Overclock E8400 + MSI P45 NEO resultados finais

FabricioFortaleza

Well-Known Member
Registrado
Após apanhar um pouco dessa MOBO(por não conhecer todos as configs dela a fundo, não tinha nem no manual) e recorrer a ajuda do forum da MSI, o que eu consegui com um cooler box foi isso, rodando leve como uma pluma e forte como uma rocha:
Over 4.0Ghz.jpg
Over 4.0Ghz 3Dmark06.jpg

Já encomendei um Thermaltake Big Typhoon 120 VX + Artic Silver 5 que deve chegar em 15 dias, e essa passará a ser a minha configuração 24/7 definitiva(acredito que dá pra ir até bem mais tranquilamente, mas já estou muito satisfeito com esses resultados por enquanto).

Aos colegas que tinham dúvidas a respeito da confiabilidade dessa MOBO para OC, posso garantir que é de excelente qualidade, incluindo até configurações de Skew para ajustes finos(não chega a ser uma P45 Platinum, mas dá com folga em várias placas de outras marcas, e olha que eu sou fanboy da ASUS).

Quanto a fazer OC em E8400 com cooler box, desde que se tenha uma placa mãe decente, conhecimento de todos os recursos disponíveis, e um gabinete bem refrigerado, dá pra ficar tranquilo.

Agora vamos jogar porque overclock só serve pra alguma coisa se for funcional(overclock de prateleira "10.000+mhz" é bonitinho mas infelizmente não serve pra nada), e eu overclockei essa maquina pra tirar o maior desempenho dela nos jogos(e não pra dizer que o meu pau é maior do que o de ninguém), um abraço a todos.
 
lim desempenhoe8400->max = [f(a+)-f(a)]/h=3.5ghz
 
lim desempenhoe8400->max = [f(a+)-f(a)]/h=3.5ghz

Amigo desculpa a minha ignorância, é que atualmente eu só falo português e inglês, e ainda entendo alguma coisa de espanhol, mas esse seu idioma foi incompreensível pra mim, e com relação a essa função polinomial, como eu já tenho 30 anos, saí da escola desde os 18 anos, e atualmente estudo Direito, faz muito tempo q eu não vejo esse tipo de coisa, então por gentileza você poderia fazer o favor de desenvolver e explicitar o seu raciocínio?
 
aquilo eh a definiçao de derivada que por sua vez vem da definição de limite, logo estou argumentando que acima de 3.5ghz o ganho é mínimo em desempenho para games no e8400, tanto que tambem ja cheguei a 4ghz mas preferi deixar em 3.6 pois realmente nao sinto diferença real nos jogos e programas, ao contrario da temperatura que sobe pra diabo
 
Obrigado pela explanação, eu não conhecia esse significado, mas pelos testes que eu fiz aqui até o presente momento, eu notei uma diferença considerável nos fps de alguns jogos, e em termos de benchmarks também houve um ganho significativo, já no tocante a temperatura, tenho q confessar que me surpreendeu o fato de não haver grande diferença em idle, já em full load eu concordo com você, mas com a chegada do cooler q eu comprei acredito que isso ficará sob controle, mas eu te pergunto se você aumentou o VTT do FSB, isso faz uma diferença considerável em como o seu processador responde.

Comparativo exemplificativo(meus resultados)

E8400@3.600mhz
Super PI - 13.010 segundos
3DMark06 - 14.375 pontos

E8400@4.000mhz
Super PI - 11.736 segundos
3DMark06 - 15.181 pontos
de 5 a 7fps a mais nos jogos em média.

A explicação que eu consigo pra essa diferença tão grande, é exatamente o aumento considerável do FSB com a manutenção do multiplicador, o que gera um aumento sensível do processamento.

CPU 1 = 500x8 = 4.000mhz
CPU 2 = 250x16= 4.000mhz
nesse caso o CPU 1 será muito mais rápido que o CPU 2, mesmo ambos tendo o mesmo clock. Lógicamente esse não é o único fator a ser levado em consideração, mas é extremamente relevante.

De início eu pensava em deixar a 3.600Mhz, mas como o processador e a placa mãe responderam muito bem e aceitaram 4.000Mhz tranquilamente, eu acredito que vou ficar mantendo esse clock.

Obviamente eu preciso de mais testes para consolidar o meu raciocínio, mas overclock é isso mesmo, quando eu estiver de posse do meu novo cooler poderei terminar os testes necessários.

De ante-mão agradeço você ter compartilhado as suas experiências.
 
A sua MSI P45 NEO é aquele mais simples da linha P45 da MSI com PCB vermelinho e que custa baratinho ?

Se tiver pego esse clock todo com certeza essa vai ser a nova DS3 desta geração ja que a GAP45-DS3 da Giga byte é um lixo com as atuais bios.

P45_Neo_box.jpg
 
A sua MSI P45 NEO é aquele mais simples da linha P45 da MSI com PCB vermelinho e que custa baratinho ?

É exatamente essa, custou 350,00 reais(ótimo CxB) e pelo que eu testei até o presente momento, ela ainda tem folga pra chegar a bem mais de 4.200mhz com certeza utilizando um cooler melhor(que eu estou aguardando chegar), embora que como eu estou interessado em um OC para o dia a dia(24/7), provavelmente vou manter na casa dos 4.0Ghz, mas pra quem pretende um suicidal shot, essa placa vai longe.

Quando eu estava montando essa maquina eu cheguei a pensar na possibilidade de pegar a P45 Platinum(a P45 top da MSI), mas resolvi ficar com essa por conta exatamente do CxB, e após a compra eu descobri um detalhe interessante, no forum da MSI, existem várias pessoas relatando problemas para chegar em OC's até leves(370fsb por exemplo) na P45 Platinum, em alguns casos por conta de BIOS e outros por problemas relacionados a gerenciamento de memória, e com a minha foi mais do que tranquilo chegar nesse clock.
 
Bom resultando!

Vc conseguiu rodar o prime por mais de 1h pelomenos com esse vcore??? em full suas temps chegam a quanto???

8400 são show, pois chegam a 4ghz com bom vcore....já aqui com o 7200 não consegui estabilizar ele a 4ghz com 1.32v. Lógico que ele roda tudo se setar esse vcore e colocar a 4ghz, mas primar mesmo ele não vai....depois de um tempo da erro....embora rode todos os jogos como Crisys,COD e outros e também converta vídeo numa boa.


Pensei em deixar em 4ghz também, mas igual ao o seu ai o vid do meu E7200 é de 1.07v e para 1.32v é bastante coisa para um 45nm...
 
Eu ainda prefiro meu humilde 3,6Ghz :p
 
Bom resultando!

Vc conseguiu rodar o prime por mais de 1h pelomenos com esse vcore??? em full suas temps chegam a quanto???

8400 são show, pois chegam a 4ghz com bom vcore....já aqui com o 7200 não consegui estabilizar ele a 4ghz com 1.32v. Lógico que ele roda tudo se setar esse vcore e colocar a 4ghz, mas primar mesmo ele não vai....depois de um tempo da erro....embora rode todos os jogos como Crisys,COD e outros e também converta vídeo numa boa.


Pensei em deixar em 4ghz também, mas igual ao o seu ai o vid do meu E7200 é de 1.07v e para 1.32v é bastante coisa para um 45nm...

1.32v eu acho pouco para um 45nm, acho q muito eh acima de 1.42v.

Aqui soco 1.53v no meu q eh 65nm, o limite eh de 1.51v.
 
Vc conseguiu rodar o prime por mais de 1h pelomenos com esse vcore??? em full suas temps chegam a quanto???

Como eu ainda estou aguardando a chegada do meu cooler, esse resultado foi um preparativo pra quando as temperaturas estiverem estabilizadas, portanto eu não rodei o prime95(em full as temps chegaram perto de 90º nos cores), fiquei com a maquina ligada por aproximadamente 5 horas e realizei alguns testes(3Dmark06 e Super PI) e rodei alguns jogos(Crysis, GRID e COD 4) pra ver as diferenças, rodou estável, mas só vou poder primar quando o TT chegar. Acredito até que dê pra diminuir um pouco algumas voltagens.

Vale salientar que esse OC foi feito com o cooler box original e que eu estou aguardando o meu Big Typhoon chegar para jogar os 4.0Ghz em definitivo, como foi dito no começo do tópico.

Pensei em deixar em 4ghz também, mas igual ao o seu ai o vid do meu E7200 é de 1.07v e para 1.32v é bastante coisa para um 45nm...

Pelo que eu andei pesquisando, pro dia a dia dá pra segurar até 1.42v, embora que eu não acho necessário nos E8400 chegar a esse limite.
Estou pra fazer um OC no computador de um amigo com um E7200 e acredito que lá eu vou deixar em 3.600Mhz também.
 
Suas temperaturas estavam batendo até as minhas quando estava usando o cooler box!

Mas mesmo com o Ice age é bem complicado segurar elas, pois acho que em alguma placas o bug do sensor é bem maior..

Mesmo com um Big Typhoon pelo que eu tô vendo ai vc vai ter trabalho para segurar em menos de 70c em full load.

Aqui antes com o box era 45c Idle e 87c full load Othos e agora esta 40c idle e 70c cravado em full load...mas ao pegar no cooler noto que essa temperatura é bem suspeita, pois a cooler esta bem frio mesmo.
 
roda aquele Burn test 1.6 da intel e posta umas screen pra gente ( com algum medidor de temps aberto plz ^^ )
 
Suas temperaturas estavam batendo até as minhas quando estava usando o cooler box!

Mas mesmo com o Ice age é bem complicado segurar elas, pois acho que em alguma placas o bug do sensor é bem maior..

Mesmo com um Big Typhoon pelo que eu tô vendo ai vc vai ter trabalho para segurar em menos de 70c em full load.

Não tive tempo de ler todos os tópicos do Forum, então não posso afirmar com certeza, mas salve engano fora eu o único que colocou 4.0Ghz num E8400 com cooler box foi o PCCriminal.

O meu processador é um E8400 e não um E7200 e ele estava nesse OC a 4.000Mhz com um cooler box(logicamente a temperatura em full seria alta), eu moro em Fortaleza e a temperatura média aqui é por volta de 32ºC, o que significa que dependendo de onde você more, a temperatura proporcional da minha CPU ainda é mais baixa que a sua era, além do quê existe uma diferença imensa entre um ICE AGE e um Big Typhoon 120 VX, então estou esperando temperaturas muito inferiores.

roda aquele Burn test 1.6 da intel e posta umas screen pra gente ( com algum medidor de temps aberto plz ^^ )

Boa idéia. No aguardo...

Seria interessante vocês lerem que desde o começo eu venho falando que no momento eu estou usando um COOLER BOX e estou no aguardo do meu novo cooler, portanto testes de estabilidade mais avançados só serão feitos com a chegada deste cooler.

Tão logo o cooler esteja montado serão realizados os devidos testes e fotos serão postadas tanto aqui como em outros fóruns, quanto ao Intel Burn Test, ele utiliza a mesma base de um teste utilzado pela Intel, porém com modificações para atingir níveis muito mais altos de stress(por isso o excesso tão grande de temperatura comparado a outros programas, primie95 ou orthos), o que de fato não tem aplicabilidade nenhuma já que em seu funcionamento normal os processadores não atingem aquele grau de esforço em nenhuma condição, portanto será utilizado o programa reconhecido internacionalmente para acompanhamento de estabilização de processadores(prime95), monitorado com o Core Temp ou Real Temp.

É interessante notar que eu não estou(nem tenho interesse) de disputar clock com ninguém(até porque não serve pra nada), esse tópico é meramente exemplificativo de até onde se pode chegar com essa combinação de placa mãe com processador, pelos meus testes até o presente momento essaa máquina ainda tem folga pra subir bem mais, mas eu não vou exceder este clock devido a acha-lo suficiente para o meu dia a dia(de início eu pensava em colocar apenas 3.6Ghz), e estou muito satisfeito de entre outras coisas poder jogar qualquer jogo com tudo no máximo com folga(mesmo crysis), sem ter que ter gasto uma grana muito alta pra isso.
 
O meu processador é um E8400 e não um E7200 e ele estava nesse OC a 4.000Mhz com um cooler box(logicamente a temperatura em full seria alta), eu moro em Fortaleza e a temperatura média aqui é por volta de 32ºC, o que significa que dependendo de onde você more, a temperatura proporcional da minha CPU ainda é mais baixa que a sua era, além do quê existe uma diferença imensa entre um ICE AGE e um Big Typhoon 120 VX, então estou esperando temperaturas muito inferiores.

Espero que a temperatura realmente caia a nivel aceitavel, mas me desculpa falar....a coisa que vc vai ter realmente grande diferença entre o Big e o Ice é o preço que vc vai pagar no seu! no resto desempenhos muito proximo que a meu modo de ver não compensa o preço,,,mas cada um sabe o que quer né? mas falar que os dois tem um desempenho tão grande de diferença eu acho que vc esta se baseando em preço....o que não reflete realidade.

Mas vamos aguardar para ter os resultados.
 
Espero que a temperatura realmente caia a nivel aceitavel, mas me desculpa falar....a coisa que vc vai ter realmente grande diferença entre o Big e o Ice é o preço que vc vai pagar no seu! no resto desempenhos muito proximo que a meu modo de ver não compensa o preço,,,mas cada um sabe o que quer né? mas falar que os dois tem um desempenho tão grande de diferença eu acho que vc esta se baseando em preço....o que não reflete realidade.

Amigo esse dialogo está se tornando um tanto dificil, primeiro você quis comparar um E7200(chega a 4.0Ghz se rasgando) com um E8400(chega fácil em 4.2Ghz), isso sem comparar resultados práticos, o E7200 em 4.0Ghz nao consegue baixar de 13s no Super PI e o E8400 em 4.0Ghz faz 11.7s, então obviamente a temperatura dos 2 será bem diferente em situação com coolers semelhantes. E agora você quer comparar o IceAge com um Big Typhoon, se continuar desse jeito daqui a pouco você vai estar querendo comparar as placas de video também, então para termos resultados práticos eu vou passar meus dados:

Com cooler box(vagabundo), o meu E8400 @ 3.600Mhz(primado por 6h) está operando com 1.26v a ~44ºC em idle e ~65ºC em full load(temperatura mais baixa do que quando estava em stock) em uma temperatura ambiente de exatos 30,5ºC(medidos por termometro digital ao lado do gabinete), e rodou durante 5h(para efeito de testes) @4.0Ghz sem apresentar qualquer sinal de instabilidadecom temperaturas de ~55ºC idle a 90ºC full load(temperaturas de cores), então porque é que com uma Arctic Silver 5 + um Big Typhoon 120 VX essas temperaturas não vão despencar? Não se preucupe que fotos serão postadas tão logo sejam realizados os testes necessários.

Com relação ao preço pago pelo cooler, eu paguei 157,00 reais incluindo o frete de envio da Australia, se o seu foi mais barato do que isso, meus parabéns, você realmente fez uma excelente compra e se tivesse me dito antes eu também teria comprado no mesmo lugar.

E com relação a achismos, é logico que todos tem direito de expressar opniões, mas desde que isso é um forum técnico de informática, é interessante que se baseiem as opniões em dados concretos, embasados por fotos probatórias, reviews de sites de referência e benchmarks reconhecidos, porque achar por achar, cada um se acha mais bonito que todo mundo.
 
Desculpe ai, mas a única coisa que eu "achei" é que vc tem como base o preço para comparação do melhor, pois não posso falar que é certeza que vc se basea, pois não te conheço! Quanto ao cooler eu já testei um Big aqui quando tinha meu E6600 e sei que se tratava de um ótimo cooler, mas que as vantagem paravam em refrigerar os componentes próximo ao processador e para por ai....Seu peso mesmo tendo um eficiente sistema de retenção empenou minha placa antiga.

Se vc se desse o trabalho de olhar em review de grandes sites sobre o assunto vc ia ter comparativos dos IceAge com ThermalRight Ultra120 Extreme e Noctua U12P que são considerados hoje detro dos melhores e o Ice se saiu muito bem junto a esses dois campeões....pena que Big como um cooler mais antigo não entrou na disputa.

http://www.frostytech.com/articleview.cfm?articleid=2141&page=5

Se vc pegou o cooler por esse preço vindo da Austrália, Sibéria ou de Sobral é ótimo para vc, mas falei com preços praticados no Brasil a vantagem do Ice é enorme em relação ao Big.

E por último antes de falar o que não sabe e dizer que um 7200 não consegue abaixar dos 13s com 4ghz eu acho que vc deveria ter olhando no rank aqui do próprio site.....Mas não precisa, pois vc pode ter preguiça de olhar eu vou postar aqui o meu resultado a 4Ghz com o E7200 na "P35" e um par de memórias Kingston setadas a 850mhz e péssimas de over "já com minhas antigas Ballistix a 1100 com latências baixas fiz 12.4s......desempenho fraco no caso foi o do seu processador, mas não é culpa dele ou da P45, pois na mão de quem sabe realmente do assunto o 8400 teria feito um melhor tempo com certeza.

12spicm7.jpg



Acho que as pessoas entram no fórum para trocar idéias e aprender Ceara! Não para impor o que "acha que sabe!!!" E se for de forma arrogante pior ainda!!.

Mas vou dar um desconto...a julgar o numero de postagens vejo que vc é fresquinho no fórum,rss

Boa sorte com seu Big...
 
...mas que as vantagem paravam em refrigerar os componentes próximo ao processador e para por ai....Seu peso mesmo tendo um eficiente sistema de retenção empenou minha placa antiga.

Sua placa mãe devia ser bem fraquinha porque o peso do Big Typhoon é 822g(http://www.thermaltake.com.br/index.php?meio=produto_detalhe&id=193) e o do Thermalright Ultra 120, é de 790g(http://www.thermalright.com/new_a_p...r_u120ex.htm?art=MTQyMywxLCxoZW50aHVzaWFzdA==), ou seja, muito próximos, e se levar em consideração a adição do segundo fan ao Thermalright, ele ficará mais pesado que o Thermaltake, sendo assim ninguém deveria comprar ele também, pra não correr o risco de quebrar a placa mãe.

Se vc se desse o trabalho de olhar em review de grandes sites sobre o assunto vc ia ter comparativos dos IceAge com ThermalRight Ultra120 Extreme e Noctua U12P que são considerados hoje detro dos melhores e o Ice se saiu muito bem junto a esses dois campeões....pena que Big como um cooler mais antigo não entrou na disputa.

Se você queria um Review comparativo entre o Thermalright Ultra 120 e o Big Typhoon, era só ter procurado em um dos sites de maior referência no assunto: http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/thermalright-ultra120ex_5.html#sect0 além do quê, eu não estou procurando "novidade" e sim eficiência.

Se vc pegou o cooler por esse preço vindo da Austrália, Sibéria ou de Sobral é ótimo para vc, mas falei com preços praticados no Brasil a vantagem do Ice é enorme em relação ao Big.

Nesse caso colega, eu não posso fazer nada se você está limitado a comprar apenas as coisas aqui no Brasil, a maioria das pessoas buscam sempre comprar com o preço mais em conta, e se for o caso comprar de "fora", que seja, não morro por esperar 15 dias.

E por último antes de falar o que não sabe e dizer que um 7200 não consegue abaixar dos 13s com 4ghz eu acho que vc deveria ter olhando no rank aqui do próprio site.....Mas não precisa, pois vc pode ter preguiça de olhar eu vou postar aqui o meu resultado a 4Ghz com o E7200 na "P35" e um par de memórias Kingston setadas a 850mhz e péssimas de over "já com minhas antigas Ballistix a 1100 com latências baixas fiz 12.4s......

Na foto postada por você colega, o resultado foi 12.9s, o que é praticamente 13s, como o que eu havia citado, e no seu caso específico(12.4s sem foto probatória), primeiro lhe dou os parabéns, pois não ví ninguém fazendo esse resultado ainda, e segundo continua bem longe do que eu fiz(11.763s) na minha foto postada no ínicio desse mesmo tópico com um cooler box.

....desempenho fraco no caso foi o do seu processador, mas não é culpa dele ou da P45, pois na mão de quem sabe realmente do assunto o 8400 teria feito um melhor tempo com certeza.

Como eu já disse desde respostas anteriores, não estou aqui pra disputar resultados com ninguém, nem em momento algum eu disse ou dei a entender, que eu era o melhor overclocker, e ainda se fosse isso, não adicionaria nenhuma qualidade a minha vida, já que em questão de status, esse é o de menor relevância(você já viu algum overclocker famoso sendo entrevistado no David Letterman?), além do quê, isso também não dá dinheiro pra ninguém, então colega, get a life. De qualquer forma colega, eu ainda tenho margem pra overclocar muito mais do que isso, porém como essa máquina fica ligada 24/7, não tenho o menor interesse nisso.

Acho que as pessoas entram no fórum para trocar idéias e aprender Ceara! Não para impor o que "acha que sabe!!!" E se for de forma arrogante pior ainda!!.

Colega em primeiro lugar, me desculpe se em algum momento eu aparentei ser arrogante, porém como a escrita não revela a entonação e o "tom de voz" de quem escreve, acredito que você não tenha compreendido minhas reais intenções, e com relação a trocar idéias, eu concordo com você, porém como isso aqui supostamente, é pra ser um fórum técnico, se faz necessário o embasamento das nossas idéias em fatos e resultados concretos(princípio da cientificidade), já com relação ao seu tom "preconceituoso"(pra mim não faz a menor diferença de onde você é), acredito que você tenha algum compléxo de inferioridade, mas acredito que isso possa ser resolvido se você parar um pouco com o computador, e for atrás de uma academia, isso com certeza aumentará a sua auto estima(e você passará a pegar mais mulheres também).

Mas vou dar um desconto...a julgar o numero de postagens vejo que vc é fresquinho no fórum,rss

Colega eu não estou comprando nada de você pra que seja necessário você me dar desconto, e muito menos pedindo nada a você aqui, esse tópico se presta apenas a demonstrar a possibilidade de ganhos muito simples com o OC desse processador nessa placa mãe, demonstrados os devidos resultados, em outro tópico anterior, eu pedi ajuda de quem porventura viesse a conhecer essa placa mãe e ninguém soube(quis) responder, então caso outras pessoas necessitem eu estou disposto a dar minha pequena contribuição, e com relação a sua suposta "experiência" aqui no fórum, eu só posso supor que você esteja de brincadeira, já que você é de janeiro de 2008, e mesmo porque data de entrada em fórum não mede conhecimeto de ninguém, além do quê o Adrenaline não é o único fórum que dispõe de áreas reservadas a overclock.

Boa sorte com seu Big...

Obrigado.
Mas se possível eu gostaria que nós nos ativessemos as questões técnicas relacionadas a overclock.
 
Rpz, muito boa essa MSI P45 (me surpreendeu pelo menos...:))

Tem um amigo meu que ta querendo comprar uma dessas, mas nem ele, nem eu achamos review nenhum dela pela net, se não for pedir muito, teria como postar até os ajustes que tem na bios da mobo? (vcore máx, vdimm máx, coisa do tipo)

:yes:


flws
 
Tem um amigo meu que ta querendo comprar uma dessas, mas nem ele, nem eu achamos review nenhum dela pela net, se não for pedir muito, teria como postar até os ajustes que tem na bios da mobo? (vcore máx, vdimm máx, coisa do tipo)

Pois é amigo, não só eu não achei nenhum review, como também não achei pessoas que pudessem me dar alguma ajuda com essa placa, então eu peguei algumas informações no forum da MSI, e resolvi postar aqui e em outros fóruns para ajudar aqueles que também tivessem interesse de adquirir essa placa, como você pode ver ela consegue os mesmos resultados das placas mais caras, e custa apenas 1/3 do valor.

Segue abaixo as configurações que eu estou utilizando.

CPU - BIOS

Multi-Step OC - [MODE 1]
D.O.T Control - [Disabled]
Intel EIST - [Disabled]
Adjust CPU FSB Frequency (Mhz) - [445]
Adjusted CPU Frequency (Mhz) - [4000]
Multiplier - [9]
_____________________________________________
Advance DRAM Configuration -
Timings - [5-5-5-15]
FSB DRAM Ratio - [1:1.00]
Adjusted DRAM Frequency (Mhz) [890]
_____________________________________________
ClockGen Tuner - [Untouched]
Adjust PCI Frequency (Mhz) - [Default]
Auto Disable DRAM/PCI Frequency - [Enabled]
_____________________________________________
CPU Voltage (v) - [1.3350] (com o vdrop cai pra 1.31v no CPU-Z)
DRAM Voltage (v) - [1.90]
MCH Voltage (v) - [1.100]
VTT FSB Voltage(v)- [1.25]
ICH Voltage (V) - [1.50]
_____________________________________________
Spread Spectrum - [Disabled]

Atualmente eu deixo o C1E e o EIST ligados para economia de energia.
 
por favor, apaguem esta msg!!!
 
Pois é amigo, não só eu não achei nenhum review, como também não achei pessoas que pudessem me dar alguma ajuda com essa placa, então eu peguei algumas informações no forum da MSI, e resolvi postar aqui e em outros fóruns para ajudar aqueles que também tivessem interesse de adquirir essa placa, como você pode ver ela consegue os mesmos resultados das placas mais caras, e custa apenas 1/3 do valor.

Segue abaixo as configurações que eu estou utilizando.

CPU - BIOS

Multi-Step OC - [MODE 1]
D.O.T Control - [Disabled]
Intel EIST - [Disabled]
Adjust CPU FSB Frequency (Mhz) - [445]
Adjusted CPU Frequency (Mhz) - [4000]
Multiplier - [9]
_____________________________________________
Advance DRAM Configuration -
Timings - [5-5-5-15]
FSB DRAM Ratio - [1:1.00]
Adjusted DRAM Frequency (Mhz) [890]
_____________________________________________
ClockGen Tuner - [Untouched]
Adjust PCI Frequency (Mhz) - [Default]
Auto Disable DRAM/PCI Frequency - [Enabled]
_____________________________________________
CPU Voltage (v) - [1.3350] (com o vdrop cai pra 1.31v no CPU-Z)
DRAM Voltage (v) - [1.90]
MCH Voltage (v) - [1.100]
VTT FSB Voltage(v)- [1.25]
ICH Voltage (V) - [1.50]
_____________________________________________
Spread Spectrum - [Disabled]

Atualmente eu deixo o C1E e o EIST ligados para economia de energia.

E com as minhas configs listadas na minha assinatura (cooler box), meu pc nao liga com fsb 333. Habilito-o em 400, pra fazer os 3.6GHz. Nao obtenho sucesso tb a 4.0GHz. No teu pc, tem algum problema o fsb a 333? E aqueles jumpers q tem na placa mae, estão defalt?
Vlw!
 
aquilo eh a definiçao de derivada que por sua vez vem da definição de limite, logo estou argumentando que acima de 3.5ghz o ganho é mínimo em desempenho para games no e8400, tanto que tambem ja cheguei a 4ghz mas preferi deixar em 3.6 pois realmente nao sinto diferença real nos jogos e programas, ao contrario da temperatura que sobe pra diabo
é mínimo o desempenho em games pq a sua 8800GT não é segurada pelo processador... já a 9800GTX dele, deve segurar um pouquinho, mas bem pouco mesmo, já que o ganho foi em torno de 5~7fps!

abç
 
off: opaa, que bom encontrar um companheiro de Fortaleza aqui no forum rapaz!!!


on: tu realmente fez um bom trabalho! o v-drop dessa MSI, chega a atrapalhar no over como da p5k-se?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo