• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Openwrt, Problemas, dúvidas e dicas, postem aqui

marcelogon

know-it-all Member
Registrado
Instalei o openwrt no roteador wr841ND, funcionou um tempo, depois quando reiniciei perdi contato pela lán, coloquei em modo telnet e consigo acessar ele, porém não aceita o comando firstboot e nenhum outro comando, nem deixa mudar a senha.


Aqui neste tópico aconteceu a mesma coisa, o pessoal dá a dica de como fazer pra resolver mas eu não consegui entender, pois sou leigo nesta parte, mas se me ajudarem eu consigo. Não entendi a parte que o cara fala para colocar o firmwere na raiz de um servidor no pc e upar pro roteador.
 
Última edição:
Instalei o open wrt no roteador wr841ND, ele funcionou um tempo, depois quando reiniciei perdi contato com ele pela lán, coloquei ele em modo telnet e consigo acessar elel, porém não aceita o comando firstboot e nehum outro comando nem deixa mudar a senha.


Aqui neste tópico aconteceu a mesma coisa, o pessoal dá a dica de como fazer pra resolver mas eu não consegui entender, pois sou leigo nesta parte, mas se me ajudarem eu consigo. Não entendi a parte que o cara fala para colocar o firmwere na raiz de um servidor no pc e upar pro roteador.

Tu entrou via telnet normalmente ou teve que forçar fail-safe? Ssh funciona? SCP funciona? Tem conectividade?

Dependendo das circunstancias, o mais complicado seria upar um firmware pro roteador. Reza pra um mtd -r erase rootfs_data resolver
 
Última edição:
Tive que forçar o fail-safe, o comando mtd -r erase rootfs_data não funciona.

Como faço para conectar por ssh pelo ubuntu e pelo windows?
 
É o wr841nd v8. Mas como posso atualizar se eu só consigo entar nele estando no modo a prova de falhas e por telnet? e pelo que li, neste modo é somente leitura e não tem como gravar nada, tanto que ele não aceita nenhum comando, dá uma mensagem que não tem espaço.

Poderia esplicar de uma forma bem detalhada como fazer isto? é que eu tô aprendendo agora. Obrigado desde já.
 
O que eu escrevi acho que ja ta bem explicado. Chegou a tentar? Ta com dificuldade em qual parte?
 
Eu perdi o contato com o roteador depois que mandei excluir as duas portas lan e a porta wan que tinha nas conexões, acho que o problema foi este.
 
Dei os comandos e olha o resultado:

 
Mas eu faço isto, em todas elas recebo a mensagem: MTD partition not found
 
Hum, você instalou o firmware jffs2 ao invés do squashfs, por isso não estão funcionando os comandos (é o que dizem naquele tópico em inglês).

Tente os comandos:
/etc/init.d/uhttpd enable
/etc/init.d/uhttpd start
 
Última edição:
Bom, se tiver que reinstalar o firmware é bem fácil.

Baixa o Sami HTTP Server:
http://www.karjasoft.com/old.php

Depois baixa o firmware e configura o Sami pra apontar pro arquivo do firmware.
Agora acessa o openwrt e roda os comandos:
cd /tmp
wget http://ip_do_seu_pc/firmware.bin
sysupgrade -v firmware.bin

Qual a versão do seu roteador?
(está escrito na etiqueta)

iCE, é com muita alegria e felicidade que venho te agradecer pela ajuda, como sou leigo não tinha entendido o que voces me indicou, depois de tentar tudo quanto é comando e o open wrt não aceitava, estudei bem o que voce falou e consegui, veja o resultado:

 
Ainda bem que deu certo
:yes:

Sem a tua ajuda não teria conseguido, fico feliz por voce compartilhar o que sabe.

Já baixei uma versão squashfs e atualizei pra mais recente.

Voce sabe como deixar os menus do open wrt atual parecido com o do 12.09?
 
Olha, não sei não. Mas jura que você prefere aquela versão antiga? Eu achava ela terrível de feia.
 
Olha, não sei não. Mas jura que você prefere aquela versão antiga? Eu achava ela terrível de feia.

É a forma dos menus, na versão antiga os menus ficavam na horinzontal, agora ficam na vertical.
 
Voce sabe como deixar os menus do open wrt atual parecido com o do 12.09?

O openwrt 12.09 ( attitude adjustment ) usa como tema padrão o "openwrt".
O openwrt 14.07 ( barrier breaker ) usa como tema padrão o "bootstrap" ( se não me engano ).
No ssh:
Código:
opkg update
opkg install luci-theme-openwrt
Desta forma o tema "openwrt" será instalado. Pode ser modificado a qualquer momento na interface , visto que o tema "bootstrap" continuará instalado.
 
Quando a gente precisa entar no Roteador para fazer alguma coisa, telnet e ssh tem a mesma função? Ou seja telnet e ssh são a mesma coisa?
 
Última edição:
Quando a gente precisa entar no Roteador para fazer alguma coisa, telnet e ssh tem a mesma função? Ou seja telnet e ssh são a mesma coisa?

O serviço de telnet só é utilizado para configurar a senha após a instalação do openwrt, ou fazer recuperação no caso do modo failsafe.
O normal é utilizar o ssh, até por ser criptografado. Liberar uso de telnet para uso remoto na internet, é pedir para o roteador ser hackeado.
 
No caso dos meus wr841nd, wr842nd e wr740n, o transmit power posso setar em quantos Dbm? Eu com medo de queimar o equipamento deixo em 20Dbm, é pouco?
 
20dBm = 100mW
Eu uso 20dBm no WDR3600 e WDR4300 na banda de 2.4GHz sem nenhum problema.

Lembrando ainda que no uso indoor, a antena ( ganho e tipo ) é muito mais relevante que a potência do aparelho. Uma antena com ganho de 8dB, em um aparelho originalmente com uma de 2 ou 3dB, faz uma diferença expressiva no enlace.
 
Ontem eu copiei o aviso abaixo da internet. Voce concorda?

"Atente para o fato do HT mode, você não deve usar os canais 1-4 em below e os canais 10-13 em above, pois a rede wireless não ficará visível para os dispositivos".
 
Última edição:
Quais comandos eu uso no ssh, para trocar o mac adress da wan do meu roteador? Preciso por o mac adress do meu roteador atual no novo.
 
Ontem eu copiei o aviso abaixo da internet. Voce concorda?

"Atente para o fato do HT mode, você não deve usar os canais 1-4 em below e os canais 10-13 em above, pois a rede wireless não ficará visível para os dispositivos".

Esta recomendação se refere ao uso do HT40- ou HT40+. Canal de 40MHz com canal auxíliar adjacente abaixo ou acima. http://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11n-2009#Deployment_strategies
Não é que a rede não fique visível, o wifi ( pelo menos os chipsets atheros ) não irão iniciar corretamente, logo não irá funcionar.

Para modificar o mac da interface wan use a interface gráfica. Network -> Interfaces -> Wan -> Advanced Settings -> Override MAC address
 
Esta recomendação se refere ao uso do HT40- ou HT40+. Canal de 40MHz com canal auxíliar adjacente abaixo ou acima. http://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11n-2009#Deployment_strategies
Não é que a rede não fique visível, o wifi ( pelo menos os chipsets atheros ) não irão iniciar corretamente, logo não irá funcionar.

Para modificar o mac da interface wan use a interface gráfica. Network -> Interfaces -> Wan -> Advanced Settings -> Override MAC address

Eu fiz isto ontem, depois que salvo entro lá e esta parte some. Eu preciso clonar o mac do meu roteador velho para o atual e a rede ppoe não tá funcionando, olho e vejo que tá configurado tudo certo, mais não conecta, vou tentar setar o mac adress por ssh para ver se muda alguma coisa.

Quais comando uso para setar o mac por linha de comando?






Consegui mudar o mac adress com o seguinte comando, por ssh:


uci set network.wan.macaddr="xx:xx:xx:xx:xx:xx"
uci commit network
ifdown wan && ifup wan




Tô querendo ajuda agora, para configurar um pendrive que tá na porta usb e instalar o minidlna.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo