• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Opressão aos trabalhadores?

tadeuferreirajr

New Member
Registrado
Estou interessado em saber mais sobre os candidatos. Primeiramente, estou pesquisando mais sobre a Dilma. Li o manifesto do Partido dos Trabalhadores (https://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2014/04/manifestodefundacaopt.pdf) e notei que eles defendem que as decisões sejam tomadas pelos trabalhadores e que vão defender a massa oprimida.

Estou com dificuldade para entender este ponto. Alguém pode dar exemplos de opressão que os trabalhadores estão sofrendo?


Claro que trabalho escravo e insalubre são exemplos, mas já existem leis que combatem essas práticas há muito tempo no Brasil (1940), sendo então extemporâneos ao manifesto (1980).
 
Trabalhador brasileiro trabalha muito, ganha pouco, não é valorizado, as leis que estão aí não garantem dignidade.

Isso tudo gera opressão, emfim, a muito o que conquistar ainda.
 
Para você entender o sentido de "opressão aos trabalhadores" que esses partidos de esquerda utilizam, você precisa entender o Marxismo.

Quanto aos problemas salariais, de pouco emprego, de valorização do serviço, é um problema que o próprio governo cria com suas medidas intervencionistas, uma tática desses partidos é essa, eles criam o problema e depois vem querendo vender a solução.
 
Na verdade o que eles defendem é que as decisões sejam tomadas por laranjas que vão defender APENAS os interesses do partido com a desculpa de que estão defendendo os interesses dos trabalhadores.
 
e enquanto o governo dar a educação de uma ostra pro povão, eles vão ganhar só isso mesmo. Não tem qualificação nem pra escrever direito, que seja merecer um salário melhor.

Claro que o governo quer q continue assim, povo desqualificado mantem o cenário como eles querem....
 
Isso ai nao é nada mais q a luta de classes do marxismo, trabalhador (oprimido) x burgues (opressor)
Esses manifestos querem dar mais poder ao pelegos sindicalistas, com a intençao de "proteger" os trabalhadô
 
Trabalhador brasileiro trabalha muito, ganha pouco, não é valorizado, as leis que estão aí não garantem dignidade.

Isso tudo gera opressão, emfim, a muito o que conquistar ainda.

Isso é verdade. Há trabalhadores que trabalham muito e ganham pouco. Porém, costumo ver com frequência para "subempregos", aqueles que não exigem estudo ou formação específica numa seara de atividade cognitiva. Na verdade são empregos ruins. Se o trabalhador não tem formação ou qualidade para empregos que ganhem mais, é culpa dos empregadores? Eu me sinto confuso em relação a isso. Parece que se eles não tem qualificação para empregos melhores, o único opressor que vejo é o Estado que não oferece educação de qualidade. Mesmo assim, acredito que cada um possa estudar (há bibliotecas com acesso gratuito) e conseguir empregos melhores, apesar das dificuldades. É um ponto que fico bem confuso =S.

as leis que estão aí não garantem dignidade.
Você poderia citar quais são essas leis a que se refere?

Isso tudo gera opressão, emfim, a muito o que conquistar ainda.

Isso gera ou é a própria opressão? É a causa ou o efeito?

Obrigado pelas respostas. Estou tentando entender melhor o tema, suas opiniões vão me ajudar muito.
Abs
 
Cara, na boa. As perguntas que você está fazendo e a forma de conduzi-las e até mesmo a sua dissertação denotam que você não é ignorante e e nem tão pouco confuso como você quer aparentar.

Posso estar enganado e se estiver, desde já peço desculpas, mas você me parece alguém que já frequenta o fórum, até porque tu criou a conta pra postar esse tópico. Deve ser alguém que já tem inclinação politica conhecida pelo resto da galera inclusive.

Eu desconfio de quem seja. Façam suas apostas....
 
Última edição:
Trabalhador brasileiro trabalha muito, ganha pouco, não é valorizado, as leis que estão aí não garantem dignidade.

Isso tudo gera opressão, emfim, a muito o que conquistar ainda.

Concordo em partes.

O Salário mínimo é uma porcaria, agora, as leis não garantir dignidade já discordo!

Fala isso pro meu pai, que perdeu 600.000 reais na justiça pra um empregado dele (motorista de caminhão) que trabalhou 5 anos e ainda por cima tombou o caminhão do dele.

Meu pai nunca errou com ele, pagou certo e a mais que a concorrência. Eaí, como fica?
 
Cara, na boa. As perguntas que você está fazendo e a forma de conduzi-las e até mesmo a sua dissertação denotam que você não é ignorante e e nem tão pouco confuso como você quer aparentar.

Posso estar enganado e se estiver, desde já peço desculpas, mas você me parece alguém que já frequenta o fórum, até porque tu criou a conta pra postar esse tópico. Deve ser alguém que já tem inclinação politica conhecida pelo resto da galera inclusive.

Eu desconfio de quem seja. Façam suas apostas....

Olá Edgang.
Sinto dizer, mas com certeza você está enganado. Aceito suas desculpas. Eu não criei esta conta para fazer esse tópico. Eu já postei algumas coisas antes de criá-lo. Fiz esta conta aqui no fórum para debater ideias com alguém. Ando lendo bastante coisa e sinto falta de interagir com outras mentes. Só fiz para isso.
Não quero denotar que sou ignorante ou confuso, talvez não tenha sido devidamente claro em relação à proposta do tópico.
O que eu quero é um esclarecimento de quem entende do assunto em relação ao tema "opressão dos trabalhadores", pois esse parece um conceito muito claro para certas pessoas (a maioria de esquerda). Infelizmente não o é para mim. Certamente é por falta de leitura sobre este assunto específico. Já estou programando ler sobre esse assunto, mas até lá tenho de terminar outros livros. Enquanto isso, gostaria de saber a opinião de quem já leu e de quem conhece. Por isso eu pedi especificamente exemplos. Não para contestar, mas para refletir.
Talvez a impressão de que tenha posições definidas venha do fato de eu ter exposto a maneira como enxergo o tema atualmente, mas isso não significa que eu esteja convicto nesta opinião ou que eu o ache correto. É apenas como vejo e gostaria de saber como outras pessoas pensam.

Eu sou novo no fórum. Desculpe por qualquer inconveniência que eu tenha causado.
 
Última edição:
Resumo básico:

Na cabeça dessa militância estúpida qualquer trabalhador que trabalhe em prol do lucro do empregador(mais-valia) está sendo explorado(oprimido) eles acreditam piamente que o simples fato do cidadão se dispor a trabalhar em alguma empresa lhe dá direitos de posse sobre o patrimônio da mesma, sendo irrelevante se o mesmo contribuiu com capital para a formação dela ou não, se está correndo algum risco financeiro ou não, basta sentar a bunda e pronto, uma parte tem que ser do trabalhador.

A proposta no longo prazo é clara, estatizar todos os meios de produção, daí os trabalhadores passarão a trabalhar para o estado, que sobre o comando do partido, fará uma distribuição justa dos recursos gerados, tornando os empregados patrões e livrando-os da opressão do lucro.

Nem preciso dizer que precisa ser muito ignorante E muito burro pra acreditar nessa ladainha patética. Além disso temos a história pra nos mostrar como empreitadas do gênero terminaram.

Claro que a papagaiada vai aparecer pra falar que nunca foi feito da maneira correta e blá blá blá, mas isso é irrelevante, o papagaismo é livre.
 
Isso é verdade. Há trabalhadores que trabalham muito e ganham pouco. Porém, costumo ver com frequência para "subempregos", aqueles que não exigem estudo ou formação específica numa seara de atividade cognitiva. Na verdade são empregos ruins. Se o trabalhador não tem formação ou qualidade para empregos que ganhem mais, é culpa dos empregadores? Eu me sinto confuso em relação a isso. Parece que se eles não tem qualificação para empregos melhores, o único opressor que vejo é o Estado que não oferece educação de qualidade. Mesmo assim, acredito que cada um possa estudar (há bibliotecas com acesso gratuito) e conseguir empregos melhores, apesar das dificuldades. É um ponto que fico bem confuso =S.

Mas mesmo em trabalhos que não exigem qualificação nem formação específica, o trabalhador precisa ter dignidade, tem que ter o direito de não ser explorado, mas não é o que acontece, tanto é que são chamados de subempregos, pq as condições e remuneração são terríveis, levando em conta que existem milhões trabalhando assim, é uma forma de opressão sem dúvida.

Existe também os trabalhadores qualificados que não são valorizados, gente que passa anos numa universidade pra não ter retorno depois, empresas sem qualquer interesse de valorizar o profissional, mas exigindo o máximo desempenho dele.

Você poderia citar quais são essas leis a que se refere?

CLT, além do FGTS, Seguro Desemprego.

Isso gera ou é a própria opressão? É a causa ou o efeito?

Obrigado pelas respostas. Estou tentando entender melhor o tema, suas opiniões vão me ajudar muito.
Abs

Esquerdistas mais inflamados diriam que essa é a própria opressão, eu digo que gera a opressão.

Concordo em partes.

O Salário mínimo é uma porcaria, agora, as leis não garantir dignidade já discordo!

Fala isso pro meu pai, que perdeu 600.000 reais na justiça pra um empregado dele (motorista de caminhão) que trabalhou 5 anos e ainda por cima tombou o caminhão do dele.

Meu pai nunca errou com ele, pagou certo e a mais que a concorrência. Eaí, como fica?

Teu exemplo não pode ser estendido a todos os trabalhadores do país.

Tem muito empregador sacana também.
 
Resumo básico:

Na cabeça dessa militância estúpida qualquer trabalhador que trabalhe em prol do lucro do empregador(mais-valia) está sendo explorado(oprimido) eles acreditam piamente que o simples fato do cidadão se dispor a trabalhar em alguma empresa lhe dá direitos de posse sobre o patrimônio da mesma, sendo irrelevante se o mesmo contribuiu com capital para a formação dela ou não, se está correndo algum risco financeiro ou não, basta sentar a bunda e pronto, uma parte tem que ser do trabalhador.

A proposta no longo prazo é clara, estatizar todos os meios de produção, daí os trabalhadores passarão a trabalhar para o estado, que sobre o comando do partido, fará uma distribuição justa dos recursos gerados, tornando os empregados patrões e livrando-os da opressão do lucro.

Nem preciso dizer que precisa ser muito ignorante E muito burro pra acreditar nessa ladainha patética. Além disso temos a história pra nos mostrar como empreitadas do gênero terminaram.

Claro que a papagaiada vai aparecer pra falar que nunca foi feito da maneira correta e blá blá blá, mas isso é irrelevante, o papagaismo é livre.

É Kam, vc expressou muito bem meu pensamento sobre esse assunto. É realmente uma ladainha sem fim. Neguinho tem que parar de ter preguiça e se ralar pra conseguir emprego digno. Tem muito empresa ruim, patrão explorador? Claro que tem, já enfrentei vários e pedi demissão mais de uma vez por isso. Mas quado você se qualifica, estuda de verdade, trabalha e se destaca da massa de reclamões, as coisas acontecem.

Antes que me venham com a historinha de que o estado não prove condições, pensem que acordei 5:00 e fui dormir 24:00 durante 7 anos pra concluir duas graduações e trabalhando durante o dia na expedição e almoxarifado de uma grande empresa. Em 3 anos fui pra controladoria e cheguei a gerente depois de alguns anos. Meus pais não tem o primário completo. E não sou só eu, conheço várias pessoas com trajetória semelhante a minha e todas elas tem em comum: um pouco de inteligencia e muito, muito esforço.

Quando se analisa o coletivo, tudo vira uma teoria maluca de que os "tralhadores são explorados", mas sério gente, o sucesso depende e sempre dependerá do esforço individual. Se o cara tiver colhões pra enfrentar a vida, e não ficar lendo livrinhos que teorizam sobre ela, tenho certeza que vai ter uma vida digna.
 
Não vejo opressão nos servidores do judiciário.:haha:
 
Vejo a opressão como um salário e governo ruim.

Em outros países, mesmo sendo um trabalhador braçal e sem formação, é possível levar uma vida digna, tendo sua casa, seu carro (minimamente moderno, não esse mar de Chevettes que temos aqui), acesso à uma saúde minimamente decente, segurança e alimentação de qualidade, para ele e sua família.

Aqui, quem ganha salário mínimo, mesmo que more sozinho, passa perrengue pra tudo. Não consegue comprar/alugar uma casa/apto decente, não consegue ter um carro razoável, precisa morar em alguma biboca, biboca essa que dificilmente tem um nível de segurança minimamente razoável, além de não poder pagar um plano de saúde, ficando refém do SUS.

Com certeza deveria ter um equilíbrio maior entre o que é produzido pelo funcionário, versus o quanto ele recebe, independente do grau de instrução do mesmo.

Porém, boa parte da culpa desses salários ruins é do próprio governo, que taxa as empresas de modo absurdo! Conheço várias empresas que pagam mais aos seus funcionários, porém "por fora", já que a mordida do estado é muito grande.
 
Vejo a opressão como um salário e governo ruim.

Em outros países, mesmo sendo um trabalhador braçal e sem formação, é possível levar uma vida digna, tendo sua casa, seu carro (minimamente moderno, não esse mar de Chevettes que temos aqui), acesso à uma saúde minimamente decente, segurança e alimentação de qualidade, para ele e sua família.

Aqui, quem ganha salário mínimo, mesmo que more sozinho, passa perrengue pra tudo. Não consegue comprar/alugar uma casa/apto decente, não consegue ter um carro razoável, precisa morar em alguma biboca, biboca essa que dificilmente tem um nível de segurança minimamente razoável, além de não poder pagar um plano de saúde, ficando refém do SUS.

Com certeza deveria ter um equilíbrio maior entre o que é produzido pelo funcionário, versus o quanto ele recebe, independente do grau de instrução do mesmo.

Porém, boa parte da culpa desses salários ruins é do próprio governo, que taxa as empresas de modo absurdo! Conheço várias empresas que pagam mais aos seus funcionários, porém "por fora", já que a mordida do estado é muito grande.

Isso sem duvida, existe um desequilíbrio e é fato.

Mas o que o PT defende não é isso, não é só defendem só equilibrar a equação.
 
Isso sem duvida, existe um desequilíbrio e é fato.

Mas o que o PT defende não é isso, não é só defendem só equilibrar a equação.

Ah sim, não estou falando do PT, e sim da situação geral.
O PT só quem manipular o povo para ter mais poder. Ele está defecando e andando para quem trabalha.
 
Ah sim, não estou falando do PT, e sim da situação geral.
O PT só quem manipular o povo para ter mais poder. Ele está defecando e andando para quem trabalha.

Entendi, só mencionei o PT por causa do post inicial do tópico hehe.
 
Concordo em partes.

O Salário mínimo é uma porcaria, agora, as leis não garantir dignidade já discordo!

Fala isso pro meu pai, que perdeu 600.000 reais na justiça pra um empregado dele (motorista de caminhão) que trabalhou 5 anos e ainda por cima tombou o caminhão do dele.

Meu pai nunca errou com ele, pagou certo e a mais que a concorrência. Eaí, como fica?

O salario minimo no brasil é medonho, mas na cabeça dos militantes vermelhos é por causa da ganancia dos porcos capitalistas

Mas eles esquecem de 3 coisas basicas, 1° é a mais valia estatal q confisca metade daquilo q o empregador gasta para te empregar, alem de outras forma de confisco como a inflaçao. 2° trabalhador brasileiro produz 5x menos que um trabalhador americano - produtividade. 3° no brasil há pouquissima concorrencia entre as empresas, muito devido a barreiras artificias criadas pelo proprio governo oq acaba beneficiando determinados baroes com enorme poder de lobby, sendo assim, se nao tem concorrencia os preços sao altos


Eu suma, se o governo te rouba com altos impostos (alem da inflacao), a produtividade é baixa e a concorrencia é baixa, o poder de compra do cidadao é muito baixo
 
Última edição:
Mas se a bandeira do partido defende a dignidade dos trabalhadores, por qual motivo pagamos a maior taxa tributária do mundo e não recebemos nenhum serviço de qualidade em troca? Temos uma das maiores carga horárias do mundo, um dos menores poder de consumo das Américas.
 
Mas se a bandeira do partido defende a dignidade dos trabalhadores, por qual motivo pagamos a maior taxa tributária do mundo e não recebemos nenhum serviço de qualidade em troca? Temos uma das maiores carga horárias do mundo, um dos menores poder de consumo das Américas.

Exatamente. Se o Partido dos Trabalhadores estão finalmente ocupando o cargo máximo da nação, porque ainda existe essa tal opressão? Ou essa opressão não existe ou existe e o PT, por algum motivo, não quer resolver.

Eu ouço muito falar dessa opressão, mas sinceramente até agora não entendi. Os pontos que eu vi dizem sobre as condições de vida do trabalhador, porém estas não são de responsabilidade das empresas. Não entendo o motivo de culpar a "burguesia exploradora".
 
Resumo básico:

Na cabeça dessa militância estúpida qualquer trabalhador que trabalhe em prol do lucro do empregador(mais-valia) está sendo explorado(oprimido) eles acreditam piamente que o simples fato do cidadão se dispor a trabalhar em alguma empresa lhe dá direitos de posse sobre o patrimônio da mesma, sendo irrelevante se o mesmo contribuiu com capital para a formação dela ou não, se está correndo algum risco financeiro ou não, basta sentar a bunda e pronto, uma parte tem que ser do trabalhador.

A proposta no longo prazo é clara, estatizar todos os meios de produção, daí os trabalhadores passarão a trabalhar para o estado, que sobre o comando do partido, fará uma distribuição justa dos recursos gerados, tornando os empregados patrões e livrando-os da opressão do lucro.

Nem preciso dizer que precisa ser muito ignorante E muito burro pra acreditar nessa ladainha patética. Além disso temos a história pra nos mostrar como empreitadas do gênero terminaram.

Claro que a papagaiada vai aparecer pra falar que nunca foi feito da maneira correta e blá blá blá, mas isso é irrelevante, o papagaismo é livre.

Kam, em sua opinião, o que importa mais: o capital o qual dá início à empresa ou o trabalho necessário para mantê-la?

Caso opte pela primeira opção: qual a importância que você confere ao trabalhador (desde aquele que executa as tarefas mais simples aos tomadores de decisões) no desenvolvimento de determinada empresa?

O que você pensa sobre a discrepância entre os salários existente? Acha que a complexidade das tarefas justifica diferenças tão grandes? Mesmo o tempo empregado na realização de tais atividades sendo o mesmo?

Abraços
 
Kam, em sua opinião, o que importa mais: o capital o qual dá início à empresa ou o trabalho necessário para mantê-la?

Caso opte pela primeira opção: qual a importância que você confere ao trabalhador (desde aquele que executa as tarefas mais simples aos tomadores de decisões) no desenvolvimento de determinada empresa?

O que você pensa sobre a discrepância entre os salários existente? Acha que a complexidade das tarefas justifica diferenças tão grandes? Mesmo o tempo empregado na realização de tais atividades sendo o mesmo?

Abraços

Bom, a pergunta foi feita ao Kam, mas vou tomar liberdade de fazer algumas considerações.

Antes de mais nada é bom eu deixar claro que não sou proprietário de empresa, sou empregado, então não tenho interesse algum em "defender" a classe dos contratantes.

Se colocarmos as coisas em grau de importância, considero que o capital, tanto em dinheiro, como o capital formado por uma série de fatores como iniciativa, conhecimento, e principalmente risco, são mais importantes que a mão de obra para mante-lo. Não que a mão de obra não seja importante, só estou colocando as coisas em grau de importância.

A importância de alguém é definida (ou peno menos deve ser) de acordo com várias coisas: a responsabilidade, o impacto que suas decisões tem no negócio, quanto de conhecimento, tanto teórico como empírico que a função exige. Se a sua conotação de importância também envolve remuneração, oferta e demanda daquele tipo de profissional também deve ser levado em consideração.

Por mais importante que um empregado possa ser, o risco do negócio é sempre do empregador. Se um diretor comercial comete um erro, o máximo que se pode fazer é demiti-lo. Se o erro gera prejuízo ele é todo do empregador. Quando uma empresa tem lucro, há as negociações para participação dos empregados sobre o lucro. Alguém já viu alguma empresa que está tendo prejuízo descontar da remuneração dos empregados a fatia de prejuízo compartilhado? Não.

Você mesmo respondeu sua ultima pergunta: os salários são discrepantes porque a complexidade e responsabilidade das tarefas é diferente. Tarefas complexas exigem mais formação e experiencia e quanto mais complexo é trabalho, mais escassa é a mão de obra que consegue executá-lo. O salário que recebemos é o pagamento do serviço que vendemos. Como qualquer produto, seu preço é definido por oferta e demanda. Quanto mais procurada uma mão de obra é, mais cara ela se torna. Profissionais de TI por exemplo estão com seus salários bastante reduzidos, mesmo com muitas qualificações no currículo. Existem vários motivos, dentre eles a ignorância dos empresários, mas um dos fatores é o excesso de profissionais de TI no mercado.

Mas há casos de empresários que são sacanas mesmo. Querem pagar pouco e ponto final, não importa a qualificação dos empregados ou as exigências da função. Mas ninguém obriga uma pessoa a continuar trabalhando pra um empresário deste tipo, geralmente são os profissionais "meia-boca" que acabam ficando por falta de opção ou comodismo.

Sempre quando falo sobre este assunto acabo salientando o seguinte: o seu sucesso profissional NÃO É ALGO COLETIVO. Não é a sua equipe que vai ter sucesso (apesar do seu sucesso promover o da equipe), é você. Essa ideia de coletivismo que tanto amamos quando estamos entre os 17 até mais ou menos 25 anos não funciona para o ser humano.

Aí vem as sugestões de nivelar o salário de todo mundo por cima, o que é no minimo ridículo. Quem pensa desta forma, na próxima vez que for pagar uma faxina, pague para a empregada o mesmo que paga para um médico. Mas vem outra sugestão de criar uma média salarial pra todo mundo, aí o médico e a faxineira são remunerados da mesma forma. Aí lhe pergunto, você faria 4 anos de faculdade, mais 4 anos de residencia, mais alguns anos de especialização para ganhar o mesmo que uma empregada? (nada contra as empregadas doméstica, mas temos de convir que é um trabalho que não exige qualificação técnica).

Mas se a bandeira do partido defende a dignidade dos trabalhadores, por qual motivo pagamos a maior taxa tributária do mundo e não recebemos nenhum serviço de qualidade em troca? Temos uma das maiores carga horárias do mundo, um dos menores poder de consumo das Américas.

Essa afirmação sempre me incomoda, pois dá a impressão que o Brasil arrecada muito mais que os outros países. Temos a maior variedade de impostos do mundo e se juntarmo todas as alíquotas, o percentual resultante é um dos maiores do mundo (o 4º ou 5º se não me engano), mas nossa arrecadação é muito pequena em relação aos países considerados ricos, já que nossa economia é muito menor.
 
Última edição:
Aí vem as sugestões de nivelar o salário de todo mundo por cima, o que é no minimo ridículo. Quem pensa desta forma, na próxima vez que for pagar uma faxina, pague para a empregada o mesmo que paga para um médico. Mas vem outra sugestão de criar uma média salarial pra todo mundo, aí o médico e a faxineira são remunerados da mesma forma. Aí lhe pergunto, você faria 4 anos de faculdade, mais 4 anos de residencia, mais alguns anos de especialização para ganhar o mesmo que uma empregada? (nada contra as empregadas doméstica, mas temos de convir que é um trabalho que não exige qualificação técnica).

Obviamente que uma empregada doméstica não deveria ganhar o mesmo que um médico, justamente pela qualificação.
Porém, também acho que não deveria ganhar tão pouco. A questão não é todo mundo ganhar a mesma coisa, e sim diminuir a distância que separa um salário do outro.
Um médico ganha 15k por mês, e uma empregada R$ 750. O médico não poderia ganhar 13,5k e a empregada 2k? É isso que estou dizendo, não desvalorizar o profissional que estudou e se esforçou durante toda a sua juventude, mas sim valorizar quem, apesar de não ter estudado, deixa nossa vida mais confortável.

Se quem ganha muito bem, ganhasse pouca coisa a menos, não teria uma redução no seu estilo de vida, mas para quem ganha pouco, 1k a mais faz MUITA diferença na vida da pessoa.

Creio que ninguém aqui no tópico é comunista a ponto de querer equiparar o salário de um pedreiro ou doméstica com o de um médico ou engenheiro.
 
Kam, em sua opinião, o que importa mais: o capital o qual dá início à empresa ou o trabalho necessário para mantê-la?

Caso opte pela primeira opção: qual a importância que você confere ao trabalhador (desde aquele que executa as tarefas mais simples aos tomadores de decisões) no desenvolvimento de determinada empresa?

O que você pensa sobre a discrepância entre os salários existente? Acha que a complexidade das tarefas justifica diferenças tão grandes? Mesmo o tempo empregado na realização de tais atividades sendo o mesmo?

Abraços

Fico com a resposta do Edgang, é basicamente o que eu escreveria, com palavras diferentes.

Adiciono que sim, o abismo entre os salários é grande, mas não é canetasso e expropriação por parte do governo que vão resolver isso, em países com economias maduras esse abismo é bem menor e nunca foi necessário fazer o que é proposto por aqui.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo