Opiniões para um overclock

marco_nishi

Member
Registrado
Bem, na verdade não sei nem se estou postando na área certa porque junto com minha vontade de fazer um overclock primeiro eu preciso solucionar um problema (se é que é mesmo um problema...). Troquei de pc recentemente e como não entendo nada de over preciso da ajuda dos colegas do fórum que entendem do assunto. Porém, como disse antes está acontecendo algo que achei estranho. O programa CPU-Z está mostrando meu processador rodando a 2,0 GHz. :no: Uma atualização da BIOS rersolveria o problema ou é porque o programa não é totalmente compatível com o Vista 64-bits? No windows, assim como no Setup está tudo normal, aparece 3,16GHz. Segue abaixo a imagem do CPU-Z. Obrigado a galera que puder dar uma força.

EDIT: Notei que o multiplicador está x6, porém no setup está x9,5 como seria o normal. Estranho¹...
EDIT2: Abrindo o programa depois de ter reiniciado o pc pra verificar no setup o multiplicador, ele apareceu x9,5, porém logo em seguida voltou a x6... estranho²


 
Ok, fui na BIOS, desabilitei o Speedstep mas não adiantou, lí em outro fórum que deveria desabilitar também o "C1E Support"; fiz mas sem sucesso por enquanto :fist:
 
Pela voltagem do Vcore é quase certo que o clock está baixo por causa do SpeedStep. Pra confirmar rode uma aplicação pesada ou um desses programas que estressam a CPU, se durante o uso intenso o multiplicador multiplicar, está normal.

Bom, sua Biostar deve ter um bom regulador de tensão e o E8500 já vem de fábrica com o clock alto. Se vc quer mesmo fazer overclock, na minha opinião nem precisa desabilitar o SpeedStep nem mudar o Vcore. Habilite tudo de novo e coloque o FSB em 400MHz. 3.8GHz não está bom? :D

Abraços!
 
Pela voltagem do Vcore é quase certo que o clock está baixo por causa do SpeedStep. Pra confirmar rode uma aplicação pesada ou um desses programas que estressam a CPU, se durante o uso intenso o multiplicador multiplicar, está normal.

Bom, sua Biostar deve ter um bom regulador de tensão e o E8500 já vem de fábrica com o clock alto. Se vc quer mesmo fazer overclock, na minha opinião nem precisa desabilitar o SpeedStep nem mudar o Vcore. Habilite tudo de novo e coloque o FSB em 400MHz. 3.8GHz não está bom? :D

Abraços!

Exatamente Marcos, quando abro algum programa que faz uso intenso da CPU, o multiplicador sobe para 9,5, que seria o padrão. O que me deixou intrigado foi o fato de eu ter desabilitado o SpeedStep e a CPU continuar ainda caindo de freqüencia.

Quanto ao fato de subir o FSB para 400MHz, claro, já estaria ótimo trabalhar a 3,8GHz. Aliás, antes de ver sua resposta, fiz exatamente isso, está rodando a exatos 3808MHz sem ter alterado nada no Vcore. Agora, como comprei um cooler pra over, queria levar a CPU mais longe pra saber (e se possível manter) o limite estável do processador, algo em torno de 4,2 ou 4,4GHz que, pelo que ví é totalmente possível.

Essa placa-mãe tem muitos recursos pra fazer um over. Basta saber usá-la, coisa que gostaria de saber. :p
 
nao eh tao misterioso fazer overclock, mas cara melhor que o CNPS9700 acho que so mesmo o futuro CNPS9900 que sera lancado em breve, pois o 9700 foi eleito um dos melhores coolers inventados 4ever by many testes. Se for pra melhorar compra um WC, vende o CNPS9700 e guarda o dinheiro do proximo cooler e b00m compra um bigwater.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo