• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclock da Corsair CMK16GX4M2A2400C16 (Micron B-die) para 3200Mhz?

valp

Well-Known Member
Registrado
Galera, tenho dois módulos 8GB da CMK16GX4M2A2400C16 (Corsair Vengeance LPX 2400Mhz CL 16).

1MxAkVX.png
pz9J645.png

É um kit 2x8Gb, micron b-die, rank 1.

Como uso Ryzen + e senti um certo gargalo em alguns jogos mais pesados recentemente, decidi tentar um overclock para 3200 Mhz.

Pelas configurações do DRAM Calculator 1.7 e 1.72, 3066 Mhz funciona normalmente (1,35V), mas 3200 Mhz os erros do memtest aparecem imediatamente, apesar do Windows bootar. Em 3133Mhz os erros aparecem também, mas não tão rápido.

Estou com os seguintes timings agora:

crg8vO6.png

ObaOcG3.png

rBdikrH.png

Eu andei perguntando por aí e um usuário com uma memória semelhante me passou essa config:

YlhSRsI.png


Eu copiei e aparentemente funcionou 3200 Mhz, sem erros no teste do DRAM Calc.

Mas isso só em aparência, pois uma vez por dia o PC crashava em uma tela preta, isso jogando Hollow Knight, um joguinho indie bem leve.

No memtest dentro do Windows, essa configuração rodou sem erros por uns 40 minutos. Não testei mais que isso.

Decidi postar aqui para saber se alguém tem um módulo igual e conseguiu alcançar 3200Mhz de forma efetivamente estável, ou talvez indicar quais modificações eu posso fazer nesses timings que me passaram que possam garantir mais estabilidade (e também indicar uma forma para eu saber se há alguma instabilidade escondida que vai se manifestar isoladamente uma vez por dia, como esteve acontecendo).

Edit: Config Ryzen 2600, Gigabyte B450M DS3H, XFX 600W

Agradeço!
 
Salva o Report em nanosegundos de algum pente pelo thaiphoon e depois carrega pelo Dram Calculator (import xmp).
 
Salva o Report em nanosegundos de algum pente pelo thaiphoon e depois carrega pelo Dram Calculator (import xmp).

Opa, boa dica.

Não sei se eu tinha que fazer esse procedimento com a memória rodando em stock (fiz durante o over de 3066), mas realmente o cálculo do DRAM Calc mudou muito com base na leitura do Taiphoon.

De 16-16-17-18-38-66 foi pra 20-20-20-20-40-72.

lKaYs2n.png

Será que vale a pena afrouxar tanto assim os tempos? Ou será que eu posso usar isso como patamar básico e ir reduzindo tCL, tRCD, tRP, tRAS e tRC?

tCL 20 me parece bem drástico, ainda mais porque tCL 14 funcionou com pequenas instabilidades (aquele crash diário) em 3200Mhz.
 
Faz o seguinte, coloca no Dram Calculator a frequencia mais baixa, só para gerar os timings mais baixos que você quer, mas na bios, entra com a frequencia a 3200 (fclk 1600) mesmo.

Deixa a voltagem mais alta de início (1,41v mesmo), e depois que os timings e fquencia estiverem estáveis (verificado através do memtest86 ou similar), então baixe a voltagem aos poucos, testando até encontrar a mínima estável para o perfil.
 
Faz o seguinte, coloca no Dram Calculator a frequencia mais baixa, só para gerar os timings mais baixos que você quer, mas na bios, entra com a frequencia a 3200 (fclk 1600) mesmo.

Deixa a voltagem mais alta de início (1,41v mesmo), e depois que os timings e fquencia estiverem estáveis (verificado através do memtest86 ou similar), então baixe a voltagem aos poucos, testando até encontrar a mínima estável para o perfil.

Vou fazer uns testes: Parâmetros de 2800Mhz em com 3200 Mhz e parâmetros de 3000 Mhz em 3400 Mhz, e deixar rolando por um dia inteiro para ver o que acontece na prática.

Ou talvez usar a versão bootável do Memtest para ter um ambiente controlado por um período mais longo . Quantas horas em regra tem que deixar rodando para ter uma boa margem de segurança no diagnóstico de estabilidade?.

O benchmark de 3200 Mhz (20-20-20-20-40-72) foi mais lento (140 segundos) do que 3066 com tempos baseados no XMP que o DRAM Calc 1.70 calculava (essa função foi removida no 1.71 aparentemente), que dava 136 segundos. Com o perfil 3200 que eu postei inicialmente (e que não era completamente estável), ficava em 123 segundos.
 
Essas memórias nunca vão funcionar estáveis em 3200 CL14.

Pode relaxar esses timings bastante. Duvido que funcione em 3200 com menos de CL18.
 
Eu rodo o teste do testmem5 pelo windows, conforme este setup https://www.overclock.net/forum/27577522-post2594.html e acompanho junto a temperatura, verificando se não passa dos dos 55° C. As temperaturas das minhas memórias estão aceitáveis, mas bem no limite, então até encomendei um cooler no aliexpress, que é a minha recomendação, caso as suas também esquentem bastante no OC.

Mas meu teste final é pelo memtest86 (via boot usb), que em geral deixo a noite/madrugada rodando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou fazer uns testes: Parâmetros de 2800Mhz em com 3200 Mhz e parâmetros de 3000 Mhz em 3400 Mhz, e deixar rolando por um dia inteiro para ver o que acontece na prática.

Ou talvez usar a versão bootável do Memtest para ter um ambiente controlado por um período mais longo . Quantas horas em regra tem que deixar rodando para ter uma boa margem de segurança no diagnóstico de estabilidade?.

O benchmark de 3200 Mhz (20-20-20-20-40-72) foi mais lento (140 segundos) do que 3066 com tempos baseados no XMP que o DRAM Calc 1.70 calculava (essa função foi removida no 1.71 aparentemente), que dava 136 segundos. Com o perfil 3200 que eu postei inicialmente (e que não era completamente estável), ficava em 123 segundos.

Compare também a latência que vc tinha antes com o OC para ver se diminui.

Usa o Aida64 mesmo, que é mais rápido e direto,
ferramentas/benchmark memória.
 
Última edição:
Essas memórias nunca vão funcionar estáveis em 3200 CL14.

Pode relaxar esses timings bastante. Duvido que funcione em 3200 com menos de CL18.
Eu rodo o teste do testmem5 pelo windows, conforme este setup https://www.overclock.net/forum/27577522-post2594.html e acompanho junto a temperatura, verificando se não passa dos dos 55° C. As temperaturas das minhas memórias estão aceitáveis, mas bem no limite, então até encomendei um cooler no aliexpress, que é a minha recomendação, caso as suas também esquentem bastante no OC.

Mas meu teste final é pelo memtest86 (via boot usb), que em geral deixo a noite/madrugada rodando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Compare também a latência que vc tinha antes com o OC para ver se diminui.

Usa o Aida64 mesmo, que é mais rápido e direto,
ferramentas/benchmark memória.

Realmente, CL14 é esperar demais, mas vou testar no memtest bootável.

Eu testei agora há pouco com um pass no memtest bootável (55 minutos), a seguinte configuração em 3200 Mhz CL16, que é baseada no cálculo para 3000 Mhz + redução manual dos cinco primeiros parâmetros. Que outros parâmetros vale a pena reduzir ou aumentar, se eu cogitar usar os tempos abaixo como patamar inicial?

54LjOmx.png


Tentar rodar 3200Mhz com o cálculo de 2800 Mhz dá erros imediatamente.

Acho que é o tRCDRD principalmente. Se ele fica em 18 ou menos os erros são certeiros nessa frequência.
 
Há dois dias estou com essa configuração aqui (3200 Mhz, 1,38V, 14-20-14-34-56-560), parece estável e tem um bom desempenho nos benchmarks. Fez mais de duas horas no memtest bootável (1 pass e 60% de uma run sem erros).

XpAwtZj.png


GSLKCti.png

2WUdIRL.png
 
@valp

Eu recomendo você acompanhar também a temperatura, enquanto roda o testmem5, pelo hwinfo64, para ter a noção exata do máximo que ela chega e média que fica.
No úlimo teste que fiz com as minhas, estava passando de 65 em um dos pentes (uso 4), então até encomendei já um cooler específico para as memórias, pois começa a ficar perigoso se chega a 70.

Não tenho referência certa para 3200@cl14, mas tenho a impressão que está alta a latência no Aida64. Quanto que era sua latência, com a memória no XMP padrão?
 
Última edição:
@valp

Eu recomendo você acompanhar também a temperatura, enquanto roda o testmem5, pelo hwinfo64, para ter a noção exata do máximo que ela chega e média que fica.
No úlimo teste que fiz com as minhas, estava passando de 65 em um dos pentes (uso 4), então até encomendei já um cooler específico para as memórias, pois começa a ficar perigoso se chega a 70.

Não tenho referência certa para 3200@cl14, mas tenho a impressão que está alta a latência no Aida64. Quanto que era sua latência, com a memória no XMP padrão?

Chequei no HWInfo e não achei medida para a temperatura da RAM, mas todas a entradas de leitura de temperatura da CPU e Mobo estão abaixo de 60 durante o teste.

Não cheguei a testar a latência no AIDA com o perfil básico, mas no membench do DRAM Calc dava:
Custom Latency 81,5
Random Latency 82,4
Inner-CCX Latency 41
Inter-CCX Latency 145

Todas as leituras, salvo engano, estão melhores que stock, mas provavelmente já são altas de fábrica, já que é um pente bem básico de DDR4 2400Mhz.
 
Se não tiver termômetro, vc fica meio no escuro, mas estando o resto do sistema em temperaturas controladas, e sua voltagem não tão alto, acredito que seja seguro.

Só para você ter noção, eu tenho 4 pentes, e em idle, elas ficam por volta dos 45° C, mas se faço algum teste de stress, tipo o testmem5, a temperatura no final chega até 65° C em um dos pentes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo