• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Operadoras divulgam prazos para conectividade IPv6

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Alexbezerra

know-it-all Member
Registrado
Durante uma série de reuniões promovidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), operadoras de telecomunicações divulgaram as datas de início para o suporte ao protocolo IPv6 em seus produtos de conectividade Internet destinados ao mercado corporativo:

- Algar Telecom (CTBC), Highwinds, LANautilus, Level3 (antiga Global Crossing) e TIWS já oferecem o suporte;

- A GVT oferecerá suporte a IPv6 a partir de janeiro de 2012;

– Oi e Telefônica oferecerão suporte a partir de julho de 2012;
, Oi e Telefônica comprometeram-se, ainda, a oferecer conectividade IPv6a alguns clientes, em sua maioria grandes fornecedores de conteúdo na Web, ainda em 2011, em caráter extraordinário. A TIM declarou que tem sua rede preparada para a adoção do IPv6 e que a migração ocorrerá de maneira gradativa.

O NIC.br recomenda que todas as operadoras capacitem suas redes e comecem a atender, com conectividade IPv6, se possível ainda em 2011 e oferecendo conectividade IPv6 de forma generalizada em seus produtos para o mercado corporativo até julho de 2012. Recomenda, ainda, que testes com usuários finais comecem já no primeiro semestre de 2012. Para os provedores de conteúdo e qualquer empresa ou instituição com um sítio Web ou outro serviço na Internet, a recomendação é que a preparação seja feita durante o ano de 2012, para começar a operar com IPv6 antes de janeiro de 2013.

“No início de 2013, a tecnologia IP completa 30 anos de funcionamento na Internet e essa mudança é realmente necessária. As recomendações do NIC.brvisam a garantir os melhores resultados técnicos e econômicos, de forma geral, evitando o risco da estagnação para os provedores de acesso e para a própria Internet, assim como o risco da perda de audiência para os sítios Web e provedores de conteúdo que não estiverem preparados”, salienta Antonio M. Moreiras, coordenador do projeto IPv6.br.

Como parte do processo de implantação do protocolo, muitos provedores de acesso, conteúdo, empresas e outras entidades participarão da Semana IPv6, um teste em grande escala, que ocorrerá entre 06 e 12 de fevereiro de 2012, . “Essa será uma oportunidade para que a nova tecnologia seja ativada e avaliada. A participação é aberta e recomendada a todos”, completa. Informações adicionais podem ser encontradas em Semana IPv6.
 
digamos quando digitar n navegador [ Adrenaline.com.br ] vai conectar no site atravez do ipv4 ou do ipv6? DNS q vai manda ip pra mim e pode ser 1 ou outro?
 
E a NET nao vai? :poker:
 
Opa sou cliente da GVT, se isso dai for certo mesmo falta 1 mes e pouco pra funcionar em IPv6 :)
 
Opa sou cliente da GVT, se isso dai for certo mesmo falta 1 mes e pouco pra funcionar em IPv6 :)

Pelo que a notícia diz, a implantação do IPv6 se dará inicialmente apenas nos clientes empresariais. Os residenciais terão que esperar um pouco mais e é bom que demorem muito, pois decorar aquele novo endereço IP vai ser uma *****...

Falouws :cool:
 
Eu entao entrarei logo pro IPV6, pois meus dois endereços de casa e escritorio(derr) estao em CNPJ.
E os modens como ficam?

Tava olhando meu Huawei SmartAX MT880a, ele nao tem pelo menos nos menus suporte ao ipv6.
 
Pelo que a notícia diz, a implantação do IPv6 se dará inicialmente apenas nos clientes empresariais. Os residenciais terão que esperar um pouco mais e é bom que demorem muito, pois decorar aquele novo endereço IP vai ser uma *****...

Falouws :cool:

:fuuu: é isso que da ler rapido, agora eu vi mesmo.. Realmente, mas nada que um Ctrl+C não resolva :coolface:
 
digamos quando digitar n navegador [ Adrenaline.com.br ] vai conectar no site atravez do ipv4 ou do ipv6? DNS q vai manda ip pra mim e pode ser 1 ou outro?

Pq não os 2? =P
Sério, se vc já é conectado via IPv6, pense assim: a requisição parte de vc (da tua máquina). Portanto, se ela tiver endereço IPv6, o DNS deverá responder ao seu IPv6, uma vez que já tenha suporte a tal. Caso contrário, tua máquina, em IPv4, vai "conversar" com o IPv6 do Adrena, de que jeito...? Pode haver conversão, num momento de transição, mas essa não é responsabilidade da tua máquina.
:joia:

Google disse:
Você quis dizer: DHCP q vai manda ip pra mim e pode ser 1 ou outro?

Não...esse é o do provedor.

Pelo que a notícia diz, a implantação do IPv6 se dará inicialmente apenas nos clientes empresariais. Os residenciais terão que esperar um pouco mais e é bom que demorem muito, pois decorar aquele novo endereço IP vai ser uma *****...

Decorar IP? Hã? Hein? Que?

Eu entao entrarei logo pro IPV6, pois meus dois endereços de casa e escritorio(derr) estao em CNPJ.
E os modens como ficam?

Tava olhando meu Huawei SmartAX MT880a, ele nao tem pelo menos nos menus suporte ao ipv6.

Modens devem dar suporte ao IPv6...os que não tiverem, só vão conectar em IPv4.
 
Última edição:
Decorar IP? Hã? Hein? Que?

Sim, decorar, copiar, digitar o endereço IP, como você desejar. Existe várias atividades onde se exige que você consiga memorizar o seu endereço IP, como no caso de montar um servidor para jogos, Teamspeak, etc. Por ser mais simples, o IPv4 é muito mais fácil de ser memorizado para ser posteriormente digitado (já que nem todas as aplicações suportam os comandos copiar/colar). Imagina você ter que repassar um endereço IPv6 para alguém que seja desse tipo, fe80::70e4:17c0:d8b7:5115%01, meio complexo para decorar, não é mesmo? É até mais fácil guardar o MAC da placa de rede que memorizar isso ai. No caso das operadoras de ADSL, o caso é ainda pior já que há mudança de IP toda vida que você desconecta e reconecta.

Falouws :cool:
 
Sim, decorar, copiar, digitar o endereço IP, como você desejar. Existe várias atividades onde se exige que você consiga memorizar o seu endereço IP, como no caso de montar um servidor para jogos, Teamspeak, etc. Por ser mais simples, o IPv4 é muito mais fácil de ser memorizado para ser posteriormente digitado (já que nem todas as aplicações suportam os comandos copiar/colar). Imagina você ter que repassar um endereço IPv6 para alguém que seja desse tipo, fe80::70e4:17c0:d8b7:5115%01, meio complexo para decorar, não é mesmo? É até mais fácil guardar o MAC da placa de rede que memorizar isso ai. No caso das operadoras de ADSL, o caso é ainda pior já que há mudança de IP toda vida que você desconecta e reconecta.

Falouws :cool:

Ah sim, aí é tenso, mesmo. Mas pra aplicação não ter recurso de copiar e colar, neste século, é mais tenso ainda...
No caso das operadoras ADSL, eu não estou certo se IPv6 dinâmico será realmente necessário, como o é hoje com o IPv4...:hmm:
 
Ah sim, aí é tenso, mesmo. Mas pra aplicação não ter recurso de copiar e colar, neste século, é mais tenso ainda...
No caso das operadoras ADSL, eu não estou certo se IPv6 dinâmico será realmente necessário, como o é hoje com o IPv4...:hmm:

Realmente IP dinâmico vai ficar pra história. Com o IPv6 vai ter IP de sobra por muito e muito tempo. Cada um vai poder ter o seu :megusta:
 
Ah sim, aí é tenso, mesmo. Mas pra aplicação não ter recurso de copiar e colar, neste século, é mais tenso ainda...
No caso das operadoras ADSL, eu não estou certo se IPv6 dinâmico será realmente necessário, como o é hoje com o IPv4...:hmm:
Eu realmente espero que não.

O que acontecerá se um IPv6 for banido de algum lugar? Ao invés de religar o modem, vai ter que trocar de operadora ou partir pra VPN? E a questão da privacidade? Pois é...
 
Última edição:
Eu realmente espero que não.

O que acontecerá se um IPv6 for banido de algum lugar? Ao invés de religar o modem, vai ter que trocar de operadora ou partir pra VPN? E a questão da privacidade? Pois é...

Eu tbm sinceramente espero que isso não ocorra. Mas se for vai ser 1 lixo, qlq banimento vai ficar pra sempre.:damn:
 
Eu navego em IPv6 no trampo ... sofoda??? :fuckyeah:


:lol2:
 
Eu navego em IPv6 no trampo ... sofoda???
Resposta curta: Não. Duvido muito que pelo menos 1% das páginas que você visita tenha dual stack.

Realmente IP dinâmico vai ficar pra história. Com o IPv6 vai ter IP de sobra por muito e muito tempo. Cada um vai poder ter o seu
A ideia inicial é que um bloco /64 seja destinado a cada cliente. Terá 2^64 IPv6s públicos para determinar a cada dispositivo na sua rede interna.
 
Resposta curta: Não. Duvido muito que pelo menos 1% das páginas que você visita tenha dual stack.

A ideia inicial é que um bloco /64 seja destinado a cada cliente. Terá 2^64 IPv6s públicos para determinar a cada dispositivo na sua rede interna.

Cada dispositivo na rede interna terá seu próprio ip público?? Ou entendi errado?
 
Sim, NicolasRG. Essa também era a ideia inicial do IPv4. O NAT foi um contorno devido a subestimação da necessidade de IPv4s. Mas nada impede de que NAT venha a ser usado no IPv6.

Much-maligned feature being added to IPv6

072108IPv6NATchart.gif


digamos quando digitar n navegador [ Adrenaline.com.br ] vai conectar no site atravez do ipv4 ou do ipv6? DNS q vai manda ip pra mim e pode ser 1 ou outro?
Isso é fácil de visualizar, pois DNS suporta os dois tipos de IPs e tem records distintos para eles. Para IPv4 o tipo de record é A, e para IPv6 é AAAA. Como os sistemas operacionais suportam dual-stack, é possível configurar ambos IPs para um único domínio.
Por exemplo:
Código:
dig www.he.net AAAA
;; ANSWER SECTION:
www.he.net.		86400	IN	CNAME	he.net.
he.net.			86396	IN	AAAA	2001:470:0:76::2

dig www.he.net A 
;; ANSWER SECTION:
www.he.net.		86397	IN	CNAME	he.net.
he.net.			86393	IN	A	216.218.186.2
Se seu sistema tiver uma interface IPv6, o seu navegador primeiro fará um query IPv6 (do tipo AAAA), e se por algum motivo um registro AAAA não existir ou se existir mas seu navegador não conseguir estabelecer uma conexão por IPv6, ele tentará então por IPv4. Perceba que IPv6 tem prioridade.
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo