Amigos Adrenalíticos,acabei de ler uma notícia aqui na Veja que achei absurda,vou digitar a parte que eu achei mais importante da matéria.
Para quem acha que os preços dos carros aqui no Brasil já estão caros,preparem-se.. lá vai.
VAI FICAR MAIS CARO.
Com o discurso de,mais uma vez,proteger o interesse nacional,o governo deciciu elevar o preço de carros e caminhões importados.Num país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo,quase 40% de tudo que é produzido por cidadãos e empresas vai parar nos cofres públicos. As autoridades optaram por reduzir as escolhas do consumidor,em vez de estimular a economia local. O aumento será de 30 pontos porcentuais no imposto sobre produtos no exterior ou que sejam montados no Brasil mas não atendam a critérios mínimos de conteúdo nacional. Estima-se que haverá um impacto de 25% a 28% no preço final.
"O Brasil sofre assédio da indústria mundial.Nosso consumo vem crescendo e esse aumento tem sido preenchido por importações. Corremos risco de exportar empregos"
disse o ministro da Fazenda,Guido Mantega.O que ele não disse é que as causas fundamentais da falta de competitividade da indústria brasileira e,consequentemente da citada exportação de empregos permanecem no segundo lugar no plano de ações do governo: carga tributária complexa,ambiente de negócios burocrático e infraestrutura deficiente. Para João Carlos Rodrigues,diretor da consultoria especializada JATO Dynamics,aumentar o IPI sobre os carros importados não operará milagres na indústria nacional.
Exemplos que a Veja deu.
Origem: Coreia do Sul
Exemplo:Kia Cerato 1.6 16v gasolina
Preço:53.400
Vai para: 67.284
Origem: Uruguai
Exemplo:Lifan 620 1.6 16v gasolina
Preço:40.900
Vai para: 51.534
Origem: Argentina
Exemplo:Renault Fluence 2.0 16v
Preço:59.990
Vai para: 59.990
Para quem acha que os preços dos carros aqui no Brasil já estão caros,preparem-se.. lá vai.
VAI FICAR MAIS CARO.
Com o discurso de,mais uma vez,proteger o interesse nacional,o governo deciciu elevar o preço de carros e caminhões importados.Num país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo,quase 40% de tudo que é produzido por cidadãos e empresas vai parar nos cofres públicos. As autoridades optaram por reduzir as escolhas do consumidor,em vez de estimular a economia local. O aumento será de 30 pontos porcentuais no imposto sobre produtos no exterior ou que sejam montados no Brasil mas não atendam a critérios mínimos de conteúdo nacional. Estima-se que haverá um impacto de 25% a 28% no preço final.
"O Brasil sofre assédio da indústria mundial.Nosso consumo vem crescendo e esse aumento tem sido preenchido por importações. Corremos risco de exportar empregos"
disse o ministro da Fazenda,Guido Mantega.O que ele não disse é que as causas fundamentais da falta de competitividade da indústria brasileira e,consequentemente da citada exportação de empregos permanecem no segundo lugar no plano de ações do governo: carga tributária complexa,ambiente de negócios burocrático e infraestrutura deficiente. Para João Carlos Rodrigues,diretor da consultoria especializada JATO Dynamics,aumentar o IPI sobre os carros importados não operará milagres na indústria nacional.
Exemplos que a Veja deu.
![kia_cerato_2.jpg](http://n.i.uol.com.br/carros/images/2009-08/kia_cerato_2.jpg)
Origem: Coreia do Sul
Exemplo:Kia Cerato 1.6 16v gasolina
Preço:53.400
Vai para: 67.284
![Lifan-620-frente-prata.jpg](https://lh5.googleusercontent.com/-7clSbWlFIhA/TX2AueoiHvI/AAAAAAAALdY/GMPcTNmdGWk/s1600/Lifan-620-frente-prata.jpg)
Origem: Uruguai
Exemplo:Lifan 620 1.6 16v gasolina
Preço:40.900
Vai para: 51.534
![renault_megane_fluence_10-620x425.jpg](http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/10/renault_megane_fluence_10-620x425.jpg)
Origem: Argentina
Exemplo:Renault Fluence 2.0 16v
Preço:59.990
Vai para: 59.990