• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Over na GTX 970 para igualar desempenho da GTX 980 ???

RickX

know-it-all Member
Registrado
Pessoal estava pesquisando e vi que a diferença de desempenho entre a GTX 970 e 980 é pouca,gostaria de saber se com um over na minha 970 eu conseguiria ter o mesmo desempenho da 980? E se sim,de quanto seria esse over ?

Muito Obrigado.


EDIT : Para quem se interessar em um over que iguale o desempenho da GTX 970 com a 980:

Aqui esta o Bench feito pela Digital Foundry onde eles usaram +185mhz no Core Clock e +500mhz no Memory Clock e teve praticamente o mesmo desempenho de uma GTX 980,como pode ver no video abaixo,e em alguns jogos ai do video como Tomb Raider e Bioshock a GTX 970 OC levou uma vantagem nos fps.






http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2014-nvidia-geforce-gtx-970-review

http://www.tecmundo.com.br/nvidia/63474-geforce-gtx-970-estão-rapida-gtx-980-custando.htm

https://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GTX_970_Gaming/30.html



Absss
 
Última edição:
É muito difícil falar um numero certo, pq todo chip tem um limite, tem essa foto que o cara passou muito do que dizem que é o seguro
https://linustechtips.com/main/uploads/monthly_12_2015/post-122562-0-86798800-1449749955.png
Muitos ficam perto do 1500mhz e ele foi em 1660mhz. E cuidado com as temperaturas. Quando a voltagem vai ter que ir subindo aos poucos para não queimar a placa e ver onde ela fica estavel, sem bsod ou tela preta ou desligamento do sistema. Se você não esta acostumado a over em placa de video, vá com muita calma.
 
O overclock na GPU compensa até certo ponto, achar o clock ideal requer paciência, evite aumento de voltagens e consequente stress do VRM, fica a dica.

Em um cenário de overclock racional, dosado e não extremo e destruidor, dificilmente terá o mesmo desempenho de uma 980, por n fatores.
 
Lembrando que a 970 e a 980 tem uma quantidade diferente de cores... em qualquer placa de vídeo com esse tipo de diferença, tu pode dar over o quanto quiser, que não vai chegar na performance da outra em tudo.

Seria a mesma coisa que perguntar se tu der overclock em um Celeron tu vai chegar na performance do i7 de 8 cores (aquele de 1000 dólares).

Tu até pode chegar no mesmo clock, mas se algum programa quiser usar 8 threads, vai ficar super lento.
 
Lembrando que a 970 e a 980 tem uma quantidade diferente de cores... em qualquer placa de vídeo com esse tipo de diferença, tu pode dar over o quanto quiser, que não vai chegar na performance da outra em tudo.

Em tudo não sei, mas em 90% dos jogos um over feito nas próprias reviews de 970 já alcança a performance da 980 referência fácil, até em Fire Strike.


@RickX Dá uma olhada nessa review, o modelo é igual ao seu, dá pra tirar uma base de quanto de over precisa pra ao menos chegar perto da 980: http://www.guru3d.com/articles_pages/asus_geforce_gtx_970_strix_review,26.html
 
Colocando a GPU a 1500 MHz e memórias a 8000 MHz é provável que fique bem próximo ou lado a lado de uma 980 reference.

Veja o exemplo abaixo, usando um modelo da Colorful.

gpuz_oc.gif


A NVIDIA ainda tem a tecnologia GPU Boost 2.0, que eleva o clock acima do Boost padrão. Infelizmente no review não mostra isso, mas provavelmente essa GTX 970 estava rodando entre 1525 ~ 1540 MHz, além das memórias a 8240 MHz.

Veja como ficou a performance em relação a GTX 980 reference.

perf_oc.gif


Lembrando que, segundo o TechPowerUp, os testes de overclocking são feitos com as definições de voltagem e fan PADRÃO da placa de vídeo.

Essa Colorful já vem com um boost bastante agressivo em relação a outros modelos mais simples. 1355 MHz, com GPU Boost 2.0 da Nvidia deve chegar próximo dos 1400 MHz sem nenhuma alteração. Resumindo, não serão todas as GTX 970 que poderão alcançar um bom OC como esse. Vai depender do modelo, da qualidade da GPU e das memórias, alimentação, voltagem, etc.
 
Última edição:
Oloco passou a GTX 980...Esse GPU Boost da NVidia seria o que, um programa ou um recurso automatico presente na propria placa,tipo o Turbo Boost dos processadores Intel... ? A minha é uma Asus Strix,será que é boa o suficiente para um bom clock ?

Agradeço a todos pelas respostas.


Abraço
 
É um recurso automático presente na maioria das placas atuais nVidia, quase como o Turbo Boost dos processadores, sim.

Você pode começar a testar com os clocks que estão na review que te mandei, pois trata-se de uma ASUS STRIX também.
 
agora no frio é uma ótima época pra testar um bom overclock
mas no 1080p aqui não há necessidade não
 
É um recurso automático presente na maioria das placas atuais nVidia, quase como o Turbo Boost dos processadores, sim.

Você pode começar a testar com os clocks que estão na review que te mandei, pois trata-se de uma ASUS STRIX também.

Sim eu vi la vou começar por la mesmo...muito obrigado.


Abraco
 
Pelo que vi nos tutorais,benchs...o overclock mais usado na GTX 970 que fica com o mesmo desempenho da 980 de acordo com os benchs e fps em jogos foi + 150/185mhz no Core Clock e + 500/700mhz no Memory Clock,estou usando esse over e ela não passa de 67graus e esta totalmente estável.

Eu mantendo ela abaixo de 70graus sem mexer na tensão não tem perigo algum manter esse over né,não vai diminuir a vida util dela ???
 
Mantendo nessa faixa (abaixo de 70C) não acarretará problemas, principalmente se nem mexeu na tensão original. A única coisa que pode acontecer é, em determinado jogo ou aplicação 3D pesada, a imagem apresentar algum artefato ou o driver travar, caso aconteça é só diminuir gradativamente o clock até estabilizar.
 
Aqui esta o Bench feito pela Digital Foundry onde eles usaram +185mhz no Core Clock e +500mhz no Memory Clock e teve praticamente o mesmo desempenho de uma GTX 980,como pode ver no video abaixo,e em alguns jogos ai do video como Tomb Raider e Bioshock a GTX 970 OC levou uma vantagem nos fps.







http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2014-nvidia-geforce-gtx-970-review

http://www.tecmundo.com.br/nvidia/63474-geforce-gtx-970-estão-rapida-gtx-980-custando.htm
 
Mantendo nessa faixa (abaixo de 70C) não acarretará problemas, principalmente se nem mexeu na tensão original. A única coisa que pode acontecer é, em determinado jogo ou aplicação 3D pesada, a imagem apresentar algum artefato ou o driver travar, caso aconteça é só diminuir gradativamente o clock até estabilizar.

Tive que tirar os Fans da Strix do Auto,eles ligam somente quando ela atinge 65graus e começam bem fracos,manteve a placa bem até em 68graus mas a temperatura VRM subiu para 104 graus ( apesar de ter visto que elas aguentam VRM até 110graus) agora fiz ajustes pessoais nas velocidades dos Fans pelo GPU Tweak e a temperatura não passa de 65graus e o VRM não passa de 75gaus com esse over.Agora ficou tudo ótimo!
 
Última edição:
Aqui esta o Bench feito pela Digital Foundry onde eles usaram +185mhz no Core Clock e +500mhz no Memory Clock e teve praticamente o mesmo desempenho de uma GTX 980,como pode ver no video abaixo,e em alguns jogos ai do video como Tomb Raider e Bioshock a GTX 970 OC levou uma vantagem nos fps.







http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2014-nvidia-geforce-gtx-970-review

http://www.tecmundo.com.br/nvidia/63474-geforce-gtx-970-estão-rapida-gtx-980-custando.htm
 


Tive que tirar os Fans da Strix do Auto,eles ligam somente quando ela atinge 65graus e começam bem fracos,manteve a placa bem até em 68graus mas a temperatura VRM subiu para 104 graus ( apesar de ter visto que elas aguentam VRM até 110graus) agora fiz ajustes pessoais nas velocidades dos Fans pelo GPU Tweak e a temperatura não passa de 65graus e o VRM não passa de 75gaus com esse over.Agora ficou tudo ótimo!


Amigo realmente fique de olho nessa temperatura do VRM. Isso se deve ao fato de ela ficar com os coolers desligados até 65 grau mesmo.

Você alterou para deixar sempre ligado ou então para uma temperatura mais baixa?
 
ontem resolvi fazer um over na minha evga 970, consegui estabilizar em +100 core cloclk e +54 de memoria.
chegou a um maximo de 1429MHZ no boost clock

quando tentei subir mais que isso ficou travando o driver de video :/
mas depois que estabilzou deixei rodando o furemark e joguei the division por umas 2h

PS: nao mexi na tensao.
 
ontem resolvi fazer um over na minha evga 970, consegui estabilizar em +100 core cloclk e +54 de memoria.
chegou a um maximo de 1429MHZ no boost clock

quando tentei subir mais que isso ficou travando o driver de video :/
mas depois que estabilzou deixei rodando o furemark e joguei the division por umas 2h

PS: nao mexi na tensao.

Amigo, quando tentou subir mais na memória ficou instavel? Se não aumente mais ela um pouco haha
 
Amigo, quando tentou subir mais na memória ficou instavel? Se não aumente mais ela um pouco haha
na verdade eu fui bem tanso hehe
fui testando subindo os 2 ao mesmo tempo... entao nao sei qual causou instabilidade.
mas oq importa mesmo é o core clock, ja ta perto de 1500 entao to bem satisfeito :p
 
Brinca com a memória também, deve ir uns 350 de boa
 
minha ti não sobe mais do que 150mhz de clock. tem que ver isso ai tbm...
 
Onde eu vejo a temp do VRM? no GPU Z mostra?
 
Qual programa utiliza? para verificar?: tem Vrms?

No proprio gpu-z na aba sensor, ou no msi afterburner eu conseguia verificar a temperatura na minha antiga 7970 matrix.
 
mais pessoal ali è a temp do Chip da GPU , não VRms... lol
 
@RaffsS Depende a placa de video aparece sim! Segue imagem ilustrativa.

hee.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo