-la: as licenças de software livre e código aberto estão destinadas a proteger esses direitos, mas de forma que esses código e os desenvolvimentos beneficiem toda a comunidade de usuário.

Mais uma amostra da cegueira das organizações que protegem os direitos autorais e a propriedade intelectual, que continuam sem saber como se adaptar ao mercado.

ForumPCS


"Homem primata, capitalismo selvagem" :slap:
 
Última edição:
Para ser honesto, não sou um dos entusiastas de software livre, me refiro aos Sistemas Operacionais, mas outros softwares eu sempre preferi, tipo Filzip, CPUz, PC Wizard, etc. mas prefiro um Windows Pirata do que um Pinguim Livre porque atualmente gosto da facilidade e compatibilidade que o Windows oferece, mas com certeza sou a favor do Linux e todos softwares livres, inclusive para serem adotados por governos, ongs e empresas, eu já vi até bancos usando linux, o Banco do Brasil usa Linux se não me engano, e seria um monopólio além de ser um retrocesso se proibirem a liberdade dos Open Source.
:p Haja paciência com Linux, mas também acho que eles que estão esperneando, latem mas não mordem porque se não tivesse o parametro do Open Source para comparar com os produtos que eles vendem ninguém perceberia o quanto é superior um Office ou Windows. (não digo com relação à segurança, mas sim com relação à utilização, instalação, etc.)
 
Por mais indiferente que minha opinião possa parecer, eu até "respeito" open source, mas é como o usuário acima falou, não troco o SO ou outros aplicativos por mera conveniência.
Torço para que um dia isso mude (pra mim).

E sobre a RIAA e a MPAA, são patéticas. Ao invés de procurar novos jeitos de fazer dinheiro, querem continuar mamando nas tetas de quem realmente trabalha (os "desenvolvedores" de conteúdo passível de registro autoral), à la centrais sindicais de hoje em dia (acreditem ou não, tá dando mais dinheiro que igreja).
 
na boa... por mais dura que seja a realidade eu chamo isso de hipocrisia dos 2 usuarios as cima...
quem afunda o open source nao sao os orgãos que avalia se é pirata ou nao e sim usuarios como vcs... pois duvido que vcs usaum nos seus pcs Win original e licenciado (original eh uma coisa... ja licenciado é outra) PS e outros aplicativos originais...
só vo dar um exemplo: a alguns meses atras eu estava procurando um programa para fazer plantas estilo CAD... intao resolvi por curiosidade procurar pelo + famoso i tal... e la vai a surpresa... 7k reais um autocad, agora me diz?? vale a pena pagar esse preço para ter 1 ou outra funçao ou facilidades de instalaçao do que usar um open? aposto que nao.
 
na boa... por mais dura que seja a realidade eu chamo isso de hipocrisia dos 2 usuarios as cima...
quem afunda o open source nao sao os orgãos que avalia se é pirata ou nao e sim usuarios como vcs... pois duvido que vcs usaum nos seus pcs Win original e licenciado (original eh uma coisa... ja licenciado é outra) PS e outros aplicativos originais...
só vo dar um exemplo: a alguns meses atras eu estava procurando um programa para fazer plantas estilo CAD... intao resolvi por curiosidade procurar pelo + famoso i tal... e la vai a surpresa... 7k reais um autocad, agora me diz?? vale a pena pagar esse preço para ter 1 ou outra funçao ou facilidades de instalaçao do que usar um open? aposto que nao.

Verdade. Quando as empresas cobram pelo produto, são tiranas. Quando elas criam os produtos e distribuem de graça, são umas safadas.
.
.
Também não gosto de frescura e hipocrisia.
.
.
:wave:
 
na boa... por mais dura que seja a realidade eu chamo isso de hipocrisia dos 2 usuarios as cima...
quem afunda o open source nao sao os orgãos que avalia se é pirata ou nao e sim usuarios como vcs... pois duvido que vcs usaum nos seus pcs Win original e licenciado (original eh uma coisa... ja licenciado é outra) PS e outros aplicativos originais...
só vo dar um exemplo: a alguns meses atras eu estava procurando um programa para fazer plantas estilo CAD... intao resolvi por curiosidade procurar pelo + famoso i tal... e la vai a surpresa... 7k reais um autocad, agora me diz?? vale a pena pagar esse preço para ter 1 ou outra funçao ou facilidades de instalaçao do que usar um open? aposto que nao.

Hein???
Se você acha bonito usar a palavra "hipocrisia" em tudo que lê e é contrário a sua opinião, pelo menos leia sobre o que você está à comentar.
Não falei quem afunda a indústria "original" ou ainda coloquei a culpa no open source.
Muito menos falei que quem afunda o open source são os órgãos que avaliam "se é pirata ou não".
Aliás, você chegou a ler nossas (minha e do outro usuário) opiniões ou parou no "são patéticas"???

Eu apenas falei que uso aplicativos proprietários porque me convém, quando open source ficar no mesmo nível de "usuabilidade", eu troco sem problemas.

E sobre a RIAA/MPAA, apenas fiz uma comparação aos sindicatos trabalhistas que estão prosperando no nosso glorioso país, não servem para absolutamente nada além de mamar e distribuir dinheiro a seus integrantes (do próprio sindicato e não aos trabalhadores associados).
Simples assim, ataquei a RIAA/MPAA e não open source ou muito menos produtos proprietários.

Agora se você tem problemas de leitura e interpretação textual, são outros quinhentos.
E aliás, se você queria um programa CAD pra fazer plantas, é só pegar em regime de licensa pra estudante que você pode usar de graça essa "uma ou outra função ou facilidades", basta procurar melhor. Se tiver muito difícil mesmo, então vá para alguma faculdade próxima a sua localidade que possua cursos que utilizem esses programas e eles te ajudam.

Assim, vou desenhar:

O Estado existe como forma de adequar o funcionamento coletivo de maneira que possamos conviver em sociedades, certo? E pra isso esse Estado precisa de dinheiro. Agora me diga o que aconteceria com esse Estado caso nós atingíssemos um nível tal de desenvolvimento intelectual e cultural que o tornasse obsoleto e desnecessário. Responda se esse Estado abriria mão de sua própria existência? Imagina a quantidade de funcionários estatutários que perderiam seus empregos e em muitos casos, não saberiam fazer outra coisa, e aí?
Mesmo acontecendo com a MPAA/RIAA, os tempos mudaram. Eles não.
 
Última edição:
Open Source passa a ser pirataria, se por exemplo alguém baixar uma imagem do Ubuntu, Fedora e outros, e sair vendendo em barraquinha pela rua, porque se a partir do momento que é livre para download, ninguém pode usar isso como um produto para venda.

Mas esse lance de pirataria porque o produto é vendido muito caro, é relativo. O Winzip até uns tempos atrás era vendido a no máximo 40 reais, e mesmo assim quase que 100% dos computadores no Brasil, usam versão pirata. Ou seja, nem sempre o problema é o valor cobrado pelo software.

A Adobe deixou de produzir software em português, e também material oficial para treinamento/estudos em português, porque o Brasil é um dos maiores centros de pirataria de produtos Adobe no mundo, e como retaliação fizeram isso. Tem um cara dentro da Adobe que é considerado o "Papa" no Photoshop (ou alguma outra coisa da Adobe que eu não me lembro), que viaja pelo mundo fazendo palestras. A Adobe praticamente tenta proibir o cara de vir para o Brasil por esse motivo.

Para finalizar: Se o Windows passar a custar R$ 80,00 , ainda vai ter muita cópia piratada rolando solta por aí.
 
Última edição:
Open Source passa a ser pirataria, se por exemplo alguém baixar uma imagem do Ubuntu, Fedora e outros, e sair vendendo em barraquinha pela rua, porque se a partir do momento que é livre para download, ninguém pode usar isso como um produto para venda..

Da onde você tirou isto? É completamente legal você vender um software livre, posso gravar um CD com Ubuntu e vender pelo preço que eu quiser. A unica restrição é seguir a licença de uso dos softwares que estão sendo vendidos.

A maior parte dos programas de código aberto segue a licença GPL (ou até outra mais liberal), que força que o 'vendedor' neste caso providencie o código fonte (ou um meio fácil para obter) das aplicações para o comprador e de que o comprador também vai ter total direito de vender cópias, seguindo as mesmas restrições.
 
Nem vou comentar os adjetivos que pessoas ignorantes querem me atribuir, primeiro tentem me conhecer pra depois julgar, ou então falem o que quiserem, se quiserem latir podem latir, só não venham me morder. :fist:

Se tem alguém safado na história é a própria Microsoft e o pessoal que ajuda eles a perpetuar o Windows como Sistema Monopólio, porque segundo a Lei de direitos autorais, se eu inventar um programa, tenho 5 anos para explorar minha invenção, depois disto sou obrigado a abrir o código para concorrência, genéricos, similares...etc. no entanto vc pega um Windows e ele consta lá como 1995 a 2010 por exemplo, sendo que o Windows se tornou sistema operacional em 1998, se a LEI fosse séria e não SAFADEZA, em 2003 já deveriam ter aberto o código, mas os ESPERTALHÕES mudam uma barrinha aqui, acrescentam um recurso ali, visual daqui e de lá, a própria mudança de hardware, e assim mantém o monopólio sobre uma coisa que já vai fazer 20 anos.
 
Nem vou comentar os adjetivos que pessoas ignorantes querem me atribuir, primeiro tentem me conhecer pra depois julgar, ou então falem o que quiserem, se quiserem latir podem latir, só não venham me morder. :fist:

Se tem alguém safado na história é a própria Microsoft e o pessoal que ajuda eles a perpetuar o Windows como Sistema Monopólio, porque segundo a Lei de direitos autorais, se eu inventar um programa, tenho 5 anos para explorar minha invenção, depois disto sou obrigado a abrir o código para concorrência, genéricos, similares...etc. no entanto vc pega um Windows e ele consta lá como 1995 a 2010 por exemplo, sendo que o Windows se tornou sistema operacional em 1998, se a LEI fosse séria e não SAFADEZA, em 2003 já deveriam ter aberto o código, mas os ESPERTALHÕES mudam uma barrinha aqui, acrescentam um recurso ali, visual daqui e de lá, a própria mudança de hardware, e assim mantém o monopólio sobre uma coisa que já vai fazer 20 anos.

desta lei eu nao sabia nao... pensei que ja que eles sao os donos abrem o codigo quando quiserem...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo